Olá minha comunidade linda,
Como sabem está a decorrer o Concurso "Caça ao Site Premium" e estamos no 3º desafio, que eu não podia deixar de realizar.
Algo incontornável do casamento é a despedida de solteiro/a. Obviamente há quem opte por não ter, mas confesso que uma das primeiras questões que me fizeram: "Já sabes alguma coisa da tua despedida de solteira?".
Amigas, o local perfeito e muita animação, parecem os ingredientes certos para se organizar uma despedida de solteira, no entanto não é tão fácil quanto parece. Já li alguns debates de meninas que ficaram menos felizes com as suas e o quanto isso pode ser desmotivante e até possa ser causador de algum mau-estar entre a noiva e quem organizou. Neste sentido, vou deixar algumas dicas para terem uma despedida de solteira à vossa medida.

1. Quem organiza? Diz a tradição que é a madrinha da noiva, no entanto, o importante é que seja alguém da vossa confiança ou no limite, vocês próprias. No meu caso, a minha madrinha é uma mãe de família com mais do que fazer, pelo que deleguei a duas amigas que serão as minhas damas de honor. Os critérios para a decisão prenderam-se no quanto me conhecem, no seu grau de responsabilidade (muito alto, por sinal), empenho e criatividade.
Normalmente esta é uma festa surpresa, a confiança é extremamente importante, para que as coisas corram bem, no sentido de irem de encontro às vossas expectativas e serem apropriadas ao grupo de convidadas (e.g. não me faria sentido ser no Restaurante Lingerie, indo a minha afilhada de 14 anos).
2. Quais as tuas expectativas? Caso seja a própria noiva a organizar a sua despedida, este é um não tema. Poderá, no limite, ter em conta o seu grupo, mas irá escolher um programa que lhe "encha as medidas". Quando delegas a terceiros, penso que seja importante ter uma conversa inicial para gerirem expectativas e limites.
Tive a certeza que escolhi as pessoas certas, quando ambas sem que tenham falado uma com a outra, me questionaram "O que é que não queres?". No meu caso, só coloquei dois entraves: i. nada muito caro, pois não quero que ninguém deixe de ir por motivos económicos; ii. Não quero strippers. Quanto ao resto, deixo ao critério delas pedindo que seja animado.
Acredito, que quem organiza faz com a melhor das intenções e escolhe o programa que acha que vai de encontro com a personalidade e gostos da noiva, por isso se tiverem algo que realmente NÃO queiram que aconteça, é melhor serem sinceras.
3. Antecedência? Não deixar para muito "em cima" da data do casamento, sobretudo se for algo que ocupe um fim-de-semana ou uma saída. Nessa altura estarão stressadas com os últimos preparativos e podem não usufruir como deviam deste momento. Diria que entre 1 a 2 meses de antecedência.
4. Quem convidar? Idealmente convida-se quem vai ao casamento (penso que não faria sentido, ir alguém que não tivesse sido convidado para a cerimónia). Há quem opte por convidar além das pessoas amigas, também família mais próxima como a mãe, avó, sogra, etc. Caso tenham vários grupos de amigas, podem sempre fazer mais que uma despedida de solteira, para não terem uma multidão à vossa volta e puderem dar e receber atenção de toda a gente. É um momento vosso, com as pessoas que mais gostam, não vale a pena estarem a convidar todaaaaa a gente, mesmo que não tenham muita afinidade. O que importa é qualidade, não a quantidade.
Inicialmente, pensei ter uma única despedida só com as amigas, mas estou a pensar organizar uma simples (só um jantar em casa), com as mulheres da minha família. Ainda estou a marinar no tema.
5. Budget? Pode parecer um pormenor, mas vai muito além disso. Já imaginaram alguém que vocês adoram, deixar de ir porque é uma festa cara?!? Não é bonito! É importante que quem organiza defina um budget e partilhe com as pessoas convidadas antes da festa acontecer, sobretudo se for algo muito caro. Tentem que seja o mais equitativo, possível. Por tradição, a noiva não paga.
(Este ano fui a uma despedida de solteira, cujas contas só foram apresentadas no fim. Foram dois dias, quem se organizou para estar presente em ambos, o meu caso, pagou 150€. Quem foi só um dia, pagou uns 50€. Escusado será dizer, que me vou recordar sempre desta despedida por esta razão e ao escrever estas palavras, ainda me sinto a ser tomada por uma raivazinha).
6. Juntos ou separados? O tradicional é serem separados e sem qualquer contacto um com o outro, no entanto, já há quem opte por uma festa conjunta. Nunca fui a uma despedida de solteiros juntos, mas penso que o conceito é fazerem uma festa com todos os amigos do casal. É uma opção a ganhar adeptos.
7. Ideias? Existem muitas noivinhas a questionarem ideias para a sua despedida e estas são tantas quanto a nossa imaginação (e carteira): 1. Viagem ao estrangeiro; 2. Dia de beleza, com tratamentos de spa; 3. Fazerem um workshop ou alguma aula, como dança ou maquilhagem; 4. Pool party; 5. Despedida de solteira numa limusine; 6. Alugar uma casa para passar o dia e a noite; 7. Festa temática; 8. Escape Room; 9. Sessão fotográfica; 10. Chá de lingerie; 11. Piquenique; 12. Jantar no restaurante ou em casa; 13. Passeio de barco; 14. Desportos radicais; 15. Ida a bar ou discoteca; 16. Festa de pijama, etc, etc.... Podem fazer uma combinação das várias opções.
8. Acessórios? É comum utilizarem-se alguns acessórios que identifiquem a noiva e as convidadas e são sempre um must-have. Podem optar por coroas e/ou pulseiras de flores, t-shirts, bonés ou fatos de banho personalizados, faixas, rosetas, crachás e o véu para a noiva. Podem ainda optar por uma dress code (convidadas de calças e noiva de vestido; convidadas de uma cor e noiva da oposta).
9. Manualidades? Também aqui as manualidades são uma mais valia para controlar o budget e tornar a despedida mais personalizada. Podem fazer os convites para a despedida de solteira, brindes para dar às convidadas, fazerem acessórios, o photobooth e até a decoração do espaço.
Convite
Lembrança
Photobooth
10. Jogos? Despedida de solteira implica sempre alguns jogos, normalmente alguns com questões e outros mais malandrecos. Deixo algumas inspirações:
Adivinha o que ele disse - Previamente fazem-se perguntas ao noivo, para ele responder e na despedida colocam-se as mesmas questões à noiva e confrontam-se a resposta. Por norma, quando ela erra...bebe, se acertar...bebem as convidadas
Eu nunca - Fazem-se afirmações e quem já fez tem que beber
Uma caixa para a minha história - A noiva começa a contar como conheceu o noivo e ao longo da história, vai tirando objectos colocados previamente dentro de uma caixa e tem que os encaixar no que está dizer (e.g. tira um baton da caixa, tem que adaptar a história por forma a que entre um baton na mesma)
Jogo das perguntas - São feitas perguntas às convidadas sobre as preferências da noiva e os preparativos do casamento, quem acertar em mais perguntas recebe um presente
Mímica - cada convidada escreve algo e fecha o papel, a noiva tem que descrever o que foi escrito só com gestos.
11. App's? Descobri este artigo que tem as 8 melhor app's para organizar uma despedida de solteira. Não conheço nenhuma, mas se alguma noiva já utilizou, por favor, deixem a vossa opinião.
Penso que estão resumidas neste grande texto, algumas dicas importantes para uma das melhores celebrações da vossa vida. Desafio as noivas e casadas que fizeram despedida de solteira a complementarem esta informação nos comentários e quem ainda não fez, se já tem alguma ideia do que será organizado.
Bom fim-de-semana e beijinhos grandes.