Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

T
Noiva Ativa Julho 2017 Porto (Concelho)

Avisar entidade patronal

Tania, a 13 de Setembro de 2016 às 16:11 Publicado em Fórum Casamentos.pt 0 29
Boa tarde noivinhas,
Em termos de lei só temos de avisar a entidade patronal 5 dias antes????Claro que não vou fazer isso, é mesmo só para ter a certeza que ainda posso esperar mais algum tempo Smiley smile

29 respostas

Última atividade por Elsa, a 14 de Setembro de 2016 às 14:20
  • Elsa
    Noiva Master Agosto 2016 Cantanhede
    Elsa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu avisei com alguns meses de antecedência, pelo menos têm tempo de se organizarem.

• Responder
  • Lydie
    Noiva Ativa Outubro 2016 Ourém
    Lydie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Avisei em abril e o mês passado confirmou se os dias da licença para se poder fazer o horário Smiley winking
    • Responder
  • Dsnd
    Noiva Master Setembro 2016 Lisboa (Concelho)
    Dsnd ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Sim a legislação diz que basta avisar com 5 dias de antecedência... eu avisei em Março, fiz o documento formal em Maio e casarei em Setembro Smiley winking

Concordo que devemos avisar com antecedência para se poderem organizar...

• Responder
  • Ana  Paula
    Noiva Constante Maio 2017 Póvoa de Varzim
    Ana Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu vou avisar em Janeiro que é na altura que se marcam as férias e assim já ficam a contar.

• Responder
  • Susana
    Noiva Experiente Junho 2017 Porto (Concelho)
    Susana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu vou avisar no início do ano, já sabem que o casamento é em Junho só não sabem o dia.
    • Responder
  • A
    Noiva Master Julho 2020 São Miguel
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

O meu marido avisou semanas antes...não houve problema!!

• Responder
  • Andreia
    Noiva VIP Outubro 2017 Cascais
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu vou avisar em janeiro, quando marcar as férias
    • Responder
  • Joana
    Top das Noivas Junho 2017 Setúbal (Concelho)
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu vou avisar a minha entidade patronal 2 meses antes do casamento. Para se irem preparando e depois não haver confusões por causa de férias e ausências... que é sempre a mesma música todos os anosSmiley surprise

Nem 8 nem 80... os 5 dias é muito pouco tempo mas também não é necessário avisar com 6 ou 7 meses antes. Depois já nem se lembram.

• Responder
  • Anacoimbra
    Noiva VIP Outubro 2016 Coimbra (Concelho)
    Anacoimbra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Por lei creio que sim..
    • Responder
  • C
    Noiva VIP Abril 2017 Loures
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu decidi avisar pelo menos 5 meses antes, porque no meu caso o chefe terá de fazer as escalas em Janeiro e assim será avisado com tempo Smiley smile, mas acho que podes fazer mais próximo da data... depende da tua relação com a chefia .)

• Responder
  • Vanessa
    Top das Noivas Julho 2017 Matosinhos
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    De nada Smiley smile Beijinhos
    • Responder
  • Cláudia
    Noiva VIP Agosto 2018 Viana do Castelo (Concelho)
    Cláudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Em termos de lei não sei, mas eu caso em Agosto e vou avisar em Janeiro que é quando marco as minhas férias para o ano todo
    • Responder
  • T
    Tania ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada a todas pela ajuda que deram Smiley smile
    • Responder
  • Bride **
    Noiva VIP Julho 2017 Vila do Conde
    Bride ** ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Sim, acho que é o melhor Smiley smile

• Responder
  • Lils
    Noiva Master Maio 2017 Abrantes
    Lils ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Acho que vou entrar em contacto com os recursos humanos em novembro, ou seja, seis meses antes. Já fiz a conversa informalmente quando fui pedida em casamento (calhou mesmo Smiley tongue), mas ainda não havia data... De momento, creio não haver necessidade de avisar com maior antecedência, mas acho de bom tom dar assim algum tempo para que se possam organizar no que diz respeito à possível delegação de tarefas. Queremos juntar 8 dias úteis de férias, o que, em termos práticos, se traduz em 4 semanas de ausência... É obra! Smiley tongue

• Responder
  • Sandra
    Super Noiva Maio 2017 Setúbal (Concelho)
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola tania Smiley smile sempre ouvi falar em 1 mes antes. Espero ter ajudado. Beijinho
    • Responder
  • Raquel
    Noiva VIP Junho 2017 Vila Nova de Famalicão
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

La esta , se eu continuar lá até maio , depois ninguém vai querer empregar alguém que passado um mês basicamente já vai de férias ... Vamos ver como tudo vai desenrolando

• Responder
  • T
    Tania ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada pela ajuda, vou avisar talvez no final do ano, quando apanhar o patrão a "jeito" loool
    • Responder
  • T
    Tania ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Também nao sei se vou estar no mesmo trabalho porque no momento estou a fazer uma substituição, mas vou avisar na mesma, se depoia ficar maravilha, senão vou por o fundo de desemprego e quando vier de lua de mel é qude começo a procurar, porque acho que ninguem vai dar trabalho se dissermos que vamos casar no mês seguinte :/
    • Responder
  • T
    Tania ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada é o que vou fazer Smiley smile
    • Responder
  • Anar
    Noiva VIP Junho 2017 Vila Franca de Xira
    Anar ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Tânia, eu penso que temos de avisar com pelo menos 6 meses de antecedência!
    • Responder
  • T
    Tania ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho que é a altura ideal para avisar, 6 meses de antecedência Smiley smile obrigada pela ajuda
    • Responder
  • Raquel
    Noiva VIP Junho 2017 Vila Nova de Famalicão
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

No meu caso nem sei como farei pois o meu contrato no sítio que estou mandam -me embora de certeza absoluta a 15 de maio de 2017 e o casamento é Junho de 2017...nesse período de um mês já quero ter outro trabalho mas basicamente vou ir as entrevistas e dizer "há e tal daqui a um mês caso e por isso tenho direito a licença de casamento :/" ém bicado mau...

• Responder
  • Bride **
    Noiva VIP Julho 2017 Vila do Conde
    Bride ** ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá meninas a nível legal é o seguinte: O Código do Trabalho é aplicável se não estiver em vigor um Contrato Coletivo de Trabalho ou uma regulamentação específica do sector e da empresa que ditem formas de atuação distintas.

Assim, segundo o Código do Trabalho as faltas são justificadas, desde que dadas, durante 15 dias seguidos, por altura do casamento.

Devendo a comunicação de ausência, quando previsível, o que é o caso Smiley winking , ser comunicada à entidade empregadora , com antecedência mínima de cinco dias, acompanhada da indicação do motivo justifivativo.

Contudo, na minha opininão, não legal, não se perde nada em avisar com mais antecedência, até porque a gestão empresarial poderá ser gravemente afetada com a ausência de um colaborador e para precaver isso o ideal é avisar o quanto antes.

Qualquer esclarecimento, estão à vontade.

• Responder
  • Vanessa
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Fazes bem Smiley smile nós iremos avisar nessa altura também e também casamos em Julho Smiley smile

• Responder
  • Vânia
    Noiva VIP Outubro 2016 Leiria (Concelho)
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu avisei logo que decidi casar, para não causar constrangimentos de última hora e para que todos tivessem tempo de se preparar Smiley smile

• Responder
  • A
    Noiva Curiosa Agosto 2018 Castanheira de Pêra
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Legalmente temos de avisar com pelo menos cinco dias de antecedência, mas normalmente com um mês é o ideal
    • Responder
  • T
    Tania ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois eu também estava a pensar avisar ate ao final do ano, como só caso em julho acho que é suficiente, era mesmo só para ter a certeza em termos legais Smiley smile
    • Responder
  • Vanessa
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Tânia Smiley smile Tinha visto que o ideal era avisar entre 9meses a 6meses antes, em termos legais não sei como funciona, mas penso que não convém avisar depois disso por causa das férias. Beijinhos

• Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Grupos gerais

Inspiração