Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Claudia
Noiva VIP Julho 2018 Leiria (Concelho)

Casamento com cidadão estrangeiro

Claudia, a 4 de Dezembro de 2016 às 18:41 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 18
Boa noite comu!Estou quase a voltar para a Irlanda, custa tanto deixar Portugal! Mas enfim, tenho muitas novidades mas vou contar tudo quando já estiver em minha casa .Agora só venho aqui dar um alerta importante que me foi dado na conservatória: então andei aos mails com eles durante tanto tempo, falei com embaixadas e tudo, e só me diziam que a cerimonia tinha de ser em português pelo casamento ser em Portugal. Tudo bem. Fui lá para pedir um esquema do que é dito na cerimonia para o meu noivinho ir aprendendo (como muitas já sabem, ele é da Eslováquia) e não é que só naquele momento é que me disseram que eu tenho de ter um intérprete? Que não posso abrir sequer o processo de casamento sem um interprete que explique ao meu noivo tudo? Eu até acho bem que assim seja, mas sinceramente acho que é algo extremamente importante que me devia ter sido dito assim que pedi as informações. Então esse interprete tem de estar presente em todos os momentos com a conservatória e na cerimónia, pode ser até um amigo, mas tem de ser alguém completamente imparcial. Pronto, noivinhas que casam com estrangeiros já sabem!

18 respostas

Última atividade por Marilia, a 10 de Dezembro de 2016 às 20:29
  • Marilia
    Noiva Ativa Agosto 2017 Santo Tirso
    Marilia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bem o meu não fala fluente nas percebe e fala alguma coisa para o que se vai dizer se se falar devagar ele percebe ...mas é estranho ser tudo diferente para todos nunca dizem a mesma coisa as pessoas é mesmo muito mau . ..elsquezitomfim u não levo ninguém se no dia disser algo eu digo lhes que são eles que são encarregados de fazer as coisas na ordem da lei se não informao paciência a deles ...
    • Responder
  • Joana
    Top das Noivas Junho 2017 Setúbal (Concelho)
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ridículo estes entraves que colocam a uma pessoa. Como é que não havemos de perder a cabeça?... de ficar com os nervos à flor da pele e falar mal dos serviços?!.. meu deus.

Mas vai correr tudo bem. Vamos ter fé.

• Responder
  • Claudia
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Pois eu queria tratar de tudo o mais rápido possível mas nao posso porque os documentos que o noivo vai pedir têm de estar datados no maximo 6 meses antes da data do casamento, ou menos, nunca mais , ou seja, vou ter de fazer tudo a correr. É um pesadelo!
    • Responder
  • Joana
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Trabalham mesmo muitooo mal. Os consulados e todas essas entidades são uma vergonha autêntica. O melhor é começares a tratar das coisas aí com 1 ano de antecedência... mais vale teres os documentos na tua mão e esperar pelo processo civil do que o contrário.

Já vi e novamente parabéns.

É verdade... o tempo passa bastante rápido.

• Responder
  • Micaela
    Noiva Constante Maio 2017 Valais
    Micaela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Sim eu percebo a questão do interprete até tem a sua lógica. Mas em Portugal tudo o que seja papeis eles complicam. O consulado aqui é uma tristeza para seres atendida tens de ir para lá 2 a 3 horas antes senão nada...

Desejo-te Boa Sorte e não desesperes com todas estas burocracias Smiley smile

• Responder
  • Claudia
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois Teresa, é exactamente porque ele não percebe português, suponho que não precisou de interprete porque os espanhóis percebem português e nós o espanhol Smiley smile mas não ha maneira de o rapaz entender português porque eslovaco não tem nada a ver Smiley laugh
    • Responder
  • Teresa
    Noiva VIP Julho 2017 Montijo
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá, é primeira noticia que tenho de que deja preciso um intérprete, só se fora por ele não perceber ou falar o portugués. Eu sou espanhola e este é meu 2 casamento em Portugal e não foi necesário Smiley smile
    • Responder
  • Claudia
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Pois é Joana, se bem que já nada me surpreende, o nosso sistema funciona muito mal e tens de perguntar a mesma coisa uma data de vezes e mesmo assim é sempre uma insegurança. Eu ando cheia de medo de pedir os documentos do noivo a 6 meses do casamento para abrir o processo e depois me digam que é preciso mais algum, porque como têm de ser traduzidos não é algo que se faça de um dia para o outro e tenho medo de não ter o processo pronto a tempo do casamento... Vamos ver!

Já partilhei as minhas novidades, estou triste por já não estar em Portugal mas vou ocupar a minha cabeça com as manualidades e assim e quando der por mim já estou em Portugal outra vez Smiley smile

• Responder
  • Claudia
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Pois, eu no inicio também fiquei um pouco preocupada com os gastos, ando a tentar ver de interpretes para ver quanto levam, em ultimo caso escolho alguém conhecido que saiba bem ingles e pronto, não tenho qualquer gasto, mas queriamos muito que fosse alguem a falar eslovaco, se bem que não acredito que seja fácil, não temos muitos eslovacos em Portugal Smiley sad

• Responder
  • Claudia
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ohhh a sério? Smiley smile Em que parte da Irlanda vivem?

Sim, nós no inicio pensamos num tradutor em ingles, seria o mais fácil de arranjar, mas depois chegámos à conclusão que, se temos de ter um, que seja a traduzir para eslovaco para a familia do noivo entender a cerimónia toda, por um lado até ficamos mais satisfeitos que assim seja!

Agora o noivo anda a tentar encontrar eslovacos a viver em Portugal para ver se arranja um interprete, a minha mãe como trabalha no SEF e eles têm imensos contactos de tradutores de diversas linguas também anda a ver, mal seja que não encontremos ninguem Smiley laugh

• Responder
  • Claudia
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Sim, nós não queremos casar na Irlanda, onde vivemos, porque chove a potes o ano inteiro e queremos sol. Como eu tenho mais do dobro dos convidados do noivo, não considerámos casar na Eslovaquia, apesar de ser um país lindo, porque era mais fácil fazer em Portugal e trazer os convidados dele.

Realmente é ridiculo, Portugal está no topo sempre para complicar tudo o que é processo, é uma tristeza!

Mas tu se percebes francês (suponho que seja a lingua do teu noivo, apesar de saber que na Suiça também se falam outras linguas dependendo da zona) não precisas de interprete. Eu até concordo com isto, no nosso caso claro que não se aplica porque não é um casamento por interesse nem nada que se pareça, mas existem sempre aquelas situações em que as pessoas se casam com interesse nos bens do outro e sendo que ele não percebe português, sem interprete era relativamente fácil de manipular a partilha de bens então ambos têm de perceber a 100% todas as leis e questões legais..

• Responder
  • Claudia
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olha que não Marilia, porque eu também vou casar na quinta.... Acho que só não precisas de interprete se o noivo falar português, se for brasileiro ou de algum país que fale a lingua portuguesa ou claro, se ele souber falar português fluente mesmo não sendo a lingua mãe.

• Responder
  • Marilia
    Noiva Ativa Agosto 2017 Santo Tirso
    Marilia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá . Hummmmm eu perguntei se wra preciso algo de especial ...disseram me que não só bilhete de identidade e essas peladas . .. derresto mais nada . .mas se calhar será por eu fazer o casamento directo no jardim da quinta ...
    • Responder
  • Micaela
    Noiva Constante Maio 2017 Valais
    Micaela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Que falta de informação.. Vais casar em Portugal?

Eu vou casar na Suiça e o moço é daqui e ninguém me falou em nada disso.

Mas em Portugal é sempre complicado, imagina só que eu preciso de mais documentos para abrir um processo de casamento no consulado que para casar no civil na Suiça (mesmo sendo estrangeira)

• Responder
  • Vanessa
    Top das Noivas Julho 2017 Matosinhos
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Totalmente de acordo. Beijinhos e Boa viagem
    • Responder
  • Daniela
    Noiva Experiente Julho 2017 Porto (Concelho)
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Smiley smile também vivo na Irlanda e também vou casar em Portugal Smiley laugh mas no meu caso, o noivo também é português. Realmente podia ter-te dado essa informação de antemão uma vez k sem isso nada feito... Enfim! Espero k resolvas essa situação da melhor maneira. Beijinhos grandes!
    • Responder
  • Sofia
    Noiva Constante Outubro 2017 Viseu (Concelho)
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Para contornar esse problema decidi casar no registo civil na Alemanha, o noivo é alemão. E tratei dos papeis no consulado. Achei que poderia ser uma despesa muito grande pagar um(a) intérprete...
    • Responder
  • Joana
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

É uma falta de informação total... que tristezaSmiley sad

Mas pelo menos se for uma pessoa amiga, não têm de pagar balúrdios a um interprete.

Vai correr tudo bem querida.

E aguardo essas novidades todasSmiley laugh Custa sempre deixarmos o nosso berço mas é um esforço que se faz em prol do nosso futuroSmiley heart. Beijinho grande e boa viagem de regresso à Irlanda.

• Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração