Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Lau
Noiva Master Abril 2018 Vila Nova de Gaia

Casamento sem missa: quantas leituras?

Lau, a 22 de Março de 2018 às 09:58 Publicado em Fórum Cerimónia Nupcial 0 13

Olá minhas noivas queridas.

Ando aqui a matutar nestas questões. Num casamento religioso sem missa, quantas leituras há? Quantas pessoas, escolhidas por nós, vão ler?

Será que alguém me consegue esclarecer?

Eu só vou ter reunião com o padre na semana do casamento, mas gostaria de convidar já a(s) pessoa(s) escolhida(s) para fazer a(s) leitura(s).

13 respostas

Última atividade por Lau, a 23 de Março de 2018 às 07:32
  • Lau
    Noiva Master Abril 2018 Vila Nova de Gaia
    Lau ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ora bem, depois de abrir o debate, e depois de tantas opiniões diferentes, andei a pesquisar. Encontrei o seguinte, numa página de uma paróquia portuguesa, acerca de esquema básico ou típico de celebração do matrimónio sem missa.

    RITOS INICIAIS
    Cântico de Entrada
    LITURGIA DA PALAVRA
    I LEITURA
    SALMO RESPONSORIAL
    II LEITURA
    ALELUIA E VERSÍCULO ANTES DO EVANGELHO
    EVANGELHO
    HOMILIA
    RITO DO MATRIMÓNIO
    Diálogo antes do consentimento
    União das mãos e consentimento
    Aceitação do consentimento
    Bênção e entrega das alianças
    ORAÇÃO UNIVERSAL DOS FIÉIS
    Bênção nupcial
    CONCLUSÃO DA CELEBRAÇÃO
    Cântico Final.

    Pelo que vejo, a diferença é que não tem o Pai Nosso, o Credo, o ofertório e a comunhão. Mas este é apenas um esquema típico. Se calhar difere de paróquia para paróquia. Vou ter mesmo de falar com o padre.

    • Responder
  • S
    Noiva Constante Junho 2011 Porto (Concelho)
    Sandra&Tó ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Por norma numa cerimónia sem missa tem a 1ª leitura e a oração dos fiéis, ou seja, não costuma ter a 2ª leitura.

    • Responder
  • R
    Noiva Master Agosto 2018 Aveiro (Concelho)
    Rosana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    AHHHH foi a primeira vez que ouvi falar disso. Batizados sei que existe assim, mas é só o momento do batismo que fazem mais nada agora em casamentos nunca tinha ouvido falar Smiley laugh Muito moderno querida ahahahah

    Mas deves fazer o que gostares mais apoio-te Smiley smile


    • Responder
  • Lau
    Noiva Master Abril 2018 Vila Nova de Gaia
    Lau ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu também não, até ter de decidir lol Pensava que só existia casamento com missa. Ponto. Mas não. As coisas ainda estão um bocadinho confusas na minha cabeça, mas do que percebi, é o seguinte:
    > a celebração de casamento com missa é como se fosse uma missa perfeitamente normal - com todas as leituras, salmos, orações, ofertório, comunhão, etc. - acrescentada dos momentos específicos do casamento, tipo votos, benção das alianças, oferta do ramo,..;
    > na celebração de casamento sem missa, algumas partes da missa normal são cortadas. Não me perguntes quais são exactamente, porque já me esqueci. Esta cabeça já não era o que era... Mas as leituras mantêm-se.
    • Responder
  • R
    Noiva Master Agosto 2018 Aveiro (Concelho)
    Rosana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Ah, que estranho querida Smiley laugh Tens de perguntar lá quantas existem então, eles é que sabem dizer as coisas direitinhas. Olha uma questão, só por curiosidade Smiley laugh Porque vais casar pela igreja sem missa? Como decidiste isso Smiley laugh Nunca tinha ouvido falar e fiquei curiosa ahahahaha

    • Responder
  • Lau
    Noiva Master Abril 2018 Vila Nova de Gaia
    Lau ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Na secretaria disseram-nos que só escolheríamos as leituras na semana do casamento, quando tivéssemos reunião com o padre. Por isso, haver leituras, há. Com ou sem missa.
    • Responder
  • R
    Noiva Master Agosto 2018 Aveiro (Concelho)
    Rosana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Por norma é, podes ter entre uma, duas ou três leituras + a oração dos fiéis. Mas casamento sem missa não sei se é igual, mas tinha ideia que deve ser tipo os batizados sem missa. Só existe mesmo a celebração do batismo nada mais, se calhar no casamento é igual, so tens mesmo a parte forma da oficialização da cerimónia Smiley smile Mas isto é melhor confirmar sempre na tua paróquia

    • Responder
  • Lau
    Noiva Master Abril 2018 Vila Nova de Gaia
    Lau ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É isso mesmo Smiley smile
    • Responder
  • Lau
    Noiva Master Abril 2018 Vila Nova de Gaia
    Lau ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada, mais uma vez.
    Agora sim, estou 100% esclarecida. Algo tão simples e que me estava a dar um nó na cabeça.
    Os nervos perturbam-nos o raciocínio Smiley winking
    • Responder
  • Lau
    Noiva Master Abril 2018 Vila Nova de Gaia
    Lau ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada pela resposta, Fábia.
    A oração dos fiéis também implica que vá alguém ler, ou é o padre?
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração