Hello ladies 😍
Antes demais, quem por cá está a participar no concurso > "Caça ao Site Premium" < que as administradoras propuseram? Espero que estejam a aderir! Se não estão, do que esperam para aderir? 💪
Hoje é dia da terceira missão, então cá estou eu para vos dar as 12 dicas e conselhos (imperdíveis) da Telma para a preparação do vosso dia C.
Estando neste momento como noiva e à relativamente pouco tempo (cerca de 3 meses apenas), sendo óbvio que ainda não casei, posso dar algumas dicas que agora possam fazer sentido para mim e depois quando passar pelo dia C possa achar uma barbaridade, por isso, aconselho a lerem e inspirarem-se nas minhas dicas mas sempre com cautela - vou dar o meu melhor prometo 😍
1. Apoiem-se na nossa Commu
Toda a gente sabe que quando nos metemos neste processo que é a preparação do casamento, surgem imensas dúvidas e decisões a tomar que às vezes não são fáceis.
Vão chegar cá e vão ver que têm de fazer mil e uma coisas, que existem noivas que casam depois de vocês e já têm uma lista enorme de checks, mas não se assustem. Vão fazendo o vosso percurso como acham que deve ser feito tendo em consideração toda a ajuda que possam obter por cá.
Por isso, nada melhor do que se tornarem noivos ativos na nossa app para receberem e darem apoio a outros noivos. Aqui podem abrir debates com as vossas dúvidas e certamente alguma noivinha conseguirá ajudar-vos. Aqui podem ver reviews de noivos que já casaram, seja de fornecedores, seja de manualidades que fizeram e que não repetiriam, etc.
Basicamente, a vossa vida ficará bem mais facilitada se for partilhada connosco.
2. Definam o orçamento disponível/provisório
Esta dica é muito importante! Considero que antes de tudo é necessário definir o orçamento disponível, mesmo para quem pede crédito, pois há que ter a noção do montante que irão pedir - irá influenciar a prestação a pagar todos os meses.
E, convém reservar algum dinheiro para caso aconteça algum imprevisto antes ou depois do casamento, porque quem tem de pagar as dívidas são vocês.
3. Definam a data e o tipo de casamento
Antes de tudo o resto, é preciso abordar este assunto e é aqui que logo à partida alguns casais têm dificuldade em chegar a um acordo, mas é normal que isso aconteça (o noivo quer inverno e civil, a noiva quer verão e igreja, o noivo quer campestre, logo seria no outono, a noiva quer flores, logo seria na primavera, etc). O importante é que falem com os vossos parceiros e tentem que ambas as partes cedam um pouco e cheguem a um consenso.
4. Não tenham pressa e façam planos com antecipação
Após terem definido a vossa data, caso não haja nenhum motivo de maior que vos faça apressar o casamento, não tenham pressa! Acreditem, vai fazer-vos poupar imenso, e nestas coisas do casamento, 10€ faz toda a diferença. Como diz o ditado, "Tempo é dinheiro"!
Definir os principais pontos como o espaço, a animação, o fotógrafo e a florista, com antecedência dá-vos a possibilidade de conseguirem disponibilidade quase de qualquer profissional para a vossa data, seja dos mais baratos ou mais caros.
Também não devem deixar para fazer na semana anterior ao casamento uma série de tarefas pois isso vai fazer-vos ficar ainda mais stressados.
Tentem planear as coisas para irem fazendo durante o tempo de noivado (existem montes de checklists disponíveis, inclusive fiz uma para nós - podem ver aqui ) e terminarem cerca de três semanas antes. Acreditem, ainda assim vão faltar-vos fazer coisas na última semana.
5. Tenham uma Agenda/Dôssier de Casamento
Mesmo que não gostem de papel impresso, criem nem que seja em excel um documento que vos possa manter organizados a vários níveis: orçamento, convidados, pagamentos, etc. Claro que a nossa app também vos fornece este tipo de ferramenta! Pessoalmente acho um gasto dispensável no que respeita a comprar agendas já feitas e por isso fiz uma DIY e ficou bem económica, vejam aqui . Claro que se alguém vos oferecer, não vão recusar.
6. Pesquisem muito
Eu sei que o acto de pesquisar muitas vezes é cansativo e desgastante. Mas quando definirem que querem algo para o vosso casamento, pesquisem sobre o assunto antes de avançarem. Hoje em dia existem belas dicas, sugestões, alternativas, conselhos, etc, tudo à distância de um clique!
7. Escolham os fornecedores por vocês
Eu sei que seria muito mais fácil ceder a algumas pressões, seja por parte de familiares seja por amigos, de por exemplo escolherem determinada quinta, mas não o façam. Vocês devem escolher os vossos fornecedores por vocês! Se o vosso orçamento é curto, porque vão escolher uma quinta xpto porque o fulano x disse que deveria de ser lá? E vice-versa. Acredito que a empatia que o casal tem com determinado fornecedor contribuirá, e muito, para o sucesso do dia C.
8. Definam vocês a vossa lista de convidados
Este é outro dos pontos sensíveis da organização do casamento. Se você vão pagar na totalidade o vosso casamento e estão um pouco limitados a nível de dinheiro, façam vocês a vossa lista de casamento. Eu sei que muitas vezes gostavam de convidar "este mundo e o outro" e os pais até querem que convidem fulano A e fulano B, mas quando a carteira não permite, há que ajustar.
Não se sintam obrigados a convidar ninguém! E para essas pessoas (não convidadas) talvez possam dar uma lembrança como forma de reconhecimento.
9. Dividam as tarefas
Planear o casamento sozinho/a pode ser bastante desgastante para qualquer um dos noivos. Mesmo que o/a vosso/a noivo/a seja um pouco desligado de toda a organização, vão ver que se pedirem para dividir as tarefas até vos vai unir mais, isto é, se tiverem ambos o mesmo tempo disponível para tal claro.
10. Não se foquem demasiado
Eu sei que, principalmente nós mulheres, quando somos pedidas em casamento parece que começa tudo a girar em torno do assunto. E aqui, o meu conselho é mesmo que não se focarem demasiado ao ponto de todas as conversas serem sobre o casamento. É importante manterem a vossa vida como foi até ao momento de terem ficado noivas.
11. Não tentem agradar a todos
Como já diz o velho ditado "Deus que é Deus, não agradou a todos" por isso, nem sequer tentem fazê-lo. As únicas pessoas a quem têm de agradar são a vocês mesmos! Críticas vão existir sempre, mesmo que façam o mais luxuoso casamento da história.
12. Usem e abusem de sites como AliExpress, Ebay, Wish
Acreditem, se querem poupar, este vai ser o vosso melhor amigo. Leiam os feedbacks de outros compradores, comparem preços entre vendedores e vão ver que conseguem comprar coisas magníficas, às vezes iguais às compradas cá em lojas físicas, por muito menos do que imaginam.
Bem minhas lindas, espero conseguir ajudar-vos com este (espero que não chato) debate! Aproveito para vos dizer que leiam também o debate desta temática das outras noivas que estão a participar no concurso que certamente também terão excelentes conselhos e dicas 😘