Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Ana
Noiva Novata Junho 2026 Vila do Conde

Casamento Civil

Ana, a 23 de Agosto de 2025 às 11:55 Publicado em Fórum Cerimónia Nupcial 0 9
Bom dia

Hoje estava por aqui a pesquisar no fórum ideias quando me deparei com “um problema”.
Eu pensava que o registo faria a cerimónia do casamento no dia. No entanto verifiquei que há muitos casais que preferem casar uns dias antes no civil e só no dia da festa contratam uma celebrante.
Alguém por favor consegue me explicar a diferença ?
Peço desculpa pela minha pergunta ignorante mas genuinamente fiquei confusa.
Obrigada 😊

9 respostas

Última atividade por Inês Glória, a 2 de Setembro de 2025 às 06:21
  • Inês Glória
    Noiva Curiosa Agosto 2025 Setúbal (Concelho)
    Inês Glória ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nós casámos com uma pessoa do registo no próprio dia. A pessoa foi lá à quinta. Por acaso era super despachada e fez só ali a leitura do contrato. Mas como já tínhamos ideia que ia ser um momento um pouco sem graça, incumbimos o meu sogro que tem imenso jeito, a fazer um discurso sobre nós antes deste momento. Foi mágico Smiley smile
    E a cerimónia em si também não foi nada secante porque realmente a senhora foi muito despachada
    • Responder
  • Paula
    Noivo Novato Outubro 2025 Almada
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Vai ser ainda ☺️
    • Responder
  • Paula
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Vai ser ainda ☺️
    Mas está tudo preparado para ser emotiva e o senhor só vai fazer a parte dele. O resto fazemos nos ☺️
    • Responder
  • Ana
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Bom dia Alexandra

Obrigada pelas dicas Estou a ver que vou mesmo optar pela celebrante já vi algumas e fiquei deslumbrada ahah
    Obrigada ☺️
    • Responder
  • Ana
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Boa tarde Paula

E como foi a cerimónia com o notário?
    • Responder
  • Alexandra
    Super Noiva Setembro 2026 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Ana,

Podes optar por dois regimes. Casas uns dias antes no Registo Civil e depois no dia da cerimónia propriamente dita contratas um celebrante. Ou então, se a tua intenção for casar mesmo no dia da própria cerimónia, quando deres abertura do Processo de Casamento no Registo Civil, agendas com a Conservatória o dia e o local do teu casamento, bem como a deslocação do notário. E na maior parte das vezes, são os nubentes que ficam encarregues dos custos da deslocação.

• Responder
  • Paula
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá. Também me deparei com essa situação. Até que a minha wedding planer conseguiu um notário que vai ao local no dia. Fiquei bastante aliviada pois era mais uma quantia que ia pagar e não me fazia não ser casada no dia que escolhi.

• Responder
  • Ana
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Mariana ! Já percebi !

Obrigada pelo testemunho !
    Vou ver com o registo e ver uma cerimonialista !
    • Responder
  • Mariana Duarte Monteiro
    Noiva Master Julho 2024 Sintra
    Mariana Duarte Monteiro ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Ana, um celebrante reune convosco uns meses antes para saber a vossa história e para vos conhecer. Depois, elabora um guião para falar no dia do casamento onde conta a vossa história e fala de vocês - dura entre 30 a 45min. Torna a cerimónia muito mais pessoal e intimista do que se fosse a pessoa do registo. Optámos por esta opção no nosso casamento, foi um dos melhores momentos do dia, praticamente todos os convidados choraram durante a cerimónia e recebeu imensos elogios por parte de todos. Pessoalmente, nunca tinha ido a um casamento com celebrante e adorei! Recomendo muito!
    A única questão é que a celebrante não tem poder legal para vos casar, então é por isso que tens de ir ao registo dias antes para oficializar o matrimónio. No nosso caso fomos no dia anterior ao registo.
    Bons preparativos ❤️
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração