Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Clara
Noiva Novata Julho 2022 Albufeira

Casamento com disparidade de culto

Clara, a 24 de Outubro de 2021 às 07:26 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 8
Olá noivinhas. Tenho uma dívida e espero que consigam ajudar me.
Sou batizada no entanto agnóstica. Sou inclusive crismada, só porque a família insistiu. Não me identifico com a religião cristã e Não frequento nem pretendo frequentar a igreja. Por mim avançava apenas com uma cerimónia civil. Acontece que o meu noivo é batizado e religioso e fez me saber que casar na igreja seria algo mesmo muito importante para ele assim como também gostava de batizar o nosso filho no mesmo dia.
Uma vez que respeito e não me oponho decidimos avançar com um casamento que fosse do agrado dos dois, isto é, com com disparidade de culto. Gostava assim de entender se podemos avançar com esse tipo de casamento apesar de eu ser batizada mas agnóstica?
Obrigada pela atenção

8 respostas

Última atividade por Jessica, a 5 de Novembro de 2021 às 16:14
  • Jessica
    Noiva VIP Agosto 2021 Braga (Concelho)
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ola Clara !

    Eu acho que é possivel sim ! Eu casei com disparidade de culto por ser catolica e o meu marido ortodoxo, nao pertencemos ao mesmo "ramo" do cristianismo mas casamos pela igreja Smiley smile e olha que foi na Sé Catedral de Braga que é bastante conservadora...mas explicamos o nosso caso, fizemos o percurso de preparaçao para o casamento e eles viram que tinhamos um projeto de vida sério, que faziamos mesmo questao de casar pela igreja etc.

    Sim é sempre bom falar com um padre que tenha uma mente aberta pelo simples facto que assim podem falar a vontade do vosso caso. O provavel é ele perguntar qual é o vosso projeto de educaçao religiosa com respeito aos filhos, digo isto porque a mim perguntaram-me. Se nao pretendes frequentar a igreja catolica, vê com o noivo como podem abordar essa questao da melhor forma ao falar com o padre, para irem bem preparados. O que o padre vai querer saber, pelo menos foi assim que aconteceu connosco, é se a esposa ou esposo, compromete-se a respeitar o facto que o noivo/a queira educar os filhos na religiao catolica.

    Bons preparativos e muitas felicidades para os dois Smiley love Smiley ring beijinhos !

    • Responder
  • Rita
    Porto (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá, Clara! Smiley heart

    Penso que as nossas noivinhas já te ajudaram bastante.

    Mas visita este artigo, para te esclarecer.

    As dúvidas mais frequentes num casamento religioso

    Beijinhos

    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá clara 😁 Eu penso que seja possível 😬
    • Responder
  • Catia
    Top das Noivas Outubro 2021 Sintra
    Catia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá clara 😊 podes casar sem problema, ha muitos casais em que apenas 1 é crente. A igreja aceita e não discrimina ☺️ beijinhos
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Clara 🥰
    O ideal é que abordem a situação com o Padre, mas de qualquer das formas não creio que a disparidade de culto inclua agnósticos, normalmente implica que um dos noivos tenha outro culto. Mas falem na paróquia e vejam querida 😘
    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Clara, o mesmo se passa comigo e o meu marido, ambos batizados, só eu crismada, mas já me explicaram que ele, que se considera ateu, pode casar comigo, católica, pois a igreja aceita. Ainda não comecei o processo mas disseram que é igual, simplesmente estão a casar uma católica com um não-crente. Mas i melhor será falarem com um padre, tal como farei, pois os requisitos é que os noivos sejam batizados e isso ambos têm. Beijinhos e boa sorte
    • Responder
  • Ana
    Noiva Master Maio 2022 Lisboa (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá de facto é possível, acontece que o padre terá que ter uma mente maia aberta e isso às vezes é mais difícil, no entanto não é impossível.
    Espero que encontrei o que querem pois o casamento é de ambos...
    Quanto ao batismo do vosso filho além de pensar que deveriam ser momentos separados, penso que tens de pensar bem se estas disposta a prometer que vais aceitar todos os compromissos perante a religião católica não o sendo. Beijos
    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bom dia Clara! É perfeitamente possível e eu espero que vocês encontrem um sacerdote que vos compreenda e trate o vosso caso com o amor que merece. Digo isto porque já ouvi várias vezes que há padres que se põem a insistir com conversões de última hora. Mas há muitos outros que mostram na hora certa uma posição pacífica e acolhedora dessas situações. Um grande amigo do noivo casou-se há 2 anos nesses termos, e na cerimónia nem sequer comungou. Também o meu noivo foi completamente transparente com o padre e ele foi impecável. Acho que o que tem de ser bem explícito é que vocês vão os dois jurar votos que impliquem uma continuação da fé cristã em família, nomeadamente com os filhos. E na nossa reunião com o padre, ele foi voto a voto connosco para sabermos o que no dia iríamos prometer. Espero que vocês também tenham uma abordagem positiva e construtiva com o padre que escolherem. Beijinhos 😘
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração