Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

M
Noiva Novata Setembro 2015 Viseu (Concelho)

Casamento civil na suiça

Maria, a 6 de Junho de 2015 às 15:01 Publicado em Fórum Casamentos.pt 0 27

Bom dia, eu e o meu namorado vivemos na Suiça no cantao do Valais. Queremos casar mas nao sabemos como fazer. Devemos dirigirnos ao consulado ou temos de ir a um registo civil suisso? a nivel de papelada e demarchas a fazer o que é preciso? E quanto tempo demoram as coisas todas a serem tratadas?

Agradecia ajuda... Obrigada

Maria Fonseca

27 respostas

Última atividade por Filipa, a 28 de Novembro de 2016 às 20:21
  • Filipa
    Noiva Ativa Dezembro 2016 Barcelos
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ainda somos algumas a viver na Suíça.. Também faço parte. estou em zurich. bons preparativos a todas
    • Responder
  • A
    Noiva Novata Junho 2017 Vaud
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Boa tarde,

    Eu sou portuguesa e o meu noivo suiço. Pretendemos casar no proximo ano aqui na suiça pelo registo civil.

    Mas eu pretendo adptar o sobrenome do meu futuro marido. Na suiça quando decidimos mudar de sobrenome é-nos retirado o sobrenome de solteira (sobrenome dos pais), e em portugal o sobrenome dos pais é obrigatorio manter. Por isso tenho receio de no momento de legalizar o meu casamento em Portugal, ter problemas.

    Se alguem me poder ajudar em relação a este tema, agradeço imenso.

    Alexandra

    • Responder
  • Edna
    Noiva Curiosa Junho 2017 Seixal
    Edna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ok, muito obrigado Felicidades
    • Responder
  • Maria João
    Super Noiva Agosto 2017 Porto (Concelho)
    Maria João ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sim, Edna Smiley smile
    Inicias cá o processo na Embaixada Portuguesa. No meu caso fui a de Geneve. Fazes o pagamento dos papéis, que foram mais ou menos 130€ e eles reencaminham tudo para Portugal.Depois só tens de ligar para o Registo Civil Português onde queres casar, ou seja lá em Portugal mesmo (eles no Consulado dão uma lista com todos os números de telefone), e reservas a tua data! Se quiserem que o Juiz se desloque para fazer a cerimónia noutro local, aí já tem custos acrescidos. Mas ao ligares para marcares a cerimónia eles esclarecem tudo Smiley winking
    • Responder
  • Edna
    Noiva Curiosa Junho 2017 Seixal
    Edna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá queria uma informação também moro na Suíça em Sion quero casar no registo em Junho deste ano em Portugal é possível iniciar o processo aqui? Depois chegar em Portugal e casar no registo?? Obrigado
    • Responder
  • Sara
    Noiva VIP Maio 2016 Viana do Castelo (Concelho)
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ola noivinhas Smiley smile

    eu estou ca na suica tambem e caso pela igreja a 28/05/2016... mas disseram-me que era mais facil tratar do processo civil aqui no consolado portugues. Sabem que tipo de documentos devo levar? acham que é preciso marcar um dia? ou posso ir sem marcacao? sao precisas testemunhas para o casamento civil?

    Muito obrigada Smiley smile

    • Responder
  • M
    Noiva Novata Setembro 2015 Viseu (Concelho)
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito obrigada a todas..
    Ajudaram imenso. Bjnhs
    • Responder
  • Andrea
    Super Noiva Setembro 2015 Chaves
    Andrea ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito obrigado pela ajuda !!
    Bjs
    • Responder
  • Sara
    Noiva Ativa Agosto 2015 Cantanhede
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá !
    Antes de mais desejo-te um bom casamento civil !

    Pois eu não casei antes pelo civil aqui.. Eu fui a embaixada e pediram me os cartões de cidadoes. Mais nada.
    Mas no vosso caso penso que precises das peças de identidade e do acto de casamento do registo civil de aqui.

    Beijinhos e espero ter ajudado !
    • Responder
  • Vanessa
    Top das Noivas Setembro 2016 Lisboa (Concelho)
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Tb sou de Fribourg e isto tudo parece-me uma confusão...

    • Responder
  • C
    Super Noiva Agosto 2015 Valongo
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola linda ja conseguiste tratar da papalada para o casamento civil? Nos tambem estamos na Suiça em Geneve e fizemos desta forma casamos no civil na marie da zona onde vivo e depois dirigimo-nos ao consulado aqui em Geneve mas desta forma ficou-nos mais caro o que te aconselho è passares 1 no consulado português e abrires o processo de casamento e aqui basta ir so um de vocês depois eles marcam uma sessão para a realização da cerimonia civil aqui claro tenhem de ir os 2 e eles la tratam de toda a papelada que seja necessaria sei que na zona onde vives tens de ligar e marcar um dia mas podes vir ao consulado em Geneve esta aberto todos os dias mas tens de vir muiiiito cedo os papeis que precisas de levar são oo cartões de cidadão e os vossos permis e se quiseres casares tambem pelo religioso aconselho-te a procurares a comunidade religiosa portuguesa na tua zona e inscreveres-te para eles tratarem do processo religioso foi o que nos fizemos porque a igreja onde vamos casar em Portugal o padre exigiu-nos o CPM(curso pre matrimonial), assim ja levamos os papeis todos tratados daqui. Qualquer coisa que precises dis
    • Responder
  • Andrea
    Super Noiva Setembro 2015 Chaves
    Andrea ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Sara,

    Eu também vivo na Suíça e vamos casar aqui pelo o civil este sábado, sabes de que preciso para ir me registrar o consulado português para tratar do casamento em Portugal?
    O meu noivo não é português e suíço - italiano e eu Suíça portuguesa e espanhola lol
    Se me podes ajudar para não esquecer nada agradeco !
    • Responder
  • Carla & Marcio
    Noiva Constante Julho 2016 Leiria (Concelho)
    Carla & Marcio ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Tb vou casar pelo civil cá na suissa no canton de fribourg obrigada pela ajuda não sabia por onde começar e Dps caso em Leiria
    • Responder
  • Mónica
    Top das Noivas Abril 2016 Paredes
    Mónica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Bem acho que já te deram todas as dicas...

    Espero que os preparativos estejam a correr bem!

    • Responder
  • Sara
    Noiva Ativa Agosto 2015 Cantanhede
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá !
    Nós também vivemos na Suíça mas não vamos casar antes no registo civil.
    Fomos à embaixada e tratamos do processo de casamento para uma cerimônia religioso.
    Eles depois mandaram os papéis para a paróquia para tratarem de tudo..

    • Responder
  • Joana
    Top das Noivas Julho 2016 Alenquer
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Maria,

    Já conseguiste ficar esclarecida???

    • Responder
  • Ana.
    Noiva Principiante Julho 2015 Bragança (Concelho)
    Ana. ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu tratei de tudo no espaço de 1 mês, mas isso depende de onde vives

    • Responder
  • M
    Noiva Curiosa Junho 2015 Chaves
    Marlène ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá! Tems que abrir processo no consulado português em Sion e depois fazer marcação no registo civil Suiço para tratar dos papeis e para marcar o dia do casamento.

    Faz atenção porque no consulado português em sion, só atendem por marcação. Tems que marcar com muita antecedencia.

    Marlène
    • Responder
  • Maria João
    Super Noiva Agosto 2017 Porto (Concelho)
    Maria João ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Maria Smiley winking bem-vinda!
    Eu casei pelo Civil em Portugal mas como vivo no cantão de Vaud (bem ao ladinho do teu) tive de iniciar cá o processo.
    Portanto, fomos ao consulado em Geneve e iniciamos o processo (tens de tirar a senha de Processos de Casamento. O pagamento fazes logo lá. Se não me engano ficou a 130chf). Depois só tens de ligar para o Registo Civil Português da tua zona e marcar a cerimónia. Também podes pedir que o Juiz va ao restaurante/quinta (mas aí há custos acrescidos).
    Iniciamos o processo com dois meses da data que escolhemos e basicamente quando chegamos a Portugal foi só chegar ao local no dia e hora marcados e mais nada Smiley smile
    Espero ter ajudado*
    • Responder
  • M
    Noiva Novata Setembro 2015 Viseu (Concelho)
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada... E isso tudo leva quanto tempo ? Quanto tempo?
    • Responder
  • Ana.
    Noiva Principiante Julho 2015 Bragança (Concelho)
    Ana. ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola Maria
    Eu casei por o civil aqui na suissa. Tens que ir ao registo civil da comuna onde vives a marcar a data, eles dão-te uma lista de tudo que precisas. E tens que ir ao consulado português pedir um atestado de estado civil para efeito de casamento , ficas logo com o processo de casamento aberto no consulado. O casamento é no registo civil suiço eles dão-te uma certidão de casamento que tens que entregar no consulado português para o casamento ser valido em Portugal ... Espero ter ajudado. Boa sorte. Beijinhos
    • Responder
  • M
    Noiva Novata Setembro 2015 Viseu (Concelho)
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ola, sim a gente pensa em casar pela igreja em Portugal mas mais para a frente, primeiro é preciso trabalhar para isso lol

    Obrigada

    • Responder
  • M
    Noiva Novata Setembro 2015 Viseu (Concelho)
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Mas esses papeis sao todos fornecidos pelo consulado certo?? Obrigada

    • Responder
  • M
    Noiva Novata Setembro 2015 Viseu (Concelho)
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Sim, mas o casamento tem de ser feito no registo civil suisso ou chega fazer so no consulado??

    Obrigada

    • Responder
  • Bàaa
    Noiva VIP Agosto 2016 Castelo de Paiva
    Bàaa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola Smiley smile

    Tu antes de fazer o casamento tens de dar a conhecer ao consulado...
    • Responder
  • Alexandra
    Top das Noivas Agosto 2014 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ola Maria,

    Os documentos variam de cantão para cantão, mas geralmente precisas:

    • Wohnsitzbescheinigung -> Declaração de Residência (precisa ser feita num cartório no Português)
    • Geburtschein mit Name der Eltern -> Certidão de Nascimento de Inteiro Teor com o nome dos pais.(e indicação do horário e local de nascimento!)
    • Pass (Kopie) -> Cópia do passaporte
    • Zivilstandbescheinigung (Ledigkeitsbescheinigung) -> Atestado de Estado Civil (comprovando que és solteira(o), ou viúva(o) ou divorciada(o) em Portugal) (também deve ser emitido por cartório no Português)
    • Bewilligung L -> Visto L (como motivo casamento). Se já tiveres outro visto (B,C,...) também é válido. A intenção é comprovar tua legalidade no país.

    Todos os documentos devem estar traduzidos e autenticados por um orgão oficial Suíço.

    • Responder
  • Daniela
    Top das Noivas Agosto 2016 Ovar
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Maria, bem vinda à comunidade.

    Eu não te consigo ajudar mas espero que alguma noivinha consiga Smiley winking

    Só vão casar na Suiça pelo civil, mas pensam depois casar pelo religioso?

    Parabéns pelo noivado

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração