Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Adriana
Noiva Constante Outubro 2017 Águeda

Casamento religioso fora da igreja, é possível?

Adriana, a 12 de Novembro de 2016 às 17:13 Publicado em Fórum Cerimónia Nupcial 0 34

Olá noivinhas!!

Surgiu-me uma questão... alguma noiva por aqui já casou numa quinta ou noutro sítio fora de uma igreja física, mas que o casamento fosse religioso, ou seja, que fosse um padre a deslocar-se à quinta ou outro local?

Estamos a ponderar essa hipótese, mas ainda não falámos com nenhum padre, não sei até que ponto estão ou não receptivos a essa ideia... realizar a cerimónia fora do edifíco igreja...

34 respostas

Última atividade por Sandra&Tó, a 21 de Novembro de 2016 às 21:27
  • S
    Noiva Constante Junho 2011 Porto (Concelho)
    Sandra&Tó ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá, dificilmente consegues pois as Dioceses não permitem realização de cerimóias religiosas fora de tempos religiosos. Apenas costumam permitir quando a capela é de algum familiar dos noivos

    • Responder
  • Ana_Cba
    Noiva Ativa Maio 2018 Porto (Concelho)
    Ana_Cba ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Uma amiga minha arranjou uma quinta que tem uma capela que está licenciada. É uma questão de veres quais são as que têm licença, porque aí não há problema de ser lá.

    • Responder
  • Adriana
    Noiva Constante Outubro 2017 Águeda
    Adriana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Joana!

    É por isso que não entendo, então a religião católica espanhola, por exemplo, é diferente da portuguesa?! Devia ser igual para todos os padres em todo o lado, ou tudo sim ou tudo não... para mim assim dependendo dos casos, não faz sentido...

    Seja como for, com padre ou sem padre, vou casar e seja onde for, tenho a certeza que Deus estará presente a abençoar. Smiley smile tanto a mim, como qualquer casal (de todos os géneros) que case por amor, de qualquer lugar do mundo ou religião!

    • Responder
  • Catarina e Pedro
    Noiva VIP Dezembro 2016 Torres Vedras
    Catarina e Pedro ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu concordo contigo a 100%

    Mas enfim, o que havemos de fazer?

    Boa sorte Smiley heart

    • Responder
  • Joana
    Noiva VIP Setembro 2016 Chaves
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Boa sorte com isso. Eu também tentei, mas não arranjei nenhum padre que o fizesse. A quinta onde casamos tem uma capela e um coreto. Segundo os padres no coreto estava fora de questão, e na capela só podem casar os ascendentes e descendentes dos donos da quinta, por isso depois acabamos por desistir dessa ideia. Smiley ups No entanto há muitos espanhóis que vão lá casar e os padres espanhóis vão lá casa-los sem qualquer problema...
    • Responder
  • Adriana
    Noiva Constante Outubro 2017 Águeda
    Adriana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Núria,

    Pois, prático é de certeza, fazer a cerimónia e a festa no mesmo local é prático ainda para mais quando há convidados de longe que nem conhecem a zona e acabam sempre por se perder entre as deslocaçoes de igreja para copo d'água...

    Já agora a tua quinta é de que zona do país?

    • Responder
  • Adriana
    Noiva Constante Outubro 2017 Águeda
    Adriana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Catarina,

    Pois, já sei que é complicado, mas pelo que já li também não é impossivel de todo... parece que depende de muitos factores, o que para mim não faz sentido... devia ser igual para todos os lovais e padres, ou sim ou não...

    Quanto à questão de um padre dizer que o casamento tem de ser na casa de Deus... então mas Deus não está em todo o lado?! A casa dele é o universo, não um edificio! por isso tenho pena, para mim Deus está em todo o lado inlcusive dentro de cada um de nós, é amor, é tudo o que há de bom, porque não podemos celebrar uma união de amor em qualquer lado?! não faz sentido para mim... contudo respeito!

    • Responder
  • Núria
    Noiva Experiente Julho 2017 Porto (Concelho)
    Núria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá! Eu vou casar pelo civil. Mas a quinta que escolhi tem um padre que celebra o casamento na própria quinta, no jardim. E há quintas que têm capelas mesmo. É muito prático.
    • Responder
  • Joana
    Top das Noivas Junho 2017 Setúbal (Concelho)
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Se esse padre o fizer... é realmente bom Smiley smile é mesmo uma questão de falarem nisso na altura certa.

    • Responder
  • Catarina e Pedro
    Noiva VIP Dezembro 2016 Torres Vedras
    Catarina e Pedro ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá F.Adriana.

    Um casamento religioso tem SEMPRE que ser num local religioso, igreja ou capela.

    Não dá para ser ao ar livre como se vê nos filmes por exemplo.

    Eventualmente podes conseguir se a tua quinta tiver uma capela.. mas mesmo esses é uma missão quase impossível.

    Porque são capelas privadas.

    É preciso pedir autorização à tua paróquia, à paróquia onde a quinta pertence, ambas têm de pedir autorização ao bispo... esquece!

    Até hoje não conheço ngm que tenha conseguido!

    A minha quinta tem uma capela e eu nem tentei =\

    Ahhhh e depois há outra coisa... muitas vezes só por fazeres essa pergunta levas logo com um "então é católica, quer um casamento católico mas não quer que seja na casa de Deus? Então mas quer um casamento católico ou quer fotos bonitas?"

    Estás a ver né?

    • Responder
  • Adriana
    Noiva Constante Outubro 2017 Águeda
    Adriana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada


    Olá Joana,

    Pois, só mesmo tentando falar com o padre. No passado fim-semana fomos à exponoivos de Aveiro e havia lá uma quinta qe nos disseram que lá faziam isso, que era um padre de Coimbra que eles conheciam que fazia...
    Quando formos visitar essa quinta em questão hei-de voltar a falr no asssunto a ver...

    • Responder
  • Joana
    Top das Noivas Junho 2017 Setúbal (Concelho)
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Os padres não têm autorizado... as noivinhas têm-se visto gregas com essa situação.

    Mas pode ser que o teu padre até seja um porreiroSmiley winking e o façaSmiley smile

    • Responder
  • Adriana
    Noiva Constante Outubro 2017 Águeda
    Adriana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ainda não conheco essa quinta, mas já apontei na lista para procurar Smiley winking obrigada.

    • Responder
  • A Menina Do Laço
    Top das Noivas Setembro 2017 Aveiro (Concelho)
    A Menina Do Laço ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Na quinta da fontoura. Para quem gosta de natureza e ar livre e maravilhosa Smiley smile
    • Responder
  • Marcia
    Noiva Master Setembro 2017 Penafiel
    Marcia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Depende dos padres eu vou casar na igreja, mas na quinta dizeram-me que também poderia fazer lá a cerimónia... beijinho

    • Responder
  • Adriana
    Noiva Constante Outubro 2017 Águeda
    Adriana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Soraia,

    As noivinhas por aqui dizem que depende dos padres, por isso o melhor mesmo é irmos falar com os padres que conhecemos e ver o que tem a dizer e depois então decidir o que fazer Smiley winking boa sorte!

    • Responder
  • Adriana
    Noiva Constante Outubro 2017 Águeda
    Adriana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada


    Olá Alexandra,

    Nem sabia que isso tinha um nome eheh bem, resta tentarmos a sorte e perguntar a vários padres...

    • Responder
  • Soraia
    Super Noiva Agosto 2017 Barreiro
    Soraia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Boa pergunta! Está hipótese também já me passou pela cabeça, mas não creio ser possível...
    • Responder
  • Adriana
    Noiva Constante Outubro 2017 Águeda
    Adriana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Sara,

    Tenta falar com os padres, pelo que já disseram depende do padre, não custa perguntares a vários Smiley winking

    • Responder
  • Adriana
    Noiva Constante Outubro 2017 Águeda
    Adriana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada


    É isso, infelizmente depende dos padres, coisa que não entendo muito bem, pois todos deviam agir da mesma forma, mas pronto... vamos tentar, como dizes tentar não custa que o não já é certo Smiley winking

    • Responder
  • Vanessa
    Top das Noivas Julho 2017 Matosinhos
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    verdade... custar, não custa nada Smiley smile beijinhos

    • Responder
  • Adriana
    Noiva Constante Outubro 2017 Águeda
    Adriana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Vamos tentar ... por enquanto perguntar aos padres não custa Smiley winking

    • Responder
  • Adriana
    Noiva Constante Outubro 2017 Águeda
    Adriana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Vamos tentar a sorte então... Smiley winking

    • Responder
  • Adriana
    Noiva Constante Outubro 2017 Águeda
    Adriana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada


    Olá Menina do Laço,

    Pois, a ideia que tenho é qe sea dificil mas não impossivel, mas como também ainda não falámos com nenhum padre...

    Vais casar em Aveiro? Nós somos de Águeda e em princípio vamos casar por Águeda ou Aveiro. Já agora, qual vai ser a tua quinta? Nós ainda nem sabemos o que existe... ainda é recente o pedido de casamento, vamos agora começar a procurar quintas.

    • Responder
  • Tatiana
    Top das Noivas Julho 2016 Vila Franca de Xira
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá!

    Tudo depende do padre. Nem todos aceitam...

    • Responder
  • Alexandra
    Super Noiva Setembro 2017 Valongo
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Essa era uma das minhas ideias, chama-se casamento civil sob forma religiosa, acho.Mas pelo que reparei a maioria dos padres e pouco recetiva a essa ideia, ainda os ha mas sao poucos.
    • Responder
  • Sara
    Noiva Experiente Julho 2017 Montemor-o-Velho
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Isso depende do padre...tenho uma rapariga, minha cabeça conhecida, que fez isso...casamento religioso...mas o padre fez a celebração na Quinta. tenta falar com o padre da tua paróquia...e logo vês. não custa nada tentar.
    • Responder
  • Vanessa
    Top das Noivas Julho 2017 Matosinhos
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Querida podes sempre tentar, mas é algo realmente muito difícil. Boa sorte Smiley smile
    • Responder
  • Carolina
    Top das Noivas Maio 2017 Nazaré
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Como te disseram não é impossivel mas é mesmo complicado

    • Responder
  • A Menina Do Laço
    Top das Noivas Setembro 2017 Aveiro (Concelho)
    A Menina Do Laço ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É possivel, mas nao sera facil obter autorizaçao. Ha padres que aceitam mas quando a questao chega ao dominio do bispo ele acaba por nao autorizar. Ca em aveiro chegaram a realizar se muitos, inclusive na quinta onde vou casar. Mas depois o bispo descobriu e nao permitiu que acontecesse mais.
    • Responder
  • Adriana
    Noiva Constante Outubro 2017 Águeda
    Adriana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Pois.. acredito que seja dificil, mas será impossível?!

    Já assisti a missas fora da igreja, não casamentos, missa normal, mas sem ser dentro da igreja, daí a minha questão...

    • Responder
  • Adriana
    Noiva Constante Outubro 2017 Águeda
    Adriana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Bem, pelo menos não somos os únicos a pensar nisso... a verdade é que não conheço ninguem que tenha casado assim e também acho dificil, mas como aqui no fórum há muuiitas noivas, de certeza alguém já deve ter pensado nisso e tenha tentado...

    Eu acho dificil, mas também penso que se calhar depende do padre...

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração