Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Célia
Noiva Ativa Outubro 2022 Valongo

Casamento Civil ou religioso??

Célia, a 15 de Novembro de 2021 às 19:08 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 21
Boa tarde noivinhas!!
Eu e o meu noivo estamos num dilema..
Não sabemos se optamos pelos casamento civil ou religioso..Já tivemos pessoas a dizer-nos que o que se paga um dinheirão ao padre para casar na igreja, além dos restantes encargos com a formalização do processo com o casamento religioso... Por outro lado também temos opiniões de amigos que já foram a outros casamentos, que nos disseram que o casamento civil na quinta, compensa, porque até podemos optar por fazer uma cerimónia diferente e até contratar um celebrante!Não sabemos muito bem o que fazer, até porque não sabemos efetivamente valores reais!Será alguém nos pode ajudar? Obrigada e bons preparativos!!!

21 respostas

Última atividade por Telma, a 19 de Novembro de 2021 às 12:25
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Célia 😍

Tal como as noivinhas já disseram, acho que só faz sentido casarem pela igreja se tiverem a fé que vos leve nesse caminho, caso contrário, não faz sentido (na minha opinião claro).

Quanto a custos, sem dúvida que para nós casar na igreja foi muito mais barato do que qualquer outra hipótese que inclua casar fora da conservatória. Dando-te o nosso exemplo, pagamos 120€ pelo processo civil + 80€ ao padre + 150€ do coro. Se optássemos por casar pelo civil na quinta, seriam pelo menos 200€ + custo das deslocações do conservador, ou se casassem na conservatória (uns dias antes ou depois do casamento) e contratássemos um celebrante, pagaria os 120€ + +/-300€ do celebrante, sendo que os 120€ do registo era se não tivéssemos convenção pré-nupcial, caso contrário, ainda tinha outro valor 😘

• Responder
  • Nicole
    Super Noiva Setembro 2022 Lisboa (Concelho)
    Nicole ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi noivinha! nós vamos casar pelo religioso - na igreja basilica da estrela. pagamos 100€ e depois vamos acertar a decoração. sobre musica vou levar um CD, mas eles têm uma lista com os valores e opções de escolha. O civil que trata de toda a papelada ai sim é mais caro tbm dependendo das escolhas do casal - uniao de factos etc. Tens dever o que faz mais sentido para voces.

Espero ter ajudado! beijinhos

• Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Célia!
    Eu acho que já tens a resposta: para vos não é importante casar na igreja, então porquê dar esse passo?
    Eu sempre quis casar na igreja e faria mesmo que o preço fosse 1000€. Se só faz sentido para vós casar no civil, não estejam com essas ideias de casar na igreja só por ser barato ☺️
    • Responder
  • Filipa
    Noiva Experiente Setembro 2022 Leiria (Concelho)
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Não acho que devia fazer essa ponderação por preço, mas sim pelo que faz mais sentido para si. Os celebrantes também são caros. O que está em causa é se são ou não pessoas religiosas, se acreditam ou não na igreja. Fazer na igreja só porque sim, quando por vezes nunca lá vão e não ligam, para mim não faz sentido...deixar de casar na igreja pelo preço tb não me faz sentido, mas até pode casar fora da igreja num casamento religioso... Acho que deve basear-se nas suas crenças e do noivo! Foi assim que fiz a minha escolha, independentemente das opiniões à minha volta.

• Responder
  • Marlene
    Super Noiva Setembro 2022 Braga (Concelho)
    Marlene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Alô!

Isso será sempre uma decisão vossa. Acho que a nível de valores, vai tudo dar ao mesmo (se contratares um celebrante é capaz de ficar mais caro um bocadinho). Têm de decidir o que faz sentido para vocês, no que acreditam, e no que implica casar pela igreja.
    Nós por cá decidimos civil. o noivo nem sequer ponderava a hipótese de ser pela igreja, e se calhar ainda bem, porque apesar de me rever em alguns aspectos da religião, não me revejo em muitos outros 🤷🏻‍♀️
    • Responder
  • Rita
    Porto (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Célia! Smiley heart

Deixo aqui dois artigos, que talvez vos ajudem a dedicir.

O que necessito para me casar na Igreja?

Requisitos para o matrimónio: o casamento civil

Beijinhos

• Responder
  • Ana
    Noiva Master Maio 2022 Lisboa (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois é muito normal sim… o que não é normal é não conseguir fazer marcação no civil
    • Responder
  • Catia
    Top das Noivas Outubro 2021 Sintra
    Catia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Mas é normal a malta ter essa ideia a minha mãe pensava o mesmo... Até que disse que para todos os efeitos dia 9 foi para os dois
    • Responder
  • Ana
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim sim eu sei agora do registo ir à igreja é bem mais prático
    • Responder
  • Catia
    Catia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Célia acho que ja chegaram à conclusão do que vos faz mais sentido, pois os preços são praticamente iguais, eu casei na igreja, porque para mim faz todo o sentido, mas isso sou eu, se o noivo não pensasse o mesmo casaria no civil sem problemas
    • Responder
  • Catia
    Catia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ola Ana, ela se decidir casar no religioso pode fazer dois em um na igreja, isso era antigamente... Apenas têm de abrir cm qualquer noivo o processo 6 meses antes beijinhos
    • Responder
  • Jessica
    Noiva VIP Agosto 2021 Braga (Concelho)
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ola Célia !

Concordo com estas meninas todas que ja te responderam Smiley smile acho que tens as pistas todas para pensar no casamento que te corresponde mesmo a ti e ao noivo claro Smiley smile bons preparativos e beijinhos Smiley kiss

• Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola Celia. Casar pela igreja é uma opção para quem é religioso, acredita em Deus e pratica a religião. Não faz sentido casar na igreja só porque é bonito. Podes ver na página 4 do post Trâmites para Cerimónia Religiosa https://comunidade.casamentos.pt/forum/tramites-para-cerimonia-religiosa--t203865 os custos associados a casar na Igreja. Podes comparar com o preço dos celebrantes. Casar na igreja tem uma série de formalidade e implica aceitar muitas das exigências do padre que vos casa. Se isso não faz sentido para vocês, não vale a pena casar pela igreja. Bjs
    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Célia. Acho que os valores rondam ela por ela. Se calhar têm de decidir se querem casar numa igreja ou na quinta?
    • Responder
  • Ines
    Noiva Master Setembro 2022 Lisboa (Concelho)
    Ines ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá noivinha Célia,

Normalmente o valor de ambas as cerimónias ronda os mesmos valores e a diferença está na cerimónia em si.

Não há um certo e um errado, depende muito de vocês e de aquilo com o que mais se identificão a um nível pessoal.

No meu caso não me importava de casar pela igreja mas o noivo abominava a ideia pelo que optámos por escolher outro tipo de celebração pelo Civil.

O casamento pelo civil pode ser feito de imensas formas diferentes e com imenso significado também. Nós optamos por ter uma celebração Celta porque achamos que são lindíssimas e cheias de simbologia. E na minha opinião pessoal mais interessantes que o casamento católico.

Espero ter ajudado, mas qualquer que seja a vossa opinião saibam que é sempre a correcta porque este é o vosso dia Smiley heart

Beijinhos e boa sorte!

• Responder
  • Ana
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá, deves saber que tens que casar sempre no registo, mesmo que vá à igreja.
    Há uma questão que gostava que pensassem mais do que o dinheiro… o casamento religioso é uma convicção não opção, se vos faz sentido então devem casar pela igreja, mas se é só porque fica bem e por causa das famílias, na minha modesta opinião não deveriam casar porque um católico de verdade não tem esse dilema.
    O que os outros dizem não interessa só o que vocês querem.
    • Responder
  • Miriam
    Noiva Master Junho 2021 Sintra
    Miriam ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pensem e falem sobre o que vos faz sentido...não há escolha certa ou errada é aquilo com que vocês mais se identificam 😘
    • Responder
  • Célia
    Célia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Certo! Muito obrigada Miriam 🤗
    • Responder
  • Miriam
    Noiva Master Junho 2021 Sintra
    Miriam ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi oi Célia!
    Olha na minha opinião vocês é que saberão o que querem na realidade...são pessoas religiosas? O que significa para vocês casamento? Não se devem prender com o preço pois o que precisam não é assim tão dispendioso...se a igreja não vos diz nada não devem fazê-lo por ser bonito...posso dizer-te que no meu caso sempre quis casar pela igreja e saiu mais caro se pensar que quis casar num monumento património Mundial...as flores, os cantores etc saiu caro mas a burocracia paguei 20 e tal euros mais o que quis dar ao padre... portanto casar numa igreja não sai assim tão mais caro
    • Responder
  • Célia
    Célia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não levo a mal de todo!!
    Vou lhe ser sincera, a nós noivos, o casamento religioso, não nos diz grande coisa, era mais pelas nossas famílias, mas lá está, o casamento é nosso, temos de ver o que será melhor para nós como é óbvio. O casar pela igreja seria mais para agradar a família e porque é aquela coisa "casar é pela igreja, só assim faz sentido".
    Mas sim, agradeço a sua opinião, obrigadaaaa!
    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Célia, não me leves a mal, mas acho que a vossa escolha deveria ser baseada na fé ou tradição; se não sentem que o casamento religioso faz sentido para a vossa relação, então a opção de ser só civil, com celebrante ou não, é ótima para vocês. Digo isto porque quando as pessoas escolhem o casamento religioso tem a ver com o significado pessoal e "não olham" aos custos (que custa sempre dar certos valores que nos pedem). O que quero dizer é que se estão com dúvidas, quer dizer que o religioso não é para vós, pelo menos é a minha opinião. Desculpa se percebi mal. Beijinhos e bons preparativos.

• Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração