Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Gonçalves
Noiva Novata Agosto 2021 Coimbra (Concelho)

Casamento em tempos de pandemia

Gonçalves, a 22 de Abril de 2020 às 22:37 Publicado em Fórum Casamentos.pt 0 18
Olá meninas! Espero que esteja tudo bem convosco!
Queria saber a vossa opinião. Tenho casamento marcado para setembro deste ano mas provavelmente terei de adiar a cerimonia para 2021 devido à situação atual.
Ainda assim, queria casar-me pelo civil este ano mas não queria abdicar da cerimónia religiosa com todos os convidados presentes para o ano.Por acaso sabem se, caso me case pelo civil este ano, poderei realizar a cerimonia religiosa normalmente para o ano? É tudo igual? Menos a troca das alianças claro...

18 respostas

Última atividade por Gonçalves, a 23 de Abril de 2020 às 11:38
  • Gonçalves
    Gonçalves ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito obrigada!!
    • Responder
  • V
    Top das Noivas Setembro 2019 São João da Madeira
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim podes, eu por exemplo casei pelo civil em junho de 2018 e pela igreja em setembro de 2019.
    Esses 6 meses apenas são relativos quando os noivos abrem o processo civil com o intuito de casarem pela igreja e pelo civil na mesma data. Caso querias casar pelo civil ficas casado e pronto. Mais tarde se quiseres casar pela igreja nada te impede e como já referi antes até troca de alianças fazes hoje casamento religioso, aliás é esse o símbolo do casamento na igreja pelo que terão mesmo que o fazer 😉
    • Responder
  • Gonçalves
    Gonçalves ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    E não tenho de casar 6 meses do casamento religioso? Posso casar pelo civil por exemplo a 12 de setembro de 2020 e depois fzr a cerimónia religiosa no dia 11 de setembro de 2021?
    • Responder
  • Virginia
    Noiva Master Maio 2019 Tavira
    Virginia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá querida, ia dizer que a Vânia é das melhores pessoas para te ajudar neste assunto, mas já vi que ela já veio ajudar Smiley shame

• Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá! Sim, podes Smiley smile Os debates que a noiva Milhinha deixou aqui explicam tudo direitinho. Não te esqueças de enviar um e-mail à conservatória e expor a situação se assim o quiseres fazer.

Beijinhos Smiley heart

• Responder
  • M
    Noiva Ativa Junho 2021 Porto (Concelho)
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá noivinha. Podes casar pelo civil este ano e para o ano casar pela igreja. Eu já sou casada pelo civil e vou casar pela igreja. Para iniciar o processo na igreja terás depois de pedir a cópia do assento de casamento que terá a validade de 6 meses (terás de casar dentro destes 6 meses). Beijinhos
    • Responder
  • S
    Noiva Ativa Agosto 2020 Leiria (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Vânia 😊 beijinhos e felicidades
    • Responder
  • V
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Sandrina, casando agora pelo civil quando casares pelo religioso tudo se não tem igual a nível de documentos para o processo religioso com a diferença de que em vez do comprovativo de abertura do processo civil tens que entregar o certificado do casamento civil. Os restantes documentos e procedimentos mantém-se iguais 😉😘
    • Responder
  • V
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Mariana, a licença é referente ao casamento civil. Por isso se casares pelo civil este ano a licença será gozada agora.
    • Responder
  • S
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ola Mariana. Tenho a mesma dúvida, mas penso que se a entidade patronal for porreira, consegues negociar isso. Só tenho dúvida se legalmente existe alguma entrave por ser de um ano para o outro, mas sinceramente, acho mesmo que não há problema. Beijinhos
    • Responder
  • S
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olaola 😊 casava a 1 de agosto pela igreja e estamos a tratar de tudo para adiar. Por acaso decidimos casar nesse mesmo dia só pelo civil com os nossos pais presentes. Isso não invalida fazer o religioso para o ano. Penso qie depois é só comunicar ao padre que legalmente já somos casados e queremos oficializar pelo religioso. Mas saberei mais quando falar com o Padre. Felicidades 😊😊
    • Responder
  • Mariana
    Noiva Principiante Julho 2020 Espinho
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola Gonçalves !
    Ainda não adiei o meu casamento porque estou dependente da quinta, no entanto tenciono fazê-lo ! Mas como tu gostaria de casar pelo civil nesse mesmo dia para a data ficar registada 😊
    Tenho só uma dúvida meninas, em relação à licença, posso goza-la só depois quando casar pela igreja ? Ou terei que o fazer agora ?
    Obrigada.
    • Responder
  • V
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Gonçalves, se casares este ano pelo civil para o ano podes casar pela igreja sem qualquer problema e novamente com a troca das alianças porque este é um rito do matrimónio. Mesmo que agora usem as alianças na cerimónia religiosa as mesmas serão benzidas e trocarão votos na mesma.
    Relativamente a documentação será tudo igual para o processo religioso com a diferença de que em vez do comprovativo da abertura do processo civil tem que entregar a certidão do casamento civil.
    Eu casei assim, primeiro pelo civil e no ano seguinte pelo religioso e foi simples na mesma 😉
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Gonçalves, muitas noivas optam por casar no civil da terra de um dos noivos e pelo religioso uns anos depois na terra da noiva por exemplo. A única diferença é no processo religioso que em vez que uma Certidão de aptidão para Matrimónio vocês terão de apresentar uma certidão diferente. Podes ver aqui: Processo Religioso: a Agenda Obrigatória para Noivas em Preparação! https://comunidade.casamentos.pt/forum/archive/processo-religioso-a-agenda-obrigatoria-para-noivas-em-preparacao--t214687

Trâmites para Cerimónia Religiosa https://comunidade.casamentos.pt/forum/tramites-para-cerimonia-religiosa--t203865 Bjs

• Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Gonçalves! Sim podes 😁 acho que irei fazer o mesmo! Mas tens de perguntar qual o papel que tens de entregar no padre 😁
    • Responder
  • Gonçalves
    Gonçalves ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada! 🥰🥰
    • Responder
  • Maria
    Noiva VIP Maio 2021 Oliveira de Azeméis
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá! Sim, podes casar primeiro pelo civil e depois pela igreja 😊
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Julho 2019 São Miguel
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá. Se casares este ano pelo civil tens que avisar o padre depois que já são casados. O documento que te irão dar tens que entregar ao padre. A cerimónia religiosa será igual a uma cerimónia religiosa de casamento com a troca das alianças.
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração