Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Jessiica
Noiva Curiosa Agosto 2021 Sintra

Casamento religioso

Jessiica, a 29 de Setembro de 2019 às 10:05 Publicado em Fórum Cerimónia Nupcial 0 18
Olá noitinhas tudo bem ?
Vou casar dia 29 de agosto na igreja de montelavar (que não é a minha igreja de residência). Pedi a minha igreja de batismo o comprovativo do meu baptismo mas a sra disse me que tenho de abrir o processo na minha igreja de residência. Mas em montelavar apenas me disseram para levar os papéis.
Alguém me pode ajudar neste assunto ? Como se trata o casamento religioso? Obrigado

18 respostas

Última atividade por Filomena, a 29 de Setembro de 2019 às 23:16
  • Filomena
    Super Noiva Junho 2019 Lisboa (Concelho)
    Filomena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Bom no nosso caso, depreendo que seja igual para todos, pediram 150€ pela cerimónia e 25€ pelo tapete...
    • Responder
  • Jessiica
    Noiva Curiosa Agosto 2021 Sintra
    Jessiica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Só residi aqui por isso é só aqui que preciso do papel.
    Nao não, não perguntamos
    • Responder
  • Filomena
    Super Noiva Junho 2019 Lisboa (Concelho)
    Filomena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Mas para que a paróquia da tua residência ateste que estás solteira, tem de contactar todas as paróquias onde residiste desde o batismo até ao momento em que pretendes celebrar casamento. E, tanto quanto me lembro, cada uma dessas paróquias emite um certificado que custa 10€/cada (eram 5 paróquias), além dos certificados de batismo de ambos, depois ainda paguei os selos/envelopes e um valor também de 10€ relativo a uns editais que tanto quanto sei, já não são afixados... No nosso caso foi assim. E se já foste à Igreja de Montelavar já sabes quanto é que eles pedem pela cerimónia e tapete 🙄
    • Responder
  • Patricia
    Top das Noivas Outubro 2019 Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu na altura que abri o processo falei com a senhora da igreja do algueirao e ela abriu o processo, como não fizemos CPM tivemos apenas um diálogo com o diácono
    • Responder
  • Jessiica
    Noiva Curiosa Agosto 2021 Sintra
    Jessiica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Quais os papéis que precisamos ? Só me disseram que era o certificado de batismo e um atestado como sou solteira.
    • Responder
  • Filomena
    Super Noiva Junho 2019 Lisboa (Concelho)
    Filomena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Mas se eles é que têm todo o trabalho na instrução do processo, em pedir as certidões, é natural que tenhas que pagar...

    Paguei também na Igreja de Montelavar pela celebração, tapete e fizemos doação pelo CPM. Aqui é que já lamento que tenha sido pago... Para mim não faz sentido é pagares pela cerimónia. Podias dar uma doação... Sou católica praticante e fiquei muito indignada por esta Igreja exigir o pagamento da cerimónia
    • Responder
  • Jessiica
    Noiva Curiosa Agosto 2021 Sintra
    Jessiica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Mas eu não quero pagar na igreja de Mem martins não faz sentido. Tenho de ir lá
    • Responder
  • Jessiica
    Noiva Curiosa Agosto 2021 Sintra
    Jessiica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigado Patrícia. Então é igual a mim mas eu vou para montelavar. Tiveste de falar com o padre ?
    • Responder
  • Patricia
    Top das Noivas Outubro 2019 Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Jessica ! Eu vou casar em pero Pinheiro e a minha paróquia é São José em Algueirão Mem Martins. Eu tive de abrir em Algueirão-Mem Martins e depois a minha mãe foi buscar os papéis e levou a pero Pinheiro
    • Responder
  • Filomena
    Super Noiva Junho 2019 Lisboa (Concelho)
    Filomena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá! Também casei na Igreja de Montelavar e a primeira Igreja onde fui (tentar) tratar dos papéis foi na Igreja do meu batismo e crisma (fazia sentido, certo?!) mas afinal tinha que ir à da minha residência. Assim fiz, paguei uma batelada de dinheiro (supostamente por uns editais que até já nem colocam...), e quando receberam as informações de todas as paróquias (no meu caso eram duas mas o Fred tinha residido em três paróquias) emitiram o certificado que entreguei na Igreja de Montelavar.
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nenhuma de nós substitui uma conversa com o padre que nos casa ou o padre da nossa residência. Nenhuma de nós substitui uma vida religiosa ativa. Voluntariamente tentamos ajudar e informar com base na nossa experiência. Aceitei que digas o que vai da tua experiência. também direi da minha. Bjs
    • Responder
  • V
    Top das Noivas Setembro 2019 São João da Madeira
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Milhinha é verdade que há casos e casos e eu apenas disse que não era 100% verdade. A minha experiência e das muitas noivinhas que vejo por aqui é que quando nos casamos numa paróquia diferente da do baptismo os padres solicitam-nos os documentos em vez de os Irene buscar eles. Há sempre excepções e estás não podem ser tomadas como certas para não iludirmos as noivas.
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Há casos e casos. E a paróquia onde vou casar vai tratar de enviar os processos. Só posso falar do que sei e do que é a minha experiência. Bjs
    • Responder
  • V
    Top das Noivas Setembro 2019 São João da Madeira
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Atenção que isso só é 100% verdade se os noivos foram batizados e se forem casar na mesma igreja. Caso contrário os
    noivos têm que se deslocar à paróquia onde foram balizados para pedirem os certificados de batismo e depois levarem as mesmas à paróquia onde estão a iniciar o processo religioso.
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Jessica. Ambos têm razão. O processo abre-se na paróquia de residência da noiva e deve ser o pároco a pedir os documentos (certidão de baptismo e outros) às paróquias onde estiveram os noivos. Tu só terias de tratar dos papéis do civil teoricamente. Deixo-te o meu debate sobre o assunto: Processo Religioso: a Agenda Obrigatória para Noivas em Preparação! https://comunidade.casamentos.pt/forum/archive/processo-religioso-a-agenda-obrigatoria-para-noivas-em-preparacao--t214687 bjs
    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Smiley smile da uma vista de olhos neste artigo, vais encontrar tudo o que precisas: https://www.casamentos.pt/artigos/o-que-necessito-para-me-casar-na-igreja--c5230
    • Responder
  • Rita
    Noiva Constante Junho 2021 Paços de Ferreira
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bom dia Jéssica! Eu também vou casar numa paróquia que não é a minha nem a residência do noivo. Por isso, vamos ter de abrir o processo na minha paróquia de residência e depois transferir o processo para o local onde vamos casar 😊
    • Responder
  • V
    Top das Noivas Setembro 2019 São João da Madeira
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Jessica, por norma tens que abrir o processo religioso na tua paróquia e daí o processo segue para a paróquia onde pretendes casar.
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração