Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Beatriz
Super Noiva Agosto 2021 Mafra

Casamento Civil !

Beatriz, a 10 de Abril de 2020 às 20:03 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 11

Ola noivinhas e casadas !

Primeiro que tudo, quero dar os parabéns por este grupo fantástico ! Sem duvida que sao uma grande ajuda para todas as noivas que entram neste mundo dos casamentos sem perceber muito disto , como o meu caso Smiley xd

O meu casamento será pelo civil, numa Quinta. Eu já sei que só tenho de tratar dos papeis na conservatória 6 meses antes , mas estive a ler e houve uns tópicos que me deixaram confusa.

O custo do casamento civil é de 120Eur. Como me irei casar na Quinta serao 200Eur, ou sao os 120Eur mais os 200Eu? Smiley surprise Smiley ups mais a deslocação do conservador !

Também li que é importante fazer as "convenções antenupciais" mas o que é isso? Será mesmo importante fazer?

LI ISTO - "Convenções antenupciais, se for convencionado um dos regimes tipo previstos no Código Civil -100€ (art.º 18.º, nº 4 do RERN

https://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/legislacao/docs-legislacao/regulamento-emolumentar/);

- Convenções antenupciais, se for convencionado um regime atípico de bens -160€ (art.º 18.º, nº 4.1 do RERN

https://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/legislacao/docs-legislacao/regulamento-emolumentar/);!

Obrigada pela ajuda queridas !

11 respostas

Última atividade por Sandrina, a 11 de Abril de 2020 às 22:21
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola Beatriz.
    Vamis casar pelo civil na quinta. Passo a explicar como foi na nossa situação: pagamos 200 euros de abertura de processo e o facto de ser na quinta. A ida da conservadora à quinta deve ser pago à parte, ou seja, ida e volta do táxi da conservatória à quinta, da quinta à conservatória. Ainda pagamos 50 euros para um intérprete acompanhar a abertura do processo na conservatória, isto porque o noivo é estrangeiro e não sabe falar nem percebe a língua portuguesa, mas poderia ter sido 9 euros porque é possível ter um intérprete conhecido( não pode ser de 1°grau como pais ou irmãos, mas podem ser primos, tios ou amigos) que saiba ambas as línguas(o português e a língua do noivo estrangeiro).
    Relativamente às convenções, aconselho a falarem disso lá na conservatória pois isso depende da situacao de cada casal e lá eles terão as informações úteis e necessárias capazes de responder a todas essas dúvidas que têm😉
    • Responder
  • Bárbara
    Noiva Master Maio 2021 Sintra
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Beatriz, eu paguei 300 porque ia ser na quinta, ia ser realizado num sábado e porque optamos por separação de bens.
    Beijinhos!
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ainda bem querida 😍😘

• Responder
  • Claudia
    Noiva Master Setembro 2021 Odivelas
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Beatriz.
    Já vi q já te ajudaram. Agora q já sabem. É uma questão de agora verem o regime q pretendem. 😘
    • Responder
  • Beatriz
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito obrigada Telma. Já fiquei esclarecida 😘
    • Responder
  • Telma
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Estamos cá para ajudar linda 😍
    Espreita neste link do IRN a explicação de cada regime querida: https://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registo-civil/docs-do-civil/regime-de-bens-para-o/ 😘
    • Responder
  • Beatriz
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito obrigada Telma 😊
    Então a Comunhão de Adquiridos é o que mesmo? Tudo o que eu tenho antes do casamento é meu e tudo o que é comprado após o casamento é dos dois. É isso?
    Estamos a pensar em casar e temos de ver estas questões do divórcio, oh mãe 🤦‍♀️🤦‍♀️
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Beatriz, o valor do processo civil depende do regime de bens. 120€ para comunhão de bens adquiridos 200€ para comunhão geral de bens ou separação de bens. Os extras para a deslocação da conservadora são tabelados. Podes casar no civil na Véspera e ter uma cerimónia simbólica no vosso dia. Bjs
    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Beatriz. Ia responder mas a Telma é a Beatriz já te ajudaram 😁 a convenções antenupciais penso que não seja obrigatória eu fiz porque casei com separação de bens com renuncia a herança 🤷🏻‍♀️
    • Responder
  • Telma
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Beatriz 😍
    Antes demais sê bem-vinda a esta comunidade de amor!
    Quanto à tua questão, uma vez que será fora da conservatória (numa quinta) tens de pagar 200€ + deslocação do conservador, isto se optares pelo regime de bens dito "normal" que é a Comunhão de Adquiridos.A convenção são os outros regimes que são como que um contrato que são vocês que fazem dentro do que a lei permite, penso que seja pouco utilizado em Portugal.
    Para mais questões sobre processo de casamento, sugiro que leias esta compilação que fiz: https://comunidade.casamentos.pt/forum/tudo-o-que-precisas-de-saber-sobre-o-processo-de-casamento--t229213 😘
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Julho 2019 São Miguel
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Beatriz. Sendo o casamento a civil na quinta pagas os 200€ mais a deslocação do conservador se escolheres o regime normal de bens. Se optares por outros regimes terás que pagar de acordo com os mesmos.
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração