Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Ana Conceição
Noiva Experiente Setembro 2021 Évora (Concelho)

Batismo

Ana Conceição, a 23 de Julho de 2018 às 09:14 Publicado em Fórum Casamentos.pt 0 11
Olá noivinhas
Estou com um "problema"...o meu noivo quer casar pela igreja e eu não me importo nada com isso, porém não sou batizada e estou a residir fora de Portugal...gostaria de saber se alguém passou pela mesma situação como resolveu esta questão, pois já tentei falar com alguns padres aqui em Dubli e estes dizem que tenho de fazer a preparação do baptismo em dois anos e estou a achar isso muito tempo...desde já obrigada!

11 respostas

Última atividade por Jacinta, a 23 de Julho de 2018 às 18:45
  • Jacinta
    Top das Noivas Outubro 2017 Barcelos
    Jacinta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    De nada! ☺️

É claro que há essa possibilidade! No entanto, se tu quiseres ser baptizada, também o podes fazer. E até o podes fazer no próprio dia do casamento (ou uns dias antes, como preferires). Mas tens essa obrigação! 😉

Bons preparativos!
    Beijinho
    • Responder
  • Cátia
    Super Noiva Setembro 2019 Santa Maria da Feira
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Fala com o padre da residência dos teus pais e ele pode explicar pois conhece teu histórico mesmo não sendo batizada deves ter feito as comunhoes
    • Responder
  • Ana Conceição
    Ana Conceição ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim! Já entrei em contacto com o padre da minha paróquia em Portugal...vamos ver, ele diz que há possibilidade de fazer isso! Obrigada beijinhos
    • Responder
  • Jacinta
    Top das Noivas Outubro 2017 Barcelos
    Jacinta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É isso mesmo, Ana!

A Igreja Católica permite fazer casamentos com disparidade de culto (não baptizados, doutras religiões...), desde que um dos nubentes seja baptizado! Não te preocupes! 😉
    E, principalmente, não te deixes enganar por qualquer padre que diga o contrário, pois é um direito do noivo (neste caso, pois é o católico assumido)!
    Acontece que há muitos que não gostam e/ou não concordam com isso e, então, dão informações falsaa, para que as pessoas façam como eles querem, mas basta ires à Diocese da Paróquia em questão, caso encontrem alguma "resistência". 😉

Bons preparativos! ☺️
    • Responder
  • Andreia
    Noiva Master Outubro 2019 Nazaré
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá,
    Tenho um amigo que vai casar pela igreja e também não é batizado. O que é que acontece? O Padre vai pedir uma autorização ao Bispo e o noivo não pode negar a educação católica que a mãe queira dar.
    Espero ter ajudado..
    Beijinhos
    • Responder
  • L
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Ana. Essas situações, normalmente, têm de ser tratadas com o padre da paróquia. Ele pode até nem exigir o batismo ou fazeres o batismo sem demorares muito tempo. São sou católica (nem religiosa), por isso não sei muito mais do que isso. Beijinhos

• Responder
  • Ana Conceição
    Ana Conceição ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada a todas! O Vítor é baptizado portanto vou falar com o padre e ver o que me diz! Mais uma vez obrigada a todas! Beijinhos
    • Responder
  • Daniela
    Noiva Master Agosto 2019 Viseu (Concelho)
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá. Tem que falar com o padre que vos vai casar pois costuma haver padres que implicam imenso... Agora cada caso é um caso. Vale mais ver a opinião dele 😊 O meu por exemplo, pediu as nossas certidões de baptismo.
    • Responder
  • M
    Top das Noivas Agosto 2013 Porto (Concelho)
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Ana Smiley heart

A Estela já explicou tudinho Smiley smile tens mais alguma dúvida?

Olha, aproveito e deixo um joguinho! Descobre o teu look ideal para o civil:

Teste: Diz-me o que gostas e eu digo-te qual é o teu estilo para o civil

Beijinhos e boa semana Smiley smile

• Responder
  • Silvia
    Noiva Master Agosto 2018 Ponte de Lima
    Silvia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá! Como a Estela já disse. Não é necessário seres baptizada para poderes casar pela igreja, sendo um dos nubentes baptizado, o casamento é possível. Apenas muda a estrutura da cerimónia
    • Responder
  • Estela
    Noiva Ativa Setembro 2018 Vila Real (Concelho)
    Estela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Ana

Vou casar agora em setembro e o noivo não é batizado. Inicialmente pensávamos que era obrigatório serem os dois batizados para casar pela igreja, quando falamos com o padre ele explicou que podemos fazer um casamento misto (entre um batizado e um não batizado) que é quase a mesma coisa mas a pessoa que não é batizada não toma a hóstia e não diz certas palavras ( como ex: em nome do pai filho e Espírito Santo)
    No entanto se quiseres mesmo ser batizada aconselho a falar com um padre em Portugal, no nosso caso o padre disse que não batizava por obrigação porque tem todo um aprendizado necessário para fazeres o batismo 😅 e o mesmo aconteceu na paróquia do noivo (para ser batizado é necessário um curso de batismo, que ainda demora uns meses a tirar)
    Espero ter ajudado!
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Grupos gerais

Inspiração