Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Odete
Noiva VIP Setembro 2017 Sátão

Assinar diálogo

Odete, a 26 de Julho de 2017 às 19:41 Publicado em Fórum Casamentos.pt 0 15
Olá noivinhas e casadas preciso que me esclareçam uma duvida.Ha meses fui buscar o papel para dar inicio ao processo religioso . Nesse papel contava o meu nome e morada , o nome dos meus pais e comprovava que sou batizada e crismada. Depois tinha outra parte com nome do noivo morada e o nome dos pais. E pedia ao padre da terra dele para verificar se ele é batizado e crismado. Pedia ainda que o papel fosse afixado la

15 respostas

Última atividade por Lils, a 5 de Agosto de 2017 às 20:21
  • Lils
    Noiva Master Maio 2017 Abrantes
    Lils ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Subscrevo!! O nosso padre também fez aos dois ao mesmo tempo e tudo, para despachar Smiley tongue

• Responder
  • Odete
    Odete ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada a todas . Este mês ja é complicado e também por causa dos horários malucos do noivo . .. quem trabalha por turnos é assim e como o padre disse que tínhamos tempo vamos aproveitar as férias do noivo e quando viermos da praia . Vamos no dia 15 mas temos de voltar antes do final do mês porque temos o casamento de um primo do noivo . Beijinhos para todas.
    • Responder
  • Jacinta
    Top das Noivas Outubro 2017 Barcelos
    Jacinta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É exactamente como a noivinha Vera explicou. Não é nada de especial. São só algumas perguntas em que tu e o teu noivinho confirmam a vontade de seguirem as fé e vida cristãs; que casam só por amor e não porque algo ou alguém vos "obriga" a tal; onde dizem que criarão os vossos filhos segundos os preceitos da Igreja Católica; entre outras coisas desse género.
    Fica tranquila! 😊
    • Responder
  • Odete
    Odete ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada , eu acho que não vai ser nada de especial . .. eu depois digo como foi.Beijinhos .
    • Responder
  • Odete
    Odete ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Vera obrigada pelo esclarecimento . Beijinhos
    • Responder
  • Marília
    Super Noiva Outubro 2017 Guimarães
    Marília ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Odete. Nós tivemos uma reunião, os dois juntos, com o diácono da paróquia de residência, no qual foram abordados vários temas, mas nada de especial. No final da reunião fez perguntas sobre nós em relação á religião. Espero ter ajudado.
    • Responder
  • Odete
    Odete ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim ,andei a falar com uma prima minha e era esse o tipo de perguntas que fizeram no CPM. Mas tal como ja disse na terra do meu pai esteve um padre que perguntava durante a cerimónia o que gostavam um no outro a ponto de decidirem casar. Por exemplo ele dirigia se a mim e perguntava Odete quando conheceste o noivo o que viste nele para achares que ele era o marido ideal, para queres casar com ele. Depois fazia a mesma pergunta ao noivo . Ás vezes os noivos eram apanhados de surpresa ou por causa dos nervos diziam a primeira coisa que lhes vinha à cabeça . É um bocadinho descabido . .. acho eu...
    • Responder
  • Vera
    Noivo Master Outubro 2017 Lisboa (Concelho)
    Vera ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola Odete, nos fizemos o diálogo com o padre, não foi nada de especial e fizemos logo quando fomos abrir o processo, é uma folha com imensas perguntas para responderem individualmente (fazem as perguntas primeiro ao teu noivo e depois a ti), a nos o padre até disse que aquilo costumava ser feito sem o outro ouvir as respostas mas que não era preciso então ouvimos as respostas um do outro. Basicamente pergunta coisas como se vais casar de livre vontade, se tem filhos, se aceitas criar os filhos como católicos, se estás a esconder alguma coisa do futuro esposo (como alguma doença ou assim)... coisas nesse género, não tens nada com que te preocupar. Beijinhos
    • Responder
  • Odete
    Odete ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois estive a falar com uma prima minha que casou à 10 anos e ela disse que fizeram isso no CPM.
    • Responder
  • Odete
    Odete ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tanto quanto sei e pelo que me lembro quando era miuda e ia aos casamentos a meio da cerimónia o padre dizia assim se alguém souber de algo que impessa este matrimonio que fale agora ou então que se cale para sempre . .. e aqui o padre fazia uns segundos de silêncio . Agora isso ja não se pergunta mas o papel é afixado durante x dias na igreja da paródia do noivo . Mas as perguntas desconhecia . Mas um padre que esteve na terra do meu pai no dia do casamento e durante a cerimónia o padre interrogava os noivos Com esta pergunta, dirigia se à noiva tratando a pelo nome e perguntava o que viste em, dizia o nome do noivo para o escolheres para marido depois fazia a mesma pergunta ao noivo . .. Acho que a maioria respondia aquilo que lhes vinha à cabeça . .. principalmente quando não estavam à espera aquela pergunta .
    • Responder
  • Silvia
    Noiva Constante Outubro 2017 Braga (Concelho)
    Silvia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Faz se pq é um sacramento e como para a primeira comunhão se faz catequese há está formalidade para o matrimonio, há muita gente a casar pela Igreja pelos motivos errados. Smiley winking
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Junho 2018 Vila Nova de Gaia
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Credo, isso ainda se faz? Pensei que já tinham passado essa fase Smiley sad

Beijinhos

• Responder
  • Sara
    Noiva Master Setembro 2017 Espinho
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sei que isso se fazia antigamente, sinceramente pensei que ja nao se fizesse Smiley atonished
    • Responder
  • Silvia
    Noiva Constante Outubro 2017 Braga (Concelho)
    Silvia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É uma espécie de teste de nubentes (noivos) em que o Padre vós faz perguntas em separado sobre vocês "Teste sua prontidão de fé diante do padre. O padre vai basear a avaliação individual sobre as respostas por escrito ou verbais da noiva e do noivo. Uma vez que o casamento na igreja católica é um sacramento, o sacerdote deve determinar que você tem a presença da fé para poder realizar o seu casamento." Ainda não fiz a minha amiga fez ha uns tempos.
    • Responder
  • Odete
    Odete ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Pedia que o papel fosse afixado na igreja de la durante não sei quanto tempo... ok até aqui tudo bem eu sei que estes são os procedimentos . Hoje fui levar o mesmo papel ao padre que nos vai casar que o padre da minha terra onde o outro padre certificava que o noivo é batizado , crismado e livre. Pensei que não era preciso mais nada... ou melhor pensei que era so preciso ir a Viseu não sei onde pagar 25 € mas não o padre disse que assim que nos seja possível temos de ir la para assinarmos o diálogo . .. diálogo ? o que é isso perguntei ? Eu que não sou pessoa para ir para casa com dúvidas e não gosto de deixar coisas por dizer contiunei na esperança do padre me esclarecer então mas isso do diálogo não é aquilo que dizemos durante a cerimónia . Diálogo do consentimento ? E ele disse que não é bem a mesma coisa mas é parecido que ha perguntas que se repetem e nós so temos de dizer sim ou não . .. Bem não fiquei nada esclarecida... aliás fiquei a saber o mesmo . Alguém fez isso e sabe dizer o que é ? Agradeço .
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Grupos gerais

Inspiração