Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Bárbara
Noiva Experiente Outubro 2025 Albufeira

Casamento cada um paga o seu

Bárbara, a 10 de Fevereiro de 2025 às 11:45 Publicado em Fórum Casamentos.pt 2 22

Boa tarde comunidade,

Gostava de saber se alguém aqui fez o casamento em que cada um paga o valor por pessoa. Sei que ainda não é muito comum fazer-se isto, mas já oiço falar bastante sobre isto e tenho curiosidade em saber mais coisas, como funciona e se já alguém o fez.

Se sim, têm ideias de convites vossos? Houve adesão por parte dos convidados?

Por favor, sem "julgamentos", porque já vi apontarem o dedo a noivos por optarem por esta opção, e eu acho que não é correto fazerem-no, tendo em conta que cada um sabe da sua carteira... Smiley smile

Obrigada a toda(o)s!

22 respostas

Última atividade por Daniela, a 15 de Fevereiro de 2025 às 10:44
  • Daniela
    Noiva Constante Julho 2026 Porto (Concelho)
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá querida por acaso nao iremos fazer dessa forma.

Mas já fui a dois casamentos nesse regime.. no primeiro, cerca de 80% dos convidados aderiu.. no segundo, a um mês do casamento, metade dos convidados disseram que não iriam e o motivo era sempre o mesmo .. a falta de €

A mim nao me faz confusão ir a um casamento e ser eu a pagar porque na realidade, sempre que vou a um casamento acabo sempre por dar o presente em dinheiro

• Responder
  • Bárbara
    Bárbara Online ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Ana, da nossa parte o feedback também tem sido positivo. Tenho uma pessoa na família que diz que todos os casamentos deveriam ser assim Smiley xd As nossas madrinhas e padrinhos foram quem deram a ideia, e o nosso grupo de amigos alinharam nisso. Sim, o resto vai ser pago por nós, mas se o menu ficar por conta de cada um, acho que ajuda tanto... Smiley smile

• Responder
  • Ana
    Super Noiva Março 2025 Évora (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não costuma ser uma escolha muito ortodoxa mas o nosso também vai ser assim: preferimos que as pessoas pagassem o seu menu (e conseguimos um bom preço) do que nos dessem prendas.

Convidámos 80 pessoas e o feedback de todas foi muito positivo, tanto que alinharam logo na nossa proposta. Se faz sentido para vocês, é o que importa.
    O resto vai ser tudo pago por nós, mas tendo essa ajuda dos nossos convidados deixa-nos mais tranquilos.
    • Responder
  • S
    Noiva Novata Julho 2025 Lisboa (Concelho)
    Soraia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Bárbara! Vou te contar a minha experiencia e dar a minha opinião. Acho que até vou escandalizar algumas de vocês! Já estou junta vai fazer 20 anos e com 3 filhos, disse basta ... antes de prosseguir com esta historia de casamento, fui informar me vagamente se seria possível ter um casamento decente para 35 pessoas por menos de 5000€ e vi que se abrirmos mão de uma coisa ou outra é bem possível. E foi aí que pus mãos à obra, criei um grupo whatsapp com a minha família e contei os meus planos, mas havia um senão... se havia a possibilidade de cada um contribuir com 90 € para a ajuda do menu que vai ser no hotel, como foi positivo, anunciei a boa nova ao pai das crianças que ficou incrédulo, mas é agora ou nunca!!! Andou 3 dias a marinar as coisas e também pediu uma ajuda à família ( porque têm disponibilidade financeira). Fiz os convites eu mesma com a ajuda do chat gpt e num verso bonito consegui encaixar o meu numero de conta bancaria para quem quiser contribuir para o nosso sonho antes da data de casamento. 2 meses depois já tinha o meu vestido, o hotel a celebrante e o fotografo. Se isto não é vontade de casar então não sei ao que lhe chamo. Abri mão da animação para os convidados, como tenho jeito para penteados e maquilhagem faço eu mesma, a minha lua de mel não vai existir este ano, e os presentes para os convidados sou eu que vou fazer já que tenho uma bimby, portanto vai ser chocolates ou ainda estou na duvida em fazer velas. Conclusões, vou me casar daqui a 5 meses e tenho tido pesadelos...ou que não tenho convidados nenhuns porque pedi participação ou que ninguém dê um tostão! Portanto a ideia foi boa, mas decidimos avançar com o dinheiro todo e tudo o que vier a mais é para as nossas poupanças de família...porque 3 filhos né!! Se todas as pessoas que convidei vierem (40 sendo 7 delas crianças) vai me custar 6300€ confirmados temos 29 portanto ainda estou abaixo dos 5000 paus! Isto para te dizer que cada um faz o que entender, se achas que vais correr o risco os convidados não consigam contribuir então acho melhor mentalizares pagares grande parte do casamento, porque se contares com as pessoas pode mesmo correr mal e um stress desnecessário! Conheço casais que ficaram com prejuízo de mais de 7000€! O importante é não sonhar a cima das nossas possibilidades! Boa sorte

• Responder
  • Raquel
    Super Noiva Agosto 2026 Sátão
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Bárbara, é como as restantes noivas disseram: a decisão é, essencialmente, vossa. As pessoas têm que entender se vocês pretendem fazer assim. Smiley smile

• Responder
  • Bárbara
    Bárbara Online ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Catarina, obrigada pelo feedback! Smiley smile

• Responder
  • C
    Noiva Novata Agosto 2025 Loures
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá! Fui a um casamento ha dois anos com esse regime. A verdade é que foi um casamento mais intimista, com poucas pessoas, que consistiu só em um almoço, mas funcionou tudo muito bem ☺️ eu própria estou a ponderar isso para o meu!
    • Responder
  • Bárbara
    Bárbara Online ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Adriana, nós temos exatamente a experiência oposta Smiley xd Mas claro, tudo depende das condições que nos são apresentadas. No Algarve as coisas são bem mais caras do que no Norte, por exemplo. Se desse para pagar 100% depois, ainda poderíamos ponderar e esperar pelas prendas, mas tendo em conta a nossa experiência, não sei se corria "bem" Smiley tongue Mas lógico, tudo vai depender de cada um e de cada carteira Smiley smile

• Responder
  • Adriana
    Noiva Ativa Julho 2026 Gouveia
    Adriana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Bárbara! No nosso caso não iremos fazer assim, pois, por experiência, as pessoas acabam sempre por dar um pouco mais do que o preço de menu por cabeça. Na nossa quinta iremos pagar entre 90€ a 95€ por pessoa, e 50% as crianças, como acho que é comum. E só teremos que pagar 100% a seguir ao casamento, o que também facilita. Nesse caso iremos permitir às pessoas que dêem o que bem entenderem. Se estivéssemos a falar de valores bem acima dos 100€, o mais provável seria que o que cada um dá por prenda não cobrisse esse valor. Acho que aí depende das condições que a tua quinta te oferece…
    • Responder
  • Bárbara
    Bárbara Online ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Carolina! É isso mesmo, a maior parte dos convidados já não dão o valor que custa por cabeça . E neste contexto, seria mesmo não pedir prenda, porque a prenda é mesmo a presença das pessoas. Obrigada ☺️
    • Responder
  • Carolina Elias
    Noiva Experiente Agosto 2025 Peniche
    Carolina Elias ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá. Nós não vamos fazer o nosso casamento dessa forma, mas se fizer sentido para vocês acho que o devem fazer. Ao contrário do que a Magda disse, infelizmente e na minha opinião, hoje em dia já não é bem como antes e alguns convidados já não conseguem pagar a totalidade da sua refeição quando dão a prenda, nomeadamente para famílias de 3/4. E por isso mesmo temos de fazer um casamento sem pensar no que nos poderão dar e sem fazer conta com nada. Assim tudo o que vier é ótimo 😁 por isso mesmo, se no vosso caso, não der para pagarem vocês a refeição e quiserem fazer dessa forma acho que o devem fazer. E quem quiser mesmo ir vai respeitar e aceitar!!
    • Responder
  • Magda Calisto
    Noiva VIP Maio 2025 Tavira
    Magda Calisto ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Vê msg privada que te vou enviar agora...
    • Responder
  • Bárbara
    Bárbara Online ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Magda, como assim? Não percebi bem Smiley smile

• Responder
  • Magda Calisto
    Noiva VIP Maio 2025 Tavira
    Magda Calisto ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Bárbara!
    Estás a esquecer-te de um pequeno pormenor é que, normalmente, os convidados até acabam por, indirectamente, pagar a sua refeição e até sobra algum dinheiro extra 😉
    • Responder
  • Katia
    Super Noiva Agosto 2025 Lamego
    Katia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nao vamos fazer o casamento dessa forma e nunca ouvi falar 🥰
    • Responder
  • Sofia
    Noiva Novata Fevereiro 2026 Vila Franca de Xira
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Verdade. Estou aqui por curiosidade, ja que pertendo casar, mas pelos preços que tenho visto, essa seria de certeza a melhor opação
    • Responder
  • Bárbara
    Bárbara Online ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Sofia, eu acho que a ideia é ótima, e achamos em ir para frente com isto, para ser sincera. Hoje em dia as coisas estão tão caras, que pagando tudo é impossível...

• Responder
  • Sofia
    Noiva Novata Fevereiro 2026 Vila Franca de Xira
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola. Eu também partilho da mesma opinião que a sua. Inclusive se um dia me casar, penso que será dessa forma. Cada um paga o seu.
    • Responder
  • Bárbara
    Bárbara Online ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Mariana, espero que sim! Vou ver outros fóruns, para ver se encontro Smiley smile

• Responder
  • Bárbara
    Bárbara Online ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Sónia, obrigada pelas bonitas palavras Smiley smile

• Responder
  • Mariana Duarte Monteiro
    Noiva Master Julho 2024 Sintra
    Mariana Duarte Monteiro ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Bárbara, tens uma casada que vai fazer renovação de votos e que optou por fazer nesse regime. Não me recordo do nome, mas sei que inclusive partilhou os convites para a celebração. Pode ser que venha aqui comentar ❤️
    • Responder
  • Sónia
    Noiva Constante Abril 2026 Sintra
    Sónia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Bárbara! Não te consigo ajudar no que contém um convite nesses termos porque não vamos fazer dessa forma! Cada vez se ouve falar mais em casamentos efetuados dessa forma e acho que as pessoas já têm uma grande aceitação. Há pessoas que até dizem que lhes sai mais barato, porque se fossem dar prenda em dinheiro dariam mais. Se é o que funciona para vocês, é o que devem fazer. De certeza que os convidados irão aceitar.
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração