Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Raquel
Noiva Master Agosto 2021 Lisboa (Concelho)

As dicas da Raquel para o teu casamento 💍

Raquel, a 25 de Outubro de 2019 às 21:09 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 14
Alô noivinhas!

Em função do concurso a decorrer nesta aplicação maravilhosa, segue o meu debate. Como já comentei com muitas de vós o meu casamento será pago na totalidade por mim e pelo noivinho. Isto fez com que desde o início tivessemos que pesquisar mil e uma formas de poupar sem que para isso tivéssemos que desistir do dia que idealizamos como o nosso.
No seguimento do que acabei de escrever, apresento-vos um debate com dicas de poupança que fui pesquisando e aprendendo por experiência própria ao longo de todo este percurso. As dicas da Raquel para o teu casamento 💍 1---- Estabeleçam um budget de quanto podem gastar com o vosso casamento. Aconselho-vos a serem realistas e a contarem apenas e só convosco mesmos. Se depois alguém ajudar melhor ainda!
--- Não tenham pressa para casar!!! Não se deixem levar pela pressão dos outros que perguntam constantemente quando é o casamento. Marquem a data para quando tiverem a certeza que têm o dinheiro que precisam para o pagar.Apesar de casarmos praticamente um ano após o pedido de casamento, há dois anos que eu e o noivinho decidimos casar e começamos a juntar dinheirinho nesse sentido!
--- Criem uma conta poupança e definam estratégias de poupança mensais.Por aqui definimos retirar um valor mensal de cada ordenado que transferimos religiosamente todos os meses para a nossa conta criada especialmente para o casório!
---- Definam prioridades!Pensem em conjunto o que é imprescindível para vós no vosso casamento e naquilo que sim, gostavam de ter, mas que poderá ser secundário. Eu e o noivinho elaborámos uma lista de prioridades, e tendo em conta os timmings para cada fornecedor, fomos contratando pela ordem que definimos. Foi uma óptima estratégia porque ajudou-nos a respeitar o orçamento e a eliminar aquilo que para nós não era prioritário.As dicas da Raquel para o teu casamento 💍 2--- Casar numa época baixa!Eu sei que muitas de nós temos datas especiais e que sonhamos com elas para o nosso dia C... no entanto, porque não criar outra data especial na nossa vida? Casar no outono e no inverno pode representar uma poupança gigante no orçamento. Podemos poupar ainda mais se optarmos por casar a um dia de semana ou a um domingo ou se a festa começar apenas ao final da tarde. Outra dica importante é deixarmos de parte a tradição de casar na terra da noiva se essa representar maiores custos e escolher outro local. Porque não a terra do noivo ou o local onde moram?Ok! Eu e o noivinho vamos casar en Agosto, a um sábado e às 12h massssss eu abdiquei de casar na minha terra e vou casar à dele. Eu cresci e vivo em Lisboa que é só a cidade onde tudo é caríssimo... o noivo é de uma aldeia. Preciso dizer mais alguma coisa?
--- Encurtar a lista de casamento.Convidar apenas a família e os amigos mais próximos pode representar uma grandeeee poupança! Por aqui convidamos só e apenas as pessoas importantes! Teremos convidados que não faziam parte da nossa lista, sim, temos, no entanto não serão pagos por nós e sim pelos papás que fizeram questão de os convidar.
--- Tratar de tudo com a maior antecedência!Ok noivinhas... Não é segredo para ninguém que os melhores fornecedores e, normalmente os mais baratos, são primeiramente reservados, né? Não se atrasem na reserva dos fornecedores pois isso pode representar gastos mais elevados!Estamos a 10 meses de casar e temos os fornecedores todos contratados.
--- Pesquisar, pesquisar, pesquisar... Não se acanhem a pedir orçamentos a vários fornecedores. Cruzem as ofertas de cada um com os valores praticados e escolham o melhor! Eu sou a rainha dos orçamentos!!!! Consegui encher a minha caixa de e-mail só com pedidos de orçamento hehehehe! As dicas da Raquel para o teu casamento 💍 3--- Negociar...Pois é... negociar com os fornecedores, com a família, com os pais do/a menino/a das alianças, com as damas de honor...O noivinho é um craque a negociar com os fornecedores. Não tem vergonha nenhuma naquela cara mas a verdade é que temos conseguido baixar alguns preços devido à lábia gigante do moço. Por outro lado também eu tenho negociado alguns pormenores que me têm feito poupar algum dinheirinho! Graças a todas vós falei com os papás dos meninos que farão parte do nosso cortejo e as roupas e acessórios serão pagas metade/metade!
--- Organização!Controlem todos os pagamentos aos fornecedores e respetivos prazos para os mesmos e fujam das penalizações. Por aqui vale tudo... tabelas em Excel, marcações na agenda, lembretes no telefone...
--- Escolher fornecedores locais.Escolham fornecedores que se localizem perto da zona onde vão casar.Esta foi uma dica que nos fez poupar imenso dinheiro mas a verdade uma das mais complicadas para mim... fui obrigada a abdicar de praticamente todas as pessoas que fizeram parte da minha vida desde sempre (cabeleireira, esteticista, florista...). Não vou dizer que não me senti perdida e à deriva mas tudo conta para poupar.
--- Exijam contratos assinados aos fornecedores...Noivinhas... se contraram algum fornecedor, acordaram um valor e pagaram alguna sinalização exijam sempre um contrato com tudo descrito. Quantos já não foram os casos em que foram cobrados valores superiores aos noivos quando mais próximo da data ou após a conclusão do serviço?Eu e o noivinho temos um dossier com separadores por fornecedor onde colocamos os contratos, comprovativos de pagamento, etc...As dicas da Raquel para o teu casamento 💍 4--- Escolher uma quinta com outros serviços incluídos.A quinta escolhida para o nosso casamento não é a mais barata em termos de preço por pessoa... no entanto, o valor final já inclui catering, bolo, ementas, decoração e decorador e noite de núpcias. Antes de contratarmos a quinta fizemos pedidos de orçamentos a vários fornecedores dos serviços acima indicados e percebemos que a quinta afinal não era assim tão cara e que conseguiríamos poupar uns bons eurozinhos com a brincadeira!
--- Contratar um fotógrafo e vídeo que vos entregue os produtos finais em formato digital.Temos que ser verdadeiros e dizer-vos que não foram nestes fornecedores que poupamos mais. Os fornecedores que escolhemos para esta área não são de todo os mais baratos do mercado uma vez que apareciam em segundo lugar na nossa lista de prioridades (lembram-se?). Mas mesmo assim conseguimos poupar uns bons euros com eles. Como? Não quisemos álbuns nem pens todas bonitinhas. Pedimos apenas que as fotos e vídeos editados nos fossem entregues em formato digital. Logo decidiremos depois o que fazer!
--- Escolham flores da temporada para as vossas decorações!Eu sei que todas nós temos flores favoritas mas a verdade é que se elas não fizerem parte do núcleo de flores da temporada em que casam poderão representar custos muitooooo acrescidos. Isto porque implicam que sejam importadas.Por aqui abrimos a mente e faremos a decoração floral apenas com flores da época. A verdade é que se contratarem um bom profissional vos poderão dar alternativas tão ou mais bonitas do que aquelas que idealizaram. Aqui até vale pintar as flores com spray para que tudo fique quase da forma que idealizamos e a preços muito mais convidativos.
--- DIY - Façam vocês mesmos!Este é talvez um dos temas mais debatidos na aplicação. Há inúmeras inspirações e debates de como fazer elementos importantes do dia C sem contratar qualquer fornecedor. Vale tudo! Animação, adornar o vestido de noiva, fazer o penteado e maquilhagem em casa, convites, estacionário, elementos de papelaria... A verdade é que esta solução me permitirá ter elementos com que sempre sonhei que se fossem contratados não poderia ter... por aqui são muitas as coisas que serão DIY. Cones e suporte, lágrimas de alegria, leques, raspadinhas, decoração para os carros, kit emergência, lembranças...As dicas da Raquel para o teu casamento 💍 5Ao item DIY podemos adicionar outro estritamente relacionado. --- aproveitem os dons e os itens já usados da família e amigos e peçam ajuda!Que tal pedir a alguém próximo que faça a roupa das daminhas e pajens? E o bolo de casamento? Vale qualquer coisa...Eu e o noivinho fazemos kizomba profissional há alguns anos e portanto temos um núcleo de vários amigos dançarinos! A verdade é que vamos ter vários momentos de dança no nosso casamento através de várias coreografias feitas por eles mesmos a custo 0! Por outro lado e tendo em conta que o nosso tema é viagens posso-vos dizer que 70% da decoração relacionada com o tema é com artigos emprestados pelos convidados. Fizemos uma listinha com cada item e a quem pertence e no fim será tudo devidamente devolvido!
--- Compras online!Ok, esta dica é sem dúvida o meu santo graal da poupança! Sites como o Aliexpress, a Wish, o ebay, entre outros são atualmente os meus melhores amigos!!!! Foram tantas as coisas que mandei vir pela internet que nem imaginam!!! Sparkles, acessórios para daminhas e pajens, material para construção DIY... graças a eles poupei mesmo muitoooo! Mas por favor não se deixem enganar! Há materiais com muito pouca qualidade! Leiam sempreeeeeee os comentários de outros compradores! Façam também as compras separadamente e evitem valores finais a 25€ para que não fiquem presos na alfândega e representarem mais custos!
--- Saldos, Black Friday, feiras de noivos!Simmmmm, por aqui vamos esperar pelos saldos e feiras para comprar itens importantes do dia c... já nos disseram que as alianças são muito mais baratas em feiras de noivos pelo que estamos a aguardar por uma para compararmos com os preços que já temos. Também estamos à espera da Black Friday para vermos viagens.As dicas da Raquel para o teu casamento 💍 6--- Não alterem a rotina do dia-a-dia de modo a terem um impacto financeiro negativo no final do mês...Eu sei que todas nós queremos ir lindas e airosas para o nosso dia C. Eu sempre tive alguns cuidados comigo mesma tais como ir ao ginásio, cuidar do cabelo e da pele... mas confesso-vos que me senti tentada a comprar cosméticos de forma a incluir alguns cuidados à minha rotina. Quando dei por mim... sim... já tinha uns bons euros gastos! Sejam cuidadosas com isto! Se falta algum tempo e se querem mesmo ter cuidados extras comprem os produtos de forma gradual para não sentirem que vos roubaram a carteira ahahahah!
Bom... este debate já vai longo e secalhar chato... Desculpem!!!! Espero pelo menos que tenha sido útil!
Terrmino o debate com outras dicas que fui encontrando ao longo desta caminhada que não usei mas vos podem ser úteis!- esqueçam os convites em papel e façam-nos online!- porque não alugar vestidos se talvez os vamos usar uma vez na vida? Isto aplica-se a vestidos de noiva, das damas de honor, convidados, daminhas e pajens...- porque não substituir o banquete tradicional de casamento por um brunch, buffet, piquenique...?- substituir a quinta por um restaurante por um local ao ar livre....- esqueçam as lembranças por género e ofereçam uma por casal ou até mesmo família.- evitem o bar aberto que é uma das maiores fatias do orçamento. Evitem a mesa de sobremesas e façam do vosso bolo a estrela das sobremesas!- escolham um destino de lua de mel dentro do país, um destino menos badalado mas magnífico ou optem por esquecer os pacotes e reservarem tudo por plataformas como a booking;- vendam o que compraram para o dia c e não vão voltar a usar e recuperem algum dinheiro!
BEIJINHOS!!!!

14 respostas

Última atividade por Raquel, a 26 de Outubro de 2019 às 12:30
  • Raquel
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Sandrina!

É sempre possível poupar! Embora por vezes não seja fácil termos que mudar um bocadinho as coisas em função do que imaginamos.
    Beijinhos
    • Responder
  • Raquel
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Joana!

Ainda bem que foi útil.
    Beijinhos!
    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola Raquel. Excelente debate com vários pontos essenciais de como poupar e mesmo assim ter um lindo dia😉
    • Responder
  • Joana
    Noiva Master Julho 2021 Sintra
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Raquel! Bem que debate! Está super bem estruturado, tens aqui pontos chave que se quisermos poupar conseguimos. Deste umas ideias boas👌 obrigada
    • Responder
  • Raquel
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Milhinha!

Vindo de ti é um elogio, tu que fazes excelentes debates!
    Beijinhos
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Excelente debate Raquel! Acho que compilaste muito bem as dicas para uma boa poupança! Eu não poderia ter dito melhor! Parabens Excelrnte debate! Bjs
    • Responder
  • Raquel
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito obrigada Catarina, que bom que foi útil.

Beijinhos
    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Outubro 2021 Abrantes
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que ótimo debate.
    Parabéns
    • Responder
  • Raquel
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Catarina.

Beijinhos
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Julho 2019 São Miguel
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Tocaste em todos os pontos principais 😉. Parabéns ☺️
    • Responder
  • Raquel
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Catarina,

Espero que seja útil,
    Beijinhos
    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bem Raquel.. que BELO debate! Mesmo.
    Não te preocupes por ser longo. Está tudo aí!
    😁
    • Responder
  • Raquel
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Simmmm! Há muitas formas de poupar e lutar contra esta grande indústria milionária! De nada Rita. Espero que tenham sido úteis!
    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Em suma, no poupar é que está o ganho. Obrigada pelas tuas dicas, Raquel*

• Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração