Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

D
Noiva Principiante Junho 2024 Vila Franca de Xira

Casamento religioso

Dfly, a 22 de Junho de 2023 às 08:13

Publicado em Fórum Organizar um casamento 40

Bom dia meninas. Eu e o noivinho decidimos casar pela igreja e já falámos com o padre que nos disse para irmos ter com ele em Dezembro para falarmos do que é necessário etc. Mas confesso que gostava de ir com umas luzes sobre o assunto, para termos mais ou menos uma ideia. ° É necessário ter...
Bom dia meninas.
Eu e o noivinho decidimos casar pela igreja e já falámos com o padre que nos disse para irmos ter com ele em Dezembro para falarmos do que é necessário etc.
Mas confesso que gostava de ir com umas luzes sobre o assunto, para termos mais ou menos uma ideia. ° É necessário ter padrinhos de casamento? E quantos podemos ter?
° Temos de pagar algo pela celebração da cerimónia?
° Que documentos são pedidos e mais ou menos os custos.
° O noivo não é batizado, só eu é que sou, ele terá de fazer a catequese e ser batizado?
°É obrigatório fazer o curso de preparação para o matrimónio ou só em algumas paróquias?
Desculpem tantas perguntas, mas estou mesmo em branco sobre estes assuntos.

40 respostas

• Diana
    Noiva Constante Setembro 2023 Amarante
    Diana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá novinha e parabéns pelo noivado.

A Eduarda explicou muito bem o passo a passo.

Vai sempre depender de igreja para igreja, devido ao padre uma vez que tem normas e funcionamento diferentes.

Vou te dar o meu exemplo, vou casar numa igreja que não é da minha zona de residência, neste caso a igreja onde vou casar não me trata do processo de casamento, sendo que tive de me deslocar a igreja da minha zona de residência para falar com o padre e perceber se o mesmo me tratava do processo, sendo assim os documentos necessário numa fase inicial é a Certidão de Casamento (certidão essa que obténs através do Registo Civil e têm um custo de 120€ - conhecido por abertura do processo de casamento e que tens de fazer 6 meses antes da data do casamento na igreja), depois disso entreguei a respetiva certidão e tivemos também que preencher um documento chamado "Inscrição dos Noivos para Casamento Católico" fornecida pelo padre que te trata do processo.

Caso os noivos não sejam da mesma paroquia e tenham realizado o batismo e crisma em paroquias distintas, podem ter que se deslocar as respetivas paroquias e pedir ao padre que ateste o estado livre (Trata-se de provar que nunca contraiu casamento religioso) e certificar que o mesmo foi batizado e crismado. Concluído esta fase e tendo os documentos todos, o padre envia o processo para a diocese e a mesma vai certificar que não existem impedimentos para o casamento religioso. No meu caso tive que pagar 150€ ao padre que me trato do processo de casamento.

Como disse anteriormente irei casar num igreja distinta e para isso foi me pedido o valor de 200€ (supostamente para manutenção da igreja), a este valor esta excluído o pagamento ao padre que seriam mais 100€ de fosse o padre responsável pela paroquia a casar-nos.

No meu caso, tive que entregar diretamente o processo na igreja onde vou celebrar o casamento e os documentos que precisei entregar para além dos mencionados foram os Cartões de Cidadão e comprovativo de morada dos padrinhos no meu caso serão 4.

Em relação ao Curso de Preparação para o casamento para nós foi obrigatório.

Este é apenas o meu caso e aconteceu comigo, não quer dizer que seja regra.

Em relação ao facto do noivo não ser batizado aconselho-te a falar com o padre e perceber o que se tem de fazer em relação a isso.

Espero que te tenha ajudado.

• Responder
  • Eduarda
    Noiva Master Maio 2023 Maia
    Eduarda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Margarida, atenção que o curso não é obrigatório, é aconselhável, já fui madrinha de noivos que não fizeram curso até porque estavam fora do país.
    E é necessário ter 2 testemunhas do casamento e não 2 de cada lado.
    • Responder
  • Eduarda
    Noiva Master Maio 2023 Maia
    Eduarda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá noivinha.
    Isto é um tema que tu tens dúvidas e atendendo às respostas já vi que muitas noivas também têm porque nem todas as informações estão corretas. Eu só casei pelo civil mas ajudei 2 amigas que casaram pela igreja e posso tentar ajudar-te, ou até talvez te dar mais dúvidas, por um simples facto: tudo depende do padre. Parece surreal mas é assim mesmo, em muitas paróquias é o padre que define o que é obrigatório ou não e pronto.

- Ter padrinhos não é obrigatório mas eles pedem 2 testemunhas para assinar. Embora aqui já tenham dito 4 padrinhos, isso não é bem assim. Já fui madrinha e éramos 6 (3 padrinhos e 3 madrinhas) e apenas 2 podiam assinar o livro da igreja. Entretanto há paróquias que já deixam assinar 4.
    - Ter que pagar vais ter sempre, até porque pedem uma contribuição à igreja. Há padres que te dizem para dares o que quiseres mas há outros com montante mínimo (o antigo padre da minha freguesia fazia questão de falar disto no próprio casamento 😱)
    - Os documentos necessários não te sei ajudar.
    - O noivo não ter batismo pode ser um entrave. Mais uma vez depende do padre. Já vi casais terem que mudar de igreja por esse motivo. Se acham que é surreal, já vi pior, um padre se recusar a fazer um funeral por isso 😱
    - O curso de preparação NÃO é obrigatório, mas é aconselhável. Há padres que implicam se não fizerem, há outros que até deixam passar.

Espero ter ajudado um pouco mas o essencial é saberes como funciona o padre que vos vão casar.
    • Responder
  • Inês
    Noiva Master Maio 2024 Póvoa de Varzim
    Inês ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Bom dia noivinha ! Parabéns pelo noivado espero que sejam muito felizes

Nós só vamos reunir em novembro mas já me disseram que preciso de várias papeladas. Em relação à cerimónia vamos pagar 150 euros

• Responder
  • Joana
    Super Noiva Julho 2023 Madeira
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá noivinha! O curso de preparação do matrimónio não é obrigatório, apenas aconselhado. Relativamente à celebração da cerimónia, os padres não põem preço, por norma pedem para fazeres uma oferta ao padre ou à igreja.

Para o processo religioso vais precisar de certificados de batismo/crisma e identificação dos noivos e padrinhos (na igreja podes ter 4). O processo religioso, a mim ficou-me à volta de 90€, não sei se é igual no resto do país.

Por último, a questão do noivo não ser batizado pode ser um entrave. Isto porque, por noema, os padres aceitam casar quem é batizado e não tem o crisma, mas quem não tem o batizado é um caso diferente porque é dos principais sacramentos. Isso é uma questão de questionares o padre e veres...por norma ele arranjará uma solução Smiley smile

• Responder
  • Cláudia Silva
    Noiva Master Julho 2023 Vila Franca de Xira
    Cláudia Silva ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá noivinha...bem eu acho que muitas dessas questões que colocas depende de padre para padre....alguns obrigam a que sejam batizados outros não...uns têm valor fixo para fazer a celebração outros aceitam o que quiserem dar...

Quanto ao curso, penso que agora todos terão de o fazer...

Os Padrinhos poderás ter 2 de cada lado, mas nem é obrigatório...podes nem ter.

Bons preparativos Smiley smile

• Responder
  • Margarida
    Noiva VIP Junho 2024 Santarém (Concelho)
    Margarida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    E parabéns pelo noivado!!!!
    • Responder
  • Margarida
    Noiva VIP Junho 2024 Santarém (Concelho)
    Margarida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O curso de preparação é obrigatório. Batismo não sei, mas falem com o padre e ele diz. Não são obrigatórios padrinhos mas têm de ter 2b testemunhas cada um. Acho que não há custo mas costuma dar-se uma doação para a igreja. Quanto a documentos têm de ter os certificados de batismo e crisma para quem os tem. Tudo tem de ser tratado a no máximo 6 meses do casamento.
    Mas eu falava mesmo com o padre.
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Grupos gerais

Inspiração