Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Fabiana
Noiva Principiante Agosto 2019 Aveiro (Concelho)

Casamento civil no Luxemburgo e religioso em Portugal

Fabiana, a 11 de Novembro de 2018 às 18:54 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 19

Ola meninas,

sei que este assunto ja foi aqui debatido mas ainda fiquei mais confusa, preciso de uma ajudinha...

Para quem vive no lux e se quer casar por civil na comuna (ex: junho) e se quer casar pela igreja em Portugal (ex: agosto) quando se tem de ir ao consulado abrir o processo? o que é preciso fazer a seguir do consulado? precisamos de alguma formação para noivos e onde se inscreve? preciso de ir a alguma igreja no Luxemburgo por causa da cerimonia religiosa em Portugal? mais alguma coisa?

obrigada


19 respostas

Última atividade por Cindy, a 18 de Abril de 2019 às 22:00
  • C
    Noiva Novata Agosto 2019 Porto (Concelho)
    Cindy ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito obrigada pela resposta Sandra Smiley smile
    Espero que seja assim tão rápidi no nosso caso Smiley winking
    • Responder
  • Sandra
    Noiva Constante Agosto 2019 Figueira da Foz
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Cindy olha eu quando la foi os programa não estava a dar “que não e duvida aqui no consulado” mas ela tinha me dito que o maximo em 2 semanas a nossa cumuna tinha os papeis e sim nesse ponto eles dizerão a verdade. A cumuna e que nos mando um papel para casa a dizer que ja tinhão recebido os papeis
    • Responder
  • C
    Noiva Novata Agosto 2019 Porto (Concelho)
    Cindy ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    @ Sandra, Ola,
    pelo que entendi, estiveste no dia 29.11 no consulado para iniciar o processo de casamento.
    Podes indicar-me quanto tempo o processo demorou? Isto é quando é que o consulado te entregou o certificado de capacidade de matrimónio? Suponho que esse certificado só seja dado no final do processo.
    Eu também vou casar pela « Comuna » mas, embora tenha dupla nacionalidade, a Comuna exige o tal certificado do Consulado para iniciar o seu próprio processo.
    @ Vânia, Ola,
    disseste que aconselhavas a casar no consulado em vez da Comuna. (Não sei se também é o teu caso), mas também aconselhas isso a quem tem dupla nacionalidade?
    Obrigada pela ajuda Smiley winking
    • Responder
  • Nuno
    Noivo Ativo Maio 2022 Almada
    Nuno ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sorry, só depois de responder me apercebi que os dois actos jurídicos seriam em países diferentes.
    • Responder
  • Nuno
    Noivo Ativo Maio 2022 Almada
    Nuno ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Caso ocorra convenção ante nupcial terá que se exaltar escritura em cartório. Apenas para complementar a tua afirmação, eu diria que o casamento segundo o rito católico não implica ter que "casar" pelo civil pois segundo a Concordata assinada entre Portugal e a Santa Sé, o matrimónio do casamento está investido pelo direito canónico e pelo direito civil pelo que a assinatura nos assentos paroquiais no final da cerimónia confirmarão o acto, no entanto, para que seja válido perante o Estado terá que ser iniciado também o processo civil junto da conservatória do registo civil (onde se indicará o rito religioso e o regime de bens)
    • Responder
  • Sandra
    Noiva Constante Agosto 2019 Figueira da Foz
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola meninas tanho marção hoje no consulado portugues aqui no lux. Vamos la ver como vai ser ou telefone a Sr. Dize me que era presiso certeficado de residence copia dos bilhetes d identidade e 150€ em licido.
    • Responder
  • V
    Top das Noivas Setembro 2019 São João da Madeira
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Estava a rever a tua lista e não precisas marcar o casamento civil aqui no Luxemburgo. Tens apenas que abrir o processo civil e quando casares pela igreja automáticamente ficas casada pelo civil. Mas esclarece-te melhor no consulado. No meu caso foi diferente porque casei-me pelo civil este ano e o religioso é no próximo ano.
    • Responder
  • V
    Top das Noivas Setembro 2019 São João da Madeira
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não. A tua paróquia é a de Rodange. Tens que ir à igreja em rodange e falar lá na secretaria. A minha é Esch porque eu vivo lá.
    • Responder
  • Fabiana
    Noiva Principiante Agosto 2019 Aveiro (Concelho)
    Fabiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim talvez 😊,
    E então a minha paroquia é a missao catholica portuguesa em esch certo?
    • Responder
  • V
    Top das Noivas Setembro 2019 São João da Madeira
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu também me inscrevi nesse site e escolhi o curso em português. Às tantas ainda nos encontramos lá ☺️
    • Responder
  • Fabiana
    Noiva Principiante Agosto 2019 Aveiro (Concelho)
    Fabiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu moro em rodange, inscrevi-me no site LSRS mas para quando ja nem sei...
    Obrigada 😚
    • Responder
  • V
    Top das Noivas Setembro 2019 São João da Madeira
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Fabiana, se nos teus documentos portugueses a morada que estiver lá for a do Luxemburgo tens que iniciar aqui o processo porque essa é que será a tua paróquia. Depois daqui enviam para a paróquia em que te queres casar. Moras onde? Quanto ao curso também já me inscrevi e também aguardo confirmação...fico mais descansada por saber que não sou a única sem resposta 😜 Já agora em qual te inscreveste?
    Em relação à tua ordem de passos só te aconselho a ires falar já na tua paróquia do Luxemburgo para te poderes organizar em relação aos documentos que eles pedem. De resto está tudo bem. Qualquer dúvida que tenhas diz-me 😊😘
    • Responder
  • Fabiana
    Noiva Principiante Agosto 2019 Aveiro (Concelho)
    Fabiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sim, com a paroquia de Portugal ja esta marcado o casamento e também ja me inscrevi pela net para o curso de noivos (ainda sem resposta), também sei que tenho de abrir o processo no consulado a menos de 6 meses do casamento civil so não sabia que tinha de abrir o processo na paroquia do Luxemburgo, é a missão católica portuguesa ou estas a falar de outra coisa?

    diz- me se estou por ordem:

    1- abrir processo de casamento consulado

    2- marcar casamento civil lux

    3- abrir processo paroquia lux

    4- fazer formação de noivos

    5-casamento


    • Responder
  • Patricia
    Top das Noivas Outubro 2019 Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Fabiana, se casas pela igreja católica não precisas de fazer duas celebrações!
    • Responder
  • Sandra
    Noiva Constante Agosto 2019 Figueira da Foz
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu so de Esch-sur-Alzette
    mas queriamos casar pela cumuna em pricipios de mai para dar tempo pro resto da papelada como o casamento sera no dia 09.08 em portugal.
    • Responder
  • V
    Top das Noivas Setembro 2019 São João da Madeira
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Sandra, eu também esperei isso e vais ter que esperar outros dois para casares. Tudo depende a disponibilidade do consul Smiley xd

    Em que cidade estás?

    • Responder
  • Sandra
    Noiva Constante Agosto 2019 Figueira da Foz
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola Fabiana ja esto a ver tudo o que tanho a minha frente para fazer tambem. Obrigado Vânia pela dica
    tanho rdv no consulado dia 29.11 depois de 2 meses de espera 🤣🤣
    foi na qinta feira o padre tambem ......
    • Responder
  • Raquel
    Top das Noivas Julho 2019 Odivelas
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    A Vânia é mesmo a melhor pessoa para te ajudar Smiley winking

    • Responder
  • V
    Top das Noivas Setembro 2019 São João da Madeira
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Fabiana! Eu vivo no Luxemburgo e já casei pelo civil aqui. Vamos por partes:

    Casamento civil: conselho-te a casares diretamente no consulado e não na comuna, no consulado tratam logo de comunicar com as outras entidades como a "segurança social" e tu apenas tens que ir à comuna entregar os papéis e avisar a entidade empregadora. Mesmo o registo em Portugal fica automaticamente feito. Em relação aos timings, eu casei pelo civil em Junho e fui abrir o processo em abril, também no consulado o processo é mais fácil de abrir em relação à comuna porque lá já te imprimem os documentos que precisas.

    Casamento religioso: tens que ir à tua paróquia no Luxemburgo para dares início ao processo e aconselho-te a fazeres o mais rápido possível porque tens que frequentar o curso de preparação para o casamento. Quando fores falar com eles vais receber toda a informação necessária e quais os documentos que são precisos e depois de teres todos os documentos a paróquia do Luxemburgo envia o processo para Portugal e não tens que te preocupar mais com isso. Convém entretanto falares com a paróquia em Portugal para avisares e marcares o casamento lá.

    Acho que não me esqueci de nada... se tiveres mais alguma dúvida é só perguntar 😘
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração