Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Marta
Noiva Novata Setembro 2020 Setúbal (Concelho)

Casamento aml - Impedimentos Quinta

Marta, a 12 de Agosto de 2020 às 14:34 Publicado em Fórum Festa 0 12

Boa Tardes a todos,


Venho por este meio pedir a vossa ajuda, principalmente aos noivinhos e noivinhas da AML, já que a nossa Quinta em Alcochete nos indica que não podem fazer um evento com mais de 20 pessoas.

Diz-me que espera que na conferencia de imprensa desta sexta-feira 14 o Governo levante restricções quanto à realização de eventos, principalmente porque este sector está ao abandono e por causa da festa do Avante que vai "para a frente".

O dia do nosso casamento é dia 11 de Setembro (sim, é uma data a não esquecer por ninguém) e temos actualmente cerca de 55 pessoas confirmadas. O numero inicial era cerca de 70 mas é compreensível que pessoas mais idosas não estejam presentes por receio devido ao Covid.

Tenho sido uma leitora bastante atenta dos debates que vão surgindo nesta comunidade e como tal até enviamos o email para a DGS o qual veio com a seguinte informação:


"Exmo. Sr. XXXXX,

Na sequência do e-mail infra, o qual mereceu a nossa melhor atenção, com base na apreciação e análise da informação remetida, a Direção-Geral da Saúde informa:

1. Tomámos boa nota da informação e solicitação que nos endereçou, cujo assunto remete para a realização de um casamento previsto para setembro de 2020 na freguesia de Samouco, concelho de Alcochete, pertencente à Área Metropolitana de Lisboa (AML), para o qual se esperam cerca de 65 convidados.

2. A realização deste evento irá contribuir indubitavelmente para a aglomeração de pessoas, na e da AML, onde se congrega atualmente a maioria de novos casos de COVID-19.

3. Tendo em consideração que o casamento se encontra planeado para setembro de 2020, importa dar nota de que atualmente, em Portugal, a transmissão de infeção por SARS-CoV-2 que causa a COVID-19 não apresenta um comportamento geográfico uniforme, nem uma evolução epidemiológica previsível no tempo, pelo que recomendamos o acompanhamento da situação, tanto a nível nacional como internacional.

4. De acordo com o ponto 2, alínea b) do Artigo 14.º da Resolução do Conselho de Ministros n.º 55-A/2020 de 31/07/2020 (disponível em: https://dre.pt/home/-/dre/139207969/details/maximized ), cabe à DGS definir as orientações específicas para os eventos de natureza familiar, incluindo casamentos e batizados, quer quanto às cerimónias civis ou religiosas, quer quanto aos demais eventos comemorativos.

5. Para os devidos efeitos, sugere-se a consulta do Guia de Recomendações por Tema e Setor de Atividade de 09/06/2020 – Outros setores de atividade: Eventos de natureza familiar (casamentos, batizados), disponível em https://covid19.min-saude.pt/wp-content/uploads/2020/06/Tab-equivale%CC%82ncia-novo-formato-V5.11.pdf, sem prejuízo do disposto na referida Resolução do Conselho de Ministros.

6. Caso persistam questões ou necessidade de esclarecimentos complementares específicos do setor da restauração, poderá informar-se junto da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP).

7. Pretende-se salientar que as reuniões e celebrações de pessoas com laços familiares ou de amizade, nomeadamente a celebração de casamentos, batizados, comunhões e similares, acarretam riscos que são mais que a soma de todas as partes.

8. Importa reiterar que eventos de qualquer índole, em contexto de pandemia podem acarretar riscos acrescidos para a saúde pública, seja pelo inevitável ajuntamento de colaboradores durante a preparação e realização do evento, interação entre os participantes ou em relação às atividades concretas de cada evento. Especificamente, no caso das celebrações familiares, a componente emocional subjacente ao motivo que promove a realização do evento, é uma inegável realidade que acarreta comportamentos de proximidade, sendo a partilha tendencialmente inevitável, assim como a participação de membros de várias gerações, o que poderá implicar a exposição de pessoas que, nem que seja apenas pela idade, possam pertencer a grupos mais vulneráveis a desenvolver doença grave no contexto de infeção por SARS-CoV-2.

9. Julgamos adequado levantar a questão de que os casamentos, batizados, comunhões e similares constituem celebrações familiares adiáveis, ao contrário dos funerais, os quais não são passíveis de planeamento. A decisão de manter a realização destes eventos festivos no contexto atual implicará uma celebração que em pouco se poderá assemelhar ao que se vivenciava na época pré-pandémica. A recomendação da DGS é que, nesta fase ativa da pandemia, se adiem todos os eventos passíveis de serem adiáveis.

10. Posto isto, e assumindo que poderá haver pessoas que ainda assim optarão por não adiar as suas celebrações, é fundamental que tanto as entidades promotoras como as pessoas que pretendem realizar eventos na atual fase ativa da pandemia, ainda que de acordo com a legislação em vigor, façam uma avaliação ponderada do risco a que se estão a submeter, assim como aos seus familiares, demais convidados e outros participantes, visto que é inegável que aglomerados de pessoas acarretam riscos acrescidos quer para o indivíduo, quer para a Saúde Pública.

Especificamente quanto ao número de convidados, a DGS esclarece:

11. O atual conhecimento sobre a transmissão do SARS-CoV-2 é suportado no conhecimento à data sobre os casos de COVID-19 e sobre outros coronavírus já conhecidos.

12. A transmissão pessoa a pessoa foi confirmada e julga-se que ocorra durante a exposição próxima a uma pessoa com COVID-19, através da disseminação de gotículas respiratórias produzidas, quando tosse, espirra ou fala, as quais podem ser inaladas ou pousar na boca, nariz ou olhos de pessoas próximas. O contacto das mãos com uma superfície contaminada com o vírus SARS-CoV-2 e, em seguida, o contacto das mãos com a boca, nariz ou olhos, pode conduzir igualmente à transmissão da infeção.

13. Várias medidas têm sido adotadas para conter a expansão da doença, incluindo as de prevenção e controlo, que são indispensáveis para a mitigação da transmissão comunitária de SARS-CoV-2, tendo sido privilegiadas as medidas de distanciamento físico, etiqueta respiratória, higiene das mãos e utilização de máscara (de acordo com a legislação em vigor).

14. Reitera-se que as reuniões e celebrações de pessoas com laços familiares e de amizade, nomeadamente as celebrações de casamentos, batizados, comunhões e similares, acarretam riscos que são mais do que a soma de todas as partes.

15. É sabido que o risco de transmissão aumenta com a exposição a um elevado número de pessoas, especialmente em ambientes fechados. Os eventos de qualquer índole, em contexto de pandemia, podem implicar riscos acrescidos para a saúde pública, seja pelo inevitável ajuntamento de colaboradores durante a preparação e organização do evento, seja em relação às atividades que concretizam o evento.

16. Assumindo que poderá haver pessoas que ainda assim optarão por não adiar as suas celebrações, medidas adicionais devem ser tomadas para minimizar a transmissão da doença nestes contextos.

17. A capacidade máxima do local do evento deve ser ajustada às características do mesmo, garantindo a sua redução face ao funcionamento dito regular, por forma a assegurar o distanciamento físico recomendado (dois metros) entre as pessoas nas instalações e garantir o cumprimento da legislação em vigor na qual o número máximo de pessoas convidadas, autorizadas a permanecer no local do evento, deverá ser de 0.05 pessoas por m2 de área.

18. No que concerne à cerimónia religiosa na Igreja, deve dar-se cumprimento à Orientação nº 029/2020 - COVID-19 - Medidas de prevenção e controlo em Locais de Culto e Religiosos (disponível em: https://www.dgs.pt/directrizes-da-dgs/orientacoes-e-circulares-informativas/orientacao-n-0292020-de-29052020-pdf.aspx).

19. Em tudo o omisso, deve ser dado cumprimento à legislação vigente.

Importa ainda ter em consideração que, desde o alerta internacional sobre a COVID-19, a DGS tem vindo a emitir recomendações baseadas na melhor evidência científica à data da publicação das mesmas e de acordo com a evolução da situação epidemiológica, em consonância com as recomendações internacionais (OMS, ECDC, CDC e outros) independentemente do contexto, visando a minimização do risco de transmissão de SARS-CoV-2. Sem prejuízo da adoção de medidas específicas para cada setor, reforça-se que os princípios definidos pelas recomendações gerais deverão ser permanentemente garantidos, nomeadamente:

  • Distanciamento físico (mínimo de 2 metros entre pessoas, em todos os momentos);
  • Uso de máscara por todas as pessoas, sempre que se verifiquem aglomerados de qualquer dimensão (colocada adequadamente e em permanência);
  • Cumprimento de medidas de etiqueta respiratória e evicção de contatos na presença de sintomatologia sugestiva de COVID-19;
  • Lavagem ou desinfeção das mãos (com água e sabão ou com solução antisséptica de base alcoólica - SABA);
  • Higienização de superfícies (o SARS-CoV-2 pode sobreviver nas superfícies e objetos durante tempos variáveis, que vão de horas a dias. É essencial serem garantidas medidas de higiene das superfícies de uso comum e toque frequente, de forma a diminuir a transmissão do vírus);
  • Estrita evicção dos aglomerados de pessoas (de acordo com a legislação em vigor).

Cabe à DGS a emissão de normas e orientações em matéria de Saúde Pública, com o objetivo, no atual contexto epidemiológico, de informar as entidades para que estas implementem medidas efetivas de prevenção e controlo da infeção por SARS-CoV-2, cabendo, neste caso, à organização do evento, a responsabilidade pelo cumprimento estrito dessas recomendações emanadas pela DGS, bem como pelas regras de segurança assumidas.

Para mais informações consulte o site da Direção-Geral da Saúde através de: https://www.dgs.pt/corona-virus.aspx."


Lá está, eu leio este e-mail e fico tranquila porque a Quinta tem todas as condições para fazer o Copo d'Agua com toda a segurança e distanciamento, fizemos o mapa de mesas com 5 / 6 pessoas maximo, mesas as quais anteriormente à Pandemia permitiam 11 pessoas.


O Dono da Quinta indica que não pode fazer um evento com mais de 20 pessoas, que o multam, porque a sua licença é de empresa de eventos e que as Quintas que estão a efectuar casamentos e a "arriscar" devem ter licença de restauração também e que por isso se vier uma inspecção dizem que estão a servir almoços.

Tudo isto me parece demasiado rebuscado e gostava por favor que me ajudassem, pessoal da AML que se vão casar em breve e que as vossas Quintas não vos estão a levantar problemas, que Quintas são, quero ligar e fazer perguntas, e basicamente fazer o trabalho todo para apresentar à minha Quinta as provas necessárias para que não sejam colocados mais impedimentos e poder dizer aos convidados que o dia 11 celebramos a nossa união e ponto final.


Tenho o vestido de noiva ali pendurado, um nó na garganta e uma tristeza por não poder disfrutar destas semanas com a intensidade e ansiedade (da boa) por esta duvida e incerteza colocada pela minha Quinta.


Os maiores votos de felicidade a todos e sou-vos muito grata só pela leitura do meu post, mas ainda mais se me puderem ajudar.


Um beijinho grande da noiva Marta Smiley smile

12 respostas

Última atividade por Amanda, a 21 de Agosto de 2020 às 20:53
  • Amanda
    Noiva Experiente Setembro 2016 Azambuja
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá linda nada é impeditivo ao casamento a não ser que a quinta não tenha tudo legal.

    Vê este vídeo de um fornecedor https://www.facebook.com/Kantagora/videos/966991677106155

    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá, da última vez que falei com a minha quinta (inicio de junho) ela deu-me essa mesma indicação. Entretanto, acho que as quintas se estão a reger pela mesma permissa da restauração, ou seja, 50% e a verdade é que outros casamentos estão a ocorrer e não têm havido sanções conhecidas.

    Beijinho.

    • Responder
  • Marta
    Noiva Novata Setembro 2020 Setúbal (Concelho)
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Quero agradecer-vos a todas pela vossa ajuda e interesse na minha situação.

    Ontem ligaram-me da ExpoNoivos e confirmaram-me exactamente a mesma coisa, enviámos um novo e-mail à Quinta a meio da tarde e pouco depois o Senhor ligou-nos e disse-nos que SIM AVANÇAMOS no día 11 de Setembro Smiley smile Smiley smile Smiley smile

    Finalmente, respiro de alivio, e com todos os cuidados e precauções necessárias para o bem de todos, vamos para a frente e celebrar o nosso amor!!!! AIIIIIII que felicidade.

    Desejo-vos tudo de bom e que corra tudo bem nos vossos dias também.

    Obrigada uma vez mais.

    Um beijo enorme

    • Responder
  • Luísa
    Noiva Constante Dezembro 2021 Viana do Castelo (Concelho)
    Luísa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Marta! Também tenho estado atenta a tudo, tenho visto os casamentos a ser realizados com as devidas restrições. Caso em dezembro e ainda não tinha contactado a minha quinta pois imaginei que estivessem atarefados com os casamentos do verão. Ligamos na última sexta feira e foi um banho de água fria! A resposta que nos foi dada foi que só podia fazer evento para 20 pessoas e que por isso devíamos adiar. Dissemos que não estamos interessados em adiar pois para o ano já temos outros planos... disse-nos para esperarmos até ao fim de setembro para voltar a falar para ver se algo teria melhorado na situação do pais... mas não vamos ficar a 2 meses do casamento no limbo! Nem pensar! Percebemos por toda a conversa que não há interesse em realizar eventos este ano. Caiu-nos tudo! Demoramos meia hora a assimilar e ligamos logo para dois novos sítios para saber se estão a realizar e quais as condições. E a conversa foi completamente diferente, dentro do que esperávamos. Vamos vê-las para a semana. Obviamente que demos sinal na primeira quinta, mas já fomos ver o contrato e diz “caso haja cancelamento por qualquer razão o primeiro outorgante considera o sinal como seu”, ou seja, não nos vai ser devolvido. Ainda perguntamos ao telefone mas a resposta foi essa... depois de toda a conversa que tivemos eu já não quero fazer lá nada e já nem vou pensar mais no sinal.
    Espero que consigas resolver o teu problema, assim como espero resolver o meu! Boa sorte!! Beijinho
    • Responder
  • Filipa
    Super Noiva Setembro 2020 Odivelas
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá. Não me faz sentido o que a tua quinta está a dizer 🙈
    As quintas estao a reger-se pela lei da restauração, ou seja, 50% da lotação total do espaço.

    Eu vou casar em Setembro e não tive qualquer constrangimento. Vai decorrer tudo dentro da "nova normalidade".
    Espero que consigas resolver pelo melhor
    Beijinhos e boa sorte 🤞🏻🤞🏻🤞🏻
    • Responder
  • Mariana
    Noiva Experiente Setembro 2020 Sesimbra
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Aqui uma noiva de Sesimbra em Setembro! Nós temos cerca de 120-130 convidados, numa quinta com licença para mais de 300 pessoas. As condições são 50% da lotação, portas abertas, praticamente toda a festa, à excepção da refeição principal, no espaço exterior. E todos os cuidados do plano de contingência, etiqueta respiratória, agrupar mesas por conviventes, etc. O dono da tua quinta ou não está bem informado, ou tem medo, ou está em layoff e não lhe dá jeito interromper só por causa de um único casamento.
    Não sei com que condições estás, mas pondera a possibilidade de trocar de espaço, apesar de faltar pouco tempo, tudo aquilo que menos precisamos é de incertezas e má energia nesta fase!
    Beijinhos
    • Responder
  • Marta
    Noiva Novata Setembro 2020 Setúbal (Concelho)
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada Krizitah. Tudo a correr bem para vocês e que para o ano possas celebrar o vosso dia com todas as pessoas que vos são mais queridas.

    Um beijinho grande

    • Responder
  • Marta
    Noiva Novata Setembro 2020 Setúbal (Concelho)
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada Vanessa! A esperança é mesmo a ultima a morrer Smiley smile

    Beijinhos

    • Responder
  • Marta
    Noiva Novata Setembro 2020 Setúbal (Concelho)
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada Joana!! Tudo de bom para vocês!!

    • Responder
  • Joana
    Noiva VIP Outubro 2020 Alenquer
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá!

    Caso dia 24 de Outubro, em Alenquer e na nossa quinta não há qualquer problema. Apenas temos que seguir todas as normas de segurança e a capacidade da mesma foi reduzida a 50%, ou seja, tinha capacidade para 250 pessoas e no limite poderemos ter 125 pessoas. De resto, são as normas que temos ouvido falar e que os restaurantes têm seguido: distanciamento de 2m entre meses, tentar colocar pessoas do mesmo agregado familiar/convivem diariamente nas mesmas mesas, inexistência de buffet no seu habitual (haverá buffet mas com os empregados a servirem), os pratos serão colocados nas mesas apenas quando se iniciar a refeição bem como, talheres...

    Contudo, são normas que têm vindo a ser alteradas conforme o decorrer dos tempos e que poderão também vir a ser alteradas até mesmo em cima da hora...é tudo uma incógnita.

    Espero que corra tudo bem!

    • Responder
  • Vanessa
    Noiva Master Maio 2021 Cinfães
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Marta, realmente espero que consigas resolver Smiley heart e ter o teu dia como sonhas! beijinhos

    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Marta. Eu casava em Julho em Queluz e a minha quinta não me cancelou o casamento, permitiu que eu adiasse para o ano, porque não reúne a condição da capacidade de 50% do espaço, o meu numero de convidados é superior a isso. eles não são restaurante. Eu acho que o senhor se calhar não está a conseguir ler as normas da DGS. espero que noivas da AML consigam ajudar!

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração