Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Cláudia
Noiva Curiosa Maio 2021 Santa Maria da Feira

Casamento Civil e depois renovação de votos?

Cláudia, a 5 de Fevereiro de 2021 às 10:55 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 20
Olá Noivinhas.



Fiquei noiva em dezembro de 2020 🥰mas já vivo com o meu noivo à 1 ano e meio. Ele não é muito apologista do casamento mas como é um sonho que eu tenho ele concordou em casar mas com a condição de não gastarmos uma fortuna. Eu já defini um orçamento mas por mais pequeno que seja ainda não o podemos juntar porque como compramos casa recentemente primeiro queremos arranjar a casa e só depois casar. Como já vivemos juntos para nós faz mais sentido investir no nosso bem estar diário do que numa festa de casamento. Estamos a prever casar em 2023 num casamento pequeno com 50 a 60 pessoas. Inicialmente pensamos em nos casar no civil e depois quando tivéssemos melhor financeiramente fazíamos uma festa para as pessoas mais chegadas, uma renovação dos votos. Mas houve desacordo com algumas pessoas da minha família.Recentemente o meu noivo voltou a falar da ideia de casarmos no Civil só com os padrinhos (nossos irmãos) e uns anos mais tarde fazer a festa porque para mim o mais importante até é estar casada mas a festa em si também quero, claro.
A minha dúvida éSmiley laughevo esperar até 2023 ou mais para oficializar a nossa união e fazer a festa tudo no mesmo dia OuCaso só no civil e já temos a nossa união oficializada e faço depois uma festa que possivelmente até pode ser maior porque já não tenho a pressão de oficializar a relação?
Digam o que acham nos comentários e felicidades para todas vocês 🥰

20 respostas

Última atividade por Cátia, a 10 de Fevereiro de 2021 às 10:55
  • Cátia
    Noiva VIP Agosto 2026 Aguiar da Beira
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá, Cláudia!

    Essa é uma decisão que deve ser tomada a dois... mas tendo em conta o que descreveste, se vocês já tinham decidido inicialmente casar por civil e fazer renovação de votos, porque decidiram? A opinião da família é importante, claro, mas não podem tomar essa decisão só porque houve desacordo Smiley smile têm que fazer o que é melhor para vocês e faz mais sentido.

    Se para vocês o que mais importa é casarem um como outro e juntarem mais dinheiro para fazer uma festa melhor, mais tarde, então façam isso! Smiley smile

    Beijinhos

    • Responder
  • C
    Noiva Constante Setembro 2023 Sintra
    Cat ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Cláudia!
    Isso é uma decisão que é super pessoal, é vossa. Mas dando a minha opinião, diria que preferia casar e fzr a festa toda junta no dia escolhido! Beijinhos e felicidades 😊
    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Cláudia.
    É uma decisão muito pessoal.
    Se o mais importante para vocês é estarem casados, casaria pelo civil e faria um almoço ou jantar com os pais e padrinhos. E assim que estivessem mais estáveis financeiramente faria então a tal renovação 😁 Bjs
    • Responder
  • Alexandra
    Noiva Master Setembro 2021 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não é parvoíce nenhuma Cláudia! É o que te motiva e o que faz diferença para ti e por isso acho que no teu coração, já tens a resposta. É só seguires. 😘
    • Responder
  • Catia
    Top das Noivas Outubro 2021 Sintra
    Catia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Hello bem vinda à comunidade onde neste cantinho vais perceber que somos todas iguais 😁 noivas e depois o objectivo final casadinhas 💖💖💖👏👏👏👏
    Olha eu sou aquele tipo de pessoas diplomática como diz a Zélia 😁🤗, e gosto de encontrar um bom meio termo...
    Dou te minha experiência 😂... A 1 vez que fiquei noiva, comecei a falar do que Eu queria ( sabemos lá, mudamos imensas vezes de ideias faz parte) e depois há sempre um familiar que gosta de opinar e impor 😂😂 sabes o que fiz??? Desisti de casar 😨😨😱 Agora voltamos novamente à saga e todos têm receio que me. Balde novamente, ( mas agora tenho tudo "orientado" sabes quem opina??? Ninguém 😂😂😂😂😉Haverá sempre comentários, comparações, e coisas que te vão magoar no processo... O que importa são vocês 🤗Portanto faz o que te apetece e sê feliz

    • Responder
  • Cláudia
    Noiva Curiosa Maio 2021 Santa Maria da Feira
    Cláudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá. Exatamente. Não é algo que seja assim tão invulgar quanto isso.

    Obrigada pela ajuda Smiley kiss

    • Responder
  • Cláudia
    Noiva Curiosa Maio 2021 Santa Maria da Feira
    Cláudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Para mim é importante estar casada, não pelo que os outros pensam ou dizem mas sim porque para mim é algo importante. Não é que a relação seja mais ou menos séria por termos um papel assinado mas o facto poder chamar marido e não namorado para mim faz grande diferença. Pode parecer parvoíce mas é a minha maneira de ver as coisas e por isso mesmo é que não quero esperar muito para deixar de chamar namorado e passar a chamar marido porque já temos uma vida em conjunto.

    Exatamente. Não posso pensar na opinião da família sendo que o casamento e para nós e não para os outros.

    Obrigada pele ajuda Smiley kiss

    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É esse o espírito Cláudia ❤️❤️
    • Responder
  • Cláudia
    Noiva Curiosa Maio 2021 Santa Maria da Feira
    Cláudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Zélia.

    Tens toda a razão. Às vezes ainda custa não ouvir o que os pais tem a dizer por serem mais velhos e terem mais experiências mas a verdade é que a vida é nossa e somos nós que temos de viver com as nossas escolhas. A escolha mais "difícil" já foi feita. Foi sair de casa e irmos viver sozinhos, deixar o conforto da nossa casa mesmo com os pais contra ou a favor. Se nessa altura só importou a minha opinião e a do noivo penso que nesta decisão não deverá ser diferente.

    Obrigada pela ajuda Smiley kiss

    • Responder
  • Cláudia
    Noiva Curiosa Maio 2021 Santa Maria da Feira
    Cláudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá. Já li e achei muito giro. Por acaso a Telma também comentou este post e partilhou a experiência dela.

    Obrigada pela ajuda Smiley kiss

    • Responder
  • Cláudia
    Noiva Curiosa Maio 2021 Santa Maria da Feira
    Cláudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Não acho que vá perder muito a graça porque, como já disse, já fazemos vida de casados por isso não vai mudar o nosso dia-a-dia. Eu como não vou ter cerimónia religiosa estava a pensar fazer a celebração no cartório mas sem troca de alianças e no dia do copo-de-água é que iríamos trocar alianças e fazer a cerimónia das areias. Se optarmos por fazer o só o civil agora trocamos as alianças agora e fazemos depois só a cerimónia das areias.

    Pelo que estamos a pensar se calhar é melhor fazer agora só civil e mais tarde podermos ter uma festa maior do que a que estamos a planear atual que tem muitos limites em todo.

    Obrigada pela ajuda Smiley kiss

    • Responder
  • Cláudia
    Noiva Curiosa Maio 2021 Santa Maria da Feira
    Cláudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Quanto aos meus pais vou falar com cada um deles a ver o que pode ser feito. Como são poucos convidados (15), família direta, tenho receio que afete mais o ambiente por não conseguirem ter uma maior distante mas não custa tentar falar com eles e ver o que eles dizem.

    Muito obrigada pela tua opinião, ajudou muito Smiley kiss

    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá, muitos parabéns pelo noivado e bem-vinda à comunidade.

    Faço minhas as palavras das noivinhas que já comentaram. O dia é vosso, a decisão é vossa. Se querem casar agora pelo civil e fazer a festa depois, porque não? Esta é, aliás, uma moda que vingou nos tempos de pandemia.

    Muita força e beijinho grande.

    • Responder
  • Alexandra
    Noiva Master Setembro 2021 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Cláudia!
    Antes de mais, parabéns por terem decidido casar. 😊
    O que é na verdade oficializar uma relação? Assinar um papel? Conheço pessoas que nunca casaram e vivem juntos há uma vida, super felizes. Não os acho menos oficiais do que qualquer outro que tenha casado. Acima de tudo, deve ser um momento como vocês idealizam. Se preferes aguardar para ter orçamento e fazer tudo no mesmo dia, ou se preferes casar pelo civil e mais tarde fazer a festa. Pensa como é que vocês seriam mais felizes. Por muito que gostemos da nossa família, há decisões com as quais vamos ter de ser nós a viver e por isso só nós as podemos tomar. 😘
    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Cláudia!
    Vais ter que ver o que faz sentido para ti e para o noivo se é fazer o casamento agora e festa mais tarde ou se é fazerem tudo junto mais tarde.
    Conversa isso e somente com o noivo porque é algo que só a vós diz respeito.Concordo com o que a Telma falou, e nós temos muito a tendência de ouvir os nossos pais porque o fizemos por anos, mas és adulta, a partir do momento em que deixamos de depender dos nossos pais passamos também a poder tomar as NOSSAS decisões (e não o que os pais querem). Não é fácil, mas quando tiverem filhos vais deixar a tua mãe opinar na educação que estão a dar? Claro que não! Então porque será diferente agora. O casamento (e se vocês vivem juntos já é como se fossem casados) é “deixar pai e mãe e unir-se ao marido e ambos serem uma só carne”.
    Na minha vida a única pessoa and têm direito a opinar é o meu noivo. Tudo é decidido entre os dois porque só a nos diz respeito.
    Nunca deixem de fazer o que querem só porque alguém de fora não concorda, mesmo que essa pessoa seja a mãe 😘
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola Claudia. O Amor não espera. Não muitas as noivinhas a casar pelo civil este ano e a formalizar a festa mais tarde. Foi o caso da noiva Telma. Podes ver o exemplo em Casamentos em tempo de Covid-19: microcasamento civil em 2020 com festa e casamento religioso depois https://m.casamentos.pt/forum/casamentos-em-tempo-de-covid-19-microcasamento-civil-em-2020-com-festa-e-casamento-religioso-depois--t251621 Bjs
    • Responder
  • Cássia
    Rio Grande do Sul
    Cássia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi, Cláudia! Faço das palavras da Telma as minhas! Não existe o que é certo ou errado, é importante ver o que faz sentido para ti e para o teu noivo! Muitas noivas estão a optar por casar no civil agora e fazer uma festa quando tudo já esteja normalizado. Mas se achas que pode "perder a graça", deixa mesmo para fazer todo o ritual em alguns anos!

    De qualquer forma, estou certa de que tomarás a melhor decisão! Smiley heart

    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Eu compreendo que essas situações familiares possam dificultar, mas mesmo assim acho que devem optar por aquilo que vos fizer mais felizes! E vais ver que depois a tua mãe acabará por compreender.

    Como pais, independentemente dos problemas que tenham entre eles, acho que devem fazer um esforço para permitir-te ter o teu dia sem sobressaltos. Não digo que comam lado a lado, mas digo que pelo menos deviam tentar perceber que essa atitude poderá afetar a tua felicidade nesse dia.

    Dou-te um exemplo: quando decidimos fazer o que fizemos, os meus sogros não queriam ir à quinta (ao nosso almoço de casamento) por causa do Covid (queriam que fizéssemos em casa deles, no entanto, cerca de 2 semanas antes foram a um restaurante super concorrido aqui na zona com uns cunhados que chegaram do estrangeiro). Eu tive de bater o pé, e fizemos o almoço na quinta porque eu queria, porque era o meu casamento!

    • Responder
  • Cláudia
    Noiva Curiosa Maio 2021 Santa Maria da Feira
    Cláudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada ☺️


    Eu entendo perfeitamente de o casamento ser nosso o problema é que a única pessoa que não acha boa ideia é a minha mãe porque de resto o meu pai e sogra são apoiantes da ideia de fazermos civil. Estou dividida mesmo pelo facto de ser a minha mãe com este pensamento.Fora que se fizermos civil não posso convidar nem a família chegada para um almoço porque bem, os meus pais não se dão propriamente bem. 😐
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Cláudia 😍

    Antes de tudo, sê bem-vinda a esta comunidade de amor 😍

    De seguida, permite-me que te diga que o casamento é vosso, portanto é muito importante que tomem vocês as decisões e que não tentem agradar a todos, nunca vão conseguir e naturalmente algumas pessoas poderão ficar desapontadas, mas friamente te digo: é a vida! Se faz sentido para vós casar no civil e depois uma renovação, força nisso! Acho que ninguém tem o direito de vos impor/influenciar a algo!

    Por cá, por causa do Covid, tivemos de adiar em 2020, mas mantivemos o casamento civil! Em 2021 faremos o religioso e festa (se o Covid deixar) precisamente no mesmo dia, quase como uma renovação eheh 😘

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração