Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

T
Noiva Ativa Maio 2018 Santa Maria da Feira

Casamento pelo civil /casamento pela igreja

Tânia, a 5 de Novembro de 2014 às 00:00 Publicado em Fórum Cerimónia Nupcial 1 14
Olá noivinhas ! Estava a pensar casar pelo civil e passado um ano pela igreja , tudo na mesma data , acho super giro , mas disseram-me que existe um prazo de 3/4 meses após casar pelo civil a casar pela igreja . Alguém me sabe dizer se é verdade ? Se for , vou ficar mesmo triste Smiley sad
Obrigada !

Beijinhos

14 respostas

Última atividade por Joana, a 13 de Novembro de 2019 às 14:46
  • Joana
    Noivo Principiante Junho 2022 Lisboa (Concelho)
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ha um prazo. Após casar no civil tem 6 meses para casar a Igreja, senão o casamento no civil fica sem efeito.

• Responder
  • M
    Noiva Novata Março 2018 Aveiro (Concelho)
    Mira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Também me disseram isso hoje, porque quero casar pelo civil e mais tarde pela igreja. Obrigado pelas respostas, esclareceram-me a dúvida!! Smiley smile
    • Responder
  • Cátia
    Noiva Novata Setembro 2018 Anadia
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá noitinhasSabem se casarmos por civil somos obrigados a gozar os 15 dias a que temos direito ou se podemos gozar na altura da cerimónia pela igreja?
    • Responder
  • Joana
    Noiva Constante Agosto 2015 Lisboa (Concelho)
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá. Não me parece que haja um prazo... nem sequer faz sentido...

• Responder
  • Catia
    Noiva Principiante Maio 2015 Leiria (Concelho)
    Catia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Tânia casei á dois anos por civil com o meu melhor amigo e melhor namorado =)

No entanto , o casamento por civil foi uma coisa só nossa Smiley winking informamos a familia apenas três semana antes, casamos sozinhos no registo civil e fomos de fim de semana =D

agora, dois anos depois, vamos casar por igreja, como semrpe sonhei.

Portanto não existE qualquer prazo para o puderes fazer =)

• Responder
  • Alexandra
    Noiva Experiente Agosto 2014 Fundão
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

A tua ideia é mais que válida.

Existe o casamento civil, casamento religioso e o casamento civil sob a forma religiosa.

Casamento Civil - Na conservatória registo civil

Casamento Religioso - se já estão casados pelo civil podem-no fazer a qualquer altura

Casamento Civil sob forma religiosa - neste caso é que se dá entrada com o processo civil e tens 6 meses para casar pela igreja, sob pena do processo perder a validade.

Beijinho

• Responder
  • J
    Noiva Master Dezembro 2014 Viana do Castelo (Concelho)
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá, Tânia.
    Sim, pelo menos nós soubemos disso. Existe um prazo máximo de 90 dias entre o civil e o religioso. Nós vamos fazer tudo no mesmo dia, ou seja, ao assinarmos o livro, vamos assinar também um papel para ficar tudo em conformidade com o civil
    • Responder
  • Marisa
    Noiva Master Setembro 2015 Oliveira de Azeméis
    Marisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Tânia, podes casar pelo civil e depois pela igreja, o prazo é referente aqueles casamentos que querem casar logo pela igreja, então fazem o registo do casamento por civil e tem 6 meses para casar pela igreja para não ser anulado.
    Beijinhos
    • Responder
  • Nádia
    Noiva Constante Maio 2015 Figueira da Foz
    Nádia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Não tenho certeza nenhuma, mas a minha prima fez exatamente o mesmo! Casou num sábado e passado um ano casou no domingo!

• Responder
  • Carolina
    Noiva VIP Agosto 2015 Lisboa (Concelho)
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Acho que te podes casar quando quiseres pela igreja, pelo menos os meus avós casaram-se pelo civil há 60 anos atrás e eu sei que eu fui ao casamento deles na igreja Smiley tongue e tenho bem menos de 60 anos ehehehh...só tens é de falar com a autoridade da igreja que te vai casar 1 ano depois Smiley winking

• Responder
  • A
    Super Noiva Agosto 2016 Guarda (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Tania =)
    Gostava de te ajudar mas não faço ideia, estou de acordo com as outras noivinhas não há nada como ires-te informar ao registo civil beijinho Depois se souberes alguma coisa avisa pois este tema também me interessa =)

• Responder
  • M
    Noiva Master Julho 2016 Braga (Concelho)
    Monique ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

É exactamente a ideia que tenho do assunto, Célia!

Mas não há nada como perguntar o sítio oficial Smiley winking

• Responder
  • Marisa
    Top das Noivas Abril 2016 Sintra
    Marisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho que n e bem assim, mas o melhor e falar no registo civile na igreja
    Beijinhos
    • Responder
  • Célia & Filipe
    Noiva Master Outubro 2014 Silves
    Célia & Filipe ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá,
    Acho que so tens prazo se quiseres conciliar as datas do civil e religioso no mesmo dia... Ou seja, quando abres o processo no civil tens 6 meses para casar no religioso ( e assinar todos os documentos nesse dia). Não sei se me fiz entender...
    A tua pretensão parece-me válida, muitos casais casam primeiro no civil e mais tarde no religioso, as vezes anos depois!
    O melhor e mais seguro e pedir informações junto da Conservatória/Registo Civil.
    Beijinhos Smiley winking
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração