Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Bárbara
Noiva Experiente Outubro 2025 Albufeira

Casamento cada um paga o seu

Bárbara, a 10 de Fevereiro de 2025 às 11:45 Publicado em Fórum Casamentos.pt 5 46

Boa tarde comunidade,

Gostava de saber se alguém aqui fez o casamento em que cada um paga o valor por pessoa. Sei que ainda não é muito comum fazer-se isto, mas já oiço falar bastante sobre isto e tenho curiosidade em saber mais coisas, como funciona e se já alguém o fez.

Se sim, têm ideias de convites vossos? Houve adesão por parte dos convidados?

Por favor, sem "julgamentos", porque já vi apontarem o dedo a noivos por optarem por esta opção, e eu acho que não é correto fazerem-no, tendo em conta que cada um sabe da sua carteira... Smiley smile

Obrigada a toda(o)s!

46 respostas

Última atividade por Inês, a 23 de Setembro de 2025 às 14:06
  • Inês
    Noiva Ativa Julho 2026 Lisboa (Concelho)
    Inês ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Bárbara 🥰 eu não o fiz, mas já fui a um casamento em que recebemos os convites com cada um a pagar o seu e fomos. Infelizmente alguns dos convidados não compareceram (avisaram atempadamente que não iam) o que fez os noivos ficarem muito tristes, mas a verdade é que quem quis, fez por estar e não ligou minimamente a se era para pagar ou não a sua “entrada”.
    Outra coisa que vi acontecer foi os noivos mal receberam prendas pois muitos dos convidados acharam que como já pagavam a sua entrada não tinham a obrigação de dar prenda.
    No geral eu senti que foi um casamento igual a outros que já fui, à exceção que soube quanto tinha de pagar por ir comer com uns bons amigos no seu casamento 🥳😘😘
    • Responder
  • Bárbara
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá!

Como íamos pedir esta contribuição, enviámos os convites mais cedo que o suposto (vamos casar em outubro e começámos a enviar em fevereiro). Assim dá tempo para as pessoas "juntarem" o valor.

Demos também uma data de confirmação de 1 mês antes do que temos de confirmar no restaurante/quinta (para eventuais atrasos, etc).

Espero ter ajudado Smiley smile

Casamento cada um paga o seu 1

• Responder
  • Catarina & Leandro
    Noivo Novato Junho 2028 Vila Nova de Gaia
    Catarina & Leandro ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá 🙂 pode pf mostrar a parte de referência do dia de pagamento?
    Vou fazer assim no entanto estou com receio do que por no convite
    Obrigada 🙏
    • Responder
  • Alexandra
    Super Noiva Setembro 2026 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá, Bárbara Smiley smile

No nosso caso em particular, mal começamos a planear o nosso casamento, decidimos por unanimidade todos os meses, cada um de nós, depositar um x valor para a nossa conta conjunta. E portanto, esse valor servirá para pagar qualquer despesa relacionada com o casamento.

No sentido de fazer um casamento com a modalidade de cada um pagar o seu, para mim não faz sentido. Mas o que para mim não é, não quer dizer que não tenha de ser para os outros.

Na verdade e à semelhança do que outras noivas já disseram, numa família de 4 pessoas (por exemplo) seria uma despesa que muitos não conseguem suportar. Partindo do princípio que, as quintas cada vez estão mais dispendiosas. Mas faz aquilo que conseguires, tu melhor que ninguém conhecerás os teus convidados. Smiley smile

• Responder
  • Catarina & Leandro
    Catarina & Leandro ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Peço desculpa não tinha visto a resposta , obg 🙏
    • Responder
  • Catarina & Leandro
    Catarina & Leandro ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá
    Será q me consegues dar uma dica de como puseste no convite?
    • Responder
  • Catarina & Leandro
    Catarina & Leandro ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Boa tarde

Fizeram muito bem, concordo plenamente…
    Felicidades 🙏
    • Responder
  • S
    Noiva Principiante Setembro 2025 Lisboa (Concelho)
    Sonia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ola o convite é igual a todos os outros so acrescentamos o valor por pessoa.
    Claro q so aceitam os que realmente gostarem de nós ou seja seremos só 60 pessoas.
    Outros disseram q nao podiam pagar quando souberam que teriam q pagar ou seja se fossem a prenda nao iria dar para pagar.Fizemos assim porque se pagassemos a todos nao poderiamos fazer todos os extras que vamos fazer no casamento para tornar o dia inesquecível
    • Responder
  • Bárbara
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá!

A parte de como pedimos o valor foi assim:

Casamento cada um paga o seu 2

Dizemos que a melhor prenda é a presença deles, para não se sentirem na obrigação de dar prenda, tendo em conta que já vão ter despesa.

Espero ter ajudado! Smiley smile

• Responder
  • Catarina & Leandro
    Catarina & Leandro ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Boa tarde
    Pode pf mostrar ?
    Vou fazer igual 🙏
    • Responder
  • Catarina & Leandro
    Catarina & Leandro ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Boa tarde. Pode pf partilhar o seu convite? Por aqui vamos fazer o mesmo 🙏
    • Responder
  • Andreia
    Noiva Curiosa Junho 2025 Vagos
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Boa tarde Bárbara! Vou casar em junho deste ano, o meu casamento não vai ser assim, eu e o noivo decidimos com tempo poupar e arcar com as despesas (admito que mesmo com muito planeamento está a ser difícil ver as contas a aumentar e o dinheiro a ficar escasso)!

Porém, acho que essa ideia de cada um paga o seu é ótima! É uma forma de gerirem melhor o budget do casamento, terem a certeza que não vão espertinhos de envelope em branco e que os convidados saibam qual o valor que têm de dar para ser justo. No fundo, teriam margem de manobra para investir mais na animação (coisa que não consegui fazer), na lua de mel, na decoração, etc!

O problema que vejo nesta forma de realizar o casamento é o valor por cabeça que se pede. Sabemos bem que uma família de 4 pessoas por exemplo não tem (normalmente) possibilidades de pagar o almoço para todos caso o valor seja alto! Eu acredito que estejam dispostos a pagar até uns 70€ por cabeça sendo uma família de 4 ou mais pessoas, mas sendo solteiros ou casal apenas, já acredito que estejam dispostos a pagar até uns 120€ sem problemas. (Apesar de eu ter alguns amigos solteiros que não querem dar prenda!!! - dizem ser incorreto esperar prenda dos convidados - Veremos se no dia decidem dar algo ou não.) É importante encontrar um local que gostem e que vejam que é possível que os vossos familiares paguem, porque mesmo que queiram muito lá estar, pode ser difícil gerir o resto do mês e decidirem não ir.

Por exemplo, tenho um caso em que a família são 6 pessoas (tio, tia e quatro primas), é impensável pedir-lhes que paguem 130€ por pessoa (é quanto vou pagar na minha quinta por cabeça) por muito que eles queiram estar presentes... Infelizmente é a realidade da maior parte das famílias!

Desejo uns ótimos preparativos e que tudo corra bem! Beijinho!!

• Responder
  • Maria
    Noiva Novata Setembro 2025 Sintra
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Sim! também o mesmo comigo, é caro sim é mas infelizmente tive de optar assim.

Em relação aos convites, eu mesmo fiz e tudo que eu poder fazer para reduzir os gastos estou a fazer. achei a ideia óptima, ainda não sei se estou a tempo de pedir isso porque realmente os custos são muito alto. Ainda hoje que terminei de enviar os convites online. Para poder reduzir mais os gastos mas digo o maior de todos é a quinta.

A minha opinião é se conseguir fazer convites, pedir para as pessoas pagarem, fazer lembrancinhas você mesmo seria uma óptima forma de poupares. Sem contar que não sei se hei de ir a lua de mel, como eu disse o numero de convidados que eu tenho e com o valor que me espera são muito altos.

• Responder
  • Joana
    Noiva Constante Setembro 2025 Vila Nova de Famalicão
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Bárbara 😊

Eu não vou fazer o casamento nesses moldes, mas se para vocês noivos faz sentido, força.

Acho que cada um deve agir conforme acha melhor e os convidados não podem ficar ofendidos, quem quer vai, quem não quer não vai e não podemos julgar.

No entanto, acho que hoje em dia é muito dificil os convidados pagarem o valor da quinta e já não falo de tudo o resto.

Não será o nosso caso, mas a maioria das quintas cobra 120€ à cabeça e com alguns extras à parte, a meu ver e com a crise em que estamos, não acho que uma família de 3/4 pessoas consiga suportar essa quantia como prenda. Claro que também depende da relação que a pessoa tem com os noivos e também das suas possibilidades, mas antigamente as prendas dava e ainda sobrava, hoje em dia acho que já não é tanto assim.

Eu e o meu noivo estamos a contar que iremos ser restituídos do valor da quinta, pois sabemos que umas famílias dão mais e outras menos, mas achamos que no final o valor da quinta vamos conseguir reaver.... mas temos consciência que tudo o resto é um valor que iremos suportar e não vamos ter retorno, mas está tudo certo. Não decidi casar a contar que iria ficar mais rica, portanto.

• Responder
  • Mariana
    Noiva Novata Fevereiro 2025 Porto (Concelho)
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá!

Eu fiz isso, e ainda meti que o evento era exclusivo a adultos. Gosto muito dos filhos dos nossos familiares e amigos mas não queria que 1/3 dos convidados fossem crianças. Supreendentemente, a minha decisão foi bem recebida pela grande maioria dos convidados. A realidade é que hoje em dia não há pais a pagar, e é um evento bem expendioso. Por isso as pessoas que mais gostam de vocês vão fazer parte do vosso dia, independentemente do que vocês definam. Smiley smile

Eu mesmo assim consegui ter uns primos meus a dar-me um objeto de decoração estupidamente barato (abaixo de 10 euros) como prenda em vez de pagarem o lugar deles à mesa (nota: esses ainda por cima estão a nadar em dinheiro). Sejam cara de pau e peçam para a malta pagar com antecedência.

Desejo que te corra tudo super bem e que tenhas um dia de sonho Smiley smile

• Responder
  • Susana Martins
    Noiva Novata Maio 2026 Setúbal (Concelho)
    Susana Martins ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá! Eu sinceramente acho que é uma ótima ideia que tem vindo a ser mais normalizada a partir de jovens, às vezes as pessoas mais velhas como familiares nem sempre concordam...mas é uma ótima opção para poupar algum dinheiro que podemos usar em lua de mel, para além disso, já não se vê tanta gente a oferecer prendas monetárias nos casamentos...por isso cada um pagar o seu também substitui a prenda de casamento, por um lado. Façam como acharem melhor para vocês, quem realmente vos quer bem e deseja celebrar este dia tão especial para vocês, não há de se impor á vossa escolha. Beijinhos e muita sorte.

• Responder
  • Soraia Isabela
    Super Noiva Agosto 2017 Setúbal (Concelho)
    Soraia Isabela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu fiz em 2017 🥹 a ideia veio do meu irmão, pois em 2016 ele foi a um casamento onde casa um pagou o seu.
    Acho a ideia muito boa, se vamos a jantares de aniversário onde cada um paga o seu, qual é a diferença para um casamento?
    Então no nosso caso optamos por informar cada convidado informalmente que cada um teria de pagar o seu, e perguntamos se estavam interessados. A lista começou com 150 convidados e acabamos por ser 70, a contar com crianças e está tudo bem.Portanto no convite formal incluímos apenas as informações de costume..
    • Responder
  • Joana
    Noiva Novata Março 2025 Santa Maria da Feira
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu fiz o meu assim por questões de força maior, já que não era para casar este ano mas sim no próximo então………. Em vez de fazer uma boda em que estivesse à espera que as pessoas tivessem consciência e pelo menos assegurassem o seu lugar €€ e depois verificar que me entregavam envelopes vazios ou com valores aquém do esperado, comecei a avisar a malta com 10 meses de antecedência. Discurso utilizado:

“Vamos casar este ano por questões de saúde familiar, será uma festa mais íntima, devido a toda à pressa em realizar a vida não podemos assegurar o valor da quinta por isso pedimos que os convidados efetuem o pré pagamento no valor de X na data Y. Gostaríamos que fizessem parte deste dia mas entendemos caso não o consigam fazer. Como já vivemos juntos há alguns anos, esse será o valor da “prenda”.”
    Resultado: 80% da malta pagou antecipado, entenderam super bem e disseram que era escusado avisar com tanta antecedência; tive rejeições de familiares e amigos porque se pagava e não tinham dinheiro pra vir/nunca tinham visto tal (imagine o prejuízo que iria ter caso viessem e não impusesse essa regra) 🙄
    PS - tive cuidado na escolha da quinta, óbvio que não iria fazer isso caso fosse para um sítio onde a cabeça paga 160€ né 🤷‍♀️PS2 - ninguém tem nada a ver com as possibilidades e ideias de cada um, não concordam? Não ide.. outros nem sequer foram convidados 🤣 PS3 - caso dentro de 1 semana e pelo menos o valor da quinta está assegurado; se alguém vai dar + € para além do pedido? Não sei.. mas se for 5€ cada um é bem vindo
    • Responder
  • Inês
    Noivo Novato Maio 2026 Vila do Conde
    Inês ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Bárbara!
    Sou noiva de 2026 e vamos fazer dessa forma. Porém não sei como fazer o convite.
    Será que me poderias dar uma ajuda ?

• Responder
  • A
    Noiva Novata Setembro 2025 Vila Nova de Gaia
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá!!

Bem, o meu casamento vai ser feito assim. Aliás na minha familia sempre se fez assim: cada um paga o seu e só da prenda quem quer, embora no meu caso meta no convite que nao queremos prendas.Penso que esta "modernice" veio ajudar os noivos que arc com todas as despesas. Na minha familia fazem no porque para muitos nao faz sentido as pessoas estarem se a endividar para fazer um casamento, e somos uma família extensa, so na minha família sao 130 convidados que já da para um casamento inteiro. Ao todos somos 186, se pagassemos *apenas* a quinta a essas 186 pessoas estariamos a falar de 15810€ ao qual acrescentaria-se o meu vestido, fato de noivo, maquilhagem, lua de mel.. 20000€ nao dava para tudo o que vamos conseguir pôr devido a cada um pagar o seu. Aliás, se fosse o caso de nós pagarmos tudo, casava no civil e ia direta para a Lua de mel. Mas cada um decide onde quer gastar esse dinheiro, mas na minha familia é tradição: cada um paga o seu. E pelo oq eu sei, já a mae da minha bisa fez isso, de acordo com a minha avó
    • Responder
  • Tatiana
    Noiva Ativa Agosto 2025 Loures
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Bárbara!
    Olha, também estou a organizar o meu casamento e, para mim, essa abordagem não faz muito sentido. Eu vejo o casamento como uma celebração dos noivos para as pessoas de quem gostam, e, por isso, acho natural que o custo seja assumido por nós. Prefiro ajustar o tamanho da festa ou encontrar alternativas dentro do nosso orçamento do que pedir aos convidados que paguem a sua presença.

Acredito que, se os convidados quiserem oferecer um presente, isso deve vir do coração e não como uma condição para estarem presentes.
    Dito isto, cada casal tem a sua visão sobre o dia do casamento, e o mais importante é que faças o que achas certo para ti e para o teu noivo. Se para vocês faz sentido cada convidado pagar o seu lugar e isso vos permite realizar a festa que desejam, então é uma escolha válida. O importante é que o dia seja especial e que reflita aquilo que vocês idealizam!
    • Responder
  • Vanessa
    Noiva Constante Julho 2025 Alenquer
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Barbara, hoje em dia com as modernices as pessoas fazem o que querem e está tudo certo 😅
    Eu particularmente nunca faria um casamento a cobrar , acho que se te casas e porque queres , se convidas é porque as queres lá.
    Essas pessoas é que devem ter a consciência de saber que o casamento tem custo e oferecer ou não !Sinto mesmo vergonha alheia quando vejo num convite / caixas / ou convidar e dizer para pagar .O casamento é válido na mesma no cartório ou na igreja com 4/5 convidados 🤪🤪🤪Compreendo que não se queira gastar dinheiro com as pessoas .Mas tem se alternativa de não as ter !Ninguém é obrigado a casar 🤣🤣É óbvio , que caso optes por isso e dizeres as pessoas elas na frente vão aceitar e tal e provavelmente vão .. mas prepara te para ficares com as orelhas quentes🤣🤣🤣🤣🤣Boa sorte 🍀
    • Responder
  • S
    Noiva Principiante Setembro 2025 Lisboa (Concelho)
    Sonia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola boa noite
    O meu casamento vai ser assim cada um paga o seu lugar.
    Fiz o convite e no mesmo coloquei o valor e ate dia tal tem que fazer o pagamento aos noivos.Todos tem aceitado bem. Espero ter ajudado
    • Responder
  • Mafalda
    Noivo Principiante Junho 2025 Caldas da Rainha
    Mafalda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá , se considerares que estás só a falar do copo de água… normalmente as pessoas dão pelo menos o valor do restaurante, se tiveres flores e tudo o resto acho que acabas por ficar prejudicada se fizeres dessa forma!! Eu optei por por no convite que aquilo que queria de prenda seria dinheiro!! Normalmente as pessoas dão mais valor !! Mas é uma opção tão válida como outra qualquer
    • Responder
  • Daniela
    Noiva VIP Novembro 2027 Paredes
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá querida por acaso nao iremos fazer dessa forma.

Mas já fui a dois casamentos nesse regime.. no primeiro, cerca de 80% dos convidados aderiu.. no segundo, a um mês do casamento, metade dos convidados disseram que não iriam e o motivo era sempre o mesmo .. a falta de €

A mim nao me faz confusão ir a um casamento e ser eu a pagar porque na realidade, sempre que vou a um casamento acabo sempre por dar o presente em dinheiro

• Responder
  • Bárbara
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Ana, da nossa parte o feedback também tem sido positivo. Tenho uma pessoa na família que diz que todos os casamentos deveriam ser assim Smiley xd As nossas madrinhas e padrinhos foram quem deram a ideia, e o nosso grupo de amigos alinharam nisso. Sim, o resto vai ser pago por nós, mas se o menu ficar por conta de cada um, acho que ajuda tanto... Smiley smile

• Responder
  • Ana
    Super Noiva Março 2025 Évora (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não costuma ser uma escolha muito ortodoxa mas o nosso também vai ser assim: preferimos que as pessoas pagassem o seu menu (e conseguimos um bom preço) do que nos dessem prendas.

Convidámos 80 pessoas e o feedback de todas foi muito positivo, tanto que alinharam logo na nossa proposta. Se faz sentido para vocês, é o que importa.
    O resto vai ser tudo pago por nós, mas tendo essa ajuda dos nossos convidados deixa-nos mais tranquilos.
    • Responder
  • Soraia
    Noiva Novata Julho 2025 Cascais
    Soraia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Bárbara! Vou te contar a minha experiencia e dar a minha opinião. Acho que até vou escandalizar algumas de vocês! Já estou junta vai fazer 20 anos e com 3 filhos, disse basta ... antes de prosseguir com esta historia de casamento, fui informar me vagamente se seria possível ter um casamento decente para 35 pessoas por menos de 5000€ e vi que se abrirmos mão de uma coisa ou outra é bem possível. E foi aí que pus mãos à obra, criei um grupo whatsapp com a minha família e contei os meus planos, mas havia um senão... se havia a possibilidade de cada um contribuir com 90 € para a ajuda do menu que vai ser no hotel, como foi positivo, anunciei a boa nova ao pai das crianças que ficou incrédulo, mas é agora ou nunca!!! Andou 3 dias a marinar as coisas e também pediu uma ajuda à família ( porque têm disponibilidade financeira). Fiz os convites eu mesma com a ajuda do chat gpt e num verso bonito consegui encaixar o meu numero de conta bancaria para quem quiser contribuir para o nosso sonho antes da data de casamento. 2 meses depois já tinha o meu vestido, o hotel a celebrante e o fotografo. Se isto não é vontade de casar então não sei ao que lhe chamo. Abri mão da animação para os convidados, como tenho jeito para penteados e maquilhagem faço eu mesma, a minha lua de mel não vai existir este ano, e os presentes para os convidados sou eu que vou fazer já que tenho uma bimby, portanto vai ser chocolates ou ainda estou na duvida em fazer velas. Conclusões, vou me casar daqui a 5 meses e tenho tido pesadelos...ou que não tenho convidados nenhuns porque pedi participação ou que ninguém dê um tostão! Portanto a ideia foi boa, mas decidimos avançar com o dinheiro todo e tudo o que vier a mais é para as nossas poupanças de família...porque 3 filhos né!! Se todas as pessoas que convidei vierem (40 sendo 7 delas crianças) vai me custar 6300€ confirmados temos 29 portanto ainda estou abaixo dos 5000 paus! Isto para te dizer que cada um faz o que entender, se achas que vais correr o risco os convidados não consigam contribuir então acho melhor mentalizares pagares grande parte do casamento, porque se contares com as pessoas pode mesmo correr mal e um stress desnecessário! Conheço casais que ficaram com prejuízo de mais de 7000€! O importante é não sonhar a cima das nossas possibilidades! Boa sorte

• Responder
  • Raquel
    Super Noiva Agosto 2027 Sátão
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Bárbara, é como as restantes noivas disseram: a decisão é, essencialmente, vossa. As pessoas têm que entender se vocês pretendem fazer assim. Smiley smile

• Responder
  • Bárbara
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Catarina, obrigada pelo feedback! Smiley smile

• Responder
  • C
    Noiva Novata Agosto 2025 Loures
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá! Fui a um casamento ha dois anos com esse regime. A verdade é que foi um casamento mais intimista, com poucas pessoas, que consistiu só em um almoço, mas funcionou tudo muito bem ☺️ eu própria estou a ponderar isso para o meu!
    • Responder
  • Bárbara
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Adriana, nós temos exatamente a experiência oposta Smiley xd Mas claro, tudo depende das condições que nos são apresentadas. No Algarve as coisas são bem mais caras do que no Norte, por exemplo. Se desse para pagar 100% depois, ainda poderíamos ponderar e esperar pelas prendas, mas tendo em conta a nossa experiência, não sei se corria "bem" Smiley tongue Mas lógico, tudo vai depender de cada um e de cada carteira Smiley smile

• Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração