Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Beatriz
Noiva VIP Setembro 2025 Mafra

Casamento religioso: com ou sem missa? 💒

Beatriz, a 14 de Outubro de 2024 às 12:32 Publicado em Fórum Cerimónia Nupcial 0 18
Guardado

Olá noivinhas!

Para as que vão casar pela Igreja, vão ter uma celebração com ou sem missa?

Tenho andado a falar com uns amigos e dizem que a casar pela Igreja deveria sem sempre com missa, mas a nosso ver a única diferença é a parte da comunhão e isso não nos faria sentido, daí optarmos apenas pela celebração do matrimónio, sem missa.

Ou há mais alguma diferença que eu não esteja a par?

Como é que vocês vão fazer?

Com Missa

46%

21 votos

Sem Missa

52%

24 votos

18 respostas

Última atividade por Teresa, a 17 de Outubro de 2024 às 08:52
  • Teresa
    Noiva Master Setembro 2024 Coimbra (Concelho)
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Nessa parte ja depende mesmo das pessoas, no caso era a madrinha do noivo e nós percebemos porquê.

A única razão que íamos escolher sem missa era para ser mais rápido e porque havia um casamento a seguir.

Mas o padre não se alongou nada, foi um casamento com missa mas nada secante nem longo, depende mesmo do padre que se escolhe é a conclusão que chego, não nos arrependemos nada da decisão no final das contas Smiley laugh

• Responder
  • Beatriz
    Beatriz Online ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Cláudia! A duração das celebrações depende muito do próprio padre... Apesar de não ser o que nos vai casar, o padre aqui da minha zona gosta muito de se alongar. Ainda no domingo fui a um batizado e a cerimónia durou quase duas horas 🙃🙃

• Responder
  • Beatriz
    Beatriz Online ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ah pois mas podem vir as pessoas da família dizer o que quiserem 🤣 não aquece nem arrefece.

• Responder
  • Claudia
    Noiva Constante Julho 2025 Peso da Régua
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Beatriz,
    Nós estamos mais inclinados para uma celebração com missa. Tanto o padre com quem fazemos a preparação para o casamento, como o padre que nos vai casar, aconselharam-nos a ter missa, uma vez que vamos casar pela Igreja. Disseram que seria apenas uns 30 min a mais
    Sabes se na realidade, são somente 30 min a mais ? 😅
    • Responder
  • Teresa
    Noiva Master Setembro 2024 Coimbra (Concelho)
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Fizemos Com Missa, tivemos algumas pessoas da família que disseram mesmo que não iam se não tivesse Smiley xd , mas olha foi uma cerimónia linda, tudo depende do padre também, o nosso era top (fomos nós que escolhemos) e passou super rápido e toda a gente adorou, até quem nem é católico, tínhamos igreja cheia.

• Responder
  • Carolina Elias
    Noiva Constante Agosto 2025 Peniche
    Carolina Elias ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ahahahahah se calhar fomos mesmo 🤣 por acaso acredito muito nessas coisas e nas ligações que as pessoas puderam ter noutra vida 😅
    De nada ❤️
    • Responder
  • Magda Calisto
    Super Noiva Maio 2025 Tavira
    Magda Calisto ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    De nada Beatriz 😉
    • Responder
  • Beatriz
    Beatriz Online ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Mais uma prova de que somos muito parecidas ahahah noutra vida devemos de ter sido amigas próximas 🤩

Apesar de sermos os dois religiosos não praticamos, vamos à missa raramente também, e casar pela igreja sempre foi o que nos fez sentido.

Obrigada Carolina Smiley heart

• Responder
  • Beatriz
    Beatriz Online ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada Jéssica Smiley heart

• Responder
  • Beatriz
    Beatriz Online ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada Raquel Smiley heart Tanto eu como o noivo também somos de pequenas aldeias, e eu também sempre fui muito ativa enquanto fui escuteira e também fui catequista Smiley smile

Neste momento não somos muito praticantes e a maioria dos nossos convidados nem crente é por isso não nos faz muito sentido a missa em si!

• Responder
  • Beatriz
    Beatriz Online ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada Magda Smiley heart

• Responder
  • Beatriz
    Beatriz Online ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada Raquel Smiley heart

• Responder
  • Carolina Elias
    Noiva Constante Agosto 2025 Peniche
    Carolina Elias ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Beatriz!
    Eu vou casar pela Igreja. Ainda não decidi se com ou sem missa mas em princípio irá ser sem missa. Sou religiosa e crente mas não sou praticante, é raro ir à missa. No entanto não me fazia sentido me casar sem ser pela igreja. Mas como não sou praticante acho que vou escolher sem missa - quando a minha irmã se casou o padre deu a escolher mas deu-lhes o mesmo conselho. Como é só a comunhão e a leitura que muda ainda menos me faz sentido ser com missa!
    Espero ter ajudado 😊
    • Responder
  • Jessiicaa
    Noiva Curiosa Setembro 2025 Loulé
    Jessiicaa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não sou chegada a religião e sinceramente há crianças presentes no meu casamento que não iriam estar quietas nem iriam ter paciência para o *levanta,senta* que é uma missa
    • Responder
  • Raquel
    Noiva Constante Agosto 2026 Sátão
    Raquel Online ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Beatriz!

Eu e o meu noivo fomos criados em pequenas aldeias do interior do país (a minha bem mais pequena que a dele) então os nossos pais sempre foram bastante conservadores nalgumas ideias (o que está tudo bem). Sempre tive um papel ativo na missa até aos meus 18 anos e o meu noivo também (eu até fui catequista depois de ser crismada!) então, para os nossos pais, não faria sentido realizar uma cerimónia religiosa sem missa.

Ainda para mais temos um amigo padre e ele é mesmo todo para a frente, portanto acreditamos que a missa com ele não será tão "chata" como a outras que já fui. 😅

• Responder
  • Magda Calisto
    Super Noiva Maio 2025 Tavira
    Magda Calisto ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Se o meu pudesse ser pela igreja, também seria sem missa, torna-se mais curto mas, ao mesmo tempo, tens os teus convidados concentrados na cerimónia. Com missa, tornar-se-á mais longo e alguns convidados começam a ficar impacientes e a dispersar... Vão para a rua conversar, vão ao café, etc mas é apenas a minha opinião pelo que já pude apreciar noutros casamentos a que fui 😉
    • Responder
  • Raquel
    Noiva Constante Agosto 2025 Alenquer
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Desculpa o spam, mas fiz enter sem querer..
    Este ano tive um casamento com e outro sem missa, o com missa, (pode ter sido pelo padre também claro) foi muito mais longo e sentiamos os convidados ja mais desligados!
    O segundo, sem missa, foi tudo o que os noivos escolheram, tiveram o momento da entrega do bouquet a Nossa Senhora e foi super emocionante!
    • Responder
  • Raquel
    Noiva Constante Agosto 2025 Alenquer
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Bea,
    Eu não vou casar pela igreja, mas se casasse seria certamente sem missa.
    A meu ver fica mais emocionante do que com a missa…
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração