Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Tamara
Noiva Curiosa Julho 2027 Lisboa (Concelho)

Casamento pela igreja - não fui batizada em bebé

Tamara, a 8 de Janeiro de 2026 às 20:52 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 7
Boa noite noivinhas,

Não sou batizada. Sou crente e penso em talvez casar pela igreja. Alguém sabe como se processa? Teria de ser batizada, o noivo é batizado mas teríamos de fazer algum curso?
Obrigada 🩷

7 respostas

Última atividade por Catarina, a 9 de Janeiro de 2026 às 13:59
  • Catarina
    Super Noiva Junho 2026 Mira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Podes casar onde quiseres! Nem eu nem o Nuno, por exemplo, fomos batizados na Paróquia onde vamos casar!
    • Responder
  • Tamara
    Tamara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada pelas informações Catarina, o noivo já ser batizado é uma ajuda porque só falto eu. Vou fazer isso. Outra questão, sendo batizada numa paróquia tenho de casar nessa igreja ou posso selecionar outra que tenha disponibilidade? Obrigada 🩷
    • Responder
  • Tamara
    Tamara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não sabia Maria, obrigada pela tua ajuda. Vou mesmo procurar mais informações na igreja 🩷
    • Responder
  • Catarina
    Super Noiva Junho 2026 Mira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Tal como as meninas já disseram... O batismo é o primeiro sacramento. É que indica e "abre" as portas da igreja e vida cristã. Desta forma não podes fazer nenhum dos outros sacramentos sem este primeiro.

Eu só fui batizada com 8 anos e fiz a comunhão nesse dia também. Nunca mais fiz nada e no ano passado, fiz o crisma. Mas pelo que parece para alguns padres não é um requisito obrigatório para o casamento, para outros é.

Abri o processo de casamento o civil e na paroquia esta semana e o padre só nos pediu o registo do batismo.

Vai até à tua paróquia e diz que gostavas de fazer o batismo. Vais ter de fazer um curso. Será uma vez por semana ou uma vez de 15 em 15 dias, penso eu (aqui é assim). E depois fazes o teu batismo.

• Responder
  • Tamara
    Tamara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada pela ajuda Daniela, vou fazer isso 🙏🏽🩷
    • Responder
  • Maria
    Noivo Experiente Junho 2026 Santa Maria da Feira
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá noivinha! Penso mesmo que o batismo será obrigatório porque o casamento religioso é uma das etapas da vida cristã. Todas as religiões tem a etapa que te abre as portas para seres acolhida pela igreja e o batismo é mesmo isso. Um ritual de iniciação. Acredito que não precises de mais nenhum dos sacramentos e penso que vos irão exigir o curso de noivos no qual irão compreender melhor o sacramento que estão a realizar. Acredito também que o batismo possa fazer parte do casamento e tornar assim a cerimónia ainda mais especial 🥰
    • Responder
  • Daniela
    Noiva Ativa Junho 2026 Viseu (Concelho)
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá olá!
    Sinceramente, acho que depende muito do padre que vos irá casar (e será o melhor para vós informar). O meu noivo só tem a 1a comunhão e houve padres que nos disseram que teria que fazer o crisma antes e agora já não é preciso. Ainda assim, do que percebi o batismo é obrigatório.. mas fala com o padre da vossa área de residência ou da zona onde te pretendes casar, ficas certamente mais segura dos passos a seguir.
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração