Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Claudia
Noiva VIP Julho 2018 Leiria (Concelho)

Casamento com cidadão estrangeiro - mais novidades!

Claudia, a 27 de Maio de 2017 às 09:54 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 19
Ontem estava com o meu receio do costume em relação ao casamento : "e se pedimos os documentos na Eslováquia, traduzidos e tudo, e chegamos a Portugal para abrir o processo e me dizem que falta qualquer coisa e não consigo abrir o processo a tempo?". Eu sei que preciso da certidão de nascimento do noivo, e sei que na Eslováquia a certidão é diferente da nossa, não muda ao longo da vida, é a mesma desde que nasces, basicamente diz que nasceram naquele dia e pronto. Receio que isto não seja o suficiente mas se eles não têm outra, o que hei-de fazer? Depois é o certificado de capacidade matrimonial, que a Eslováquia não passa, portanto tenho de ir à Eslováquia pedir um papel em que diz que o país não passa. Traduzir, certificar e entregar na conservatória. O noivo é de uma aldeia e diz que pode pedir estas coisas na junta de freguesia da aldeia. Suspeito, em Portugal nunca conseguiríamos estas coisas na junta. Enfim, liguei para a embaixada eslovaca em Portugal, e fiquei mais descansada. Afinal, o papel que declara que a Eslováquia não passa certificado de capacidade matrimonial é passado na embaixada eslovaca em Lisboa, não tem de ser pedido na Eslováquia. A certidão de nascimento é na Eslováquia sim, e se a pedirem apostilhada o noivo não pode usar a que tem e tem de pedir uma nova (já ouvimos dizer que é caríssimo uma nova, tipo quase 200€, mas não posso acreditar que seja tão caro). Depois até mesmo eu e o noivo ou alguém conhecido pode traduzir a certidão para português, levamos à embaixada em Lisboa, eles vêem se está tudo ok e consoante o original, certificam e pronto. Assim parece fácil Smiley smile Tentei ligar para a conservatória de Leiria (não fui muito bem atendida quando fui lá, acho que a senhora não me levou a sério porque pareço muito nova e sou muito pequena.. Até me disse que o casamento é uma coisa muito séria.. Lol) mas acho que eles estiveram em greve ontem e ninguém me atende, só para saber se é necessária a certidão apostilhada. Espero mesmo que eu só tenha de levar o cartão de cidadão, é que já não aguento tanto stress 😤Espero que isto ajude algumas noivinhas!

19 respostas

Última atividade por Mariana, a 4 de Fevereiro de 2018 às 11:53
  • Mariana
    Noiva Constante Julho 2018 Faro (Concelho)
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Para mim é mais facil do que isso. (Ja casei uma vez com um francês)

    Fiz tudo na embaixada francesa em Lisboa por e-mail, eles depois deram o certificado de capacidade ao matrimonio. Muito rapido e eficaz. Depois fui ao consulado português em Bordéus, dei la' os papeis todos, paguei e tadaaaaaaaaaa!

    Nem foi preciso traduzir absolutamente nada. As embaixadas trataram de tudo.

    Depois vimos apenas com a Camara do local do casamento para marcar a data e eles têm tudo informatizado e o Consulado de Bordéus enviou as informações todas.

    Uma pergunta, a Camara aceitou marcar a data e hora antes de acabares os papéis todos?


    • Responder
  • Sofia
    Noiva Ativa Setembro 2018 Porto (Concelho)
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Leonor!

    Desculpa estar a reabrir o topico depois de tanto tempo, mas estou com algumas duvidas. Sou portuguesa, o noivo italiano, vivemos em Italia e casamos em Portugal.

    No ponto 3, quando referes que entregaste os documentos no consulado, foi no consulado holandes em Portugal, ou no consulado portugues na Holanda?
    Tu és portuguesa mas vives na Holanda, certo? E ao casares em Portugal nao é preciso o teu certificado de capacidade matrimonial?
    • Responder
  • Claudia
    Noiva VIP Julho 2018 Leiria (Concelho)
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Opa tão fixe o vídeo, obrigada, faz-me sentir menos "sozinha" por saber que há mais portugueses com eslovacos para além de mim Smiley smile Mas agora a sério, eles lêem isto tudo na cerimónia? É que vai ser um aborrecimento Smiley sad
    • Responder
  • Leonor
    Noiva Experiente Agosto 2017 Lisboa (Concelho)
    Leonor ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Bom, o meu namorado realmente assinou ontem um documento na conservatória, que fui eu que lhe traduzi na altura. Assinei eu primeiro e depois ele

    Era só com os nossos dados (nomes, bi, morada, nomes dos pais).


    Mas concordo que para ser mesmo mesmo correcto, teria que ter uma tradução ou alguém (que não eu) a traduzir-lhe.

    • Responder
  • Leonor
    Noiva Experiente Agosto 2017 Lisboa (Concelho)
    Leonor ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Yup, o meu irmão vai fazer a tradução.

    Já estive a ver uns vídeos no youtube de casamentos civis para ter uma noção do que vai ser dito e para ele se preparar para determinadas palavras mais burocráticas.

    Olha, engraçado, um dos vídeos que vi era com uma eslovaca também, mas ela falava português. Segue aqui o link e vais ouvir como a conservadora diz também que a Eslováquia não passa a tal certidão

    https://www.youtube.com/watch?v=0hlGvgsIvmw&t=2s

    • Responder
  • Claudia
    Noiva VIP Julho 2018 Leiria (Concelho)
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    A sério?? Estes gajos da conservatória só podem estar a gozar... Fizeram um filme a dizer que preciso de um tradutor para o processo civil, porque o noivo vai estar a assinar documentos escritos em português (o casamento em si tem o contrato) e ele tem de perceber o que está lá escrito e portanto tem de estar presente inclusive na cerimónia para traduzir tudo... Bem, o que vale é que quem me vai fazer supostamente isto é uma convidada, por isso caso eles mudem de ideias ela está lá para assegurar que a cerimónia acontece Smiley xd
    • Responder
  • Claudia
    Noiva VIP Julho 2018 Leiria (Concelho)
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ah ok, na Eslováquia não passam certificado de capacidade matrimonial, então a embaixada eslovaca emite um documento a dizer isso mesmo e é isso que tenho de entregar na conservatória. Bem, eu acho é que eles deviam simplificar isto tudo, é uma confusão. Tu não precisas de um tradutor presente na cerimónia? Porque disseram-me na conservatória que o tradutor tem de me acompanhar em todo o processo inclusive no casamento para assinar. Felizmente não tem de ser um profissional, pode ser um conhecido, senão ia estar aflita com medo que me faltasse ao casamento e depois não havia cerimónia para ninguém. Ahahah a sério, neerlandês? Não soa nada bem Smiley xd
    • Responder
  • A
    Noiva Constante Julho 2017 Setúbal (Concelho)
    Adriana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nao nao houve stress so para nos mesmos. Os documentos deles a certidao pedimos uma mesmo nova, veio da romenia pedimos a para ai 2 meses e o certificado de capacidade matrimonial pedimos 3 vezes e das 3 vezes era sempre o mesmo papel ao qual viemos a descobrir que afinal era aquele mesmo 😡 enfim.. nao o tradutor so nos serviu para traduzir como deve ser a certidao de nasciemnto para portugues dps foi so ir a embaixada para legalizar. Para abrires o processo n precisas de tradutor pois os documentos dele virao nas duas linguas. N desesperes , eu sei que é dificil mas nos tivemos quase a desistir de tudo e nao ia valer a pena. Pois fomos 5x ao registo, 4x a embaixada etc...
    • Responder
  • Leonor
    Noiva Experiente Agosto 2017 Lisboa (Concelho)
    Leonor ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Na Holanda quiseram a minha certidão de nascimento para passar a de capacidade matrimonial dele. Ele é holandês, portanto.

    O comprovativo de residência, foram os holandeses que pediram para o documento dele. Se as pessoas na estónia nao pediram nada disso, nao tens que apresentar.

    E no fundo é assim, se um país nao passa determinado documento, eles têm que passar uma declaração em como nao passam esse documento. E a conservatória em PT tem que aceitar isso, nao podem inventar documentos que nao existem.

    As certidões de nascimento sao passadas pela junta de freguesia ou equivalente, do local onde pessoa nasceu. Eu nasci em Estugarda e tiveram que ser eles a passar-ma, mas felizmente os alemães sao pessoas familiarizadas com as tecnologias de hoje em dia e dá para pedir online.


    A certidão de capacidade matrimonial é um documento que nao é só referente a ele, é referente aos dois e está lá incluído o teu nome também (e dos teus pais). Portanto eles precisam de saber com quem ele vai casar, para a passarem.

    Quando decidimos casar, ainda considerámos casar na Alemanha, e para tal eu também teria precisado de uma certidão de capacidade matrimonial para os alemães. Para o consulado português me passar esse documento, teriam precisado da certidão de nascimento dele, tal como os holandeses precisaram da minha.

    Mas depois decidimos rapidamente que preferíamos casar em Portugal e nao preciso de certidão de capacidade matrimonial, só ele.


    Felizmente hoje em dia passam todos os documentos em modelo internacional, ou seja tem logo a tradução para várias línguas.


    E com tanto documento burocrático aprendi que "holandês" está errado e o correcto é "neerlandês". Mas eu vou continuar a dizer "holandês" lol.

    • Responder
  • Claudia
    Noiva VIP Julho 2018 Leiria (Concelho)
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    A sério que precisaste da tua certidão?? Eu pensava que só precisava do meu cartão de cidadão... E ninguém me disse nada sobre o comprovativo de residência.. De onde é o teu noivo? Que chatice, eles complicam tanto, ainda por cima sendo da união europeia não vejo necessidade nenhuma nisto Smiley sad
    • Responder
  • Leonor
    Noiva Experiente Agosto 2017 Lisboa (Concelho)
    Leonor ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi querida, também sofri um bocado com o nosso processo todo, mas já está tudo tratado e marcado.

    No nosso caso, precisámos 1.) da minha certidão de nascimento em modelo internacional + comprovativo de residência dos dois para ele pedir a certidão de capacidade matrimonial. Esta veio em modelo internacional.

    2.) Ir a um advogado e notário para fazer o nosso regime de bens (quando chegámos ao consulado com tudo excepto isto e dissemos que queríamos separação de bens, o senhor diz que entao temos que fazer isso num advogado).

    Depois mandar traduzir o documento todo, e certificar a tradução.


    3.) entregar certidão de capacidade matrimonial dele, passaporte dele, certidão de nascimento dele (em modelo internacional), CC meu e regime de bens no consulado.


    4.) Ir a Lisboa pagar o emolumento por o casamento ser a um fim de semana, informar que quero mudar de nome, informar da hora e local e esses detalhes todos.


    Agora estou tratar de arranjar algum voluntário que seja intérprete no dia pois o meu namorado nao fala português. O intérprete nao tem que ser profissional, pode ser um amigo. A conservatória tem que saber antes do casamento quem é o intérprete, ter cópia do CC ou passaporte e morada dessa pessoa. Mas isso podem fazer depois por email.


    Boa sorte.

    • Responder
  • Claudia
    Noiva VIP Julho 2018 Leiria (Concelho)
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Bem, a tua resposta encheu-me de esperança, então não houve stress de abrirem o processo a um mês do casamento? Só penso que se na conservatória me dizem que não é possível e até fico enjoada Smiley sad os documentos do teu noivo foram emitidos no minimo a seis meses do casamento ne? E o tradutor? Tiveste de levar um contigo para abrir o processo e na cerimónia?
    • Responder
  • A
    Noiva Constante Julho 2017 Setúbal (Concelho)
    Adriana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Desculpa mas ando a ler o teu texto aos bocados ahahahaha. A certidão do meu foi 20€ mas depois tive de traduzir cá num tradutor é ir legalizar na embaixada. Ou seja fomos para aí umas 5 vezes a embaixada pq o certificado de capacidade matrimonial romeno tinha mudado o aspecto é o registo civil n sabia então n validavam o certificado... Foi um grande stress. Sim tu só irás precisar do cartão de cidadão
    • Responder
  • A
    Noiva Constante Julho 2017 Setúbal (Concelho)
    Adriana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Passei pelo o mesmo o meu noivo é romeno. E ele tinha uma certidão cá que tb era a mesma desde que nasceu. E tivemos de mandar fazer uma nova pq tinha de vir apostilhada n sei se n vai ser o vosso caso tb, mas ainda demorou algum tempo a nossa, pq tivemos de enviar uma procuração para a tia dele tratar disso lá na Romênia. E precisam do certificado de capacidade matrimonial que é passado pela embaixada normalmente.Aliás nós estamos a 1 mês e 3 dias do casamento é só conseguimos abrir o processo no registo a semana passada e ele dão logo um papel para a igreja é tb já ficou tratado. Por isso n te preocupes com o tempo só irás acabar por te stressar mais como eu.
    • Responder
  • Joana
    Top das Noivas Junho 2017 Setúbal (Concelho)
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    É uma vergonha tanta burocracia... enfim.

    É verdade, a Função Pública fez novamente greve... espero que na 2ª feira tenhas mais sorte.

    • Responder
  • Genifer
    Noiva Master Junho 2017 Sintra
    Genifer ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Isso é mesmo um stress. Eu sou brasileira e noivinho Português, quando casamos no civil foi muita burocracia, a única coisa diferente é q a minha não precisa ser traduzida, e agora para o casamento religioso foi mais um stress pq na conservatória brasileira dizia q eu era solteira, e eu já tinha ido ao Brasil e feito uma certidão de casamento lá. Olha foi trazer e levar papéis, só csg dar entrada na igreja q faltar quase 2 meses e pq eles ainda foram bonzinhos cmg. Calma que vais resolver tudo, nisso temos de ter mt paciência e mts vezes esperar pela boa vontade deles, mas devagar vais ver q resolves tudo.😘😘
    • Responder
  • Vanessa
    Top das Noivas Julho 2017 Matosinhos
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Espero bem que não. Mas se vires que é a mesma e continua o mesmo comportamento pedes para ser atendida por outra pessoa.
    • Responder
  • Claudia
    Noiva VIP Julho 2018 Leiria (Concelho)
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Podes crer, foi ridículo, ela mal me padsava cartão como se eu não estivesse a falar a sério, foi mesmo desagradável. Espero não a apanhar outra vez lá Smiley atonished
    • Responder
  • Vanessa
    Top das Noivas Julho 2017 Matosinhos
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Boa partilha querida Smiley smile Vai correr tudo bem de certeza, afinal tens informações da própria embaixada. Agora o comentário da senhora da conservatória de Leiria é que é completamente reprovável... beijinhos
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração