Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Andreia
Noiva Curiosa Maio 2017 Porto (Concelho)

Casamento católico com pessoa divorciada

Andreia, a 12 de Julho de 2016 às 10:45 Publicado em Fórum Casamentos.pt 0 22

Olá noivinhas!

Sou nova por aqui, tenho uma dúvida e gostaria que me ajudassem: Vou casar para o ano com uma pessoa divorciada, mas gostava de casar pela igreja. Acham possível? Já tentei perquisar sobre o tema mas não encontro muita coisa.

Contem-me o que sabem ou se conhecem alguém que se casou na mesma situação!

Obrigada! Smiley smile

22 respostas

Última atividade por Jose, a 15 de Outubro de 2019 às 07:50
  • Jose
    Noivo Novato Julho 1973 Madeira
    Jose ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    O seu marido tem de anular o casamento católica na Diocese depois de estar anulado pode voltar a casar na Igreja, Isso aconteceu com minha filha, ela anulou o casamento católico e agora pode voltar a casar.

    • Responder
  • Patricia
    Noiva Constante Novembro 2019 Santarém (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ele só pode voltar a casar pela igreja se tiver a anulação do primeiro casamento. Senão já não pode voltar a casar pela igreja
    • Responder
  • Aline
    Noiva Novata Julho 2020 Aveiro (Concelho)
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    E se o noivo foi casado pela igreja no Brasil e é divorciado? Pode casar na igreja em Portugal?
    • Responder
  • Sofia
    Top das Noivas Agosto 2016 Porto (Concelho)
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Se algum dos dois ja foi casado pela Igreja e foi divorcio nao pode casar a segunda vez so se fosse viuvo.. Um casal de tios meus aconteceu igual ela ja tinha sido casada e so poderam casar por civil ..

    • Responder
  • A
    Super Noiva Junho 2019 Porto (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Tanto quanto sei anulação só em casos mesmo muito específicos: por exemplo o matrimónio não ter sido consumado. Acho que em casos de violência doméstica e/ou infedilidade também há alguma possibilidade. Fora isso acho que não.

    Mas eu nem católica sou, por isso o melhor mesmo é falares com o pároco (não te diria para falares com o padre mas sim com alguém superior, a não ser que o padre seja muito moderno)

    • Responder
  • A
    Super Noiva Junho 2019 Porto (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Tanto quanto sei a pessoa não pode é ter casado previamente pela Igreja.

    Se só casou pelo civil e entretanto se divorciou acho que depende do padre em questão.

    • Responder
  • Vanessa
    Noiva VIP Outubro 2016 Sintra
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bem, então tenta informa-t sobre isso. Soube de uma pessoa que o fez, não tenho é como contactar com ela... bjinho
    • Responder
  • Mariana
    Noiva VIP Setembro 2016 Estarreja
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá,

    Olha se ele foi casado pela igreja é quase impossivel pedir a anulação desse casamento, não havendo anulação nenhum padre o casa outra vez porque faz parte das regras da igreja que um casamento é único! Podes casar-te e divirciar-te no civil as vezes que quiseres mas na igreja o casamento é até à morte de uma das partes, só assim se conseguiria casar novamente.

    Há formas de pedir a nulidade do casamento anterior mas não é um processo fácil. Pode demorar anos! Primeiro ele que vá à paroquia onde casou e fale com o padre, diz que o casamento não foi de livre e expontanea vontade (esse é um dos factores de nulidade possíveis) e depois ver como se processa o resto.

    • Responder
  • Daniela e Fábio
    Top das Noivas Julho 2016 Barcelos
    Daniela e Fábio ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Podes pedir anulação do casamento, não é fácil mas ja foi mais dificil. Falem com o padre

    • Responder
  • Carolina
    Top das Noivas Maio 2017 Nazaré
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Tentem falar com um padre e por essa duvida sobre como anular um casamento, sei que é um processo complicado e nem tem só a ver com a outra parte ajudar ou não, e pode nem ser aceite pelo bispo. Acho melhor falarem o quanto antes . Boa sorte

    • Responder
  • Andreia
    Noiva Curiosa Maio 2017 Porto (Concelho)
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada Vanessa!

    Queremos ambos casar pela igreja, a vontade até surgiu da parte dele, pois o primeiro casamento dele não teve significado uma vez que casou por vontade da familia. Uma vez casado, não foi feliz e separou-se. Ele tem muita vontade de casar e acredito que para ele faria mais sentido se fosse de forma "abençoada". Acho até que não se importaria de pedir a anulação do 1º casamento, mas não acredito que a outra parte ajude!

    Beijinhos

    • Responder
  • Vanessa
    Noiva VIP Outubro 2016 Sintra
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olha tou na mesma situação que tu, sei que há hipótese de o teu noivo anular o casamento anterior, mas não sei que documentos são necessários porque decidi casar pelo civil, por vários motivos: o noivo deixou d ser crente e para ele não tem significado; penso que não seria justo da minha parte "obriga-lo" a casar pelo católico só porque eu quero, além de que não concordo em anular casamento porque apesar de tudo, esse casamento faz parte da vida dele, não se pode apagar simplesmente..... .... ....

    Informa-t com o padre. Bjinho
    • Responder
  • Maria
    Noiva Experiente Julho 2017 Vila Nova de Famalicão
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Pois Andreia se já foi casado pela igreja não poderá casar novamente pela igreja. Só pelo civil. Se não foi casado pela igreja pode casar por lá.
    • Responder
  • A
    Noiva Master Julho 2020 São Miguel
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Se o teu noivo foi casado pela igreja não poderá casar-se novamente pela igreja!

    Se foi casado apenas pelo civil poderá casar por igreja!

    • Responder
  • V
    Top das Noivas Setembro 2016 Faro (Concelho)
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Andreia! Depende se casou pela Igreja ou não...! Se sim não poderá voltar a fazê-lo.
    • Responder
  • Marina
    Noiva Master Agosto 2016 Resende
    Marina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Andreia, como muitas noivinhas já disseram se o teu noivo já casou pela igreja será muito difícil senso impossível voltar a casar. A menos que a pessoa morra ou seja pedida a anulação do matrimónio, que dificilmente será concedido, só com razões muito especiais e mesmo assim difícil, quem da a anulação é a Santa Sé e sai raríssimos os casos em que dão a anulação. Mas como muitas disseram poderás sempre falar com o padre. De qualquer forma poderás fazer uma cerimónia civil ao ar livre , que será bem bonita igualmente
    • Responder
  • G
    Super Noiva Outubro 2016 Braga (Concelho)
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Só se pode casar pela igreja uma vez. A anulação só pode ser feita sob condições muito especiais. Mas não há ninguém melhor do que um padre para te ajudar. Compreendo que é difícil abdicar de casar na igreja, mas se acabar por ser o caso, pensa que podes ter uma festa bonita na mesma e casar com ele na mesma, que é o mais importante. Entretanto, fala com o padre e até pode ser que consigas Smiley smile boa sorte Smiley smile
    • Responder
  • Andreia
    Noiva Curiosa Maio 2017 Porto (Concelho)
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Pois....o primeiro casamento dele foi catolico (mais imposto pelas familias contra a vontade dele) talves pedir a anulaçao do casamento fosse uma boa soluçao mas desconfio que a outra parte nao queira ajudar nesse passo Smiley sad
    • Responder
  • Andreia
    Top das Noivas Agosto 2016 Nazaré
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Se ele nao tiver casado na igreja podem casar. Se ja tiver casado por igreja so vendo com o padre
    • Responder
  • S
    Super Noiva Setembro 2016 Aveiro (Concelho)
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    O melhor é falares com o padre. O primeiro casamento do teu noivo foi pela igreja ou só por civil? Porque se foi pela igreja e se apenas se divorciou pelo civil não é possível, porque o casamento católico não foi anulado! Há sempre possibilidade de pedir anulação do matrimónio por razões muito concretas e específicas (não sei se ao tribunal eclesiástico da diocese ou se tem que ser diretamente à Santa Sé) mas essa parte já não te consigo ajudar mais nem sei precisar em que condições é permitida a anulação portanto o melhor é mesmo esclareceres-te com o pároco da igreja onde pretendem casar Smiley smile Provavelmente terás mesmo que optar apenas pela cerimónia civil, que poderá ser igualmente bonita! Boa sorte!

    • Responder
  • Isabel
    Noiva VIP Setembro 2016 Vizela
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ola! Se ele é casado pela igreja isso nao é possivel. Porque segundo os ideais católicos uma vez casado com a bênção de Deus, nunca mais se pode fazer a separação dos casais. O teu noivo é divorciado legalmente/fiscalmente, mas a nivel catolico é casado e será para sempre casado com aqela pessoa. Acho que tens que "sacrificar" o sonho de um casamento pela igreja, para ficares com o homem que escolheste para ti. Um casamento pelo civil pode ser tao bonito como um católico. Smiley smile

    • Responder
  • J
    Noiva Master Julho 2016 Setúbal (Concelho)
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá querida! Isso depende do padre. Há padres que aceitam há outros que não... só indo falar directamente com ele é que podes saber....

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração