Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Marlene
Noiva Ativa Maio 2019 Caldas da Rainha

Casamento religioso

Marlene, a 20 de Julho de 2018 às 22:45 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 24
Olha novinhos 😊 olhem venho por uma questão.
Alguem sabe os custos todos que temos com a igreja? Não estava a pensar fazer o casamento religioso queríamos algo simples, mas estamos a mudar de opinião e queremos algo mais elaborado, mas ainda não temos noção nenhuma, preços, e o que é preciso. Obrigada, boa continuação 😘

24 respostas

Última atividade por Maximino, a 7 de Novembro de 2019 às 13:38
  • M
    Óbidos
    Maximino ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

É claro que há preços que podem mudar de paróquia para paróquia...

(vou falar da minha paróquia)
    Mas o normal é...:

10 euros por cada certidão de baptismo ou de estado livre se for pedido a paróquia estranha, aquela em vai celebrar o casamento...

(o que quer dizer que se tiver sido baptizada na paróquia onde vai casar, não tem o valor das certidões...)

Na minha Paróquia temos o processo já informatizado e sediado num servidor a quem temos de pagar uma taxa anual...
    (Normal portanto que os noivos devam comparticipar essas despesas...)
    Depois, a paróquia tem de informar as paróquias onde os noivos foram baptizados da efectivação do seu casamento católico...

Terá também de enviar ao Registo Civil (registada) a copia da acta do casamento, para averbamento no processo civil...

- De todas essas despesas, na minha paróquia os noivos pagam uma importância de 30 euros onde já estão incluídos todos os custos referidos...

Pela celebração religiosa não é exigida qualquer verba, sendo dados aos padrinhos envelopes (que já podem trazer de casa), onde colocarão o que puderem ou quiserem, para ajuda das despesas tidas na Paróquia com o casamento (entre elas a limpeza do espaço onde decorreu a cerimónia...)...
    Posso dizer que desde haver quem não dê nada, ou dê 5 ou 10 euros...até a quem seja bastante generoso "temos de tudo"...
    No entanto esclareço que se alguém não tiver mesmo possibilidade económica, não deixará de casar por esse facto...
    (Deixem-me no entanto lembrar...que as despesas tidas na Igreja, são uma ínfima percentagem das despesas que os noivos possam ter com o seu casamento...)

-(Esclareço que não sou noivo e apenas comentei para dar alguns esclarecimentos a quem deles necessite...)

• Responder
  • Catarina
    Noiva Master Outubro 2018 Ovar
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Marlene, os preços na igreja podem variar de paróquia para paróquia. Não te consigo dar um valor X. De qualquer modo fica com a ideia que precisas de abrir o processo civil que custa €120 (se for com regime normal de bens), tens de fazer o CPM (que no nosso caso não nos foi pedido €, apenas uma ajuda em envelope fechado, dentro daquilo que cada um pudesse, para os materiais. Nós demos €10) e tens de tratar da burocracia a pedir certidões de batismo e assim (não sei quanto custa porque ainda não tratei disso).

• Responder
  • Joana
    Noiva Experiente Setembro 2018 Coimbra (Concelho)
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Neste assunto não te posso ajudar, o meu casamento será civil. Mas espero que o preço seja acessível. Bons preparativos!

• Responder
  • A
    Noiva Ativa Maio 2020 Silves
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nossa cada vez está mais caro 82€ ..... :/

Qualquer dia pendem nos uma fortuna

• Responder
  • Patricia
    Top das Noivas Outubro 2019 Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Primeiro passo querida, é ires há tua paróquia com os cartões do cidadão, cédula de batismo ou então o nome da paróquia do dia em que foi o vosso batismo. Eu paguei 82€ porque o noivo é de uma paróquia de fora e vamos em princípio azar naquela igreja. Podes super mudar de paróquia e aí tem um custo de mudança de processo que nao sei o valor. Para além disso, não tens obrigatoriamente que ser casada pelo padre da tua paróquia pode ser por outro e acho que acresce mais um custo. Tens que fazer o CPM que é grátis e ir ao registo civil tratar do teu processo civil que o valor irá depender do regime de bens que queres.
    Espero ter-te ajudado !
    Beijinho
    • Responder
  • Gisela
    Noiva Master Outubro 2018 Vila Franca de Xira
    Gisela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tens que ir à das caldas tratar do processo e dizer que o processo é para transferir para Óbidos
    • Responder
  • Mariana
    Noiva Ativa Outubro 2018 Sintra
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Depende. E da tua morada de residência. Para depois pedires a senhora que lá está para trazer os papéis do teu batismo e os papéis do noivo.
    • Responder
  • Mariana
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Isso também é pago!!!!! 😂😂😂💸💸💸
    e o que costumo dizer palavra casamento vende!!! 🤔🤔
    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Outubro 2021 Abrantes
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Sim faz isso. nada melhor que perguntar na paróquia. Smiley smile
    Boa sorte Smiley smile Beijinhos

• Responder
  • Marlene
    Marlene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu fui batizado em obidos e sou das caldas, queria me casar em obidos, qual é a minha paróquia?
    • Responder
  • Marlene
    Marlene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Fogo tanto dinheiro só por papelada 😅 em relação ao coro eles(padres) costumam ter alguém? Ou recomendam alguem? Eu não conheço ninguem
    • Responder
  • Gisela
    Gisela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olha assim a jeito de resumo de valores:
    - certidão de nascimento no notário 20€/cada
    - taxa da certidão de batismo de cada um
    - entrada do processo de casamento 120€
    - processo na igreja 100 +/-

Não sei quanto custa o certificado do civil para o casamento religioso, porque no nosso caso já casamos pelo civil...
    • Responder
  • Mariana
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu também não paguei o CPM. Mas tenho amigas que pagaram 59 euros. Em relação a igreja eu vou ter que pagar... pois não vou casar na igreja da minha paróquia.
    • Responder
  • Mariana
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim não é barato não. E depois são os papéis que também tens que ter que custam 10 euros que são a dizer onde nasceste e isso..
    mas o pior mesmo é pagares 124 euros no cartório por um papel 🤔🤔
    • Responder
  • Marlene
    Marlene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Também tenho de ir ver entretanto, porque também vai influenciar a quinta.. ainda não tenho quinta e a que estou a pensar também não tem muito espaço exterior para a cerimónia mas fica muito perto da igreja que eu gosto muito.. vou ver se trato disso ainda está semana 😊 obrigada
    • Responder
  • Gisela
    Gisela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oh Mariana eu não paguei o CPM, pediram um donativo aos presentes, tal como a igreja também normalmente não é paga... Há um envelope cada um dá o que pode e o que entende...

Em relação a taxas na paróquia mais taxas no notário sim... É mais ou menos isso 100+100...
    • Responder
  • Marlene
    Marlene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Mariana, ainda sai caro 😞
    • Responder
  • Marlene
    Marlene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Gisela😊 beijinhos
    • Responder
  • Gisela
    Gisela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É verdade deixo-te este link para a minha partilha que também tem o link da partilha da Miau...https://comunidade.casamentos.pt/forum/archive/cpm-a-minha-experiencia--t169560
    • Responder
  • Mariana
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Marlene. No meu caso foi 104 euros para a minha paróquia, mais 124 euros para o cartório e mais 100 euros na igreja que vamos casar. O CPM também se paga. É um curso de preparação para matrimônio.

beijinhos e bons preparativos
    • Responder
  • Gisela
    Gisela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    CPM ou centro de preparação matrimonial é uma espécie de curso onde os noivinhos vão ouvir já casados sobre alguns temas mais ou menos controversos na vida de um casal, como a importância do diálogo, a fertilidade e os filhos, a importância de nós conhecermos a nós e ao outro... Tens também uma missa...

As experiências divergem muito de paróquia para paróquia mas garanto que uma coisa faz, põe vos a pensar e a falar um com o outro...

Faz-se bem não te preocupes, o problemático são mesmo as datas porque não há muitos...
    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Outubro 2021 Abrantes
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Sinto-me com o mesmo problema. Inicialmente queríamos casar pelo registo mas aos poucos decidimos que queremos que seja pela igreja, mas ainda não temos noção de nada.

Estou a pensar em passar ir daqui a uns tempos a igreja da minha terra e falar com alguém e tirar todas as minhas dúvidas (desde preços, que equipamentos a igreja dispõe, documentos necessários, curso de preparação para o matrimónio, etc.) Smiley smile

Boa sorte. Smiley smile

• Responder
  • Marlene
    Marlene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Gisela, o que é o CPM?
    • Responder
  • Gisela
    Gisela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Marlene...

Os custos dependem muito de paróquia para paróquia mas costumam rondar os 100€ +/- fora os impressos e as taxas do notário...

O ideal é mesmo ires à paróquia da tua residência ( residência da noiva ) e pedir informações sobre o processo matrimonial...
    Eles dizem-te os papéis e os prazos em que os deves entregar na paróquia... Aproveita e vê se tens que fazer o CPM e em que altura +/- costumam acontecer...

Beijos
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração