Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Cátia
Noiva Constante Julho 2019 Abrantes

Casamento religioso ao Ar livre?

Cátia, a 17 de Setembro de 2018 às 14:50 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 14
Olá noivinhas,
Mais uma dúvida que me surgiu na organização do meu wedding day 👰.
Sabem se é possível ter um casamento religioso ao ar livre ou exige que seja numa igreja ou capela?
Quais os custos inerentes ao pedido da cerimónia religiosa?
Qual o custo para as burocracias do civil?
Se souberem de outros custos associados a este processo da cerimónia, por favor digam me 😊😁

Estou bastante baralhada com todos os custos extras.

Obrigada meninas,

14 respostas

Última atividade por Raquel, a 18 de Setembro de 2018 às 10:48
  • Raquel
    Top das Noivas Julho 2019 Odivelas
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá querida, é como muitas noivinhas disseram, é muito dificil e mesmo em termos de espaço é muito restrito dos locais permitidos, mas o melhor mesmo é falares diretamente com o padre e ver o que ele diz Smiley smile

    • Responder
  • Catnun
    Super Noiva Maio 2018 Lisboa (Concelho)
    Catnun ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Há mais uma alternativa que dependendo da vossa crença pode ser uma possibilidade.

    Se quiserem ter uma cerimónia com conotação religiosa mas sem necessariamente casarem pela igreja podem contratar um/a celebrante que pode fazer a cerimónia que quiserem onde quiserem.

    Neste caso como não é uma cerimónia legal tens de casar pelo civil antes ou depois (podes também fazê-lo no próprio dia se quiseres).
    • Responder
  • Daniela
    Noiva Constante Setembro 2018 Porto (Concelho)
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá! O meu casamento foi católico e campal! Foi lindo. A missa campal foi no jardim de uma capela. Para a cerimónia ser no exterior, tive de escrever uma carta à diocese a pedir autorização e tive de ter o parecer positivo do pároco da freguesia. Felizmente, o pedido foi deferido e correu tudo lindamente. Tens de falar sobre isso com o teu padre. O mais importante é que a missal campal seja em "solo religioso" e que existam condições para isso. Por exemplo, onde casei a capela tem um altar de pedra no exterior onde existem missas campais de vez em quando (romarias e etc.).
    • Responder
  • Jacinta
    Top das Noivas Outubro 2017 Barcelos
    Jacinta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    De nada! Qualquer coisa, basta perguntares! 😉

    Beijinho
    • Responder
  • Cátia
    Noiva Constante Julho 2019 Abrantes
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Vou sim tratar disso.
    Obrigada Patrícia,
    • Responder
  • Cátia
    Noiva Constante Julho 2019 Abrantes
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois infelizmente, também acho.
    Mas vou tentar fazer a conversa.
    Pode ser que funcione 😁
    • Responder
  • Cátia
    Noiva Constante Julho 2019 Abrantes
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Lau.
    Tenho que falar com o padre para ver se percebo efectivamente os custos.
    Mas agradeço muito 😊
    • Responder
  • Cátia
    Noiva Constante Julho 2019 Abrantes
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada 😉
    O teu comentário já me elucidou bastante sobre todo este processo.
    É uma pena é pagarmos tanto por coisas que nem vemos 😒
    • Responder
  • Cátia
    Noiva Constante Julho 2019 Abrantes
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Jacinta 😊
    Foi uma enorme ajuda.
    Um beijinho
    • Responder
  • Jacinta
    Top das Noivas Outubro 2017 Barcelos
    Jacinta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Cátia! ☺️

    É muito difícil conseguirem fazer uma cerimónia campal! Aliás, já é muito difícil conseguirem uma cerimónia religiosa (Igreja Católica) em capelas e outros espaços (mesmo que dedicados ao culto), que não sejam igrejas ou capelas habituais, ou que não tenham Sacrário... Mas é uma questão de colocarem a questão, na Paróquia respetiva! Pois depende muito dos padres a da Diocese em questão...

    Quanto aos valores, também depende de Paróquia para Paróquia, pois há umas que já têm preços tabelados para tudo isso, há outras que cobram apenas o preço de tirar fotocópias ou imprimir documentos, há outras que levam custos pré-estabelecidos para cada coisa que o padre tenha de fazer durante o processo, e há outras que não cobram nada e tens de dar um donativo no valor que quiseres! Depende, mesmo, muito! Por isso, aconselho-te a perguntares, directamente, na Paróquia em questão.

    No entanto, o que não varia é o custo da abertura do processo civil (isto, têm de fazer, mesmo que casem pela Igreja Católica, ou só pelo civil), que é de 120€ em Regime de Comunhão de Bens Adquiridos (regime pré-estabelecido). Se quiserem alterar esse regime, acresce 100€. E, para quem opta por casar, apenas, pelo civil, e fora da Conservatória, acrescem 200€ pelo facto do Conservador realizar a cerimónia noutro local e, geralmente, fora do seu horário regular, mais os custos da deslocação em si (táxi ou combustível, ou outo...) até ao local.

    Espero ter ajudado!
    Bons preparativos!
    • Responder
  • A
    Noiva Experiente Setembro 2019 Ponte de Lima
    ASousa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Cátia.

    Em relação ao local, tudo depende da flexibilidade do padre que vai celebrar. Isto porque (nós não vamos fazer cerimónia ao ar livre, mas numa igreja) quando fomos visitar a nossa quinta eles perguntaram-nos se queríamos o espaço para a celebração. Mais tarde quando fomos falar com o padre ele também nos perguntou onde idealizamos a celebração, se numa igreja ou num outro local.

    Quanto aos custos não sei dizer porque para além de ainda não termos iniciado o nosso processo de casamento, já nos foi dito que os custos com o processo religioso variam consoante o casamento (se são os dois da mesma paróquia, diocese, os párocos envolvidos, se o local onde vão casar é diferente da paróquia de onde são naturais, etc.).

    • Responder
  • Lau
    Noiva Master Abril 2018 Vila Nova de Gaia
    Lau ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Quanto à tua primeira questão, não te sei mesmo responder. Eu casei na igreja, como sempre imaginei e quis.

    Em relação a custos da cerimónia, pagamos:

    * 90€ na secretaria da paróquia, mas este valor depende do dia e da hora a que te casas e da paróquia em si - eles trataram-nos da papelada toda a nível do religioso e não tivemos de dar mais nada pela missa, nem pela confissão;

    * 120€ no registo civil, 6 meses antes do casamento, para abrir o processo de casamento - este custo é obrigatório e pode ser aumentado se escolherem outro regime de bens que não o de comunhão de bens adquiridos.

    • Responder
  • Patricia
    Top das Noivas Outubro 2019 Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá querida, tens que falar com o padre da tua paróquia se é possível fazer uma missa campal. Depende muito da tua igreja eu já gastei 82€ para abrir o processo da igreja
    • Responder
  • Andreia
    Noiva Master Outubro 2019 Nazaré
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá querida,
    Não sei se é possível fazer cerimónia católica fora da igreja.
    Eu sei que outras religiões é possível mas acho que q católica é mais rigida nisso 🤔
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração