Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Bruna
Noiva VIP Outubro 2016 Vila Nova de Gaia

Casados por um diácono?!

Bruna, a 8 de Junho de 2015 às 10:08 Publicado em Fórum Cerimónia Nupcial 0 29

Bom dia noivinhas!

Como algumas de vocês devem saber, vou casar na Serra do Pilar. O problema com esta escolha é não haver um padre residente. Temos que ser nós a levar padre. Entretanto, falámos com os das nossas paróquias mas nem um nem outro se mostraram disponíveis.

Entretanto, uma pessoa conhecida tem um irmão diácono. Falou com ele e está disposto a casar-nos. No inicio fiquei muito aliviada porque não sabia a quem recorrer. Mas agora pus-me a pensar e têm que existir diferenças não é? Alguém por aqui conhece as diferenças? Alguém por aqui foi casado por um diácono? O que pensam disto?

Obrigada!!!

29 respostas

Última atividade por José, a 24 de Abril de 2017 às 12:31
  • J
    Lisboa (Concelho)
    José ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Boa tarde

    Alguem poderá me dizer se conhece (contacto) algum diácono no distrito de Coimbra para fazer uma cerimonia simbolica na Curia,visto os noivos se encontrarem no estrangeiro e já vêm casados pelo civil.

    Obrigado e fico a aguardar

    • Responder
  • J
    Lisboa (Concelho)
    José ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Boa tarde

    Alguem poderá me dizer se conhece algum diácono no distrito de Coimbra para fazer uma cerimonia simbolica na Curia.

    Obrigado e fico a aguardar

    • Responder
  • R
    Noiva Novata Junho 2017 Setúbal (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá cintia! Peço desculpa estar a incomodar mas estou com um dilema que não sei como resolver. Eu e o Tiago vamos casar no próximo ano e gostaríamos de realizar a cerimónia na quinta que tem uma capela lindíssima. Mas é uma capela que não celebra missas regulares e não tem livro de registo. Seria então nossa ideia casar antes na igreja e levar lá alguém que fizesse uma benção ou uma missa de celebração da palavra. Vi aqui que talvez fosse possível pela sua experiência e gostava de saber mais pormenores! Será que me podia ajudar? Beijinhos e muito obrigada!
    • Responder
  • C
    Noiva Novata Junho 2016 Lisboa (Concelho)
    Carina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Cintia,
    Precisava tanto do contacto desse Diácono para o mesmo efeito. Será que me pode dar o contacto?Muito obrigada e felicidades.
    • Responder
  • Maria
    Noiva Novata Novembro 2016 Lisboa (Concelho)
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Boa noite

    Casei pelo civil dia 21 e farei a boda dia 12 de novembro.Alguem me poderá dizer se um diácono pode fazer uma benção relêgiosa ao ar livre visto que não podemos casar pela igreja porque pq meu marido já foi casado pelo católico.

    • Responder
  • Cintia
    Noiva Experiente Setembro 2015 Mafra
    Cintia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Christine
    O Diacono so pode celebrar o casamento ao ar livre se ja fores casada na Igreja, ou seja, sera uma bencao ao ar livre, somente simbolico...Nem o padre nem o Diacono tem autorizacao para celebrar casamento fora da Igreja...Podes casar na igreja somente com duas testemunhas e depois fazer o casamento simbolico ao ar livreSmiley smile E o que vou fazer...Beijinho
    • Responder
  • Cintia
    Noiva Experiente Setembro 2015 Mafra
    Cintia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada Laura, vou entrar em contato...Hoje arranjei um celebrante que faz a cerimonia em Ingles e Portugues...Porque tem que ser assim por causa das nossas familas e amigos...Nao e diacono mas parece ser bom. De qualquer forma vou mandar um email para o Diacono...Beijinho e muito obrigada!! Smiley smile
    • Responder
  • Laura
    Super Noiva Abril 2015 Lisboa (Concelho)
    Laura ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Cíntia, fala com ele. Vais adorar. O mail é *************@*****.*** e é de Sintra. Smiley smile um beijinho
    • Responder
  • Sandra
    Super Noiva Agosto 2015 Albergaria-a-Velha
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Também estava a nora com as diferenças. Estamos sempre a aprender
    • Responder
  • Rute & Pedro
    Noiva VIP Novembro 2015 Silves
    Rute & Pedro ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    No meu cpm o senhor que estava a fazer a formação disse que iria estudar para diacono e a esposa dele é que acabou por explarecer que a diferença entre o padre e o diacono era que não podia dar a hostia e caso tivesse alguma cerimonia a realizar mas que algum familiar estivesses mal era a familia que estava a frente.

    • Responder
  • Christine
    Noiva Constante Agosto 2016 Leiria (Concelho)
    Christine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sabem se um diacono pode celebrar um casamento ao ar livre?
    • Responder
  • Cintia
    Noiva Experiente Setembro 2015 Mafra
    Cintia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Laura, tu tens o contato do Diacono? Meu cunhado e Diacono tambem e disse que iria fazer nosso casamento em Portugal porem nao podera ir e estou atras de alguem para celebrar nosso casamento...Nos ja somos casados no civil e na Igreja sera aqui (Dublin) em Agosto ( porem sem festa, sem convidados, sem vestido de noiva, sem missa) porque o " casamento mesmo" sera em Portugal, ao ar livre...Meu cunhado disse que se eu casar na Igreja aqui o Diacono pode celebrar meu casamento fora da Igreja, porque sera apenas uma bencao porque ja seremos casados...Confuso ne?Smiley smile
    Entao, estamos ha menos de 3 meses do casamento e nao temos celebrante...Vamos casar na Malveira.. Tens o contato do Diacono que celebrou teu casamento? Ele e de Lisboa?
    Obrigada, beijinho
    • Responder
  • Cintia
    Noiva Experiente Setembro 2015 Mafra
    Cintia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bom Dia Bruna

    Podes casar tranquila com um Diacono. Moro em Dublin e meu cunhado e Diacono e antes de casarmos em Portugal ele ira celebrar nosso casamento na Igreja daqui, ja que em Portugal sera ao ar livre.
    O Diacono pode casar e o Padre nao. O Diacono pode celebrar casamento e funeral mas nao pode celebrar missa...Espero ter ajudadoSmiley smile Beijinho
    Detalhe: Eles, assim como o padre, so podem celebrar casamento dentro da Igreja.
    • Responder
  • Patrícia
    Noiva Ativa Agosto 2015 Santarém (Concelho)
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu vou ter um diácono...

    Nunca quis que fosse nenhum padre da terriola, nunca gostei do padre da freguesia e cada vez que nos encontramos temos sempre discussão acesa, e o padre que a minha querida sogra queria que fosse presidir a cerimónia só queria 500€.

    E como é dia santo, o dia que vou casar, o padre queria que fosse à hora da missa ou então às 13h, eu disse-lhe que ele estava era maluco, às 13h não queria niguém a caminho da igreja, queria sim a terminar de tirar fotografias.

    Por fim escolhi um diácono, que não pode dar a missa religiosa e que não pode ouvir a confissão. De resto é tão válido como um padre.

    Espero não me arrepender, a minha madrinha diz que não me vou arrepender!

    • Responder
  • Laura
    Super Noiva Abril 2015 Lisboa (Concelho)
    Laura ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Foi um diácono que presidiu a nossa cerimónia e foi o melhor do mundo! Ainda por cima, sendo um diácono casado há 30 anos, foi um plus porque a homilia foi linda e assente no casamento em si, e não na festa que íamos fazer a seguir.
    A única diferença é que um diácono não pode fazer a cerimónia eucarística, que tem a comunhão. Por outras palavras, é cerimónia sem missa, ou seja, a que a maioria das pessoas faz.
    • Responder
  • Bruna
    Noiva VIP Outubro 2016 Vila Nova de Gaia
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Pelos vistos quase nenhumas... o´que é bom :-) só depois de ter aceite é que pensei que podia não ter feito bem. Agora estou mais descansada...

    • Responder
  • Bàaa
    Noiva VIP Agosto 2016 Castelo de Paiva
    Bàaa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Estou na mesma situação que tu... tambem não sabia quais eram as diferenças.

    • Responder
  • Bruna
    Noiva VIP Outubro 2016 Vila Nova de Gaia
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Obrigada :-) vou tratar disso!

    • Responder
  • Ana Filipa
    Noiva VIP Outubro 2016 Lisboa (Concelho)
    Ana Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Exacto, os diáconos podem dar a comunhão, só não podem fazer a benção.
    De resto, eles fazem tudo, homilia, benção, etc. Há pessoas que nem reparam na diferença entrepadre e diácno.

    Relativamente às hóstias, deves ter em atenção de avsiar a igreja que necessitarás de ter as hostias consagradas para a tua cerimónia.

    • Responder
  • Bruna
    Noiva VIP Outubro 2016 Vila Nova de Gaia
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    O problema é que aora já aceitei... um pouco por estar preocupada e achar que não ia arranjar... Não me parece bem agora dizer-lhe que não. Se não há diferenças vou aceitar a amabilidade :-)

    • Responder
  • Joana
    Top das Noivas Julho 2016 Alenquer
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Bruna,

    Um diácono não faz a parte da homilia Smiley winking

    Um grande amigo dos dos meus pais é diácono e vou fazer questão que ele esteja no altar!!

    • Responder
  • Mónica
    Top das Noivas Abril 2016 Paredes
    Mónica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Bruna!

    A nivel de casamento não faz diferença, apenas faz na benção!

    Podes é tentar ver noutra paróquia se arranjas padre!

    • Responder
  • Bruna
    Noiva VIP Outubro 2016 Vila Nova de Gaia
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ele diz que fará missa e que dará as óstias se estas estiverem previamente benzidas...

    • Responder
  • Bruna
    Noiva VIP Outubro 2016 Vila Nova de Gaia
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Pois, isso ele explicou-nos... mas fiquei na dúvida...

    • Responder
  • Bruna
    Noiva VIP Outubro 2016 Vila Nova de Gaia
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Obrigada pela ajuda... vou investigar...

    • Responder
  • Ana Filipa
    Noiva VIP Outubro 2016 Lisboa (Concelho)
    Ana Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá,
    A tua cerimónia terá missa?
    É que a principal diferença entre diácnos e padres é que os 1.ºs não podem fazer a benção das hóstias, ou seja, aquele momento que eu se diz: este é o meu corpo...este é o meu sangue..., no entanto podem dar a comunhão, estando hóstias/ corpo de cristo já abençoadas no sacrário,

    • Responder
  • Daniela
    Top das Noivas Agosto 2016 Ovar
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Bruna, eu por acaso não conheço as diferenças mas agora fiquei curiosa. Penso que ora com um ou com outro o casamento religioso tem o mesmo valor.

    • Responder
  • Diana
    Top das Noivas Abril 2016 Montijo
    Diana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá,

    Acho que não há diferença, a não ser que queiras que seja celebrada uma eucaristia completa. Se assim for tens mesmo que ter padre. Se for só a cerimónia do casamento pode ser o diácono. Smiley winking

    • Responder
  • Alexandra
    Top das Noivas Agosto 2014 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ola Bruna Smiley smile

    O casamento é tao valido como com um padre, tudo depende se preferes um padre, que é um estagio mais elevado dentro da igreja. Confesso que para mim é indiferente, mas ha pessoas que podem achar estranho nao ser um padre.

    Vê aqui: http://www.aleteia.org/pt/estilo-de-vida/artigo/o-que-e-um-diacono-permanente-4817003

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração