Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Andréa
Noiva Curiosa Setembro 2018 Lisboa (Concelho)

Brasil - certidão de nascimento atualizada + declaraçao de estado livre (civil)

Andréa, a 15 de Fevereiro de 2017 às 16:58 Publicado em Fórum Cerimónia Nupcial 0 13

Boa tarde Smiley laugh

Somos um casal de Brasileiros e vamos nos casar em duas cerimônias: Religiosa no Brasil e Civil em Portugal.

Ambos os processos de casamento pedem certidão de nascimento com 6 meses de validade. Eu nunca ouvi falar disso. Algum Brasileiro já passou por este processo?

E a declaraçao do estado livre? Acredito que seja a declaração de estado civil certo? Alguém já precisou deste documento.

É possível tirar esses documentos no consulado?

Obrigada,

Andréa

13 respostas

Última atividade por Karolyne, a 2 de Fevereiro de 2019 às 17:54
  • Karolyne
    Noiva Constante Agosto 2019 Porto (Concelho)
    Karolyne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá 👋🏼... uma dúvida, é preciso apostilar a certidão atualizada? Já que o civil será no consulado entre brasileiros?
    • Responder
  • Andréia
    Noiva Novata Maio 2020 Porto (Concelho)
    Andréia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá. Como brasileira casando com um português em Portugal, preciso então da certidão atualizada e também do apostilamento de Haia? No cartório da minha cidade não fazem. Seriam dois procedimentos então? Sobre a certidão de batismo é necessário fazer tudo também? Desculpe, são muitas dúvidas.
    • Responder
  • Rita
    Super Noiva Junho 2017 Lisboa (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois, o mais estúpido é que eu sou portuguêsa e ele holandes. Faz parte da UE e pedem imensas coisas que são absolutamente ridículas. Eu achava que uma das vantagens de ele pertencer a UE era o cruzamento de dados mas não. Já temos quase tudo mas eu preciso de uma certidão de nascimento internacional que espero poder tirar numa loja do cidadão e cópia do passaporte para termos o OK da Holanda. Se fossemos os 2 portugueses bastava o cartão do cidadão e estava feito! Enfim, ridículo...
    • Responder
  • Andréa
    Noiva Curiosa Setembro 2018 Lisboa (Concelho)
    Andréa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Escrito por T. Isabel:

    Mensagem citada

    Escrito por Andréa:

    Só uma atualização no caso aqui. Eu sei que cada paróquia é diferente e tal mas eu entrei em contato com a paróquia que fui batizada - achei o email na internet - mandei o número do livro e folha do batismo e em 2 dias eles me responderam que a Declaração de batismo com 6 meses estava pronta e eu só estava perguntando como fazer rs! Ainda tenho 3 meses até realmente precisar que o documento fosse emitido. Agora é esperar um pouco e pedir mais pra frente.

    Estou em contato com a Diocese do estado agora para a declaração do estado livre. Como moro na Irlanda eu eu vou ter que fazer o mesmo aqui - pedir a declaraçao do estado livre (Certificate of Freedom to Marry). Meu noivo vai ter que pedir no Brasil e em Portugal. Essa declaraçao deve ser feita em todos os países que a pessoa morou.

    Ainda falta a parte da certidão de nascimento atualizada mas eu aviso aqui como fiz.

    Eu estava apavorada pq pensei que ia ser super dificil mas até agora esta sendo tranquilo. Espero que isso ajude outras pessoas Smiley laugh

    Que bom, que continue assim. Meu noivo nao e portugues e tambem foi uma burocracia desgracada ainda bem que ja foi. Aqui em Portugal tem que se casar primeiro no civil e dps no religioso no Brasil nao e assim?

    Não sei.. acho que são coisas diferentes não? Até pq vc pode ter só uma bençao na igreja e nao estar casado no civil....

    • Responder
  • T. Isabel
    Noiva Master Junho 2017 Coimbra (Concelho)
    T. Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que bom, que continue assim. Meu noivo nao e portugues e tambem foi uma burocracia desgracada ainda bem que ja foi. Aqui em Portugal tem que se casar primeiro no civil e dps no religioso no Brasil nao e assim?

    • Responder
  • Andréa
    Noiva Curiosa Setembro 2018 Lisboa (Concelho)
    Andréa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Escrito por Rita:

    Olá querida! Eu estou com um problema idêntico. Casamos em Portugal mas o noivo é holandês e pedem-nos certidão de nascimento (a dele internacional e a minha ainda não percebi bem), documento dele a certificar que nunca casou na Holanda e outro a referir que em Portugal também ainda não casou. Para obter o último documento, a CM de aia pede cópia do meu passaporte, comprovativo de morada e certidão de nascimento (internacional ou em Holandês, não percebi bem) tudo com menos de 6 meses! Estas borucracias irrita-me... Boa sorte e espero ter ajudado

    Nossa, é muita coisa né? Eu tbm fico irritada. Algumas coisas como a declaraçao do estado livre eu super entendo mas a certidão de nascimento atualizada eu acho que é uma besteira. Mas enfim, é como é.. Pelo menos no Brasil isso não é mais necessário.

    Então.. Eu tbm não sei bem como que faz essa certidão de nascimento atualizada (6 meses). Pelo o que eu entendi - se entendi certo - é como se fosse uma 2ª via da certidão.. Acho que vc tem que entrar em contato com o cartório que te registrou lá no Brasil. Manda o número do livro e a folha pra ajudar e acho que é isso. Eu ainda tenho uns meses pra conseguir isso mas eu já estou deixando tudo 'engatilhado'. Quem conseguir primeiro avisa por aqui, ok? Assim uma ajuda a outra com o caminho das pedras hahaha Smiley winking

    • Responder
  • Andréa
    Noiva Curiosa Setembro 2018 Lisboa (Concelho)
    Andréa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Só uma atualização no caso aqui. Eu sei que cada paróquia é diferente e tal mas eu entrei em contato com a paróquia que fui batizada - achei o email na internet - mandei o número do livro e folha do batismo e em 2 dias eles me responderam que a Declaração de batismo com 6 meses estava pronta e eu só estava perguntando como fazer rs! Ainda tenho 3 meses até realmente precisar que o documento fosse emitido. Agora é esperar um pouco e pedir mais pra frente.

    Estou em contato com a Diocese do estado agora para a declaração do estado livre. Como moro na Irlanda eu eu vou ter que fazer o mesmo aqui - pedir a declaraçao do estado livre (Certificate of Freedom to Marry). Meu noivo vai ter que pedir no Brasil e em Portugal. Essa declaraçao deve ser feita em todos os países que a pessoa morou.

    Ainda falta a parte da certidão de nascimento atualizada mas eu aviso aqui como fiz.

    Eu estava apavorada pq pensei que ia ser super dificil mas até agora esta sendo tranquilo. Espero que isso ajude outras pessoas Smiley laugh

    • Responder
  • Rita
    Super Noiva Junho 2017 Lisboa (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá querida! Eu estou com um problema idêntico. Casamos em Portugal mas o noivo é holandês e pedem-nos certidão de nascimento (a dele internacional e a minha ainda não percebi bem), documento dele a certificar que nunca casou na Holanda e outro a referir que em Portugal também ainda não casou. Para obter o último documento, a CM de aia pede cópia do meu passaporte, comprovativo de morada e certidão de nascimento (internacional ou em Holandês, não percebi bem) tudo com menos de 6 meses! Estas borucracias irrita-me... Boa sorte e espero ter ajudado
    • Responder
  • Andréa
    Noiva Curiosa Setembro 2018 Lisboa (Concelho)
    Andréa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Obrigada meninas.

    Eu vou me casar no religioso primeiro então tenho que ter dois documentos válidos - Batismo & Certidão de nascimento. Eu nunca tinha ouvido falar sobre certidão de nascimento e batismo com data de validade. hahaha

    Então, pelo que eu entendi pela resposta da Genifer e da Yara a certidão de nascimento não é nada mais do que uma '2ª via' da certidão de nascimento. Ou seja, eu tenho que entrar em contato com o cartório - que eu já tenho na minha certidão atual e pedir uma segunda via, certo?

    A certidão de batismo deve ser a mesma coisa, acredito eu. Já entrei em contato com a paróquia em que fui batizada e espero que não tenha problema com isso.

    Como é dificil e burocrático isso, não é?

    Qual é o nome de Cartórios em Portugal? Alguém indica um em Lisboa?

    Obrigada,

    Andréa

    • Responder
  • Yara
    Noiva Master Maio 2017 Matosinhos
    Yara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Só que no teu caso, vais casar no consulado, eu fui a uma cerimônia de dois colegas de faculdade onde ambos são brasileiros, o meu processo foi pela Conservatoria, o teu até dois anos atrás era no consulado... nada melhor que ires ao consulado tirar dúvidas, cheguei a ir com minha colega na época que ia casar e foram muito simpáticos com ela Smiley catface
    • Responder
  • Yara
    Noiva Master Maio 2017 Matosinhos
    Yara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu sou brasileira, masvestou numa situação diferente, meu noivo é português, a única coisa que me pediram foi documento válido aqui, Autorização de residência ou passaporte, e registro de Nascimento, que meu pai tirou pra mim e me enviou por uma amiga, este registo já vem válido do cartório, já não precisou chancelar no consulado de Portugal no Brasil. Dizem que antigamente pediam muito mais coisas. O documento que meu pai enviou tinha 6 meses de validade e eu teria que dar entrada até dezembro do ano passado, depois de dar entrada a própria Conservatoria tratou tudo com o Sef que tem que dar autorização, e após darmos entrada no processo tinha que me casar em 6 meses. Foi muito tranquilo, meu documento chegou em Julho, entreguei em agosto na Conservatoria, no mesmo mês o Sef deu o ok, é só
    • Responder
  • Genifer
    Noiva Master Junho 2017 Sintra
    Genifer ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá. Sim, eu já precisei disso tudo. Eu casei no civil em Dezembro de 2015, e precisei da minha certidão de nascimento retirada no cartorio da cidade onde fui registrada e depois mandei por correio para o Consulado de Portugal no Brasil e deram um carimbo validando a certidão e depois veio pra cá e fui ao consulado do Brasil em Lisboa e pedi a declaração de estado livre, para poder pedir essa declaração é obrigátorio levar a certidão de nascimento com o carimbo do Consulado de Portugal. Mas agora parece q há uma nova lei e tudo sai do cartorio carimbado pela Convenção de Haia, dizem que é para deixar os documentos menos burocrático. Mas te aconselho ligar sempre para o Cartório, se não tiver a convenção de Haia, liga para o Consulado de Portugal no Brasil mais perto da tua cidade que valida documentos e pede as informações certinhas. Qualquer coisa, só pedir! Smiley smile

    • Responder
  • Catarina
    Noiva VIP Novembro 2017 Odivelas
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá querida! Não te consigo ajudar :s vamos esperar que apareça alguém na tua situação. Se entretanto encontrares resposta noutro lado, diz-nos aqui Smiley heart

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração