Olá, noivas(os) que andam por aqui perdidos como eu andava há um ano atrás!
Estou aqui para deixar informações que eu gostava de ter conhecido antes de contratar a empresa Hélder Couto Photo para o meu casamento, já que tudo o que encontrei foi sempre muito vago.
Entrega final:
O casamento foi em Outubro de 2018, recebemos uma pen com as fotografias e o vídeo há 2 semanas, nos fins de Maio de 2019. 7 meses após o dia de casamento.
Contrato:
O contrato assinado em 2017 foi bastante simples, mas os serviços não foram explicitados claramente. Contratamos um pacote de 1 fotógrafo + álbum de 60 páginas + vídeo final de 30-60min, com o extra de 2 pequenos álbuns para oferecer, com acesso a todas as fotografias e filmagens (3horas, etc) do dia. O contrato apenas refere "Colecção Fusion" (fotógrafo + álbum), sem enumerar explicitamente, por escrito, o que inclui esse pacote, e a isso adiciona-se o vídeo e os 2 pequenos álbuns.
No orçamento que nos foi apresentado em 2017:
Fotógrafo + Álbum de 60 páginas = 1750€
Videógrafo = 800€
Mini-álbuns = 150€ cada
Dito isto, tenho a dizer que o resultado da reportagem fotográfica foi maravilhoso, as fotos estão muito bonitas e foram uma equipa discreta e eficiente no dia do casamento. Os restantes meses até recentemente foram sem novidades.
Importante - O álbum final foi-nos apresentado, pronto para imprimir, mas informaram-nos de que pelos vistos só teríamos contratado cerca de 30 folhas do álbum e, neste caso, o nosso excedia esse total em 24 folhas, cada uma com custo extra de 18€ (no total, mais 432€ - surpresa!).
Um álbum igual a tantos outros, da grossura dos que nos foram apresentados inicialmente, aquando da assinatura do contrato. Se pensarem num álbum de casamento normal que alguma vez tenham visto, basicamente 30 folhas equivalem a metade disso, o que nem justifica uma capa grossa quanto mais uma caixa. Logo, e por impaciência de não querer prolongar mais a espera longa, aceitamos pagar esse extra e esquecer o assunto.
A maior desilusão, no entanto, foi chegar a casa, ansiosos por ver o vídeo do nosso casamento, e depararmo-nos com um pequeno vídeo de 14 minutos, com falhas de áudio graves, focando pessoas/padre/noivos a ler na igreja, mas com apenas a boca a mexer, sem som (várias vezes ao longo do vídeo!). A edição em si do vídeo, bastante lenta e desagradável, focando poses para fotografias e não momentos de convívio, como pedimos. Não tivemos coragem ainda de mostrar o vídeo a ninguém, tanto pelas falhas técnicas, como pelo facto de ser extrememente aborrecido e nada comparável ao que se vê no site da empresa.
E, principalmente, o que mais me custa: Nas filmagens totais do dia, em que pelo menos, poderíamos relembrar os momentos, mesmo sem serem editados, consistem em cerca de 20 minutos de igreja, com o foco principal sendo - não os noivos, não a família dos noivos - a menina do trio coral contratado para actuar. 10 minutos de 20 totais de uma das horas mais emotivas da nossa vida estão focados numa estranha. As restantes filmagens correspondem a cerca de 40 minutos do resto do dia, aos bocados.
Amigos haviam-nos referido, ao longo destes meses, que estranharam ver o videógrafo raramente a filmar, e constantemente a conversar com a fotógrafa (extra de última hora). Nós próprios havíamos comentado isso mesmo em determinada altura do dia, mas desvalorizamos - afinal, há coisas muito mais importantes em que focar.
Sobretudo, confiamos sem reservas no trabalho que conhecíamos e que apreciávamos.
Desde há duas semanas, altura em que imediatamente reportei o meu desagrado, não houve qualquer desenvolvimento. Não há urgência em verificar filmagens, nem em assumir responsabilidade. Quase 8 meses depois - o máximo tempo de espera estipulado em contrato - e não há vídeo, nem pressa em rectificar nada disto. E custa-nos ter confiado o trabalho de uma das coisas mais importantes para nós e para os nossos- as memórias que partilhamos - numa equipa que (apesar de trabalho fotográfico de qualidade - reforço isto!!) não nos tem como prioridade, agora que já está tudo pago, sem qualquer atraso.
(Pode ser importante referir que nós usufruímos de um desconto de 20% na contratação destes serviços, por esta empresa ser parceira do espaço onde casamos, e isso influenciou a nossa tomada de decisão)
O conteúdo do post foi ocultado
Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui