Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Adriana
Noiva Constante Outubro 2017 Águeda

Carta para licença casamento

Adriana, a 22 de Março de 2017 às 11:29 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 21

Bom dia noivinhas,

Queria escrever uma carta/ requeimento para informar a entidade patronal sobre os dias que pretendo para tirar a licença de casamento. Andei à procura de modelos na net, encontrei para várias situações mas para pedidos de licença de casamento não..

Por isos venho pedir a vossa ajuda, podem partilhar modelos que tenham encontrado ou o vosso caso já tenham escrito.

Eu sei quais as informações principais que deve ter: o meu nome, data do casamento e as datas dos dias de licença, mas não sei como escrever uma carta "bonita".

Desde já agradeço a vossa ajuda.

21 respostas

Última atividade por Sara, a 9 de Novembro de 2018 às 17:36
  • Sara
    Noiva Novata Março 2019 Aveiro (Concelho)
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Boa tarde,
    Também sou funcionária pública (professora) seria possível enviar-me o seu modelo de carta (*****.*************@*****.***)?
    Obrigada
    • Responder
  • Noiva D
    Noiva Constante Junho 2018 Beja (Concelho)
    Noiva D ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ainda bem pk quando chegar a minha altura vai me dar jeito tirar a semana antes do dia D e depois os restantes.... mas tudo seguido claro 😊 Obrigado
    • Responder
  • Adriana
    Noiva Constante Outubro 2017 Águeda
    Adriana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Sara, a Adriana sou eu lol fui eu que criei o tópico. Entretanto com a ajuda das noivinhas consegui fazer um texto e partilhei aqui para que mais noivas que precisem possam usar também Smiley smile

    • Responder
  • Adriana
    Noiva Constante Outubro 2017 Águeda
    Adriana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Noiva D, aqui fica a resposta que eu tive por parte da ACT:

    "Tipo de faltas 1 — As faltas podem ser justificadas ou injustificadas. 2 — São consideradas faltas justificadas: a) As dadas, durante 15 dias seguidos, por altura do casamento; Podem ser anteceder, ser antes durante e depois, apenas depois, em dias seguidos, sem interrupção Por exemplo se casar ao domingo inicia segunda feira; Pode iniciar num dia normal de trabalho à terça feira e casar no Domingo e continuar; Etc… Deve comunicar logo que tenha conhecimento da data exacta."

    • Responder
  • Cátia & Diogo
    Noiva VIP Julho 2017 Lisboa (Concelho)
    Cátia & Diogo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ola noivinha , eu fiz tb uma carta porque tive de o fazer obrigatoriamente. No meu caso porque sou funcionária publica o tpo de carta foi um pouco diferente mas ja vi que já te deram bons exemplos de cartas... Smiley winking

    • Responder
  • Noiva D
    Noiva Constante Junho 2018 Beja (Concelho)
    Noiva D ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Meninas os 15 dias uteis a que temos direito tem de ser sempre após o casamento ou pode ser antes... por exemplo uma semana antes do casamento e uma depois
    • Responder
  • Sara
    Noiva Master Setembro 2017 Espinho
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho que a Adriana já te ajudou imenso Smiley winking penso que tem tudo o que é necessário
    • Responder
  • Adriana
    Noiva Constante Outubro 2017 Águeda
    Adriana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Partilho com vocês como ficou a minha carta, pode ser que ajude outra noivinha Smiley winking
    Obrigada pela vossa ajuda!

    Ex.mo(s) Senhor(es),

    Eu, (o meu nome completo) venho, por este meio e para os devidos efeitos, informar que vou contrair matrimónio no dia 7 de Outubro de 2017.

    Por este motivo, e dando cumprimento ao artigo 253º, da lei nº7/2009 do Código do Trabalho, gostaria de informar que pretendo usufruir da licença de casamento, ausentando-me ao serviço do dia 6 ao dia 20 de Outubro de 2017, o que perfaz um total de 15 dias consecutivos, de acordo com o artigo 249º do mesmo diploma.

    Agradeço antecipadamente a atenção dispensada.

    Atentamente,

    • Responder
  • Susana
    Noiva Constante Junho 2017 Vila do Conde
    Susana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    De nada Smiley smile

    • Responder
  • Adriana
    Noiva Constante Outubro 2017 Águeda
    Adriana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Lils,

    Antes de mais, desejo que corra tudo bem no teu dia, que pelos vistos está memso aí à porta eheh

    Eu vou escrever uma carta e pedir à patroa para assinar a mesma e tirar uma cópia, para ficar como prova de entregue, para não ser tão formal como enviar carta registada. Na ACT fui informada que devemos ficar com uma prova de que foi entregue.

    Não vou enviar por email, porque os emais sou eu que os leio no trabalho e muitas vezes a patroa ou a coelga a organizar nas pastas perdem-se os emails...

    Porém, o teu texto está mais próximo do que procuro, por isso vou aproveita-lo e fazer apenas pequenas alterações.

    Muito Obrigada! Smiley smile

    • Responder
  • Joana
    Top das Noivas Junho 2017 Setúbal (Concelho)
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Não teve custos nenhuns... pelo menos a srª que nos atendeu não cobrou nada. Foi como se fosse uma justificação...

    • Responder
  • Lils
    Noiva Master Maio 2017 Abrantes
    Lils ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá,

    Email é uma possibilidade para ti? Na minha empresa tratei do pedido via email, até porque é uma prova escrita que, hoje em dia, conta tanto quanto a carta...

    Enviei o seguinte:

    "Muito bom dia,

    Eu, (nome completo), venho, por este meio e para os devidos efeitos, informar que vou contrair matrimónio no dia 6 de maio de 2017.

    Por este motivo, e dando cumprimento ao artigo 253º, da lei nº7/2009 (Código do Trabalho), gostaria de confirmar se será possível ausentar-me do dia 2 ao dia 16 de maio de 2017, de acordo com o artigo 249º do mesmo diploma.

    Muito grata pela compreensão.

    Atentamente,"

    Se for comum comunicarem informações por email, podes sempre optar por esta via Smiley winking

    • Responder
  • Adriana
    Noiva Constante Outubro 2017 Águeda
    Adriana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada


    Olá Susana,

    Obrigada! Smiley smile

    Assim já dá para ter uma ideia e escrever uma alguma coisa, só tenho de florear mais o texto lol

    • Responder
  • M
    Noiva Master Setembro 2017 Montijo
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu falei verbalmente com a minha entidade patronal e já marquei as férias de acordo. Depois do casamento, entrego a declaração que eles nos dão a comprovar o casamento. Beijinhos

    • Responder
  • Adriana
    Noiva Constante Outubro 2017 Águeda
    Adriana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada


    Olá Carina,

    Pois, o meu noivo também vai fazer assim, só por palavras e diz que não tem problemas. Eu cá quero fazer oficialmente, pois falta muito tempo e até lá a patroa esquece-se e depois pode marcar as férias para aqueles dias e eu quero ter uma base onde me agarrar em caso de a palavra falhar ou o esquecimento aparecer...

    Só não sei como escrever, não quero ser fria nas palavras. Mas tem de lá estar escrito qual o decreto de lei.

    • Responder
  • Adriana
    Noiva Constante Outubro 2017 Águeda
    Adriana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ah bom, pensei que era a declaração que emitem no dia do casamento para entregarmos a entidade patronal.

    Então e essa não teve custos adicionais?

    • Responder
  • Joana
    Top das Noivas Junho 2017 Setúbal (Concelho)
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Não, porque eu fiz questão de pedir para entregar na empresa. É onde vem a dizer que tu e o teu noivo vão casar no dia X.

    Foi isso mesmo que eu fiz... entreguei em Janeiro porque em Fevereiro tivemos de marcar as férias.

    • Responder
  • Adriana
    Noiva Constante Outubro 2017 Águeda
    Adriana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Joana,

    Mas essa delcaração da conversatória não é só depois de casarmos? Para provar à entidade patronal que houve casamento?

    Eu queria fazer uma carta e entregar já, antes que me marquem as férias, pois costumo ter férias em Outubro e se a entidade marcar antes de eu pedir a licença podem marcar para os dias que quero para o casamento e assim perco o direito aos dias de licença.


    • Responder
  • Susana
    Noiva Constante Junho 2017 Vila do Conde
    Susana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá,

    Basicamente é isso que disses te.

    Eu na minha disse que era funcionária da empresa XXX, e que ia contrair o matrimónio no dia xxxxxx e que solicitava que segundo o nº 2, al. a) do artigo 249º do código do trabalho me fosse concedido o gozo à licença de casamento de xxxx a xxx.

    Data

    Assinatura

    E esta feito Smiley smile

    Espero ter ajudado

    Em relação à declaração que as outras noivinhas falaram, aqui no meu local de trabalho não precisam dela.

    Só quando vier de lua de mel, é que tenho de atualizar a minha ficha de trabalhadora.

    • Responder
  • Carina
    Super Noiva Agosto 2017 Figueira da Foz
    Carina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu também não fiz carta nenhuma, disse aos meus chefes que ia casar e eles disseram que tinha que trazer o comprovativo em como casei e já me planearam as férias juntamente com os dias que tenho direito 😊😊
    • Responder
  • Joana
    Top das Noivas Junho 2017 Setúbal (Concelho)
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu não fiz nenhuma carta. Entreguei a declaração que me passaram na Conservatória e entreguei à minha chefia.

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração