Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Ana Jesus
Noiva Principiante Agosto 2019 Lisboa (Concelho)

Casamento oficial no Reino Unido e simbólico em Portugal

Ana Jesus, a 16 de Dezembro de 2018 às 22:06 Publicado em Fórum Casamentos.pt 1 14

Com as incertezas do Brexit e por outras razões, estou a pensar casar no civil no Reino Unido, onde vivo, para ficar tudo tratado cá oficialmente sem problemas, e em Portugal penso fazer a festa com uma cerimónia apenas simbólica sem ser na igreja. Já alguém teve essa experiência? Gostava de saber se há alguma desvantagem de fazer assim? Tenho que também tratar de papelada para ser casada oficialmente em Portugal, ou bastará mostrar o certificado de casamento da próxima vez que for tirar o passaporte Português?

14 respostas

Última atividade por Ana Jesus, a 4 de Setembro de 2019 às 23:02
  • Ana Jesus
    Ana Jesus ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois estou a ver que isto é um pouco mais complicado do que pensei ao início mas vou tentar resolver o quanto antes. Muito obrigada!
    • Responder
  • Catnun
    Super Noiva Maio 2018 Lisboa (Concelho)
    Catnun ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Tenho muito boa memória visual por isso às vezes lembro-me de coisas nem sei bem como! Já estou por cá desde 2010 por isso sim... já foi há muito tempo!

No site do consulado onde indicam os documentos necessários para o registo acho que indicam isso. Ele tem de pedir essa certidão online no site do gov https://www.gov.uk/order-copy-birth-death-marriage-certificate e eles enviam em pouco tempo. A tua como cidadã portuguesa no consulado eles imprimem na hora sem custos extras.

As as coisas que são lógicas e como funcionam na realidade são muito diferentes... por exemplo, em Portugal se quiseres mudar o nome no banco só aceitam o documento de identificação como prova. Por cá só aceitam com a certidão de casamento... se fores lá só com o CC ou passaporte com o novo nome recusam mudar. Se for com a certidão não precisas de documento de identificação nenhum! Uma lógica 5*
    • Responder
  • Ana Jesus
    Ana Jesus ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ola! Desculpa, eu nunca mais vim ao casamentos.pt e tinha-me esquecido desta conversa. Engraçado que conseguiste fazer a associação entre este perfil e o blog mas se tinhas vindo a um dos jantares já se percebe. Já não organizo nenhum jantar á imenso tempo por isso devemos ter-nos conhecido mesmo pelo início do blog :-)
    Ahh isso da cópia de certidão de nascimento dele eles não tinham indicado no site. Então pode ser uma cópia que eles próprios fazem na hora? Ou tem ele que pedir uma cópia oficial antecipadamente? Isto do certificado de nascimento não tem lógica nenhuma. Concerteis o passaporte devia ser suficiente :-/

Obrigada!
    • Responder
  • Catnun
    Super Noiva Maio 2018 Lisboa (Concelho)
    Catnun ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Se fizeres no consulado eles tiram a tua certidão de nascimento, a do teu marido tem de ter sido pedida até 6 meses antes e sim eles ficam com ela... mas é uma cópia eles não aceitam o original de qq maneira. No site do consulado diz como pedir a certidão de nascimento inglesa.
    • Responder
  • Stephanie
    Noiva Ativa Outubro 2019 Ílhavo
    Stephanie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá! Eu ja tratei do processo. Casei civilmente no reino unido e fiz a transicao de casmento na embaixada. eu nasci nos estados unidos e nao precisei de dar certidao de nascimento ja que eles podem tirar la da conservatorio. O meu marido é indiano e tiver que tirar a dele e apostilar! Nao tens dupla nacionalidade?

• Responder
  • Ana Jesus
    Ana Jesus ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Eu contactei o consulado e eles disseram que eu tinha que dar os certificados de nascimento de ambos assim como a certidão de casamento para eles fazerem a transição e que não nos devolviam. Ora isso não tem lógica nenhuma mas não só a informação do website é essa como foi isso que o staff respondeu. Eu claro que não vou dar-lhes as nossas certidões de nascimento e acho que a informação está errada por isso vou antes tentar fazer isso directamente em Portugal que de certeza que não me vão pedir para ficar com as certidões.

• Responder
  • Stephanie
    Noiva Ativa Outubro 2019 Ílhavo
    Stephanie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá linda. Eu casei me no reino unido civilmente com um inglês e agora vou fazer a transicao no consulado. É necessário fazer um convenção antenupcial? O certificado da transição dão logo? Digo isto porque preciso dele e vou me casar na igreja a portugal em outubro. Obrigada
    • Responder
  • Tânia
    Noiva VIP Junho 2019 Mafra
    Tânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não precisas fazer logo, podes fazer depois. Mas a transcrição feita nos consulados leva algum tempo a ser inserida no sistema. Ah deixa me dizer te que para fazeres a transcrição pagas os 120€ como se te fosses casar em Portugal!
    • Responder
  • Ana Jesus
    Ana Jesus ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Tânia. Mas preciso de fazer isso de imediato ou posso esperar pela mudança do passaporte. Queria tentar perceber se há alguma desvantagem de não tratar logo da papelada da transcrição?
    • Responder
  • Raquel
    Top das Noivas Julho 2019 Odivelas
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Ana!

A Patrícia é a melhor pessoa para te ajudar é a Patrícia Smiley smile

• Responder
  • Tânia
    Noiva VIP Junho 2019 Mafra
    Tânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Ana! Se te casares em Inglaterra tens que fazer a transcrição do casamento, se não continuas a ser solteira em Portugal.
    Tens q levar uma série de documentos.
    Meu trabalho com o consulado de Portugal em Espanha, por isso te digo isto.
    • Responder
  • Patricia
    Top das Noivas Outubro 2019 Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Ana ! Eu vivo em Londres e casarei em Portugal porque ainda não mudei a residência para cá. Sinceramente acho que isto do Brexit já esteve mais perto de ir para a frente e por essa razão quero ver o que vai dar. Eu pretendo casar em Portugal com toda a minha família e amigos e pela lei portuguesa. Já tens residência cá ?

Eu aconselho-te a ires ao consolado e perceberes o que podes fazer 😊 eles não trabalham muito bem mas olha é a única alternativa (infelizmente)

beijinho
    • Responder
  • M
    Top das Noivas Agosto 2013 Porto (Concelho)
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Ana Smiley heart

Tudo bem? Eu não consigo ajudar. Talvez a Patrícia te consiga dar algumas informações sobre isso.

Olha, queres descobrir qual a cor ideal para o teu casamento? Entra aqui:

🌈 Descobre a cor ideal para o teu casamento 🌈

Beijinhos e boa semana Smiley heart

• Responder
  • Andréa
    Top das Noivas Julho 2019 Aveiro (Concelho)
    Andréa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho que a melhor pessoa para te responder a isso é a nossa querida destacada Patrícia. Ela vive em Londres e vai casar cá emm Portugal. Beijinhos
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração