Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Andreia
Top das Noivas Agosto 2015 Seixal

Casamento e redes sociais - como lidar com os convidados

Andreia, a 6 de Outubro de 2015 às 15:38

Publicado em Fórum Festa 54

Boa tarde a tod@s . Ontem fiz um debate com uma situação que me pareceu pertinente: os convidados e as suas máquinas fotográficas. . Hoje em dia a maioria dos convidados adora passar o casamento a tirar fotos com a sua máquina fotográfica ou smartphone. Ficam prontinhas a fazer upload nas redes...

Boa tarde a tod@s Smiley laugh

.

Ontem fiz um debate com uma situação que me pareceu pertinente: os convidados e as suas máquinas fotográficas.

.

Hoje em dia a maioria dos convidados adora passar o casamento a tirar fotos com a sua máquina fotográfica ou smartphone. Ficam prontinhas a fazer upload nas redes sociais com mil e um hashtags.

Convidados e redes sociais

Mas... e se os noivos não gostam que as suas fotos vão parar às redes sociais? Há muitos noivos que nem têm contas de redes sociais e não querem as suas fotos espalhadas pela internet.

Mesmo que os noivos não se importem, eles gostavam de poder ver fotos do dia do casamento pela visão dos convidados. Por isso, deixo-vos umas dicas de como lidar com o assunto.

.

1. Vocês não se importam que os convidados façam upload de fotos vossas nas redes sociais

Nós fomos dos que não se importaram com isso. Para garantir que vocês vêm as fotos todas que os vossos convidados colocam online, façam um cartaz, moldura, etc., com umas instruções e criem a vossa hashtag personalizada. Por exemplo: #A&TAgosto2015

Se tiverem um site de casamento, não se esqueçam de adicionar lá esta informação.

Convidados e redes sociais

.

2. Vocês não se importam que os convidados façam upload de fotos vossas nas redes sociais mas querem ser os primeiros a colocar fotos vossas vestidos de noivos

Aqui, acho que nem devia ser preciso tocar no assunto. O bom senso devia prevalecer e qualquer convidado deve perguntar aos noivos primeiro, se pode colocar uma foto deles online. Infelizmente, isto nem sempre acontece. A minha primeira foto no facebook foi uma selfie tirada com o meu irmão, que me pediu autorização para a colocar e usar como foto de perfil. Não me importei e era o meu irmão, mas quando cheguei ao facebook no dia seguinte, estava cheio de fotos nossas em vários momentos. Nenhuma com autorização para tal.

Convidados e redes sociais

Neste caso, o melhor será pedirem directamente aos convidados, conforme forem falando com eles ou até adicionarem uma linha à placa da foto anterior, com algo do género "Gostávamos de ser os primeiros a partilhar a nossa felicidade nas redes sociais. Se quiserem colocar fotos nossas nas redes sociais, por favor esperem até nós partilharmos a nossa Smiley smile".

Mais uma vez, se tiverem um site de casamento, não se esqueçam de adicionar lá esta informação.

.

3. Vocês não querem quaisquer fotos vossas nas redes sociais

Esta é a situação que requer mais cuidado e pulso firme. Pode não ser fácil falar sobre isto com os convidados, mas eles irão perceber o vosso lado.

O melhor é adicionarem algo no vosso convite de casamento, que remeta para o assunto. Quando entregarem aos convidados, mencionem o assunto. Assim os convidados já ficam de sobreaviso. Podem ter um site de casamento onde tenham essas instruções, mas tenham em conta que muitos convidados não vão aceder ao vosso site e não vão ter acesso a essa informação.

No dia, podem optar por ter uma placa do género, num tom mais sério:

convidados

Ou num tom mais divertido. Esta também é óptima para quem não quer "penetras fotógrafos" nas fotos do casal, como falei no outro debate.

convidados

.

Seja qual for a vossa opção, há uma app fantástica para vos ajudar com as fotos dos convidados. Chama-se Wedshoots e podem ler sobre ela AQUI. Podem fazer download para o telémovel, criar um álbum e este fica protegido por uma password. Depois é pedir aos convidados para fazerem upload de todas as fotos que tirarem com os seus smartphones e assim todos os convidados (e os noivos) têm acesso às fotos do casamento, sem que sejam tornadas públicas.

.

Para relembrar os convidados (acreditem que nunca é demais), podem adicionar nos convites, no vosso site e até mesmo no dia do casamento, numa plaquinha, como nós fizémos:

Photobooth

Acreditem que, apesar de lembrarem os convidados 1000 vezes, ainda vão ter de lhes andar a pedinchar fotos Smiley tongue

Que tipo de noivos são vocês? Gostavam de ter as vossas fotos online, ou nem por isso?

54 respostas

  • Andreia
    Super Noiva Setembro 2016 Porto (Concelho)
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nós vamos ter hashtag, acho piada e é uma maneira de ter mais algumas fotos que de outra forma ficariam perdidas nos telemoveis ou maquinas dos amigos e familiares e que nunca veriamos. Eu vou por fotos no facebook, instagram e aqui na comunidade mas no meu FB só podem ver as minhas fotos os meus amigos, por isso é mais ou menos controlado!

    • Responder
  • Natalina
    Noiva Master Outubro 2015 Santo Tirso
    Natalina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu acho que no nosso vai estar sempre os telemoveis a rolar Smiley smile tenho uma amiga que no dia C vai estar com 37 semanas de gravidez e já disse que queria um cadeirao e uma maquina fotografica Smiley xd

    • Responder
  • Andreia
    Top das Noivas Agosto 2015 Seixal
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nós também não nos importámos. Tivemos uns amigos que, apesar de não serem muito activos nas redes sociais, também tinham hashtag Smiley smile mas não colocaram mais fotos nenhumas na internet de forma "publica", nem as do fotógrafo.
    • Responder
  • Andreia
    Top das Noivas Agosto 2015 Seixal
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu acho que é algo em que nem pensamos muito, mas quando chega o dia, temos mil e um telefones e máquinas apontadas e fotos que vão parar sei lá onde Smiley winking
    • Responder
  • Andreia
    Top das Noivas Agosto 2015 Seixal
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    E tens todo o direito Smiley smile eu tive uma convidada que me perguntou logo se o álbum da app tinha password porque, apesar de ter contas em redes sociais, também não quer qualquer foto dela por aí.
    • Responder
  • Andreia
    Top das Noivas Agosto 2015 Seixal
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    E tens todo o direito Smiley smile nós não anunciamos que íamos casar, nem queríamos que toda a gente soubesse, por isso também levou algum tempo até falarmos do assunto nas redes sociais.
    • Responder
  • Andreia
    Top das Noivas Agosto 2015 Seixal
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Claro, os nossos amigos não põem fotos em que estejam mal Smiley xd hehehe no nosso, o cocktail foi a altura em que houve mais selfies! Hahaha
    • Responder
  • Andreia
    Top das Noivas Agosto 2015 Seixal
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nós também não nos importámos. Mas a verdade é que há que ter bom senso. Até o meu irmão, que é meu irmão e foi quem me levou ao altar, me pediu autorização primeiro.
    • Responder
  • Andreia
    Top das Noivas Agosto 2015 Seixal
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Acredito que haja, mas aí há que ser firme e manter a posição. Quem gosta gosta, quem não gosta põe à borda do prato Smiley xd
    • Responder
  • Andreia
    Top das Noivas Agosto 2015 Seixal
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É mesmo. E tal como já noivos que não gostam das fotos nas redes sociais, o mesmo acontece com alguns convidados.
    • Responder
  • Andreia
    Top das Noivas Agosto 2015 Seixal
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nós não nos importámos muito porque sabemos que as pessoas não fizeram por mal. Mas ainda assim acho que o casamento é algo muito íntimo e os convidados devem ter esse cuidado.
    • Responder
  • Andreia
    Super Noiva Setembro 2016 Porto (Concelho)
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu sou daquelas que nao me importo que as pessoas partilhem fotos nas redes sociais, nós temos ambos FB e eu tenho Instagram e Twitter. Nao somos muito assíduos em nenhuma delas mas acho que gostaria de ver as fotos da perspectiva dos convidados (além de que as fotos profissionais vao demorar, por isso é uma maneira de ter fotos antes)!

    Sou mais daquelas que vai ter o cuidado de pedir para nao tirarem fotos a frente do fotografo!

    • Responder
  • Andreia
    Top das Noivas Agosto 2015 Seixal
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Há pessoas que podem não querer anunciar o casamento no Facebook, ou quererem apenas anunciar numa determinada altura, e há que respeitar esse direito à privacidade. Por exemplo, nós nunca anunciamos o noivado nas redes sociais, nem era nossa intenção. Até que uma amiga fez um Post com uma foto minha à porta da loja de noivas. Quando dei conta tinha já imensos likes e comentários a perguntar se ia casar. Não tem nada de mal, mas eu tenho o direito a decidir o que quero ou não mostrar no meu Facebook e quando Smiley winking
    • Responder
  • A
    Super Noiva Junho 2019 Porto (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu não percebo qual o problema de serem colocadas as fotos Smiley tongue

    Se um dos noivos não gostar de redes sociais até posso entender, já que simplesmente não quer fotos ou informação dele/a online. Mas fora isso? É assim tão importante quem coloca primeiro uma foto do casamento? Eu diria que é algo tão normal... lol

    Não sei se alguma vez o fiz, mas se não fiz não foi por motivo nenhum mas porque não calhou lol

    Ah e estou mesmo a perguntar: qual o problema de serem colocadas fotos nas redes sociais? Smiley smile (contando, claro, que caso não fosse o casamento não teriam problemas em que outra pessoa lá pusesse uma foto vossa)

    • Responder
  • Vanessa
    Top das Noivas Setembro 2016 Lisboa (Concelho)
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Realmente este é um assunto importante que já merecia assim um debate tão interessante!!! 5estrelas!

    • Responder
  • V
    Top das Noivas Setembro 2016 Faro (Concelho)
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Adorei o debate Andreia!

    Eu sou daquelas que não quero fotos a circular sem a minha autorização...é o meu casamento e é pessoal!!!

    Gostei da ideia da placa e da app...assim é tipo um meio termo! Podem tirar fotos mas não publicar para o público em geral...mas claro tirar fotos com moderação. Como a placa diz já há um fotógrafo contratado na festa Smiley smile

    • Responder
  • Carolina
    Top das Noivas Maio 2017 Nazaré
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu não quero ter fotos publicadas pelo menos no início
    • Responder
  • Natalina
    Noiva Master Outubro 2015 Santo Tirso
    Natalina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nós nao nos importamos que publiquem fotos nas redes sociais, conheço os meus amigos e só iram publicar fotos em que estejam incluídos por isso nunca serão fotos horriveis.

    Tambem já tenho a APP Wedshots para que possam lá colocar as fotos que tirarem para eu ficar com um segundo album Smiley smile

    • Responder
  • P!nk Bride *
    Noiva VIP Agosto 2016 Oliveira de Azeméis
    P!nk Bride * ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Andreia. Gostei muito do debate....
    Eu sou daquelas que não me importo nada mas espero sempre o bom senso das pessoas para não estarem a publicar tudo e mais alguma coisa ou então fotos terríveis.
    Também irei optar por ter uma hashtag para que se torne mais fácil a todos. Já instalei a app agora é só vir a festa e curtir muito a tirar fotos Smiley laugh
    • Responder
  • B
    Noiva Constante Outubro 2016 Felgueiras
    Berta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Quase impossível controlar!

    Por muito que possamos pedir acreditoque haja sempre alguém a desrespeitar a vontade dos noivos, e até mesmo a critícar essa vontade Smiley angry

    • Responder
  • Mónica
    Top das Noivas Abril 2016 Paredes
    Mónica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Excelente debate!

    É mesmo dificil de controlar...

    • Responder
  • S
    Noiva Master Setembro 2016 Fafe
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Sem a noso autorização nao ia achar muita piada...

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Grupos gerais

Inspiração