Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Isaura
Noiva Principiante Junho 2021 Lisboa (Concelho)

Casamento com padre diferente do "residente" da paróquia

Isaura, a 6 de Outubro de 2019 às 23:20 Publicado em Fórum Cerimónia Nupcial 0 7

Boa noite noivinhas/os!

Alguém me sabe dizer como se processa a escolha de um padre (ou até diácono) para a celebrar o casamento numa paróquia que não é a dele?

Ou seja, querendo realizar o meu casamento na igreja X a uma sexta-feira, o que devo fazer para levar um padre diferente do que habitualmente lá dá a missa?

Tenho de pedir autorização ao padre primeiro? Ou basta falar com o padre que pretendo e ele trata diretamente com a paróquia em questão?


Obrigada desde já!


Beijinhos,

Isaura

7 respostas

Última atividade por Isaura, a 21 de Outubro de 2019 às 00:00
  • Isaura
    Noiva Principiante Junho 2021 Lisboa (Concelho)
    Isaura ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada a todas pela ajuda!
    Penso que o nosso processo também já se está a encaminhar 😊
    • Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Isaura!

    Como as restantes noivinhas te comentaram, cada paróquia tem as suas regras. O melhor é mesmo falares com a igreja!

    Precisas de ajuda com mais alguma coisa? Espreita o nosso desafio desta semana, quem casa quer casa e mais o quê? 😘 Descobre aqui >> Quem casa quer... ?!


    Beijinhos!!

    • Responder
  • S
    Noiva Constante Junho 2011 Porto (Concelho)
    Sandra&Tó ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá,

    O melhor é analisares os procedimentos com a igreja em questão pois cada uma tem as suas normas.

    O processo do casamento tem de ser iniciado pela paróquia em que resides (se for diferentes da que vais casar) e posteriormente enviado para a igreja que vais casar.

    Por norma os padres não se importam que os noivos levem um sacerdote, no entanto, por vezes têm de respeitar as regras da igreja em questão.

    Felicidades!

    Beijinhos

    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Smiley smile no meu caso falei com o padre da minha paróquia e disse que queria que ele me casasse mas noutra igreja, falei com o padre do local que me vou casar e disse que queria que fosse o da minha paróquia a celebrar e foi muito tranquilo.
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Isaura! Deixo-te o meu debate sobre o processo religioso e que explica também os custos associados ao processo. Trâmites para Cerimónia Religiosa https://comunidade.casamentos.pt/forum/tramites-para-cerimonia-religiosa--t203865 Deves primeiro falar com o pároco da igreja e explicar que pretendes que a missa será celebrada por um padre conhecido. Habitualmente não há problemas. Geralmente depois do casamento, faz-se uma doação ao padre que celebra a missa e à paróquia. Bjs
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Isaura,
    Infelizmente acho que isso depende muito dos padres (sim, devia ser sempre igual porque a igreja devia ser igual para todos). Muitos deles aceitam de uma determinada forma, outros não. O melhor talvez seria expores a situação a ambos os padres e ver a melhor maneira de se entenderem todos 😁
    • Responder
  • A
    Noiva Constante Outubro 2019 Évora (Concelho)
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nós convidámos o Padre que queríamos, mas depois informámos o Padre da paróquia que queríamos casar em tal data e quem queríamos que nos casasse. Mas foi com o Padre da Paróquia que fizemos todo o processo do casamento religioso e com quem tivemos uma reunião. Mas se calhar tudo isto varia entre paróquias. Espero ter ajudado 😉
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração