Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Joana
Noiva Novata Maio 2015 Lisboa (Concelho)

Casamento sem conservador

Joana, a 6 de Janeiro de 2015 às 17:50 Publicado em Fórum Cerimónia Nupcial 0 16

Olá a todas,

vou-me casar em Maio pelo Civil, mas não queria de todo ter aquela cerimónia chata com o conservador a ler o contrato de casamento em 15 minutos e à velocidade da luz para ver se se despacha.

Sei que existem momentos que podemos ter durante a cerimónia para quebrar este tom burocrático, mas sem ser isso, alguém sabe da possibilidade de ser alguém a celebrar o casamento que faça uma cerimónia diferente, fale mais sobre o casamento em si, as relações e os sentimentos de uma forma mais humana?

Juizes de paz - existem em Portugal? Alguém já experimentou?

Casamento Humanista - Alguém sabe como se processa?

Obrigada a todas,

Joana

16 respostas

Última atividade por Jô Jô, a 30 de Julho de 2015 às 11:21
  • Jô Jô
    Noiva Principiante Outubro 2016 Lisboa (Concelho)
    Jô Jô ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Smiley laugh Obrigada!! Ajudaste imenso!! é mesmo o que nós pretendemos... Smiley smile vou por-me em contacto com eles.. Smiley winking

Nao tinha pensado em por os padrinhos a falar mas SIIIIIM!!! ahahah adorei a ideia... Joana Obrigada!!

• Responder
  • F
    Noiva Constante Outubro 2015 Lisboa (Concelho)
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada pelo teu testemunho
    • Responder
  • Joana
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Joana,

já me casei e correu lindamente. O que fizemos foi o seguinte: contratámos a Arena do Tempo e estivemos com a Tânia Dinis a construir o guião que iria ser lido na cerimónia por ela que foi a nossa 'mestre de cerimónias' por assim dizer. Reunimos com ela, falámos um pouco da nossa história e do que pretendíamos e a Tânia elaborou algumas perguntas, que cada um de nós respondeu individualmente, e com base nisso construiu ela o guião. Depois foi uma questão de irmos afinando e colocando o tom que nós queríamos que fosse lido.

No dia a cerimónia começou com a Arena do Tempo, pelo meio falaram 2 dos nossos padrinhos, trocámos os nossos votos e alianças e só depois entrou a conservadora. (A única forma de escapar à conservadora no local é ir antes à conservadora fazer o casamento civil.) No nosso caso, ela foi simpática, mas inspirada por toda a envolvência da cerimónia, quis também ela estender a sua parte. Falou sobre o processo de casamento online e afins, coisa que era totalmente dispensável, mas enfim não foi essa parte que prevaleceu em todo o casamento.

Todos os convidados adoraram a cerimónia e o formato. Ficaram surpreendidos com a leveza por um lado e por outro a carga emocional e tão pessoal que demos. Conseguimos pô-los a chorar. Eheheh.

À Arena do Tempo pagámos 350 euros.

Espero ter conseguido ajudar.

Bjs e felicidades para o teu casamento. Espero que seja tão especial como aquilo que imaginas que deve ser.

Joana

• Responder
  • Joana
    Super Noiva Julho 2016 Santa Maria da Feira
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não sei muito bem o que pretendes, nem percebo muito dessas coisas de cerimónias alternativas porque só considerei duas hhipóteses: ou o casamento civil ou o católico (que, como sabemos, é cumulativo). Do que perguntas posso apenas dizer-te o que é um juiz de paz em Portugal. É um juiz doa Julgados de Paz. Penso que celebrar casamentos não faça parte das suas competências.
    • Responder
  • Carolina
    Noiva Experiente Agosto 2025 Coimbra (Concelho)
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não te consigo ajudar :/
    • Responder
  • Jô Jô
    Noiva Principiante Outubro 2016 Lisboa (Concelho)
    Jô Jô ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Joana... também estou a considerar o mesmo. Podes dar-me detalhes? Como correu e quanto pagaram?
    • Responder
  • R
    Noiva VIP Maio 2015 Lisboa (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Obrigada =$ Sempre seria mais simbólico, não é?

Beijinho*

• Responder
  • Arlc
    Noiva VIP Fevereiro 2015 Almada
    Arlc ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Esta ideia e maravilhosa! Smiley smile

• Responder
  • Carolina
    Noiva VIP Agosto 2015 Lisboa (Concelho)
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Pelo que sei um Pastor de outra religião não tem o "poder civil" de casar, é mais uma simbologia e aos "olhos de Deus" mais nada. Pelo menos todos os casamentos em que fui com pastores, os noivos já se tinham casado antes no registo civil ou estava lá mesmo o representante também (mas falou menos,claro).

• Responder
  • Jorge
    Top dos Noivos Agosto 2015 Figueira da Foz
    Jorge ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nós vamos ter uma cerimónia de areias Smiley winking
    • Responder
  • Joana
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Obrigada a todas pelas dicas.

Estou a considerar a hipótese de fazer um casamento humanista com a Arena do Tempo. Hão-de espreitar o FB deles. Fazem uma cerimónia tão bonita como uma na igreja mas sem a parte religiosa.

Para mim não faria sentido não querendo uma cerimónia religiosa optar por um pastor de outra religião e os oficiantes de casamentos parecem-me mais direccionados a estrangeiros.

Acho que esta opção poderá ser melhor, só falta perceber quanto custa.

• Responder
  • Maria
    Coimbra (Concelho)
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Joana, tudo bem? Smiley smile Este artigo pode dar-te umas dicas sobre como celebrar uma cerimónia com um celebrante de casamento: https://www.casamentos.pt/artigos/oficiantes-de-cerimonias--c4413. Procura também mais opções aqui: https://www.casamentos.pt/organizadores-de-casamentos

Smiley smile

• Responder
  • Eliana
    Noiva Master Setembro 2015 Maia
    Eliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Juízes de paz que referem são os conservadores cá em Portugal e posso dizer que existem muitos conservadores que são 5 estrelas e tem um discurso lindo mas claro isso depende da sorte! Smiley smile
    Aqui no site tens várias ideias giras procura! Bjinhosssss
    • Responder
  • R
    Noiva VIP Maio 2015 Lisboa (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Joana.
    Admito que não sei nada disso... Smiley shame Juízes de paz só começo mesmo fora de Portugal :/ bah!
    Mas já pensaram em casar antes pelo civil e fazerem depois uma cerimónia simbólica (das areias, por exemplo) com os vossos pais ou familiares mais próximos, a casarem-vos?
    Beijoca e boa sorte Smiley smile
    • Responder
  • S
    Noiva Master Agosto 2015 Santo Tirso
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ja pensaste num pastor? de outra religiao talvezSmiley smilebj

• Responder
  • D
    Noiva Master Julho 2016 Santa Maria da Feira
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Joana, desconheço de todo sobre esse assunto, mas espero que alguma noivinha que possa ajudar. Bons preparativos!!

• Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração