Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Andreia
Noiva Curiosa Julho 2016 Porto (Concelho)

Casamento pelo civil dúvida - urgente

Andreia, a 6 de Maio de 2016 às 12:02 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 15
Bom dia novinhas Smiley ring
Estou com um problemazito que me parece vai ser um problemazão. Qual o prazo mínimo para irmos iniciar o processo na conservatória para depois casarmos pela igreja?
Casamos a 9 de Julho, já iniciamos processo na igreja em Abril mas ainda não o fizemos no civil porque queremos/temos que fazer a escritura da casa ainda em solteiros. O problema é que a proprietária do imóvel está com problemas e já adiamos 3 vezes.
Qual é mesmo o prazo mínimo?
Obrigada e beijinhos Smiley kiss

15 respostas

Última atividade por Ana, a 9 de Maio de 2016 às 13:06
  • A
    Super Noiva Junho 2019 Porto (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Não faço ideia. Mas posso perguntar porque querem a escritura feita enquanto solteiros? Qual a vantagem? É que há uma desvantagem: O IMI.

Geralmente, acima de x valor o pagamento do IMI é separado em dois: metade em Abril, metade em Novembro. Quando as pessoas compram uma casa sem estarem casadas o que acontece é que cada uma fica responsável por metade do IMI e essa metade geralmente não chega ao tal x. Resultado: pagam o IMI todo no mesmo mês (metade cada um) em vez de ser dividido no ano. Isto para mim não é relevante por causa dos nossos salários (felizmente), mas não é a realidade da maior parte das pessoas. E o que interessa é o estado civil aquando da compra da casa, mesmo que se casem depois continua sempre assim.

Por isso pergunto, há alguma vantagem?

• Responder
  • Daniela
    Top das Noivas Agosto 2016 Ovar
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Acho que as meninas já te explicaram, tu não ficas casada ao abrir o registo

• Responder
  • Andreia
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois com o comentário da Ana é que nos caiu a ficha de que mesmo iniciando o processo continuamos solteiros Smiley xd Oh minha nossa tanto stress Hihihihi Smiley laugh Obrigada e beijinhos Smiley kiss
    • Responder
  • Andreia
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Isso já não temos Smiley xd Mas vamos tratar segunda e estamos exactamente a 2 mesesObrigada Smiley kiss
    • Responder
  • Andreia
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito Obrigada Smiley heart Smiley kiss
    • Responder
  • Filipa e Fábio
    Top das Noivas Setembro 2016 Cascais
    Filipa e Fábio ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    As noivinhas já t ajudaram querida Smiley winking
    • Responder
  • A
    Noiva Master Julho 2020 São Miguel
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Já ajudaram-te, tens que te casar 3 meses antes do religioso!!

• Responder
  • Nbraga
    Top das Noivas Julho 2016 Vila do Conde
    Nbraga ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Partilho da mesma informação de outras noivinhas...O processo civil não vos deixa casados...até porque se for religioso como o vosso caso...têm 3 meses depois de abrir o processo civil para fazer o casamento religioso senão fica inválido o civil.
    • Responder
  • Anacoimbra
    Noiva VIP Outubro 2016 Coimbra (Concelho)
    Anacoimbra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Smiley winking pois.. Mas é normal haver essa confusão. Nos já fomos ao civil r continuamos solteiros ate outubro Smiley winking
    • Responder
  • Andreia
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ana agora estiveste bem hihihi Smiley laugh Realmente só vamos abrir processo, pois o casamento é religioso.Já vamos tratar disso.Obrigada e beijinhos Smiley kiss
    • Responder
  • Anacoimbra
    Noiva VIP Outubro 2016 Coimbra (Concelho)
    Anacoimbra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho que pode ser uma semana antes mas eu não arriscava.. Ia pelo menos 1 mes antes. Mas espera, vão casar por civil ou abrir processo para casar na igreja?? É que ir abrir o processo não vos torna casados. Isso só se efectiva no dia do casamento religioso.. Portanto, a ser assim, ate podem ir já..
    • Responder
  • Andreia
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Smiley smile
    Pelos menos já sei que nem é muito demorado. Agora é mesmo só perguntar na igreja até quando tenho que lá levar.Beijinhos Smiley kiss
    • Responder
  • Andreia
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Smiley smile Vou questionar na igreja Obrigada e beijinhos Smiley kiss
    • Responder
  • Marlene
    Super Noivo Junho 2016 Almada
    Marlene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Em termos de timing não sei bem, isto porque os docs. do civil ficam prontos em 5 dias, só que depois de entregues na igreja seguem para o Bispo... aí é que não sei quanto tempo demora a ser aprovado!

• Responder
  • Tatiana
    Top das Noivas Julho 2016 Vila Franca de Xira
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não há prazo mínimo, talvez, um mês para dar tempo ao padre para tratar do processo!
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração