Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Ines
Noiva Ativa Junho 2025 Lisboa (Concelho)

Casamento sem crianças

Ines, a 26 de Agosto de 2024 às 09:25 Publicado em Fórum Casamentos.pt 0 20

Olá a todas, num outro post meu, começamos a falar sobre não haver crianças em alguns casamentos, e queria fazer aqui um post separado só para o assunto.

Se o vosso casamento vai ser/foi sem crianças, como é que disseram aos convidados? Falaram diretamente ou incluiram no convite/site?

Como é que eles reagiram?

Para deixar o meu ponto, o espaço onde vamos ter a festa não é muito bom para crianças. Tem umas fontes baixinhas e no passado, já houve um susto na nossa familia em que uma criança caiu numa delas, e não conseguiu sair (um adulto é que viu a roupa dela lá e correu para a socorrer - felizmente ela tinha acabado de cair e não aconteceu nada). Para além disso, queríamos que os convidados estivessem à vontade e a aproveitar a festa completamente, e não ficassem dependentes dos horários a que os filhos ficassem cansados e quisessem ir embora.

PS: Também já vi vários vídeos de problemas nos casamentos com crianças (ex: pisarem o vestido da noiva e rasgar-se, interromperem danças, irem contra o funcionários a servirem as mesas, etc.)

20 respostas

Última atividade por Ines, a 2 de Setembro de 2024 às 09:12
  • Ines
    Ines Online ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Cristele! Muito obrigada por partilhares a tua opinião! Vai ajudar bastante quando tivermos de passar a mensagem aos restantes convidados 🥰

• Responder
  • Cristele
    Noiva VIP Agosto 2024 Setúbal (Concelho)
    Cristele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Inês
    É sempre um tema sensível mas eu como mãe percebo.
    Tenho 2 meninas .Quando só tinha a mais velha, ela tinha 1 mês quando não a levei a um casamento por ser longe, há 3 anos tive outro casamento longe e já tinha as 2 optei por deixar com familiares.
    Eu tenho um bom suporte familiar 🙏🏼 mas há quem não tenha.Mas por exemplo no convite diz apenas para quem é, se sentires necessidade faz um texto a parte a explicar essa situação das fontes. Eu como mãe percebo a minha filha mais nova não sabe nadar e adora água, eu ir com ela para uma festa com piscina é para ficar doida, não há muito tempo tive que saltar lá para dentro e só eu e outra mãe é wje vimos pq eu estava ali mesmo em cima dela. Isto aconteceu antes de lhe mudar as braçadeiras.Agora por exemplo vamos ter um casamento para o ano dia 29 de agosto, não sei como vai ser, é o meu padrinho que vai casar mas se ele optar por nao ter criancas eu entendo perfeitamente.
    Isso já depende dos pais, há uns mais compreensíveis que os outros. Vocês estão no vosso direito.
    • Responder
  • Magda Calisto
    Super Noiva Maio 2025 Tavira
    Magda Calisto ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Pois Inês, por todas essas razões é que decidimos "SEM CRIANÇAS"!!
    • Responder
  • Ines
    Ines Online ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Claro! 🥰

• Responder
  • Magda Calisto
    Magda Calisto ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Inês! Estamos cá para nos ajudarmos umas ás outras e darmos ideias, nem que seja através da experiência própria, não é? 😊
    • Responder
  • Ines
    Ines Online ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Boa ideia! Obrigada!!

• Responder
  • Magda Calisto
    Magda Calisto ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Cá por casa, quando fizemos os convites, colocámos logo o nome dos convidados, isto é, em vez de colocarmos família X ou, por exemplo, Sandra e família, colocámos mesmo Sandra e Nuno, no caso da prima do noivo que tem 2 miúdas, colocámos apenas o nome dela mas já lhe tínhamos explicado que queríamos um "Free Kids Wedding" e ela disse logo que não havia qualquer problema.
    Quanto aos outros, acho que, para bom entendedor, meia palavra basta! Se, ainda assim, depois de termos explicado como seria, quiserem ligar para ter certeza, liguem que explico de novo 😉
    • Responder
  • Ines
    Ines Online ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ola Elisa,
    Obrigada pela opinião! Estou também a tentar perceber o “outro” lado para que não haja problemas e a comunicação seja a melhor possível para que ninguém fique chateado. No meu caso, é também uma questão de segurança
    • Responder
  • Elisa
    Noiva Curiosa Julho 2025 Seixal
    Elisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu entendo o que diz. Mas uma coisa é almoçar ou jantar fora. Outra é ficar o dia inteiro longe dos filhos. E a preocupação de eles estarem com alguém mesmo que lhes seja próximos. Já aconteceu ir a um casamento que deixaram o filho com os avós e tiveram de ir embora depois da refeição do almoço porque o menino não queria ficar. Sei que é um tema sensível. Mas é só a minha opinião. As crianças poderão divertir se e deixar os pais se divertirem. Por exemplo no meu casamento vou ter um insuflável e animação de crianças
    • Responder
  • Ines
    Ines Online ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ola Elisa, obrigada pela tua opinião! Entendo o que dizes mas, até posso estar enganada, só que e nos casos em que o casal sai para jantar fora (sozinhos ou com amigos) e não leva as crianças. Não acabaria também, nesse caso, de ser suposto querer sempre levar? Estou a pensar também no caso dos pais poderem aproveitar a vontade a festa
    • Responder
  • Elisa
    Noiva Curiosa Julho 2025 Seixal
    Elisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá, se tivesse filhos. Ficaria chateada de não os poder levar. Até porque temos de pensar que as pessoas podem não ter com quem deixar os filhos enquanto vão ao casamento. Para mim as crianças fazem parte da família por isso devem ir 😍
    • Responder
  • Ines
    Ines Online ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ah que bom! Espero que os restantes convidados (que ainda não sabem a questão das crianças), tenham a mesma reação!

• Responder
  • Raquel
    Noiva Constante Agosto 2025 Alenquer
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não,

Tive receio que pudesse haver alguma reação má por parte de alguns convidados mas responderam todos super bem🥰
    • Responder
  • Ines
    Ines Online ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Raquel! Muito obrigada pela tua experiência, ajuda muito! Até agora, houve alguem a pedir para levar crianças (que não estavam incluídas)?

• Responder
  • Raquel
    Noiva Constante Agosto 2025 Alenquer
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Ines,

Nós decidimos que só iam as crianças que nos sao proximas… a nossa familia tem imensas crianças e tinhamos de arranjar forma de limitar os convidados.
    Não podia dizer nos convites que o casamento será exclusivo para adultos porque quando chegarem lá vão ver algumas crianças. O que eu decidi foi:
    1. Quando enviei o save the date, enviei uma mensagem personalizada. No caso das crianças nos serem proximas, nao disse nada. Se nao, na mensagem deixei um parágrafo a dizer que o casamento será íntimo e por isso gostavamos de fazer uma celebração apenas para adultos. Pedimos no entanto que nos informem se isso for um impedimento para irem para tentarmos ver caso a caso. Até agora nao tive nenhum tema.
    2. Quando enviar o site de casamento, vou pôr especificamente o nome dos convidados;
    3. No site vou pôr uma parte com FAQs em que uma das perguntas será se podem haver crianças no casamento, onde vou reforçar novamente a mensagem inicial.

• Responder
  • Ines
    Ines Online ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ah, percebo! É que a nossa questão não tem nada a ver com os filhos de x ou y, é mesmo uma coisa mais geral.

Algumas crianças até vamos tendo mais contacto e conhecemos bem, mas não acho justo convidarmos algumas crianças e depois excluir de outras pessoas.

Mas acho que é um bom tópico para, indiretamente, incluir nas conversas com as pessoas, para que não achem que temos alguma coisa contra elas.

Obrigada!!

• Responder
  • Wanessa
    Noiva Ativa Setembro 2025 Viseu (Concelho)
    Wanessa Online ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Há certas pessoas que têm aquele pensamento de "onde os meus filhos não são bem-vindos, eu também não sou". Tendo em consideração aquilo que conheces dos teus convidados, já deves ter uma ideia daqueles que têm esse tipo de pensamento e os que compreendem a situação (e por vezes até preferem não levar os filhos)

• Responder
  • Teresa
    Noiva Master Setembro 2024 Coimbra (Concelho)
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Inês! Se queres assim não tenhas problemas, eu deixei ao critério levarem as crianças ou não, como preferirem, eu tenho assegurada a animação para elas.
    Mas conheço muita gente que fez casamentos sem crianças, sendo assim informa logo que será um casamento exclusivo para adultos.
    As pessoas não têm de se sentir ofendidas.
    • Responder
  • Ines
    Ines Online ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Wanessa! Obrigada pela tua opinião. Eu percebo a questão de arranjarem alguém para ficar com as crianças, mas é-me dificil compreender quem fica chateado (não sou mãe, por isso também posso não ver "bem" as coisas). Se houver alguém que possa dar o seu input, acho que ajudaria 😅

• Responder
  • Wanessa
    Noiva Ativa Setembro 2025 Viseu (Concelho)
    Wanessa Online ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Inês Smiley smile

Um casamento sem crianças é um tema sensível para muitos pais, mas acho que estás no teu direito de decidir fazer assim. Se estivesse na tua posição, começaria por enviar um save the date já com a informação que o casamento será só para adultos. Desta forma, os pais podem começar a pensar na melhor forma para se organizarem e decidir, com mais tempo, se querem ir ou não

• Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração