Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

A
Noiva Novata Janeiro 2020 Faro (Concelho)

Casamento com estrangeiro em Portugal

Ana, a 16 de Agosto de 2019 às 16:57 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 15

Boa tarde,

Fui hoje á conservatória perguntar quais os documentos necessários para iniciar processo de casamento com um estrangeiro em Portugal (neste caso o meu namorado é Americano). Ao que as senhoras que me atenderam ficaram muito espantadas e alertaram-me logo que é um processo bastante longo e complicado porque primeiro os documentos têm que ser todos analisados e depois o casamento tem que ser aprovado pelo SEF.

Venho perguntar se alguém já passou por esta experiência e tem mais ou menos noção do tempo de espera para poder casar?


Obrigada

Ana

15 respostas

Última atividade por Joana, a 12 de Janeiro de 2020 às 22:05
  • J
    Noiva Principiante Junho 2022 Lisboa (Concelho)
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Ana!
    Parabéns pelo casamento!!
    Desculpa a pergunta mas estou numa situação semelhante, portuguesa a casar com britânico não residente e também estou preocupada com o tempo. Quanto tempo demorou o vosso processo?Já agora mais uma pergunta -no registo civil pediram a certidão de nascimento dele com tradução certificado e legalizado com a apostilha de Haia. A apostilha é para a certidão original, para a tradução ou para as duas? Como é que vocês fizeram.Obrigada pela ajuda!
    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Entao suponho que tenhas que traduzir mas o melhor é oerguntares isso no registo civil😉
    • Responder
  • Filipa
    Noiva Novata Outubro 2019 England - South East
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nos ja pedimos o certificado mas nao vem traduzido...
    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não sei porquê ele ainda não os foi buscar, estamos a tratar disse ezte mês porque em Outubro vamos abrir o processo, mas depois vou abrir um debate sobre isto para esclarecer as noivinhas como nós que vão casar em Portugal com um noivo estrangeiro😉
    • Responder
  • Filipa
    Noiva Novata Outubro 2019 England - South East
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada...os documentos que entregaste foram devolvidos ou eles n devolvem os originais? e p o certif de n impedimento, como fizeste em termos de traducao?
    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não sei como funciona no seu caso por ser americano, mas penso que tem que pedir na zona onde nasceu( o meu tem que pedir aqui no local onde foi registado o nascimento dele) ou então se ele reside em Portugal ir ao consulado americano em Portugal ou numa sede para esse efeito...lá normalmente eles têm o modelo internacional que já é traduzido
    • Responder
  • Filipa
    Noiva Novata Outubro 2019 England - South East
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Onde e que pediste os documentos? ele ja tinha o certificado de nascimento e apenas pedi para ter a apostilha de haia...ou la cm se chama
    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá. Sim pediram ao noivo...tens que pedir os documentos dele no modelo internacional pois assim já vem traduzido😉
    • Responder
  • Filipa
    Noiva Novata Outubro 2019 England - South East
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ola Sandrinha, pediram te os documentos traduzidos?
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Ana! Deixo-te o link do IRN. Com as informações que precisas. https://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registo-civil/docs-do-civil/casar-em-portugal-com-ou/
    Neste momento as conservatórias estão com muito atraso devido à greve. Prepara as coisas com pelo menos 6 meses de antecedência. Bjs
    • Responder
  • Thalita
    Noiva Constante Junho 2021 Vila Nova de Gaia
    Thalita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Ana
    Olha sou brasileira e meu marido Português o processo só demora se ele não tiver residência, pq sem residência precisa realmente esperar que o Sef aprove o casamento sendo assim pode demorar mais de 6 meses pra ser aceito.
    No meu caso não precisei esperar fui a conservatória é só marquei a data que queria casar pq eu ja sou residente.
    Beijinhos espero ter ajudado 😉
    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Ana. Também vou casar com um francês e não me disseram nada disso. O noivo precisa de outros documentos que eu portuguesa não preciso mas de resto ao casar o processo faz-se "automaticamente", mas isto talvez porque ele é tb cidadão da União Europeia, talvez pelo teu noivo não o ser o processo seja algo diferente mas é uma questão de perguntares na conservatória o porquê desse processo😉
    • Responder
  • Filipa
    Super Noiva Setembro 2019 Oliveira de Azeméis
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Ana. Sou portuguesa e o noivo brasileiro. Também perguntei na conservatória como seria o processo com noivo estrangeiro. Ela respondeu me exatamente isso. Tu abres o processo normal de casamento (=120) e depois desses documentos estarem reunidos são encaminhados para o SEF aí são analisados e depois eles é que acabam por decidir se prossegue o processo de casamento. Não te sei dizer quanto tempo demora essa etapa aí no sef. Foi por não saber que optamos por casar no Brasil. Espero que consigas encontrar respostas. Beijinhos 😘
    • Responder
  • Patricia
    Top das Noivas Outubro 2019 Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Ana ! Bem vinda, o processo que falas é absolutamente normal e há muitas noivas que passaram por essa situação. Muitas meninas aqui casaram por exemplo com brasileiros e o processo foi o mesmo, deixo aqui o perfil de uma delas para que possas debater o assunto com ela - https://comunidade.casamentos.pt/ana-rodrigues--u785606
    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Espero que alguma noivinha te possa ajudar. Eu vivo fora do país mas o meu noivo é português por isso são casos diferentes..
    Beijinhos
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração