Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Margarida
Noiva Novata Junho 2027 Oliveira de Azeméis

Casamento por civil ou igreja ?

Margarida, a 20 de Julho de 2025 às 13:39 Publicado em Fórum Cerimónia Nupcial 1 16
Olá queridas noivas, gostava de pedir a vossa opinião acerca do casamento por civil.
Estou muito indecisa em fazer um casamento por civil na quinta ou se casamos pela igreja 🫣

Acho lindo os casamentos por civil nas quintas mas tenho medo de a cerimónia ser muito impessoal e curta.A igreja estou em dúvida porque como não sou praticante, não sei que padre chamar.
Aguardo os vossos feedbacks 💕

16 respostas

Última atividade por Margarida, a 19 de Agosto de 2025 às 08:10
  • Margarida
    Margarida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Bárbara 😌
    • Responder
  • Margarida
    Margarida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Mariana
    Muito obrigada pelo feedback 😍
    Acredito que irá ser lindo, beijinhos e muitas felicidades
    • Responder
  • Bárbara Fazenda
    Super Noiva Agosto 2025 Oliveira de Azeméis
    Bárbara Fazenda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Tens de fazer o que para voçes faz sentido .

Todo o casamento é legitimo da forma que escolhemos , desde que se seja feliz Smiley heart

• Responder
  • Margarida
    Margarida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Eduarda
    Muito obrigada pelo feedback ☺️
    Beijinhos
    • Responder
  • Eduarda
    Noiva Principiante Setembro 2026 Baião
    Eduarda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá, Margarida. No meu caso vou casar na igreja porque era o meu sonho. Mas, um casamento pode ser tão impessoal pelo civil como pela igreja. Eu já fui a um casamento civil em que só leram os artigos do código civil. Mas, também ja estive num casamento religioso que não se notava a diferença entre uma missa normal e o casamento. Conheço 2 noivas que vão casar no próximo ano na quinta e o que vão fazer é casar no registo civil no dia anterior e no dia do casamento vão contratar um celebrante para fazer a cerimônia na quinta. Se queres uma opção mais pessoal pode ser uma boa hipótese para ti.
    • Responder
  • Anthoniocarlos
    Lisboa (Concelho)
    Anthoniocarlos ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi, linda! Sei que sou uma estranha e nova para você, mas fique à vontade. 🥰
    Me chama no Messenger quando puder, seria ótimo conversarmos!
    Continue incrível e se cuide! ❤️‍🔥
    • Responder
  • Margarida
    Margarida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Catarina pela ajuda 🥰
    Um beijinho e que tenham um dia lindo 😘
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Ativa Outubro 2026 Seixal
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Margarida,

Eu acho que tu já estás decidida...Smiley winking

Se queres algo personalizado e bonito consegues ter igualmente com uma celebrante como outras meninas disseram também.

Eu nunca estive num com celebrante ( vou ter no meu) mas acredito pelo que dizem que é igualmente ou até mais bonito, porque é adaptado à vossa história de amor.

Um beijinho

• Responder
  • Margarida
    Margarida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Joana ☺️
    Muito obrigada pela mensagem, sem dúvida que será uma cerimónia linda
    Agradeço o ferdback e sempre bom ter opinião das pessoas para perceber como funciona Obrigada e sejam muito felizes ☺️
    • Responder
  • Margarida
    Margarida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Alexandra, obrigada pela tua mensagem.
    Irei procurar celebrantes para tentar perceber um bocadinho melhor
    • Responder
  • Joana
    Noiva Constante Setembro 2025 Vila Nova de Famalicão
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Margarida 😊

Essa decisão é mesmo muito, muito pessoal.

No meu caso, tanto eu como o noivo não somos católicos praticantes e quando pensamos em casar, o nosso pensamento sempre foi fazer algo mais intimista e mais "nosso".

Surgiu logo a ideia que fazer a cerimónia logo na quinta, mas com uma celebrante.

Já reunimos com ela e contamos a nossa história de amor, falamos da nossa família, da nossa infância etc... e agora a celebrante irá "criar" uma história relacionada com o nosso amor e o nosso percurso.

Por exemplo, eu na reunião fiz questão de mencionar a ligação que tive com os meus avós maternos e pedi mesmo à celebrante, para frizar isso na cerimónia.

O meu casamento será só em setembro, mas tenho a certeza que será uma cerimónia bonita e cheia de amor. O meu pensamento, sempre foi fazer uma cerimónia com impacto para nós, noivos, mas acima de tudo para os convidados, para eles que no fim, elogiem e me digam "Joana, foi a cerimónia mais bonita onde já estive".

Mas lá está, a escolha é muito pessoal e depende muito de quanto vocês como casal, são ligados à igreja ou não.

Um beijinho.

• Responder
  • Alexandra
    Super Noiva Setembro 2026 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá, Margarida. Smiley smile

Eu vou casar através da Igreja. Não sou praticante, tenho a minha fé. Mas mesmo assim, vou fugir à cerimónia religiosa dita tradicional. O Padre que escolhemos para a celebração é conhecido por desenvolver outro tipo de cerimónias não tão monótonas e com maior significado.

Quanto à cerimónia civil, pode ser igualmente uma bonita celebração. Há determinados "rituais" da cerimónia que podem ser adaptados ao vosso gosto.

• Responder
  • Margarida
    Margarida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Adriana, agradeço a tua resposta ☺️.
    Pois, por nunca ter assistido a um casamento civil e que estou sem saber como será a cerimónia.
    Mas sem dúvida que para mim casar num espaço verde faz muito mais sentido.Muito obrigada pela ajuda 🥰
    • Responder
  • Adriana
    Noiva Experiente Julho 2026 Gouveia
    Adriana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Margarida! Concordo com tudo o que a Mariana disse. Mas a tua decisão final vai depender muito também da força da tua crença. Se achas que casares-te pela igreja tem mais significado para ti, opta por isso. Eu também me vou casar pelo civil e sinto que não poderia ser da outra forma. Para além de te poderes casar ao ar livre, talvez nalgum sítio especial para vocês, as cerimónias são muito mais leves e, apesar de serem um pouco mais curtas do que as religiosas, sinto que têm bastante mais significado pessoal pois são adaptadas a ti e ao teu noivo, contam a vossa história, tal como a Mariana disse, e as pessoas tendem a dar um feedback bastante positivo Smiley smile já fui a duas e adorei. Para o meu noivo, a nossa será a primeira dele Smiley smile
    • Responder
  • Margarida
    Margarida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Mariana
    Muito obrigada pelo teu feedback 😍
    • Responder
  • Mariana Duarte Monteiro
    Noiva Master Julho 2024 Sintra
    Mariana Duarte Monteiro ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Margarida, nós casámos na quinta e contratamos um celebrante. Ele fez reuniões connosco, para nos conhecer a nós e à nossa história, e fez um guião para o dia do casamento com tudo aquilo que falámos. Devo dizer que adorámos, contou a nossa história e tornou toda a cerimónia bonita e nada chata. Durou cerca de 45min a cerimónia e o feedback que tivemos dos convidados foi muito bom, todos adoraram e a maioria chorou com a emoção. O nosso casamento foi o primeiro a que fui com celebrante e recomendo!
    Bons preparativos ❤️
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração