Bom, este é um tema que não tem propriamente a ver com o casamento, mas fica como uma sugestão para quem quiser tentar fazê-lo a dois. Pode ser muito interessante :-) Seria, sem dúvida, uma lua de mel diferente :-p
Escrevo por desafio da noiva Vanessa, que gostaria de saber mais coisas sobre o caminho. se tiverem dúvidas, não hesitem em perguntar que o que eu souber, tentarei responder.
Fiz o caminho de Santiago em 2013, no mês de Abril. Foram 8 dias, a andar a pé desde Ponte de Lima até Santiago de Compostela. Estava numa fase da minha vida em que estava meio estrapicalhada de uma relação amorosa tóxica. já alguém me tinha dito que uma caminhada me faria bem, e então fazer o caminho de Santiago seria mesmo muito bom. Apanhei-me com 2 semanas de férias e lá fui eu, com uma amiga muito próxima que também sonhava fazer o caminho há muito tempo.
Ainda que originalmente seja um caminho de perigrinação católico, pessoas de todo o mundo fazem o caminho por razões muito diferentes. Vi pessoas que o fazem por desporto, outras como um itinerário cultural, outras como um caminho espiritual no sentido mais lato. Dependendo daquilo a que estamos abertos, a experiência é brutal a vários níveis. Há pessoas que o fazem por pequenas etapas, ficam em hoteis, vão com carros de apoio. Há várias formar de percorrer este caminho, cada pessoa terá a sua.
a minha foi a mais simples possível. O primeiro exercicio interessante mesmo antes de começar é reduzir ao essencial aquilo de que vamos precisar para viver durante 1 semana. Ao longo do caminho há albergues de peregrinos de 10km em 10 km, onde por 5 euros se pode dormir. Não há lençois, pelo que há que levar saco-cama. quanto mais cedo se chega, mais cedo se consegue lugar. se as camas já estiverem todas cheias, há albergues que deixam os peregrinos dormir no chão. No mês de Abril nunca me aconteceu ter de dormir no chão, mas sei que no Verão acontece. Para dormir nos albergues é preciso ter a credencial do peregrino, que comprei numa igreja no Porto (já não me lembro qual), que vai sendo carimbado em cada albergue onde passamos.
Acho que a melhor altura para fazer o caminho é Abril/Maio. Com demasiado calor deve ser muito duro...nós apanhámos chuva, sol, tudo! E não há como ter a motivação de se chegar a um objectivo, para que nada custe. Estava com muito medo, porque já tinha peso a mais quando fui fazer o caminho e não me preparei fisicamente. corrreu às mil maravilhas, estava mesmo motivada para fazer aquela caminhada !
a primeira etapa foi uma prova de fogo. Ponte de Lima a Rubiães, pelo meio da serra da Labruja.Primeiro dia de caminhada, uma serra que subia sem parar e a chuva que começou a cair e não parou o resto do dia. Lembro-me de parar a meio do percurso e de pensar "voltes para trás, ou continues em frente, a dificuldade vai ser a mesma. Não podes desistir, tens de continuar". Lembro-me disto algumas vezes, é uma bela metáfora de várias situações e decisões que temos de tomar na vida. Cheguei ao albergue de Rubiães com a mochila encharcada, nao tinha uma unica peça de roupa seca...mas continuar era preciso!
Todo o caminho está assinalado com setas amarelas, por isso é impossível perdermo-nos. é um caminho muito percorrido por pessoas de todo o mundo e por isso encontramos sempre alguém.
Eu procurava no caminho alguma reflexão sobre a vida que andava a levar e uma espécie de "limpeza", e encontrei-a. Sao dias inteiros a andar, pelo meio de estrada, terra batida, lama, alcatrão, pedra...são paisagens agrestes, harmoniosas, vilas, cidades, tudo o que existe na vida. Nos 8 dias de caminho vi a vida passar-me toda à minha frente, senti quase todo o espectro de emoções que o ser humano pode sentir. senti tristeza, raiva, muita alegria, diverti-me e ri-me muito com a amiga com quem fiz o caminho. também discutimos, limpámos coisas que haviam a resolver...preparem-se, porque se forem fazer o caminho com mais pessoas vão sair coisas espontâneas, sejam elas boas ou más! Preparem-se para tudo!
Encontrámos várias pessoas. um antigo dono de uma petrolífera que dizia que tinha deixado a riqueza toda à família e queria viver como um pobre e partilhar com os outros, famílias inteiras a fazer turismo ou a preparar-se para a maratona...seja qual for o propósito, é impossível voltar igual, acontece muita coisa dentro de nós e também fora, durante esse tempo :-)
Chegar à catedral de Santiago é muito emocionante. Eu chorei muito. Chorei as dificuldades do caminho e a alegria de ter chegado ali. Como acho que vou chorar no dia do meu casamento :-)
Curiosamente trouve um íman de Santiago para o frigorífico e em Agosto tive uma amiga que se casou. comprei um papel com umas alianças para lhe escrever umas palavras no seu dia C. sobrou papel e pus debaixo do íman. lembro-me de ter olhado para aquilo e ter pensado "é aqui que eu quero que este caminho me leve". I'm on my wayyyyyyy!!
Entre peregrinos, entre os encontros e os desencontros das diversas etapas, há uma saudação que dizemos sempre: "bom caminho".
Bom caminho para todas vocês. Não é só o ponto de chegada que importa, é toda a viagem*
caminho de Santiago