Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Cátia
Noiva Constante Agosto 2019 Aveiro (Concelho)

Casamento por civil e igreja

Cátia, a 28 de Abril de 2018 às 19:02 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 17
Olá meninas uma dúvida que ainda não procurei resposta, pois só posso me ir informar quando estiver de férias.
Mas alguma de vocês sabe quanto tempo antes de fazer a cerimónia na igreja é que me posso casar?

17 respostas

Última atividade por Lidia, a 14 de Novembro de 2020 às 19:41
  • Lidia
    Noiva Novata Maio 2025 Alcobaça
    Lidia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sendo assim depois fica registado no registo que a pessoa é casada pela igreja?
    • Responder
  • Cátia
    Noiva Constante Agosto 2019 Aveiro (Concelho)
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois era o que tambem estava a pensar fazer casar civilmente ate ao fim do ano e para o ano em agosto é que ja tenho tudo organizado sabes custos disso tudo?
    • Responder
  • Daniela
    Noiva Master Agosto 2019 Viseu (Concelho)
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá 🙂 Quanto tempo quiseres antes. Só depois tens que ir pelo menos 6 meses à conservatória pedir um papel. Eu casei por civil à 2 semanas e o da igreja é só para o ano em Agosto... na conservatória disseram logo que não havia mal nenhum. 😊😊
    • Responder
  • R
    Noiva Master Agosto 2018 Aveiro (Concelho)
    Rosana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    O Civil tem de ser no periodo de 6 meses antes do casamento religioso

    • Responder
  • Patricia
    Noiva Ativa Julho 2018 Aveiro (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vais ao civil pagas 120€ por um papel e depois tens a validade de 6 meses para casar pela igreja apartir do momento que tens o papel da conservatória
    • Responder
  • Lena
    Noiva Experiente Agosto 2019 Leiria (Concelho)
    Lena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Cátia

    Isso só acontece se os noivos quiserem. Há noivinhas que, por opção, casam primeiro pelo civil e depois fazem a cerimónia religiosa.
    O mais comum é casar pela igreja e pelo civil no mesmo dia, tal como a Jacinta te explicou

    Beijinho
    • Responder
  • Jacinta
    Top das Noivas Outubro 2017 Barcelos
    Jacinta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não tens de agradecer! Estamos cá para isso! ☺️

    Se fores falar com o padre, ele também te esclarece, se quiseres! 😉
    É mesmo simples e rápido! Não tens de te preocupar!

    Continuação de bons preparativos!
    Beijinho
    • Responder
  • Cátia
    Noiva Constante Agosto 2019 Aveiro (Concelho)
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ok obrigado então
    • Responder
  • Jacinta
    Top das Noivas Outubro 2017 Barcelos
    Jacinta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Há quanto tempo foi isso? Antigamente (e regiro-me ao tempo dos nossos avós e dalguns pais, dependendo da idade), o casamento religioso ainda não era reconhecido pelo Registo. Mas, entretanto, o casamento religioso (da Igreja Católica e o realizado por alguns "celebrantes" doutras religiões) passou a ser reconhecido, automaticamente.
    Por isso, vocês só têm de se deslocar a um Registo qualquer, abrir o processo e entregar o papel ao padre, querida! Nada mais! 😉
    Mas, quando vais abrir o processo ao Registo, a pessoa que vos atender explica isso tudo! ☺️
    • Responder
  • Cátia
    Noiva Constante Agosto 2019 Aveiro (Concelho)
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Mas os meus pais casaram se por civil e passado 1 ano casaram se pela igreja
    • Responder
  • Jacinta
    Top das Noivas Outubro 2017 Barcelos
    Jacinta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Cátia! ☺️

    Tens de ter atenção ao que "ouves", pois há muita confusão nestas situações... (não sei bem porquê)

    Então, é assim: se tu te vais casar pela Igreja, desde que seja católica ou outra mas que esteja reconhecida pelo Registo, NÃO tens de te casar pelo civil antes! Só tens de abrir o processo antes do casamento religioso (seis meses, no máximo, de antecedência, pois é o prazo de validade dos documentos).
    "Abrir o processo" significa irem ao Registo, dizerem que querem casar um com o outro, escolher o Regime de Bens e pagar. Depois, passado um ou uns dias, vocês têm de ir buscar o documento (o tal com validade de seis meses), que é o que têm de entregar ao padre, para vos poder casar e formalizar o casamento no Civil. Mas, isso, já é ele que faz! O vosso "trabalho" termona quando entregarem, o papel de abertura do processo, ao padre! 😉 A partir daí, não têm de se preocupar com mais nada!

    Percebeste, querida?
    Se tiveres dúvidas, diz! ☺️ Esclareço-te no que precisares!

    (Para responderes a alguém, tens de clicar em "responder", no comentário da pessoa a quem respondes, caso contrário a pessoa não sabe que lhe respondeste. 😉 Neste caso, a Joana não sabe que lhe enviaste uma mensagem...)

    Beijinho
    • Responder
  • J
    Noiva Experiente Setembro 2018 Setúbal (Concelho)
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O Sr Padre disse para abrir o processo no registo civil e depois levar lhe o papel, deves dizer no registo que é para realização de cerimónia religiosa. O processo não pode ser aberto antes dos 6 meses. No dia que casares na igreja ficas casada civilmente.
    • Responder
  • Sara
    Noiva Experiente Setembro 2018 Lisboa (Concelho)
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho que não. Tamben é algo que nao perguntei ainda mas penso que seja assim..oubespero que seja pois so fui abrir o casamento civil a conservatoria. Nao tratei de mais nada
    • Responder
  • Cátia
    Noiva Constante Agosto 2019 Aveiro (Concelho)
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Mas para isso tenho de pagar um extra pela deslocação do notario ou la quem é nao é?
    • Responder
  • Sara
    Noiva Experiente Setembro 2018 Lisboa (Concelho)
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sim o registo é a seguir a cerimonia religiosa
    • Responder
  • Cátia
    Noiva Constante Agosto 2019 Aveiro (Concelho)
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Como? Isso é possível?
    • Responder
  • J
    Noiva Experiente Setembro 2018 Setúbal (Concelho)
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Queres te casar antes de casares na igreja? Porque não fazê lo no mesmo dia?
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração