Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

V
Top das Noivas Setembro 2016 Faro (Concelho)

Casamento com disparidade de culto

Vânia, a 30 de Setembro de 2015 às 21:23 Publicado em Fórum Cerimónia Nupcial 0 21

Olá noivinhas,

Eu sou cristã mas o meu noivo é ateu e nunca foi batizado. Em princípio casaremos pelo civil numa Quinta mas entretanto fiquei a saber que existe o "Casamento com disparidade de culto" que permite casar à mesma pela Igreja mesmo que um dos noivos não seja batizado.

Já alguém casou ou conhece alguém que tenha casado nestas condições? Se sim, acham que vale a pena em relação a um casamento pelo civil? E é relativamente fácil? Li que "é necessária uma dispensa do impedimento, para que o matrimónio católico seja válido."

Além disso sou do distrito de Faro, precisaria de um pároco nesta zona que concordasse celebrá-lo...! O que acham?

Obrigada!!!

21 respostas

Última atividade por Vânia, a 23 de Outubro de 2015 às 16:31
  • V
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Podes sempre abrir um debate com as tuas dúvidas e talvez algumas noivinhas te possam ajudar Smiley smile

• Responder
  • C
    Noiva Novata Julho 2016 Paris
    Chaved ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Aie que pena ;-)

Mas muito obrigada

• Responder
  • V
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Pois Cecília infelizmente não te posso ajudar! Não sou de Lisboa...não conheço nenhum padre por lá.

• Responder
  • C
    Chaved ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olà Vania, muito obrigada pela a tua resposta. E jà estou a fazer a preparaçao em França e tenho que pedir aqui a dispensa e depois a que tuda para Portugal. Mes o meu problema maior e que tenho uma igreja sem padre, e por encuanto, nao encontrei um padre francese qu'aceite de vir para Portugal.

E por isso se algem tiver contactos de padres perto de Lisboa que sao abertos aos casamentos mixtos, agradecia muito...

Muito obrigada,

Cécilia

• Responder
  • V
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ola Chaved! Hoje em dia já podem casar precisam é de autorizacao da autoridade eclesiastica "Embora os matrimónios mistos devam merecer uma atenção, a diferença de confissão religiosa não impede o matrimónio.
    Para o matrimónio misto é necessária permissão expressa da autoridade eclesiástica."! Ora vê aqui: http://www.paroquias.org/artigo.php?a=22

É só uma questão de falares com o Padre Smiley smile

• Responder
  • C
    Chaved ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olà eu sou catolica e o meu marido e judaico. Vivemos em França e vamos casar na igreja Sao Silvestre de Gradil no dia 14 de julho 2016?

Preciso da sua ajuda para encontrar um padre que aceite de nos casar nessa igreja ? Alguem pode me dar os contactos de um padre assim liberal ?

Muito obrigada.

Cecilia

• Responder
  • V
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oh ok...obrigada pelo esclarecimento!!! Vou falar com o Padre então Smiley smile

• Responder
  • Natacha
    Noiva VIP Agosto 2016 Seixal
    Natacha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O CPM é tipo um curso que os noivos que casam pela igreja tem de fazer ... Pelo que dizem até é fixe Smiley smile
    • Responder
  • V
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Vou sim Smiley smile

• Responder
  • Kellyads
    Noiva Master Agosto 2016 Amares
    Kellyads ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nnca ouvi falar mas deve ser possivel se o padre autorizar... Tenta falar com o padre da igreja onde queres fazer a cerimonia. Ele vai te ajudar Smiley smile

• Responder
  • V
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Muito obrigada Carolina! Vou falar com o Padre para ver então com funciona este processo em mais detalhe.

Já agora dão-te logo a resposta ou tens que esperar que seja aprovado pelo Bispo? Se sim, quanto tempo pode demorar...sabes? Obrigada!

• Responder
  • V
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Sim vou falar com o Padre! Já agr o que é o CPM?

• Responder
  • V
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Sim...é isso que vou fazer! Smiley smile

• Responder
  • Mónica
    Top das Noivas Abril 2016 Paredes
    Mónica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Vânia...

Eu desconheço, mas acredito que tal seja possivel...

• Responder
  • D
    Noiva Curiosa Outubro 2019 Setúbal (Concelho)
    Diliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Actualmente já se vê muito casamentos em que os noivos são de diferentes religiões. Creio que quando o noivo ou a noiva é não catolico tem que assinar um documento em que no caso de virem a ter filhos não se opõe se o conjugue católico quiser dar uma educação católica à criança.
    • Responder
  • Carolina
    Top das Noivas Maio 2017 Nazaré
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olha falei a dias com um padre de faro que me disse que TODAS as paróquias podem celebrar casamento com disparidade de culto e se te disserem que não, é mentira pois ele mostrou-me a folha que ae assina ao iniciarno processo de casamento e disse que é igual para toda a gente. Eu vou casar assim na Nazaré, eu sou católica e o noivinho é ateu, mas por acaso é o padre de faro que vai fazero casamento pois é amigo do noivo e o noivo fazia questão.
    • Responder
  • Natacha
    Noiva VIP Agosto 2016 Seixal
    Natacha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Vânia, eu própria vou casar pela igreja sou baptizada mas o meu noivo não. E o capelão não meteu entraves nisso, também conheço um casal que já Caram algum tempo e ele tambem n era baptizado e apenas tiveram que fazer o CPM e ela teve que dizer que o aceitava na religião dela e era como se tivesse que tomar conta dele loool ... Por isso se fazes questão de ser na igreja não vejo o mal de tentares. Vais fazer com o padre e dizes que queres casar pela igreja mas o noivo não foi baptizado e vez o que ele diz Smiley smile
    • Responder
  • Diana
    Top das Noivas Abril 2016 Montijo
    Diana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É como a Daniela te explicou. Smiley winking Se o noivo não se importar não vejo porque não tentar
    • Responder
  • Daniela
    Noiva Master Agosto 2016 Vila Nova de Gaia
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Vânia Smiley smile

Hoje em dia há 3 tipos de casamento pela igreja, já não é preciso serem os dois catolicos, pode ser também um casamento entre um catolico e uma pessoa de outra religião ou entre um catolico e uma pessoa sem religião . Eu o ano passado fui a um casamento em que a noiva é catolica e o noivo ateu e foi na igreja, não faço ideia de como foi o processo, mas não me parece que tenha sido dificil, mas também se tu tiveres gosto em te casar pela igreja e se o teu noivo não tiver nada contra acho que te deves informar bem sobre esse assunto Smiley smile

• Responder
  • Daniela
    Top das Noivas Agosto 2016 Ovar
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Por acaso nunca ouvi falar no assunto

• Responder
  • Filipa e Fábio
    Top das Noivas Setembro 2016 Cascais
    Filipa e Fábio ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Vânia! Acho que é possível sim, mas ele terá de assinar uma declaração em como aceita casar pela igreja. Quando fomos a igreja marcar ela perguntou sobre isso, mas como somos ambos batizados, não se alargou muito no assunto Smiley smile
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração