Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Márcia
Noiva Constante Outubro 2018 Braga (Concelho)

Aviso na contratação de Helder Couto Photo

Márcia, a 9 de Junho de 2019 às 16:29 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 12

Olá, noivas(os) que andam por aqui perdidos como eu andava há um ano atrás! Smiley smile
Estou aqui para deixar informações que eu gostava de ter conhecido antes de contratar a empresa Hélder Couto Photo para o meu casamento, já que tudo o que encontrei foi sempre muito vago.

Entrega final:
O casamento foi em Outubro de 2018, recebemos uma pen com as fotografias e o vídeo há 2 semanas, nos fins de Maio de 2019. 7 meses após o dia de casamento.

Contrato:
O contrato assinado em 2017 foi bastante simples, mas os serviços não foram explicitados claramente. Contratamos um pacote de 1 fotógrafo + álbum de 60 páginas + vídeo final de 30-60min, com o extra de 2 pequenos álbuns para oferecer, com acesso a todas as fotografias e filmagens (3horas, etc) do dia. O contrato apenas refere "Colecção Fusion" (fotógrafo + álbum), sem enumerar explicitamente, por escrito, o que inclui esse pacote, e a isso adiciona-se o vídeo e os 2 pequenos álbuns.

No orçamento que nos foi apresentado em 2017:
Fotógrafo + Álbum de 60 páginas = 1750€
Videógrafo = 800€
Mini-álbuns = 150€ cada


Dito isto, tenho a dizer que o resultado da reportagem fotográfica foi maravilhoso, as fotos estão muito bonitas e foram uma equipa discreta e eficiente no dia do casamento. Os restantes meses até recentemente foram sem novidades.
Importante - O álbum final foi-nos apresentado, pronto para imprimir, mas informaram-nos de que pelos vistos só teríamos contratado cerca de 30 folhas do álbum e, neste caso, o nosso excedia esse total em 24 folhas, cada uma com custo extra de 18€ (no total, mais 432€ - surpresa!).

Um álbum igual a tantos outros, da grossura dos que nos foram apresentados inicialmente, aquando da assinatura do contrato. Se pensarem num álbum de casamento normal que alguma vez tenham visto, basicamente 30 folhas equivalem a metade disso, o que nem justifica uma capa grossa quanto mais uma caixa. Logo, e por impaciência de não querer prolongar mais a espera longa, aceitamos pagar esse extra e esquecer o assunto.


A maior desilusão, no entanto, foi chegar a casa, ansiosos por ver o vídeo do nosso casamento, e depararmo-nos com um pequeno vídeo de 14 minutos, com falhas de áudio graves, focando pessoas/padre/noivos a ler na igreja, mas com apenas a boca a mexer, sem som (várias vezes ao longo do vídeo!). A edição em si do vídeo, bastante lenta e desagradável, focando poses para fotografias e não momentos de convívio, como pedimos. Não tivemos coragem ainda de mostrar o vídeo a ninguém, tanto pelas falhas técnicas, como pelo facto de ser extrememente aborrecido e nada comparável ao que se vê no site da empresa.
E, principalmente, o que mais me custa: Nas filmagens totais do dia, em que pelo menos, poderíamos relembrar os momentos, mesmo sem serem editados, consistem em cerca de 20 minutos de igreja, com o foco principal sendo - não os noivos, não a família dos noivos - a menina do trio coral contratado para actuar. 10 minutos de 20 totais de uma das horas mais emotivas da nossa vida estão focados numa estranha. As restantes filmagens correspondem a cerca de 40 minutos do resto do dia, aos bocados.

Amigos haviam-nos referido, ao longo destes meses, que estranharam ver o videógrafo raramente a filmar, e constantemente a conversar com a fotógrafa (extra de última hora). Nós próprios havíamos comentado isso mesmo em determinada altura do dia, mas desvalorizamos - afinal, há coisas muito mais importantes em que focar.
Sobretudo, confiamos sem reservas no trabalho que conhecíamos e que apreciávamos.

Desde há duas semanas, altura em que imediatamente reportei o meu desagrado, não houve qualquer desenvolvimento. Não há urgência em verificar filmagens, nem em assumir responsabilidade. Quase 8 meses depois - o máximo tempo de espera estipulado em contrato - e não há vídeo, nem pressa em rectificar nada disto. E custa-nos ter confiado o trabalho de uma das coisas mais importantes para nós e para os nossos- as memórias que partilhamos - numa equipa que (apesar de trabalho fotográfico de qualidade - reforço isto!!) não nos tem como prioridade, agora que já está tudo pago, sem qualquer atraso.



(Pode ser importante referir que nós usufruímos de um desconto de 20% na contratação destes serviços, por esta empresa ser parceira do espaço onde casamos, e isso influenciou a nossa tomada de decisão)

12 respostas

Última atividade por Cátia, a 13 de Junho de 2019 às 15:30
  • Cátia
    Super Noiva Julho 2019 Viseu (Concelho)
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Ainda bem que ficou tudo Smiley smile senão tinha sido mesmo uma chatice!

    • Responder
  • Márcia
    Noiva Constante Outubro 2018 Braga (Concelho)
    Márcia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Obrigada a todas pelo apoio e conselhos!!!

    Conseguimos conversar candidamente com o videógrafo e ficamos a saber que, devido a situações pessoais imprevistas, certos trabalhos ainda incompletos foram submetidos para não atrasar a entrega e não nos alertaram para as falhas de exportação no áudio e de edição. Eventualmente, ao voltar ao trabalho, tudo foi revisto e reformulado e temos agora o vídeo que pretendíamos e, felizmente, está realmente bonito e emotivo, com as nossas músicas incluídas e os momentos que pedimos.

    As filmagens totais do dia, sem qualquer edição, também foram entregues e abrangem bem mais do que inicialmente constatamos.

    Se acho que há alguma coisa a retirar disto é: COMUNICAÇÃO É O QUE SE PEDE SEMPRE! Mesmo que haja situações imprevisíveis ou que algo fique por fazer por alguma razão, é preferível explicar, esclarecer e assegurar que tudo a seu tempo se resolverá, com a qualidade esperada.

    Estou agora a respirar de alívio e a sorrir, finalmente está toda esta aventura resolvida! Smiley smile

    • Responder
  • Raquel
    Top das Noivas Julho 2019 Odivelas
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Márcia!

    Lamento imenso pela situação.. é mesmo desagradável!

    Espero que consigam resolver o problema do vídeo!

    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Setembro 2019 São Miguel
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Espero sinceramente que a tua situação fique resolvida e que tenhas o vídeo que tanto desejavas mais o noivo.

    • Responder
  • Jbls
    Noivo Master Março 2020 Porto (Concelho)
    Jbls ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Eu de facto, acho bastante positivo separar equipas. Pelas razões que agora disseste.

    Apesar de não teres feito isso espero que consigam resolver o teu problema. E que fiques com uma pontinha de esperança e que respires de alivio em breve!

    Espero mesmo que tudo se resolva pois estes registos são muito importantes para nós Smiley heart

    Beijinho

    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Márcia. Acho inadmissível pagarmos um serviço e não nos darem oportunidade de rever aquilo que não ficou como pedimos. Penso que deviam continuar a pedir para ver o videografo porque vocês pagaram e por terem pago têm todo o direito de reclamar!obrigada pelo relato fica um aviso
    • Responder
  • Márcia
    Noiva Constante Outubro 2018 Braga (Concelho)
    Márcia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Casei na Quinta d'Azenha Smiley smile

    Tens toda a razão! E eu ponderei isso mesmo, contratar os Sublime Films para o vídeo, uma empresa separada da fotografia. E devia ter seguido o meu instinto nisso.
    Para nós, era verdadeiramente importante tanto o vídeo como a fotografia, e conhecemos o trabalho de vídeo num casamento de pessoas próximas e adoramos, portanto confiamos. Agora aprendi a lição e acho que não podias estar mais certa!
    Ninguém é bom em tudo e para ser o melhor tens que te dedicar a 100%. E mais vale contratar quem sabes que vive dedicado a determinada arte.

    Quanto às 30 folhas, eu sei Smiley smile Achei é que outras pessoas podem ser induzidas em erro e não se aperceberem disso, e não custa alertar. Eu gostava de não ter sido apanhada de surpresa.

    Obrigada, eu espero conseguir vir aqui em breve dizer "Corrigiram tudo e ficou incrivelmente espectacular!" Smiley laugh Mas não me parece...

    • Responder
  • Jbls
    Noivo Master Março 2020 Porto (Concelho)
    Jbls ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    De hoje a 15 dias vou a um casamento na Quinta dos Pinheirais (onde penso que tb tenhas casado) onde ele será o fotografo.
    Tive para escolher essa Quinta embora não esse fotógrafo.
    Confesso que quando me perguntavam porque escolhi fotografo diferente de videografo ninguem entendia. Mas um dos meus motivos foram. Ha fotografos muitos bons mas em video não tanto. O Hélder Couto é um deles. E portanto no meu caso priorizava o vídeo e como tal escolhi um que adorava. Já a foto decidi poupar um pouco embora seja alguém que tb me identifique claro.
    Quanto à tua situacao as 60 paginas sao as 3o folhas, é sempre assim.
    O chato é teres esperado tanto e agora o video estar a desapontar-te
    Lamento a tua situação e espero que se resolva.
    • Responder
  • Márcia
    Noiva Constante Outubro 2018 Braga (Concelho)
    Márcia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada, Ana! Smiley heart
    Irei com certeza tentar resolver isto de uma maneira ou de outra.

    É verdade que a fotografia é fantástica, gostei muito! A reputação inflaciona os preços, sempre. E conhecer as pessoas certas também. São muito bons, de facto. E há outros igualmente muito bons. E se não se distinguem por um serviço irrepreensível, então tudo se resume a reputação só mesmo.

    Só que nós fomos muito ingénuos a contratar o serviço de vídeo, a pensar que a qualidade estaria assegurada. Quando referi toda esta situação responderam-me que trabalham com os melhores sempre e que o videógrafo em questão "é dos melhores que existem em Portugal". E eu acho chocante que alguém que se intitule "profissional", seja do for, apresente um trabalho que garantidamente nem revisto foi. Não compreendo, e custa ter investido tanto nisto, mas custa ainda mais ficar com muito do dia por recordar.

    • Responder
  • Ana
    Noiva Master Novembro 2019 Porto (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Márcia. Obrigada por este debate. Pelo que ouço, essa equipa é de uma qualidade superior e valores que acompanham essa reputação. Conheço o trabalho através do Facebook e adoro mas nunca pensamos em contratar visto que o valor monetário estaria fora das nossas possibilidades.

    Acho que é de lamentar que uma equipa de renome faça um trabalho fraco ou que tenha a trabalhar consigo profissionais de segunda. Afinal, pagamos a peso de ouro para ter recordações de um dos dias mais bonitos da nossa vida. Continua a insistir com eles e ameaça que se não resolverem o problema escreves reclamação e partilhas a tua experiência no Facebook e em fóruns de casamentos. Pode ser que se mexam.

    Espero que consigam resolver o vosso problema. 🙏🏻
    • Responder
  • Márcia
    Noiva Constante Outubro 2018 Braga (Concelho)
    Márcia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sim, há duas semanas já. Não me parecem preocupados. E não fornecem o nome do videógrafo, nem me permitem reunir com ele para esclarecer isto.
    Acho inaceitável, ainda por cima para uma empresa que anda nas revistas, actualmente, a ser congratulada por fazer casamentos de jogadores de futebol. Estou desolada... Smiley sad

    • Responder
  • Sophie
    Noiva Master Julho 2019 Anadia
    Sophie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bem que situação desagradável mesmo!!
    Ja falaram com eles por causa disso do vídeo?!
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração