Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

S & P
Noiva VIP Outubro 2018 Lisboa (Concelho)

Casamento Civil: Pormenores de protocolo

S & P, a 31 de Julho de 2018 às 10:26 Publicado em Fórum Cerimónia Nupcial 1 14

Este debate e` mais direccionado para as ja casadas.

Queria saber basicamente como e` o casamento civil pois nunca fui a nenmhum e as minhas duvidas sao:

1 - O que e` que a conservadora diz? Ela pergunta se nos aceitamos o outro como amrido / mulher?

2- O que e` que os noivos devem dizer? So se diz "sim, aceito" quando a conservadora perguntar ou dizemos algo mais? E ha algo que devemos dizer na troca das aliancas?

3 - De que lado a noiva entra com o pai?

4- De que lado a noiva se senta ao lado do noivo?

5 - Como devemos colocar a saia do vestido nos bancos do civil? Estava a pensar que nao me queria sentar em cima da saia para nao amarrotar e como teremos bancos, da para por a saia aberta para tras mas depois sento-me em cima do saiote... e` assim que se faz?

6 - Pousamos o bouquet em cima da mesa da cerimonia ou damos a alguem?

7 - Quando devemos votlar a ir buscar o bouquet? Logo apos terminar a cerimonia? Tenho medo de me esquecer dele... lol

Espero que me possam ajudar Smiley smile Obrigada!

14 respostas

Última atividade por Jacinta, a 1 de Agosto de 2018 às 05:41
  • Jacinta
    Top das Noivas Outubro 2017 Barcelos
    Jacinta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É, exactamente, assim, querida! 😉

A Ana explicou muitíssimo bem! ☺️
    Claro que vocês podem preparar uma cerimónia mais especial e personalizada (introduzir cerimónias simbólicas, trocarem votos, fazerem ou alguém fazer discursos, alguém ler algum texto...), mas, isso, tem de ser tudo muito bem acertado com o/a Conservador/a, para ela se guiar correctamente, também, e tudo decorrer "sobre rodas"!

Qualquer coisa, é só perguntares! 😉
    Não foi o meu caso, mas sei cono funciona! 😄

Beijinho 😘
    • Responder
  • Patricia
    Top das Noivas Outubro 2019 Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá querida, não sou casada mas há um mês fui a um casamento civil !
    1 - basicamente ela lê um papel tipo um contrato e pergunta se querem dizer sim aceito
    2 - basicamente tens de dizer sim em algum Momento, recordo-me que ela perguntou aos meus amigos se era de livre e espontânea vontade contrair matrimónio e tiveram que dizer o nome todo de ambos.
    3 - lado esquerdo
    4 - lado esquerdo também
    5 - não te sei responder
    6 - acho que a minha amiga colocou em cima da mesa
    7 - não me recordo mas assim que saíram ela tinha o bouquet
    • Responder
  • S & P
    S & P ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Mil obrigados pela ajuda Lady in Red! Smiley smile

• Responder
  • L
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá querida. Já fui a dois casamento civis e vou responder de acordo com o que vi:

1 - Algo do género sim.

2 - As frases são diferentes (civil vs religioso) mas tens de dizer "sim" em determinado momento

3 - Quem olha de frente para eles, pai no lado direito e noiva no esquerdo

4- Lado esquerdo, visto de costas

5 - Costumam meter a cauda para o lado (direito) porque é a posição natural das cadeiras

6 - É como preferires, por exemplo, de acordo com o espaço na mesa e se já tem ou não arranjo floral

7 - Convém que o vás buscar para tirarem as fotografias. Entretanto, ele deve estar num sítio fresco.

Beijinhos.

• Responder
  • Liliana (Ly)
    Noiva Master Junho 2018 Almada
    Liliana (Ly) ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Demasiadas questões. E é a minha opinião... Vale o que vale. Tal como a dos outros.
    • Responder
  • Ana C
    Noiva VIP Junho 2018 Lisboa (Concelho)
    Ana C ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu não digo que não. Estou apenas a alertar que não acontece sempre assim. Tal como tu eu deixei o dia fluir, e segundos antes de entrar andei a perguntar se alguém sabia de que lado tinha de estar. São visões é certo, mas para quem nunca foi a um casamento civil como eu e não tem noção nenhuma do que vai acontecer é assustador.

• Responder
  • Liliana (Ly)
    Liliana (Ly) ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    São visões... Acho que são perguntas a mais... É deixar o dia fluir. Não somos todas iguais, por isso cada uma dá o conselho que acha melhor... No meu caso acho que são muitas perguntas e preocupações escusadas e digo-o!
    Beijinhos
    • Responder
  • Ana C
    Ana C ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu cheguei ao dia do casamento sem indicações e sem saber ao certo o que se ia passar... Estou casada é certo, mas tinha sido bom ter sabido algumas coisas de antemão.
    Beijinhos
    • Responder
  • Ana C
    Ana C ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oh de nada Smiley smile
    Connosco foi assim, perguntou se aceitavamos, depois alianças e votos (envia mail a conservatória a confirmar que pretendes fazer isto), chamou os padrinhos, beijo e tá Smiley smile

Eles avisam quando for para assinar mas sei que em muitos casos acontece ninguém assinar nada. Eu é que fiz o certificado pela piada ehehehOs cartões de cidadão só pediram aos padrinhos. Em todo o caso podes dar o teu ao noivo caso seja necessário e ele entrega a conservadora antes de tu entrares.
    Beijinhos Smiley smile

• Responder
  • S & P
    S & P ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada minha querida!

Foste uma grande ajuda!

Fiquei so an duvida: a conservadora pergunta se aceitamos casar um com o outro e de pois trocamos aliancas e votos e no fim ela diz o beijo e acabaou, certo?

E em que momento se assina? Pediram para levarmos os cartao de Cidadao e em que momento isto se faz?

Obrigada mais uma vez!

• Responder
  • Ana C
    Ana C ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Cá estou outra vez. Olha tal como tu não fazia ideia do que se ia passar. Assim que percebi que não ia ter uma cerimónia como a que queria (romântica e tal) não quis saber mais disso. Ia estar casada com o noivo e isso é que importava. Lembro-me de na manhã do casamento o noivo me perguntar "é normal nós não sabermos o que se vai passar na cerimónia?" E eu ri-me. A verdade é que também nunca fomos a uma cerimónia civil e não sabíamos como era. Mas pensei "que se lixe, daqui a umas horas descubro" ahaha
    Então em relação às tuas perguntas a minha experiência foi:

Este debate e` mais direccionado para as ja casadas.

Queria saber basicamente como e` o casamento civil pois nunca fui a nenmhum e as minhas duvidas sao:

1 - O que e` que a conservadora diz? Ela pergunta se nos aceitamos o outro como amrido / mulher?

Comigo ela falou no contrato em si, dos deveres enquanto marido e mulher. Explicou a importância do contrato, para não nos esquecermos que era um contrato e se aceitavamos casar um com o outro (sim a palavra contrato foi dita várias vezes). Após a leitura do contrato, indicou que tínhamos alianças e votos para trocar. Chamou depois as testemunhas que assinaram (num "certificado" fofinho criado por mim). Disse que estávamos casados e mandou-nos dar um beijinho eheh

2- O que e` que os noivos devem dizer? So se diz "sim, aceito" quando a conservadora perguntar ou dizemos algo mais? E ha algo que devemos dizer na troca das aliancas?

Não me lembro bem ao certo, acho que disse "sim é de minha livre vontade casar com ..." E o nome completo do noivo. De resto se quiserem trocar votos ou dizer algo durante as alianças é com vocês (mas avisem a conservadora antes enviando um e-mail para a conservatória).

3 - De que lado a noiva entra com o pai?

Indicaram-me que era do lado esquerdo.

4- De que lado a noiva se senta ao lado do noivo?

Do lado esquerdo também. Após casados trocam e ficas do lado direito (quando passarem pelo corredor do arroz). É mais fácil para ti se o noivo ficar a tua espera logo do lado direito e assim já sabes que te tens de sentar no esquerdo.

5 - Como devemos colocar a saia do vestido nos bancos do civil? Estava a pensar que nao me queria sentar em cima da saia para nao amarrotar e como teremos bancos, da para por a saia aberta para tras mas depois sento-me em cima do saiote... e` assim que se faz?

Eu sentei-me em cima do vestido com jeitinho e não amarrotava (muito). Ficou bonito porque para trás fiquei com o véu aberto.

6 - Pousamos o bouquet em cima da mesa da cerimonia ou damos a alguem?

Eu pousei em cima da mesa.

7 - Quando devemos votlar a ir buscar o bouquet? Logo apos terminar a cerimonia? Tenho medo de me esquecer dele... lol

Logo depois de dar o beijinho agarrei logo no bouquet para ir para o corredor do arroz. Estava em cima da mesa mesmo a mão.

Espero ter ajudado. Algo que precises é só dizer Smiley smile
    Beijinhos
    • Responder
  • Ana C
    Ana C ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Já te respondo a tudinho quando for almoçar! Smiley kiss
    • Responder
  • Liliana (Ly)
    Liliana (Ly) ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ui tantas perguntas...
    É relaxar descontrair e aproveitar o dia!!
    A seu tempo todos te darão as indicações que precisas, aproveita o momento e relaxa! Não precisas de saber tudo tão ao detalhe senão nem aproveitas o dia!
    Beijinhos e vai tudo correr bem... A tua pergunta do não sentar para não a machucar o vestido matou-me 😂😂 então não vais usar o vestido só nesse dia? É para amachucar, sujar, usar e abusar!
    • Responder
  • M
    Top das Noivas Agosto 2013 Porto (Concelho)
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ahahahah tantos pormenores ahah

Penso que a Liliana se casou apenas pelo civil, talvez te possa ajudar!

Um beijinho Smiley smile

• Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração