Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Alexandra
Noiva Ativa Setembro 2026 Porto (Concelho)

Casamento Religioso

Alexandra, a 27 de Março de 2025 às 11:21 Publicado em Fórum Cerimónia Nupcial 0 12
Estou a entrar em pânico!

Casámos em setembro de 2026 e a Igreja está a ser, de longe, a nossa maior dor de cabeça. Aquelas que pretendíamos, Bonfim ou Lapa, já nos "fecharam as portas" por terem assuntos a tratar. Recorremos à Igreja Velha do Carvalhido.

Em Novembro ligamos, falámos com a secretária que nos indicou para ligarmos nesta altura e que já poderíamos reservar.

Surpresa das surpresas... hoje liguei e do outro lado, a resposta é que marcações só a partir de Novembro e com "sorte", palavras da mesma pessoa com quem falei. Como é que me vou orientar?! Se nem uma certeza me dão... tratar de convites e outras burocracias, principalmente com família fora do país.

Conheço casais que casam também em 2026 e que já tem Igreja marcada. Juro que não percebo!

Noivas de 2026 (ou de outros anos), com quanto tempo de antecedência conseguiram marcar a data na Igreja?

12 respostas

Última atividade por Ana, a 28 de Março de 2025 às 17:00
  • Ana
    Noiva Principiante Julho 2026 Paredes
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Por aqui o fator "C" também foi importante para conseguirmos marcar a data.
    • Responder
  • Ana
    Noiva Principiante Julho 2026 Paredes
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá. Somos de Paredes, Porto. Queriamks casar em maio mas vamos casar em Julho de 2026 e já marcamos com o padre. No entanto, na conservatória não nos queriam deixar marcar já na agenda...queriam só fazer a agenda a partir de Setembro para primeiro organizarem as datas das festas das paróquias, principalmente se insistissemos em casar em Maio (por ser o mês das comunhões e etc). Então propusemos o mês de Julho e mesmo assim não nos queria deixar marcar.
    Mas fomos falar diretamente com o padre que nos deu o aval para avançar com a data em Julho ma vez que neste mês não há nada de especial em termos de datas.
    • Responder
  • Daniela
    Noiva Novata Junho 2026 Viseu (Concelho)
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Alexandra.

Caso em Junho de 26 é reservei em Janeiro deste ano. Percebi que não seria uma coisa muito fácil quando vi esse assunto por aqui debatido.

Confesso que fiz a coisa um pouco ao contrário e acho que facilitou. Falei primeiro com o padre que queria que nós casasse e pedi para me dar o contacto e fazer a ponte com a igreja em questão. Depois disso não houve qualquer problema, conseguimos logo reservar data e o Cónego responsável agradeceu a antecedência.. portanto o fator “cunha” pode ser uma ajuda.. se tiveres algum familiar que se dê bem com o padre ou que conheça, pode ser uma ajuda ☺️🙏

• Responder
  • Quirina
    Super Noiva Julho 2025 Lisboa (Concelho)
    Quirina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Alexandra, tal como já disseram varia de igreja para igreja. No nosso caso marcámos com mais de um ano de antecedência e não houve problema.

Mas não desistam, vão ver que vão conseguir!

• Responder
  • Carolina Elias
    Noiva Experiente Agosto 2025 Peniche
    Carolina Elias ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá olá. Tal como já disseram depende de sítio para sítio. Nós casamos em Agosto deste ano e marcámos em Abril do ano passado 😅 foi só pedir para marcar e pronto ahah
    Varia muito!
    • Responder
  • Tatiana
    Noiva Curiosa Agosto 2025 Loures
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá querida!
    O meu casamento é em AGO 2025 e reservei a data em NOV 2024.

Alguns Padres e Paróquias são mais complicadas, mas vai dar tudo certo 🙏🏼
    • Responder
  • Magda Calisto
    Noiva VIP Maio 2025 Tavira
    Magda Calisto Online ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Alexandra!
    Pois, a vossa situação é realmente um pouco chata, pois dependem de uma simples marcação ou reserva com confirmação para poderem prosseguir com os preparativos...
    O que depois me irrita profundamente é ouvir a Igreja "queixar-se" que os jovens deixaram de frequentar a mesma mas se a Igreja não faz nada que os ajude e, nalguns casos, ainda toma atitudes que os fazem afastarem-se, do que estão à espera??? 😔
    • Responder
  • Adriana
    Noiva Novata Outubro 2026 Valongo
    Adriana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Smiley smile
    Em relação à data, conseguimos falar por e-mail com o padre e ficou como que marcado . O que está a ser mais difícil é mesmo arranjar padre porque como o casamento é em Outubro de 2026, ou dizem que não podem ou que ainda falta muito . Mas estou no mesmo limbo que tu em relação aos convites, pois vivemos fora e temos amigos que queremos convidar e queríamos entregar os convites o quão antes possível. Até a quinta foi mais fácil de reservar ... E o padre da minha paróquia também não tem sido o mais prestável.. Já me passou pela cabeça casar pelo civil na quinta e acabavam-se estas preocupações .. e estando longe, ainda mais difícil é de organizar estas coisas...
    • Responder
  • Lisa
    Noiva Ativa Julho 2025 Seixal
    Lisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá. No nosso caso nos reservamos o nosso dia na igreja em Fevereiro de 2024 e vamos casar em Julho deste ano.
    O nosso problema não foi reservar, mas sim tratar da papelada com o padre da nossa freguesia para casarmos noutra freguesia, o processo demorou 3 meses para obter um papel da igreja. Nunca pensei que fosse tão complicado e que fosse preciso ir tantas vezes. Ainda por cima os horários das secretarias e dos padres não são nada acessíveis para quem trabalha até tarde.
    Com calma e paciência, vais conseguir reservar. Fala com o padre, o padre é que tem autoridade na igreja. Tenta passar lá no horário de atendimento. Boa sorte ❤️
    • Responder
  • Mariana
    Noivo Experiente Junho 2025 Setúbal (Concelho)
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Alexandra,
    Creio que exista variações de igreja para igreja… mas nós casamos em junho e marcamos a igreja em outubro 2024, foi quando abriram agenda. Mas acredito que existam algumas que sejam muito procuradas e que seja complicado… mas vai dar certo, vais ver 😊
    • Responder
  • Sónia
    Noiva Constante Abril 2026 Sintra
    Sónia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Alexandra! Nós casamos em abril de 2026 e quando fomos à secretaria da igreja, foi-nos dito que só em janeiro de 2026 é que marcavam. Eu expliquei que isso para nós era um problema devido a termos família no estrangeiro que necessita de se organizar com antecedência. Em resultado desta conversa, após confirmar com o padre, fizeram-nos a reserva para o dia que pretendemos. Apenas solicitou que enviássemos mail com indicação do que tínhamos combinado, tendo respondido pela mesma via com a confirmação.

• Responder
  • Beatriz
    Noiva VIP Setembro 2025 Mafra
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Alexandra Smiley smile As burocracias variam muito de igreja para igreja. No nosso caso, casamos em setembro de 25 e só podemos marcar a igreja a partir de outubro de 24

• Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração