Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Mafalda
Noiva Ativa Abril 2025 Cascais

Casamento pequeno a ficar micro 🥲

Mafalda, a 5 de Fevereiro de 2025 às 20:46 Publicado em Fórum Casamentos.pt 0 22
Oioi noivinhas,

O que mais temia esta efetivamente a acontecer! Tínhamos estimado 85 convidados e neste momento, a menos de 3 meses, vamos em 55 pessoas confirmadas sendo a maior parte do lado do noivo. Fico muito triste estar a ver estas negas, principalmente de pessoas próximas e até algumas família. Como estão a reagir com isto? Estou super desmotivada 😞

22 respostas

Última atividade por Magda Calisto, a 10 de Fevereiro de 2025 às 16:33
  • Magda Calisto
    Noiva VIP Maio 2025 Tavira
    Magda Calisto ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim, claramente é uma ajuda 😉
    • Responder
  • Adriana
    Noiva Ativa Julho 2026 Gouveia
    Adriana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Nós também não temos apoio monetário de ninguém, o que limita um pouco mais as coisas também. Mas felizmente a quinta permite-nos pagar o valor a 100% depois do casamento, o que já facilita "um bocadinho" Smiley winking

• Responder
  • Magda Calisto
    Magda Calisto ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Adriana!
    No nosso caso é diferente porque não queríamos um casamento muito grande, não mais de 60 a 65 convidados no máximo, por isso tivemos de deixar algumas pessoas para a lista B mas não porque não sejam importantes para nós ou que não gostássemos tanto de os ter lá... É mesmo porque preferimos ter uma Lua de Mel como a que iremos ter e onde iremos gastar muito dinheiro 💰 e nós não temos apoio monetário dos nossos pais...
    • Responder
  • Adriana
    Noiva Ativa Julho 2026 Gouveia
    Adriana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Mafalda! Vou ser honesta e dizer que também tenho um pouco de receio que isso aconteça no meu. No meu caso, temos 180 convidados mas temos que pensar em reduzir para os 150. No entanto, do meu lado são apenas 60 e tenho um ligeiro receio que as pessoas que gostava muito de ter no meu dia não compareçam, mas não podemos fazer nada e muito menos nos devemos martirizar por tal motivo. É cliché mas só está mesmo quem interessa!

Também dei a ideia do plano B / lista de stand-by ao noivo, mas ele diz que se essas pessoas não chegaram à lista A, também não faz sentido pô-las como "suplentes", pois é sinal que não são tão importantes assim para fazerem parte do nosso dia. Pode ser um pouco ríspida ou áspera esta maneira de ver, mas na verdade ele tem razão.

Pensa que o dia não vai deixar de ser especial por isso. Quem realmente se interessa por ti e pelo teu noivo e se importa convosco e vos ama de verdade, lá estará Smiley smile Desfruta ao máximo! No final de contas, o dia é só vosso. Os outros que estão presentes são apenas testemunhas Smiley smile

• Responder
  • Magda Calisto
    Magda Calisto ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá de novo Mafalda!

Não há qualquer problema nisso, nós também enviámos convite digital aos da Lista B Smiley winking

Vais ver que tudo se resolve!

Beijinho

• Responder
  • Quirina
    Noiva Experiente Julho 2025 Lisboa (Concelho)
    Quirina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É isso. Ao menos ficamos de consciência tranquila, porque convidámos.
    • Responder
  • Mafalda
    Mafalda Online ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Joana! Obrigada pelas palavras Smiley heart não temos esse impasse, porém vou ficar com "crédito" no hotel pois já paguei pelas pessoas que achavam que iam. Como disse, sendo um casamento pequeno e a maior parte das pessoas ser próxima, nunca achei que houvesse tantas negas. Mas pronto! Tudo se irá resolver Smiley smile beijinhos!

• Responder
  • Mafalda
    Mafalda Online ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada pelas palavras Sonia Smiley heart

• Responder
  • Mafalda
    Mafalda Online ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Temos de ver as coisas pelo lado positivo, agora é um problema...amanhã haverá outros 😅 custa mas infelizmente, não podemos fazer mais do que aquilo que já fizemos! Beijinhos e força Smiley heart

• Responder
  • Mafalda
    Mafalda Online ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Magda,

Nunca tinhamos pensado numa lista B, claramente, big mistake 😅 mas sim, já tenho alguns nomes para efetivamente convidar, embora terá de ser por convite digital pois os que tenho impressos estão com data de resposta a 08/02...

• Responder
  • Mafalda
    Mafalda Online ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Raquel, obrigada pelas palavras Smiley heart sinceramente nunca tinha pensado numa lista B, achava que não teria negas, mas erro de principiante nestas andanças ahah.

Beijinhos!

• Responder
  • Mafalda
    Mafalda Online ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada pelas palavras Sandrine Smiley heart

• Responder
  • Mafalda
    Mafalda Online ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada Carolina, é tentar pensar no lado positivo Smiley heart

• Responder
  • Mafalda
    Mafalda Online ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Raquel!

Alguns motivos são indisponibilidade financeira, compromissos de trabalho...até agora foram razões lógicas e acredito que sejam verdadeiras, mas mesmo assim, custa um pouco Smiley sad mas é tentar pensar pelo lado positivo. Tenho algumas pessoas que não sabia se devia ou não convidar, mas pronto, irei avançar! Agora o meu problema é que os convites impressos têm a data 08/02 para darem resposta, vou ter de fazer convite digital...

Obrigada Raquel, beijinhos!

• Responder
  • Joana
    Noiva Ativa Setembro 2025 Vila Nova de Famalicão
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Mafalda 😊

Por acaso, também tenho o mesmo receio do que tu, convidei exatamente o mesmo número de pessoas e ainda não sei quem realmente irá.

Eu caso em Setembro e apenas entreguei os convites, ainda não tive qualquer feedback por parte dos convidados.

Uma pergunta às outras noivinhas, com que antecedência estão a pedir aos convidados que confirmem a presença?

Mas Mafalda não desanimes, tenta compreender o real motivo do NÃO dos convidados, se por doença, se por problemas financeiros etc... Se à partida, não for nenhum destes casos, realmente pensa que estará no teu dia as pessoas que realmente interessam e que fizeram o gosto e o carinho de estar presentes no teu grande dia. Imagina eu vou casar a uma sexta-feira e a minha sogra disse-me logo, atenção que muita gente não vai ir por ser dia de trabalho e eu só penso, se um amigo meu ou familiar não poder despender de um dia de férias para estar presente no meu dia, então também não faz falta.

São nestes momentos que realmente vemos quem se importa, por isso foca-te nisso. Mais vale poucos e bons.

O que único senão, que não sei se é o teu caso, mas é o meu, se forem realmente menos convidados o preço por pessoa aumenta e claro que é sempre chato, porque uma pessoa fez as contas de uma forma e pode sair tudo ao lado.

Vai correr tudo bem!

• Responder
  • Sónia
    Noiva Constante Abril 2026 Sintra
    Sónia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Mafalda! Concordo com as outras noivinhas, só faz falta quem está e quem faz questão de celebrar esse dia com vocês. Entendo que deve ser muito triste, mas tenta olhar para isso de uma forma positiva, quem estará lá no vosso dia serão as pessoas que não dispensam o estar lá. Considera a lista B como já foi aqui referido. Acredito que tudo tem uma razão de ser, vais ver que no teu dia te dás conta que até foi pelo melhor e quem sabe, terás contigo pessoas que de outra forma não terias. Vai correr tudo bem, confia! Smiley love

• Responder
  • Quirina
    Noiva Experiente Julho 2025 Lisboa (Concelho)
    Quirina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Mafalda, estou a passar pelo mesmo, também já tive algumas negas de pessoas que achei que iam e começo a ficar triste 😢

• Responder
  • Magda Calisto
    Magda Calisto ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Mafalda!
    Do nosso lado também tivemos algumas negas mas não muitas, apenas 10, uma por motivos de doença e necessidade de tratamentos e outros por motivos de trabalho e outros porque são os cônjuges das pessoas que estão impossibilitadas de vir...
    Mas eu tinha na lista B algumas pessoas que também gostaríamos de convidar e foi o que fizemos e já temos praticamente todas as confirmações à exceção de 2 porque têm um familiar directo acamado.Também já só faltam 3 meses para o nosso casamento e eu convidei-os agora há pouco tempo, vocês não têm ninguém em vista que gostassem de convidar???
    • Responder
  • Raquel
    Super Noiva Agosto 2026 Sátão
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Mafalda,
    Concordo com todas! Não desanimes e pensa que só faz falta quem vai e quem vos quer efetivamente bem. E foi como a Raquel disse, não tens uma outra lista de pessoas que querias ter convidado e não podias? Experimenta dar uma vista de olhos nisso. Não desanimes, nem fiques em baixo 🤍
    • Responder
  • Sandrine
    Super Noiva Maio 2025 Porto (Concelho)
    Sandrine Online ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

É sempre um bocadinho triste quando algumas pessoas próximas recusam, ainda mais quando já estávamos a contar com elas. Mas tenta ver pelo lado positivo: quem estará presente serão as pessoas que realmente fazem questão de celebrar este dia convosco e que vão trazer a melhor energia para a vossa festa! 💛 No final, o que importa não é a quantidade, mas sim a qualidade dos momentos que vão viver. Não desanimes, tenho a certeza de que será um casamento incrível e cheio de amor! 🥰

• Responder
  • Carolina Elias
    Noiva Experiente Agosto 2025 Peniche
    Carolina Elias ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Mafalda, concordo com a Raquel. Dependendo dos motivos há que compreender. Os que efetivamente não vão só porque não apetece pensa que é porque realmente não fazem falta. Se tiverem algumas pessoas que inicialmente não convidaram, apesar de gostarem que fossem, mas porque já ultrapassava o vosso orçamento, aproveitem e convidem agora ❤️
    • Responder
  • Raquel
    Noiva Experiente Agosto 2025 Alenquer
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Mafalda,
    Qual o motivo das pessoas não irem?
    Pensa que só faz falta quem está… não têm uma lista B? Amigos que não tivessem convidado?
    No nosso caso não estamos a passar por isso, pelo contrário, estavamos a contar com menos confirmações, mas acho mesmo que dependendo do motivo não te devias desanimar com pessoas que não fazem questão de viver esse grande momento ctgo!Mais vale poucas e boas do que estarem lá para arranjar defeitos e criticarem tudo!
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração