Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Cláudia
Noiva Experiente Agosto 2019 Torres Vedras

Casamento católico, dúvida!!

Cláudia, a 13 de Março de 2019 às 11:47 Publicado em Fórum Cerimónia Nupcial 0 13

Ola noivinhas,

O meu casamento irá ser um casamento católico. Alguem me sabe dizer se é necessário casar primeiro ou também ao civil?

ObrigadaSmiley heart

13 respostas

Última atividade por Jacinta, a 9 de Abril de 2019 às 02:31
  • Jacinta
    Top das Noivas Outubro 2017 Barcelos
    Jacinta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Maria! ☺️

Não, não tens de te preocupar, pois, como o casamento é religioso (católico), o nome que vocês assinarem no papel da igreja é o que fica no Registo Civil, depois (desde que cumpra as regras de adopção de nomes, claro!). 😉
    Se quiseres ficar mais descansada, podes, sempre, ligar para o Registo, onde abriste o processo e colocar essa questão (se há algum problema de vocês não terem falado sobre essa questão). Mas não tens de te preocupar! ☺️

Beijinho
    • Responder
  • Maria
    Noiva Constante Agosto 2019 Aveiro (Concelho)
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Jacinta,

Fui hoje dar Abertura do Processo e ninguém me perguntou acerca de adoptar o nome do cônjugue. Deveria preocupar-me com isto? é suposto perguntarem mesmo, caso o trabalhador do registo civil tenha colocado uma opção sem nos consultar é possivel alterar depois?

• Responder
  • Jacinta
    Jacinta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Exactamente, Lau! Tens toda a razão! Aliás, até foi o nosso caso e acredito que seja o da maioria. Só não referi isso, pois, tal como referiste, só falando com o padre é que se sabe, exactamente, o que é necessário fazer, para tratar do processo religioso. Mas fizeste bem em lembrar isso! 😉

Beijinho
    • Responder
  • Lau
    Noiva Master Abril 2018 Vila Nova de Gaia
    Lau ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Exatamente!

Só acrescentaria que algumas paróquias não tratam de toda a papelada do processo religioso (certidão de batismo, etc.), se os noivos não residirem na freguesia onde vão casar. Pelo que, alguns noivos poderão ter de se dirigir à secretaria da sua paróquia ir buscar esses papéis. É uma questão de se informarem devidamente na secretaria da paróquia onde se casarão.

• Responder
  • Suely
    Noiva VIP Setembro 2019 Rio Maior
    Suely ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Cláudia, obrigada pelo debate tinha as mesmas questões que tu e fiquei esclarecida 😘

• Responder
  • Ana Almeida
    Noiva VIP Abril 2019 Lisboa (Concelho)
    Ana Almeida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    A noivinha Jacinta explicou tudo muito bem! No momento que estiver no registo a tratar da documentação (no máximo 6meses antes), Porque o documento tem validade de 6 meses informar que irá casar pela igreja.
    Depois é entregar tudo só padre da sua paróquia. E ele depois informa se é necessário mais algum tipo de documentação. Bjinhos
    • Responder
  • Jacinta
    Jacinta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Cláudia! ☺️

Infelizmente, há muita falta de informação e as noivinhas acabam por responder, sem saber ou terem 100% de certeza do que estão a dizer. Por isso, acabam por te induzir em erro, ou deixar-te, ainda, mais confusa.

O casamento pela Igreja Católica é o único que é, automaticamente, reconhecido pelo Registo Civil (salvo raríssimas excepções, noutras religiões). Ou seja, NÃO TENS DE CASAR PRIMEIRO pelo civil e só depois ir casar pela igreja!
    O que vocês têm de fazer é: irem ao Registo Civil demonstrar a vossa vontade de casar, no máximo com seis meses de antecedência (pois é a validade do documento; passados seis meses, o documento perde a validade e têm de ir pedir outro). Normalmente, num casamento pela igreja, basta irem um ou dois meses antes, dependendo do tempo que o padre pedir para tratar do processo do casamento religioso. A isto chama-se "abertura do processo de casamento". Mas vocês NÃO CASAM, só vão dizer que o querem fazer, pela igreja, escolhem o Regime de Bens e se querem adoptar o/s apelido/s do outro. Depois de aberto o processo, no Registo Civil, vocês vão ao padre e, a partir daí, é ELE QUEM TRATA DE TUDO (depois do casamento, ele tem um prazo de 10 fias para validar o casamento, junto do Registo). Portanto, vocês não têm de se preocupar com nada, além da abertura do processo! E, isso, NÃO DEPENDE DO PADRE, NEM DE NADA!
    No dia do casamento religioso, vocês irão assinar o livro da Igreja, pois, pelo civil, já não se assina nada e, depois, o padre irá dar conhecimento ao Registo, de que o casamento aconteceu. Com isto, o Registo certifica, AUTOMATICAMENTE, o vosso casamento e, posteriormente (entre uma a duas semanas, depois do casamento), envia a Certidão para a vossa morada.

Acho que me fiz entender. Mas, se precisares de mais algum esclarecimento, ou tiveres mais dúvidas, diz! 😉

Beijinho
    • Responder
  • Sophie
    Noiva Master Julho 2019 Anadia
    Sophie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá querida
    Depende dos padres😊
    pergunte
    • Responder
  • S
    Noiva Ativa Março 2027 Porto (Concelho)
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

O casamento católico é "só" isso mesmo, católico. Para ser reconhecido pela lei portuguesa, tem que existir um casamento civil. Na prática, o que acontece é que assinam os papeis do civil no momento do casamento católico.

• Responder
  • CMCF
    Noiva Ativa Junho 2019 Braga (Concelho)
    CMCF ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá meninas,

Mesmo quando é o padre a tratar do casamento religioso temos que abrir o processo no civil? O meu não me informou de nada...

Obrigada!

• Responder
  • Patricia
    Top das Noivas Outubro 2019 Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Claudia ! Como é pela igreja católica não é necessário apenas casas no dia pelo civil e pelo católico. Tens de ir há conservatória 6 meses antes (ou menos) abrir o processo para casamento católico !

Beijinho
    • Responder
  • Ana M.
    Noiva Master Julho 2019 Ribeira de Pena
    Ana M. ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola Claudia, a Raquel ja explicou tudo 😊
    Ao abrir o processo vao tbem escolher o regime 😉
    • Responder
  • Raquel
    Top das Noivas Julho 2019 Odivelas
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Cláudia! O casamento católico vai equivaler ao civil.

No entanto, 6 meses antes da data do casamento devem ir à conservatória para abrir o processo (o processo tem 6 meses de validade). Nessa altura irão entregar-vos uns papeis que devem entregar ao padre. Em princípio depois o padre trata do resto. Mas confirmem sempre com ele

• Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração