Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Diana
Noiva Ativa Agosto 2021 Ponte de Lima

Casamento “dispersão de culto” + batizado

Diana, a 22 de Janeiro de 2021 às 20:10 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 10
Olá queridas noivas ! Eu estou a organizar o meu casamento que será mais especial, porque haverá uma “dispersão de culto” ( casamento entre católico e musulmano)
Existe por aí, alguém que já tenha realizado um casamento religioso assim?

E o casamento religioso, sem a missa, como é ? Alguém pode me explicar ? Estive a pesquisar na internet mas não é muito explícito ... haverá leituras? Não ?

10 respostas

Última atividade por Jessica, a 25 de Janeiro de 2021 às 12:41
  • Jessica
    Noiva VIP Agosto 2021 Braga (Concelho)
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sim claro, eu tmb estou numa situaçao parecida. O meu noivo é egipcio e ortodoxo. Ele entende bem o Português mas nao fala. Vamos casar pela igreja em Portugal por isso tmb tenho de lhe explicar tudo, o que é normal, mas vamos conseguir.

    Nao te preocupes vais conseguir ter uma cerimônia muito bonita ! bjs

    • Responder
  • Diana
    Noiva Ativa Agosto 2021 Ponte de Lima
    Diana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá
    O meu noivo não fala português e percebe só um pouco, por isso que tenho que preparar tudo sozinha e explicar lhe com muita antecedência para ele não se sentir perdido no dia do nosso casamento 😅😆
    • Responder
  • Diana
    Noiva Ativa Agosto 2021 Ponte de Lima
    Diana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    O padre que celebrará o meu casamento é o meu tio, mas como vivo no estrangeiro farei a preparação com outro padre 😌
    • Responder
  • Diana
    Noiva Ativa Agosto 2021 Ponte de Lima
    Diana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá
    Imagino que seja o mesmo conceito...
    nós faremos casamento sem missa porque o meu noivo não percebe português então será mais rápido para ele 😆
    A minha principal dúvida, é que eu não sei como são os casamentos sem missa ... mas graças a ti sei que haverá leitura, salmo e homilia ! Obrigada !
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Diana 😍

    Como outras noivinhas já referiram, a diferença não será significativa! Mas o melhor é tratarem de tudo com o padre que querem que vos case (alguns são mais conservadores que outros) 😘

    • Responder
  • Jessica
    Noiva VIP Agosto 2021 Braga (Concelho)
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ola Diana,

    Sim vai haver umas diferenças, nao vai ser uma missa "tradicional", algumas etapas nao vao decorrer, para nao se "ofender" a outra parte, neste caso a religiao musulmana (por ambas religioes terem diferenças obvias). Mas ele vai poder casar contigo na igreja sem problema, a nossa religiao aceita batizados (batizados catolicos, protestantes, ortodoxos), nao batizados (ateu e pessoas de outra religiao) o esencial é aceitarem e respeitarem os preceitos catolicos, é essa a principal "condiçao" digamos. O padre que vos vai casar ajuda nesse processo de casamento, e explica tudo em detalhe. Também podes ver na net tem muita informaçao sobre os casamentos que unem pessoas de religiao diferente.

    Muitas felicidades Smiley smile Bjs

    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Diana. Eu não vou ter missa... Não sei muito bem como é.. Mas acho que acaba sempre por haver citaçoes 🙄
    • Responder
  • Raquel
    Super Noiva Outubro 2020 Madeira
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Diana, o meu casamento foi considerado Disparidade de Culto (nao sei se será o mesmo do que Dispersao de Culto?), porque o meu marido nao foi baptizado, logo considerado nao católico. Isto também foi algo que descobrimos durante os preparativos do casamento entao o casamento foi um casamento católico com disparidade de culto, entre uma parte católica e uma parte nao católica. Que na prática, para a Igreja, é o mesmo do que uma parte católica e outra muçulmana, se for da vossa vontade fazer o casamento católico.

    Tivemos casamento sem missa, mas foi por opçao e nao necessariamente por uma das partes nao ser católica. Tivemos leituras (escolhidas por nós) e salmo, e uma homilia. Nao há assim tantas diferenças para uma missa, se bem me lembro a cerimónia nao tem o credo.

    • Responder
  • Diana
    Noiva Ativa Agosto 2021 Ponte de Lima
    Diana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Podes dizer me se o “sem missa” há leituras?
    Ah sim, foi uma escolha nossa😄 a religião para nós é uma escolha pessoal, e passa acima do nosso amor 💓
    O nosso casamento será “católico” e celebrado na igreja, mas haverá algumas diferenças ... só não sei quais 😅🤷🏻‍♀️
    • Responder
  • Alexandra
    Noiva Master Setembro 2021 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Diana!
    O nosso casamento será católico. A diferença do que já presenciei entre alguns casamentos com e sem missa tem que ver com a parte da homilia em si, algumas leituras distintas bem como a duração.
    Nunca fui a nenhum casamento muçulmano por isso não posso ajudar nesta parte. Fico feliz por poderem conciliar as religiões de ambos (presumo eu). 😘
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração