Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

R
Noiva VIP Junho 2021 Porto (Concelho)

Casamento civil - Dúvidas! 😰😰

Rita, a 8 de Abril de 2021 às 11:12 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 11

Olá meninas!
Espero que este debate vos encontre bem de saúde 🤞

Que tal vão esses preparativos para o casório?! 👰
Por aqui tudo em stand-by, com outros planos... 💑

Contudo, estes dias lembra-nos "e porque não casamos pelo civil?!" - como muitas de vocês já sabem, estamos a morar juntos quase à 1 ano... E faz-nos sentido sermos oficialmente marido e mulher, principalmente depois da experiência juntos na mesma casa estar a correr tão bem e os filhos já estarem dentro dos nossos planos muito próximos... 👶🏻
E também porque já fazemos 2 anos noivos em junho e já me parece que chega desse "estatuto"
😂

Só que com esta decisão surgem dúvidas... Dúvidas essas que não são esclarecidas por quem de direito, dado que não atendem o telefone 🙄

E pensei...
Quem melhor que as noivinhas mais experientes do mundo para me ajudar?
🥰🥰

Ora bem... Três das dúvidas principais que tenho neste momento:

1. Como se inicia o processo?
  2. Qual o tempo para aprovação?
  3. Qual a possibilidade de agendamento do casamento civil para um domingo? Qual o valor?
  4. Se depois quisermos casar pela igreja (mais tarde) conseguimos?

Conto com a vossa ajuda, noivinhas lindas!

Abreijos especiais 😘😘

11 respostas

Última atividade por Marta Vieira, a 9 de Abril de 2021 às 15:12
  • Marta Vieira
    Top das Noivas Junho 2021 Penafiel
    Marta Vieira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Estamos cá para isso! 😍
    Bons preparativos, beijinho 😘
    • Responder
  • R
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Marta! Eu sabia que vocês são as melhores noivinhas do mundo e me iam ajudar muito 🥰 🥰

• Responder
  • R
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá querida Alexandra! 😊

Obrigada pelas tuas palavras... Sem dúvida que essa é uma das vontades: batizar o(s) baby(s) e casarmos... Seria perfeito 🥰
    Para já o civil já nos fará muito felizes!

Desejo que tudo corra bem contigo também. Abreijinho apertadinho 😊🥰

• Responder
  • Marta Vieira
    Top das Noivas Junho 2021 Penafiel
    Marta Vieira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Rita a Telminha explicou tudo 😍😘
    • Responder
  • Alexandra
    Noiva Master Setembro 2021 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Rita! Já te ajudaram aqui com as tuas questões! Vim só dizer que espero que corra tudo bem com o casamento civil e que quando decidirem casar pela igreja, já possam batizar também o vosso bebé que está em planos. 😘
    • Responder
  • R
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Muito obrigada pela ajuda, querida Carla 💛

• Responder
  • R
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá querida Telma! 🥰

As tuas respostas ajudaram-me imenso!
    Sem dúvida que queremos que seja algo simples mas recheado de MUITO amor 🥰💕💕

Obrigada pela ajuda! ❤️

• Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Quando não há condições especiais, é um processo simples e rápido. Boa sorte
    • Responder
  • R
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Carla! Muito obrigada pela tua ajuda, foi preciosa 😍

Pensava que demorava a aprovar o casamento... Mas nós, pelos vistos, também não temos nada que nos impeça!

• Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Ritinha 😍

Que bom que é ver-te por aqui! Espero que as coisas estejam a correr pelo melhor, que adorem a vossa casa e em breve tenham descendência eheh 😍

Quanto ao vosso plano, acho uma excelente ideia querida! Como sabes, fizemo-lo o ano passado e foi um dia muito simples mas de muito amor 😍

Quanto às tuas dúvidas, vou tentar ajudar o máximo que consigo:

1. Como se inicia o processo? Se forem os dois de nacionalidade portuguesa, até podem iniciar o processo online ou agendar online para depois irem à conservatória ou enviar e-mail à conservatória a solicitar agendamento.
    2. Qual o tempo para aprovação? No nosso caso, marcamos um dia para ir abrir o processo e trouxemos logo o papel para igreja (plano inicial). Depois com a alteração, marcamos o dia para ir casar e nesse mesmo dia, antes de casar, fizemos o pedido de alteração e ficou tudo tratado.
    3. Qual a possibilidade de agendamento do casamento civil para um domingo? Qual o valor? Pelo que sei, casamentos civis na conservatória só ocorrem em dias úteis. Se quiserem noutro local (quinta), algumas conservatórias não estão a deslocar-se, por isso convém falarem com a da vossa para ver. Quanto a custos, depende se existe convenção e deslocação ou não.
    4. Se depois quisermos casar pela igreja (mais tarde) conseguimos? Sim, conseguem! Basta apresentarem na igreja a certidão de casamento civil (que não tem nenhuma validade de expiração portanto torna-se ainda mais fácil).
    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Rita, vamos ver se te consigo ajudar:
    1. O processo pode ser iniciado e feito totalmente online, aqui não te posso dar detalhes, mas há imensas noivas que o fizeram e acharam simples e rápido. No meu caso marquei por email e fomos ao registo, pagamos o processo (120€ base, se quiseres extras, como deslocação pagas mais) e agendamos para que dia queríamos assinar os papéis.
    2. Não sei a que te referes por aprovação; no nosso caso com os CCs eles viram que eramos portugueses e solteiros logo, legíveis para casar. Não houve espera para nada. Em 15 minutos saímos com o papel de marcação. 3. Quanto ao domingo, não sei. Nós marcamos para uma 6a feira num horário de expediente. Tenta ver no site do IRN ou então manda email a questionar. 4. Quanto ao casar na igreja também não sei propriamente, pois também vamos só casar no civil este ano e o religioso fica para 2022. Penso que só temos que apresentar como casamos no civil (o CC pode ser suficiente). É uma questão de perguntar ao padre. No registo perguntaram se era só civil ou civil-religioso, porque devem ter papelada própria para os dois. Quando decidirem casar pela igreja perguntem ao padre o que precisam de apresentar. Não deve ser difícil.
    Ps: a partir do momento que pagas o processo ele é válido por 6 meses (ou seja tens 6 meses para casares pelo civil).
    Espero ter ajudado.Beijinhos
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração