Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Sara
Noiva Ativa Setembro 2017 Peniche

Casamento ao registo numa quinta - dúvidas

Sara, a 9 de Abril de 2015 às 18:38 Publicado em Fórum Cerimónia Nupcial 0 17

Olá comunidade linda!

Eu e o meu noivo inicialmente queríamos casar-nos pela irgeja mas optamos por nos casar pelo registo numa quinta, pois temos um orçamento apertado...aí que nos surgiram algumas dúvidas, será que me podem ajudar?

Temos as seguintes questões:

- Quanto tempo antes se pode tratar das coisas e definir uma data?

- Quanto será o custo?

- Como é que poderá ser a "cerimónia"? Já que queremos algo especial

- Temos que ter no mínimo e no máximo quantas testemunhas?

- Um sonho dos meus pais e meu claro sempre foi o meu pai levar-me ao altar, como nunca fui a um casamento do género não sei como funciona, como decorre?

Sei que são umas quantas questões, agradecia imenso que me podessem esclarecer.

17 respostas

Última atividade por Frederica, a 22 de Janeiro de 2016 às 17:18
  • Frederica
    Noiva Novata Setembro 2016 Cascais
    Frederica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Boa tarde noivinhas, sabem até que horas fazem os notários as cerimónias em Almada? Disseram-me que era até as 17h. Sabem qual é a hora limite ? Obrigada Smiley smile
    • Responder
  • Sara
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá noivinhas, tenho estado um pouco ausente aqui da comunidade devido ao trabalho, mas agradeço imenso pela vossa ajuda! Smiley smile

• Responder
  • Joana
    Top das Noivas Julho 2016 Alenquer
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

É mesmo isso, tem de se ter atenção a isso!!!

• Responder
  • Daniela
    Top das Noivas Agosto 2016 Ovar
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

As noivinhas já te explicaram tudinho Smiley laugh tens mais alguma dúvida?

• Responder
  • Olga
    Super Noiva Agosto 2015 Ovar
    Olga ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    As noivinhas ja te deram uma ajuda Smiley smile
    Eu nao sei se estou certa ou nao, porque o meu casamento vai ser religioso, mas eu acho que em termos de preço nao gastas por aí além, e se o teu sonho sempre foi esse, eu secalhar encurtava o preço noutras coisinhas e casava pela igreja Smiley amazing
    • Responder
  • Sara
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito obrigada meninas, já nos ajudaram muitíssimo! Mal podemos esperar para começar os preparativos para o nosso dia 'C'. Smiley smile
    • Responder
  • Andreia
    Noiva Master Setembro 2015 Odivelas
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ou seja só tem boas ideias Smiley tongue

• Responder
  • S
    Noiva Master Junho 2016 Sintra
    Sílvia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Sara,

Tenho a fazer um pequeno acréscimo ao que foi dito pelas restantes noivinhas e pelo que eu presenciei em algumas quintas que visitei.

Umas ofereciam o espaço e a decoração para a cerimónia civil e outras tinham que se pagar, pelas mesas e cadeiras que fossem colocadas para a cerimónia.

Beijinhos

• Responder
  • Andreia
    Top das Noivas Agosto 2015 Seixal
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    As Andreias pensam igual Smiley winking
    • Responder
  • Andreia
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Esqueci-me de deixar uma foto Smiley winking

Casamento ao registo numa quinta - dúvidas - 1
    • Responder
  • Andreia
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    A cerimónia das areias é feita com areias de cores diferentes. Podem ser as cores da decoração do casamento, as vossas cores preferidas ou as cores da decoração da vossa casa, como preferirem.
    A ideia é o noivo e a noiva terem areia de cores diferentes e irem colocando a areia alternadamente num recipiente de forma decorativa, a simbolizar as duas vidas que se unem. O recipiente pode ser uma moldura, uma jarra ou qualquer outra coisa que prefiram.
    Muita gente que tem filhos, tem uma areia extra para os filhos Smiley smile

No nosso caso os padrinhos vai ler um texto e vamos ter música de fundo durante esta parte.
    • Responder
  • Andreia
    Noiva Master Setembro 2015 Odivelas
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá sara!!

Para não correres o risco de perderes a vaga do espaço deves definir a data concreta em que pretendem casar e reservar o espaço cerca de 1 ano antes... mais precoce que isso também corres o risco de te dizerem que ainda não têm agenda...

O custo do processo civil fora do registo implica 200 euros para a abertura em que tens de definir a hora da cerimónia e só podes fazer a 6 meses da data .... uma vez que o documento tem uma validade de 6 meses...

Depois acresce a esse valor o transporte do conservador ao local da cerimónia, que é feito de taxi e tem de ser pago no dia do casamento ao taxista (convem delegares esse pagamento a alguem de confiança)

Podes falar com a conservadora e combinar a leitura de determinados poemas, uma vez que o que ela vai ler é um contracto de casamento que é celebrado entre os noivos, nós vamos também escrever os nossos próprios votos e vamos personalizar a cerimónia com uma cerimónia extra ... a cerimónia das areias, como a Andreia .... vamos casar na praia, achamos que se enquadrava... Smiley winking Podes ver o que é neste link https://www.casamentos.pt/artigos/a-cerimonia-da-areia--c4409

Não existe um minimo de testemunhas.... actualmente não são necessárias testemunhas desde que se façam acompanhar do cartão de cidadão, o papel que disponibilizam para esse efeito permite 4 testemunhas... podes ter mais mas não teram de assinar...

Terás na mesma um altar onde estará a conservadora e o noivo á tua espera.... no meu caso será algo deste genero Smiley winking

cerimonia civil

Se precisares de mais ajuda é só pedires....

Continuação de bons preparativos!!

• Responder
  • Sara
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Andreia, obrigada pelo esclarecimento, já ouvi falar na cerimónia da areia, não sei é ao certo como se reliza, como o nosso tema irá ser praia/mar também seria engraçado fazer, podes-me dizer como é? Beijinho*
    • Responder
  • Sara
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Monique, em si assim sai muito mais barato que na igreja Smiley smile
    • Responder
  • Andreia
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ah, esqueci-me que as testemunhas são de 2 a 4.
    • Responder
  • Andreia
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Sara! Smiley smile nós vamos fazer o mesmo. Primeiro procurámos uma quinta que tivesse local para realizar a cerimónia. Pode ser um jardim, um pequeno coreto, etc. Marcámos logo a quinta para o dia que queríamos (marcámos com alguma antecedência). Agora, que faltam 6 meses, fomos ao registo civil e reservámos a data e a hora.

A cerimónia em si pode ser muito semelhante à da igreja. Com o conservador numa mesa, no final de uma passadeira. O meu irmão vai levar-me "ao altar" e a conservadora casa-nos. A cerimónia em si é curta, por isso vamos pedir aos padrinhos que leiam um texto, enquanto fazemos um ritual chamado "cerimónia das areias" Smiley smile
    • Responder
  • M
    Noiva Master Julho 2016 Braga (Concelho)
    Monique ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Sara, podes marcar o casamento no civil no máximo 6 meses antes, penso que ronda os 200€ + deslocação do notário no taxi. Em termos de cerimónia é como quiseres, há noivas que entram sozinhas ou com um familiar, à muitas quintas que tratam da decoração para cerimónias no civil Smiley winking

• Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração